Resenha: livro "Tudo o que você precisa saber sobre mitologia", Kathleen Sears

Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, escrito pela Kathleen Sears e publicado no Brasil pela Editora Gente.

Resenha, livro, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, Kathleen Sears, Gente, capa, opinião

 "Além dos grandes deuses cujo poder ecoava por todo o universo, cada colina, cada rio, cada fonte e até cada árvore parecia ter o próprio deus ou a própria deusa. Essa concepção de mundo fazia o universo parecer ao mesmo tempo ordenado e caótico: ordenado porque cada divindade tem seu domínio, mas caótico porque os desejos desses muitos deuses por vezes entravam em conflito." (página 166)

 Como o próprio título já sugere, o tema do livro é a mitologia, mais especificamente a mitologia grega e a romana. Quase uma espécie de pequena enciclopédia ou um dicionário com verbetes expandidos, o livro conta de forma clara e bem humorada sobre a teoria do surgimento do universo a partir do Caos, o nascimento dos primeiros deuses, filhos de Gaia, passando por Zeus, Poseidon, Hades e demais deuses gregos popularmente conhecidos, heróis como Hércules, a Guerra de Troia e muito mais.

 Pode ser uma leitura rápida, já que os capítulos são curtos, mas o livro também pode ser lido aos poucos, pois o conteúdo está bem organizado e dividido no decorrer das páginas. Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um livro que vale a pena ter na estante, que provavelmente vai acrescentar alguma coisa tanto para quem não sabe nada do assunto, quanto para quem já conhece um pouco sobre mitologia.

 Além de falar sobre os deuses, o livro traz a definição de mito, informações sobre os primeiros e principais escritores do tema (Homero, Hesíodo, Ésquilo...), listas de livros, músicas e filmes inspirados na mitologia, entre outras coisas, o que torna o livro uma obra também sobre a história da humanidade.

 Foi interessante perceber que, mesmo depois de milênios, a mitologia ainda está presente no nosso cotidiano, seja através dos nomes dos meses, seja através de nomes próprios e termos que usamos sem nos darmos conta de que surgiram na Grécia ou em Roma há muito tempo.

 Por outro lado, o livro apresenta alguns dos deuses como seres temperamentais e vingativos, preocupados apenas com a satisfação de seus próprios desejos, e é revoltante perceber como as mulheres eram violentadas na "época", é impossível respeitar ou admirar alguns deuses após saber a forma como eles se relacionavam com algumas mulheres.

Resenha, livro, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, Kathleen Sears, Gente, mitologia
contracapa, Resenha, livro, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, Kathleen Sears, Gente, capa, opinião, Zeus, história, Poseidon, Hades
Resenha, livro, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, Kathleen Sears, Gente
Resenha, livro, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, Kathleen Sears, Gente, capa, opinião
Resenha, livro, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, Kathleen Sears, Gente, capa, opinião

 Eu achei a capa do livro bonita, as páginas são brancas, a diagramação está boa (com letras, margens e espaçamento de bom tamanho) e há algumas ilustrações no decorrer dos capítulos.

 Enfim, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um pequeno guia bem interessante para quem quer conhecer um pouco sobre mitologia, que provavelmente vai despertar no leitor a vontade de saber mais sobre o tema, buscar alguns dos livros, músicas e filmes citados na obra, e até mesmo, quem sabe, ser uma fonte de inspiração.

 Detalhes: 256 páginas, ISBN-13: 9788545200390, Skoob. Onde comprar online:SubmarinoAmericanas.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem aí já conhecia o livro? Vocês gostam de mitologia?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

Um comentário

  1. Livros sobre mitologia grega são maravilhosos.
    Já leu Pegasus? É muito bom.
    Beijos,
    www.alinepaim.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo