Top 10 séries literárias famosas que eu ainda não li

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje vou fazer uma lista sobre aquelas séries literárias que muita gente leu, mas eu ainda não li, e quero opiniões de vocês sobre quais me aconselham a ler ou não.

 Um breve histórico sobre minha vida literária: nasci nos anos 90, sempre morei em regiões onde não há livrarias nem cinema; por vontade própria e não por estímulo da família ou professores, li tudo o que consegui da biblioteca da escola onde fiz o ensino fundamental e o médio e depois parei de ler livros. Retomei o hábito de leitura em 2012, impulsionada pelos blogs literários que conheci.

Começando (seguindo mais ou menos a ordem cronológica de lançamentos):


O Senhor dos Anéis
Imagem: Leitores Depressivos
1 - O Senhor dos Anéis: escrita pelo britânico J. R. R. Tolkien, é uma trilogia de fantasia lançada no Brasil na década de 1970. A saga começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Livros que compõem a trilogia: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Eu já ouvi falarem muito sobre O Senhor dos Anéis, até marquei os livros como "quero ler" no Skoob, mas ainda não tive a oportunidade de lê-los.

 Sinopse do primeiro volume: Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. Skoob


As crônicas de Nárnia
2 - As crônicas de Nárnia: série de sete livros de fantasia, escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis. Todos os sete volumes de As Crônicas de Nárnia foram escritos entre 1949 e 1954, tendo sido publicados originalmente no Reino Unido pela editora HarperCollins entre 1950 e 1956.

Sou apaixonada pelos filmes e por isso comprei o volume único em 2013 (foi um dos primeiros livros que comprei) mas ele está parado na estante até hoje, ainda não consegui encaixá-lo em minha lista de leituras. 

Sinopse do volume único: Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia. 
 Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
 Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinquenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez. Skoob


Star Wars
3 - Star Wars: a franquia de filmes do cineasta George Lucas (que teve seu primeiro filme lançado em 1977) vem conquistando também inúmeros leitores, tendo dezenas de livros escritos sobre o universo da série por diversos autores e editoras (talvez não sejam dezenas, não sei o número exato, mas sei que tem livro pra caramba!).

Eu ainda não li nenhum livro nem vi nenhum filme, mas a edição abaixo da DarkSide me parece bem interessante por motivos de: É da DarkSide!.

 Sinopse: A saga que atravessou o espaço e inúmeras gerações de fãs retorna ao público brasileiro em grande estilo. As histórias clássicas de Luke Skywalker, Han Solo, Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader ganham as páginas luxuosas de Star Wars, A Trilogia. A obra reúne os romances inspirados nos três primeiros filmes do universo fantástico criado por George Lucas: Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Os três títulos chegaram a ser lançados no Brasil, sendo o último deles em 1983. Mas esta é a primeira vez que a trilogia completa é editada em nosso país num único volume, em capa dura. O acabamento segue o padrão quase psicopata de qualidade da editora DarkSide. Skoob


Percy Jackson & os Olimpianos
Imagem: We heart it
4 - Percy Jackson & os Olimpianos: é uma série literária composta por cinco livros de aventura e fantasia, escritos pelo estadunidense Rick Riordan, que retrata a mitologia grega no século XXI.

Eu vi o primeiro filme na TV e gostei muito, dizem que adaptação para o cinema poderia ser muito melhor, então eu fico imaginando o quanto o livro deve ser bom e fico com uma vontade enorme de ler a série, já que gostei da adaptação e amo livros que envolvam deuses gregos.

Sinopse do primeiro livro: Os deuses do Olimpo continuam vivos, em pleno século XXI! Eles ainda se apaixonam por mortais e têm filhos que podem se tornar grandes heróis, mas que acabam, na maioria das vezes, encontrando destinos terríveis nas garras de monstros sem coração. Apenas alguns descobrem sua identidade e conseguem chegar ao Acampamento Meio-Sangue, um acampamento de verão em Long Island dedicado ao treinamento de jovens semideuses. Essa é a revelação que leva Percy Jackson a uma incrível busca para ajudar seu verdadeiro pai - o deus dos mares! -, a evitar uma guerra no Olimpo. Com a ajuda do sátiro Grover Underwood e de Annabeth Chase, uma filha de Atena, Percy é encarregado de cruzar os Estados Unidos para capturar o ladrão que roubou a mais poderosa arma de destruição já concebida: o raio mestre de Zeus. No caminho, eles enfrentam uma horda de inimigos mitológicos determinados a detê-los. Em meio aos perigos dessa jornada, Percy precisa confrontar um pai que ele não conhece e se precaver de uma cruel traição. Skoob


Crepúsculo
5 - Crepúsculo: a série sobre vampiros escrita por Stephenie Meyer foi um sucesso estrondoso no final da primeira década do século XXI. Compostas pelos livros CrepúsculoLua novaEclipse, e Amanhecer, conta ainda com o extra A Breve Segunda Vida de Bree Tanner e Vida e Morte (lançado em 2015 para comemorar os 10 anos da série).

Na época de lançamento, eu estava um pouco afastada dos livros e só fui ver os primeiros filmes quando passaram na TV. Por despertar tantas opiniões controversas entre os leitores, tenho certa curiosidade de ler e tirar minhas próprias conclusões.

Sinopse do primeiro livro: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio. Skoob


O Diário da Princesa
Imagem: We Heart It - Bruna Medeiros
6 - O Diário da Princesa: é uma série de onze livros românticos jovem-adultos escritos por Meg Cabot, publicados a partir de 2000 e terminados em 2015.

Acho que chegamos na série mais doce do post! Eu vi o filme na Sessão da Tarde há um bom tempo (eu aaaamo a Anne Hathaway!), só depois fui descobrir que tinha uma série de livros. Amo histórias com princesas, é verdade, mas será que gostaria dessa série?

Sinopse do primeiro livro: Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono. Um grande romance que chega às telas em uma produção dos estúdios Disney. Skoob



Hush, Hush
7 - Hush, Hush: Stephenie Meyer escreveu sobre vampiros, Becca Fitzpatrick escolheu escrever sobre anjos, não estou dizendo que as séries sejam iguais (eu nem li, como poderia dizer isso?), mas foram lançadas quase na mesma época e Hush, Hush (composta pelos livros Sussurro, Crescendo, Silêncio e Finale) parece despertar opiniões diferentes assim como Crepúsculo.

Sinopse do primeiro livro: Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch.
Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais dela do que seus amigos mais íntimos.
Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida. Skoob


Os Instrumentos Mortais
8 - Os Instrumentos Mortais: série composta por seis livros (Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade do Fogo Celestial) de fantasia, foi escrita por Cassandra Clare, já teve uma adaptação cinematográfica (que desagradou boa parte dos fãs) e está sendo adaptada para uma série (com dois episódios já lançados, se não me engano).
Shadowhunters já é um pouco mais recente, da época em que eu já era uma blogueira literária. Comprei o primeiro livro mas, assim como As crônicas de Nárnia, ele se encontra soterrado por uma pilha enorme de outros livros na estante.

Sinopse do primeiro livro: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. Skoob


Divergente
Foto: Sonho Parisiense
9 - Divergente: é o primeiro livro da série distópica de mesmo nome escrita pela autora norte-americana Veronica Roth, Insurgente, Convergente e um livro de contos completam a série, que está sendo adaptada para o cinema.
Eu acho as capas dessa série bem bonita, embora nem todas as resenhas que já li sobre ela tenham me motivado realmente a lê-la, talvez por ter visto um spoiler que, se for verdade, tira ainda mais minha vontade de conhecer a série (ninguém tem culpa pelo spoiler, eu é que fui xeretar, rsrsrs).

Sinopse do primeiro livro: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive. Skoob


 Era para Divergente ser a última série do post, já que é a mais recente, mas:

Jogos Vorazes
10 - Jogos Vorazes: a trilogia distópica da Suzanne Collins tinha que ficar por último por motivos de: Eu quero muito ler ela!!!
Confesso que na época do lançamento dos livros e dos filmes, eu nem dei muita ideia para eles, não estava numa vibe muito para distopias, mas aí eu fui vendo tantos comentários sobre a Katniss Everdeen e sobre como ela é uma girl power, que eu preciso ver isso com os meus próprios olhos!

Sinopse do primeiro livro: Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.
Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias. Skoob


 E esse é o meu Top 10 séries que quase todo mundo leu menos eu, por enquanto. Me contem: quais vocês já leram ou também tem vontade de ler? Quais vocês amam e me recomendam muito? Podem ser séries que já estão no post ou outras, lembrando que não entraram na lista séries como Harry Potter (já li os dois primeiros livros, A Seleção (li o quarto), Crônicas Vampirescas da Anne Rice (já li o terceiro) e As Crônicas de Gelo e Fogo (já li o primeiro).

 Ah, obrigada Wikipédia por me ajudar muito na captura de informações sobre as séries!

19 comentários

  1. Atualmente eu estou lendo as Crônicas de Nárnia e me pergunto porque nesta vida eu fui ler só agora.. é perfeito <3 (e olha que é o primeiro livro eu leio que tem magia, geralmente não me interessa esse tipo de literatura)
    http://danifer8b.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria! Tudo bem?
    Que legal esse post!
    Vamos lá:
    1 - O Senhor dos anéis - li só o primeiro livro até agora, mas AMO a história, amo Tolkien, sou apaixonada por tudo o que se refere à Terra Média (tenho todos os dvds!) e com certeza terminarei de ler.

    2 - As crônicas de Narnia - eu tenho aqui, já comecei a ler, mas nunca acabei. E olha que eu gosto muito!

    3 - Star wars - não é pra mim, não curto. Nunca assisti e não tenho vontade de ler, rs.

    4 - Percy Jackson - comecei a ler o primeiro livro, mas não gostei. Não consegui me prender, achei muito infantil. Conclusão: dei toda a coleção para o meu primo. :P

    5 - Crepúsculo - Eu gosto muito! Gosto de ter os dvds, de assistir quando passa na tv e tudo. Adorei quando li! Eu amei Crepúsculo, não gostei de Lua Nova, Eclipse eu acho que foi OK, e Amanhecer eu acho que não foi nem melhor, nem pior que os outros. Teve um fim digno.
    Mas ainda gosto muito da série e não tenho vergonha de dizer. :D

    6 - O diário da princesa - Não sou muito de princesas... rs. Eu vi o filme e gostei, mas não tenho vontade de ler a série. Ainda mais por ser tão grande. Passo.

    7 - Hush, hush - Odiei. Só tenho isso a dizer, rs.

    8 - Os instrumentos mortais - Só li o primeiro livro até agora e acho que foi OK, mas tenho toda a coleção e lerei até o fim! Quero muito gostar dessa série.

    Divergente e Jogos Vorazes - De ambas as trilogias, falta eu ler o terceiro livro. Gosto de JV, mas gosto mais de Divergente. Em breve terminarei ambas. :)


    Já estou te seguindo.

    Beijo grande!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    As Crônicas de Nárnia e O Senhor dos Anéis entraram recentemente na minha lista.
    Os Instrumentos Mortais foi aquela espécie de ''amor á primeira sinopse'' huahua Estou desde 2013 querendo ler essa série e ainda não consegui. Já tenho todos os volumes, exceto os últimos 2, e em breve vou iniciar a leitura <3
    As demais séries eu conheço mas nunca tive vontade de ler. Com certeza eu leria As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis, Os Instrumentos Mortais e talvez Jogos Vorazes.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mari, só li o primeiro do senhor dos anéis e a série de Crepúsculo.
    Mas as outras não e nem estão na minha lista.
    O que quero mesmo é ler toda a série da Irmandade da Adaga Negra e Guerra dos tronos.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  5. Ano passado li Percy Jackson e adorei! O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Narnia são demais <3
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  6. Poxa, muitas séries sensacionais aí! Eu só não li Hunger Games e Star Wars mas todas as outras garanto que valem a pena <3

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse post, e espero que você consiga ler todas essas séries.
    Dos citados, eu só li As Crônicas de Nárnia, e eu espero MUUUITO que você goste, pois é um dos meus livros favoritos!!!
    Beijos

    myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi
    De todos os citados só li Divergente e Crepúsculo. Também morro de vontade de ler O Senhor dos Anéis, sendo que já li O Hobbit, e Jogos Vorazes. Percy Jackson quem sabe...
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Dessas séries eu só li "Crepúsculo" (o primeiro livro). Mas tenho muita vontade de ler:Hush, Hush.
    Beijos.
    http://peque-na-sonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. tem umas aqui q eu estou chocada pq vc teeem que ler ikkkkkkk, tipo os instrumentos mortais leiaaa, ou divergente, jogos vorazes e percy jackson, se virou "famosinho" eh pq eh realmente bom! e tipo star wars n necessita ler (se bem q eh bom dms) mas veja os filmes pelo menos pq super vale a pena, as cronicas de narnia eu n li e so vi alguns dos filmes..
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O que mais quero ler da sua lista é O Senhor dos Anéis! Eu li O Hobbit e me apaixonei pela escrita de Tolkien, amo apenas. QUERO, TIPO MUITO MESMO. Li toda As Crônicas de Nárnia e tenho esse livro único inclusive, é minha saga preferida da vida, você tem que largar tudo na sua vida e ir ler agora mesmo! Star Wars eu conheci há uns três anos atrás e desde que vi os filmes sonho em ter tudo da série, inclusive - e principalmente - os livros. Meu caderno desse semestre tá todo divoso com Vader ilustrando a capa, hehe. Li o primeiro de Percy Jackson, fiquei com vontade de ler os outros, mas ficou só no primeiro mesmo. Jogos Vorazes e Divergente tenho vontade de ler, mas tenho algumas outras prioridades antes. E O Diário da Princesa eu quero ler por motivos de: é da Meg Cabot, afinal, né? Quero ler todos dela, mas ainda não tive oportunidade... :( A única que não tenho nenhuma curiosidade ainda é Hush, Hush, apesar de muitas resenhas positivas.

    Tá rolando uma pesquisa de público lá no Quinta Gaveta! Sua opinião é muito importante pra gente.
    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
  12. Oi. eu como você, por vontade própria, e não por estímulo de professores ou família, comecei a ler mais do que era exigido em minha vida social. eu amo a série O Senhor dos Anéis e Nárnia. Já leu As Brumas de Avalon?

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem??
    Star Wars eu vi recentemente somente porque havia ganhado um ingresso para ver o filme que lançou, até que gostei, não achei tão chato como achei que seria.
    Hush Hush, Divergente e Jogos Vorazes li "recentemente" porque dou um espaço de tempo entre um livro e outro, e acho HushHush muito mais legal que Crepúsculo.
    Morro de Vontade de ler As Crônicas de Nárnia e o Diário da Princesa, devem ser muito legais.
    Percy Jackson é muito melhor que o filme, eu não levava muita fé, quando diziam que o filme não tinha nada igual ao livro (ok, achei exagero) mas achei que muita coisa que estava no livro deveriam ter colocado no filme
    Sobre Senhor dos Anéis, tenho amigos que estão querendo muito que eu leia, mas sei lá, não achei muito interessante.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Lendo o post nem dá para acreditar que essas séries não estejam ainda na sua estante de lidos. Eu que não sou de ler séries confesso que já li Jogos Vorazes e Narnia, recomendo você começar por narnia e ler aos poucos um livro por vez dos sete, acho que não requer muito tempo e é quase 100 páginas por livro. No momento estou lendo O Senhor dos Anéis e estou até gostando.
    Das demais eu só quero ler Star Wars

    att
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oláá! Adorei o post. Conheço a maioria. Hush Hush, Percy Jackson, Divergente, Jogos Vorazes já li todas kkkkk. Instrumentos Mortais parei na metade do terceiro e não pretendo voltar a ler, gostei da série :D Crônicas de Nárnia tenho que ler urgentemente!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria, da sua listinha quero ler todas as séries selecionadas também, elas são bem variadas e todo mundo deve querer ou já leu alguma delas <3 Já comecei a ler Percy Jackson e estou adorando *-* em breve quem sabe comece alguma das outras.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Se você quer algo mais juvenil com aventura recomendo a série do Percy, é bemmmmmm diferente do filme. Os livros possuem muito mais humor, e a escrita do Tio Rick é meio que viciante.
    Já tentei ler Narnia mas não é tão fácil, não que o livro seja complicado, mas me cansei um pouco. A série Hush, Hush eu li somente o primeiro, não é ruim, mas tem coisa melhor por aí.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Caraca, das citadas só li os três primeiros de Hush, Hush e eu também não fui estimulado pela família e nem pelos professores, comecei a ler um e fui lendo vários! Haha! Cara, adorei o post!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiiieee!!! Primeiramente quero dizer que eu amei o Blog, e que eu li apenas a saga Crepúsculo, e Divergente, e realmente gostei das duas, mas, sem dúvidas, Divergente se tornou a minha preferida!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo