Resenha: "Você é a ordem", D'Aumon

 Olá, pessoal, como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com "Você é a ordem", conto escrito pelo Hugo Dalmon e publicado em 2020.


 "Desde a segunda década dos anos 2000, um movimento peculiar tomou a internet, redes sociais de opinião se tornaram lugares para um julgamento sem ciência"

 A história se passa na década de 2030. Para diminuir a pilha de casos parados na justiça, ao invés de um longo processo e do julgamento, pessoas que cometeram crimes participariam de um reality show chamado "Você é a ordem". Nesse reality, através da votação na rede social Noise, o público decidiria quem poderia ficar em liberdade e quem iria direto para a prisão, sem direito a advogado nem nada.

 "A grande sacada da tríplice aliança foi transformar a Justiça em Entretenimento!"

 Aos 30 anos, Carmen era uma ilustradora e influenciadora digital, que sempre comentava o "Você é a ordem" e tinha muitos seguidores no Noise. Mas Carmen cometeu um crime: embriagada, ela roubou uma garrafa de bebida, e teria que participar do programa.

 Carmen acreditava que, ao fim dos 7 dias de confinamento com os outros 2 participantes no quarto do "Você é a ordem", ela seria libertada pelo público e retomaria sua vida, afinal, seu delito foi pequeno comparado com o dos concorrentes. Mas, nesse reality show, o que importava era como o público via cada participante.

 Ao final da semana, Carmen teria sua liberdade de volta?

 "No sétimo dia, o público decidia quem iria para a cadeia e quem merecia a liberdade. Bem assim, sem liberdade condicional, sem serviço comunitário, sem advogados criminalistas, sem juízes, sem sabedoria, sem humanidade..."

 Essa é a quinta história que leio do autor e, mais uma vez, ele me surpreendeu positivamente. Em poucas páginas, somos apresentados a essa nova realidade, onde a pessoa não é punida de acordo com o tamanho do seu erro, mas sim pela impressão que os telespectadores tem dela dentro do confinamento, impressão que pode ser influenciada pelos demais usuários do Noise.

 A última edição do Big Brother Brasil acabou recentemente, e mesmo quem não assistiu, certamente viu comentários sobre ele nas redes sociais, então sabemos do alcance de um programa do tipo. Mas, se no BBB, os participantes eliminados (mesmo os com altos índices de rejeição), podem continuar suas vidas com certa normalidade após o confinamento, no "VEO", vocês não tem a dimensão do que significa perder!

 Só adianto que eu terminei a leitura muito chocada com essa realidade onde a justiça virou entretenimento, onde seu destino pode ser definido pelas redes sociais. Se bem que, em certo nível, quantas vidas já são julgadas e determinadas pelas redes sociais atualmente?

 Gostei muito e recomendo. Venham conhecer a história da Carmen, o conto está disponível em e-book no Kindle Unlimited na Amazon.



 Me contem: o que acharam da premissa? Já conheciam o autor?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

2 comentários

  1. O final desse conto foi até dificil de escrever.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    que enredo interessante esse, que desesperador sua vida está praticamente na mão do publico e os mesmos podem ser muito cruéis, parece ser uma boa história e que bom que gostou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo