Resenha: livro “Mentirosos”, E. Lockhart

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro “Mentirosos”, escrito pela estadunidense E. Lockhart e publicado no Brasil pela Editora Seguinte em 2014.

Resenha, livro, Mentirosos, E-Lockhart, editora-seguinte, capa, fotos, opiniao, critica, quotes, trechos, verão
“- Não sei se sou uma boa pessoa – ele disse depois de um tempo.
- Também não sei se sou – eu disse. - Estou improvisando.”
(página 35)
 Cadence, a narradora, é a neta mais velha da família Sinclair. Seu avô, Harris, é dono de uma pequena ilha para onde vai toda a sua família no verão: as três filhas e seus netos. Na ilha, há quatro casas, uma para ele e uma para cada uma das filhas e suas famílias.

 Cadence, sua prima Mirren, seu primo Johnny e Gat, o primo postiço de Johnny (sobrinho do padrasto de Johnny) tem quase a mesma idade e sempre se divertem muito nas férias, ainda que, depois do verão, praticamente não se vejam. O que importa é que durante algumas semanas, eles são inseparáveis, sãos os Mentirosos, como ficaram conhecidos.

“A VIDA PARECE BELA nesse dia.Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos.Sempre seremos.Independentemente do que acontecer quando formos para a faculdade, ficarmos mais velhos, construirmos nossas vidas; independentemente de eu e Gat estarmos ou não juntos. Independentemente de onde estivermos, sempre poderemos nos reunir no telhado de Cuddledown e olhar para o mar.Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre.” (página 150)

 Aconteceu alguma coisa no verão em que Cadence tinha 15 anos, alguma coisa de que ela não se lembra, o que ela sabe é que foi encontrada na praia e que pode ter ido mergulhar e batido a cabeça em uma pedra, e por isso a perda de memória e as constantes e fortes dores de cabeça.

 No verão de seus 16 anos, Cadence não foi para a ilha.

“Mas eu sei que a Downyflake só faz donuts simples, sem recheio. Nada de creme com chocolate. Nada de geleia. Por que eles estão mentindo? “ (página 164)

 Agora, no verão dos 17, Cadence está de volta à ilha, e tem algumas semanas para descobrir o que aconteceu no verão dos 15 e para entender qual a participação de cada um dos seus amigos e parentes no ocorrido. Ninguém lhe conta toda a verdade, ninguém lhe explica por qual motivo ela estava sozinha, no meio da noite, na água, meio despida, dizem que ela precisa se lembrar sozinha. E além disso, Cadence, como qualquer adolescente, quer aproveitar cada segundo ao lado dos amigos, especialmente de Gat, por quem está apaixonada, mesmo que contra a vontade do avô.

“Era amor, e me atingiu com tanta força que me inclinei junto à porta de tela ainda entre nós para me manter de pé. (...) O universo era bom porque ele existia.” (página 27)

 Qual será o desfecho dessa história? Surpreendente, eu lhes garanto!

 “Mentirosos” é uma leitura muito gostosa de se fazer. A escrita da autora é diferente, é poética, os capítulos são curtos e divididos em partes. Eu dificilmente gosto de livros com personagens desmemoriados ou com narradores não confiáveis por causa de algum distúrbio mental, mas desde o primeiro momento me afeiçoei à Cadence.

 Quem aí visitava os (ou recebia a visita dos) primos nas férias, e quase não falava com eles no resto do ano? Isso acontecia comigo e com meus amigos, que voltavam das férias cheios de histórias para contar, sobre pessoas que eu não fazia ideia de quem eram, mas cuja importância se resumias às férias. Era assim com os Mentirosos.

 É uma história intensa, com um final inesperado, eu até imaginei que algo parecido poderia ter acontecido com um dos Mentirosos, mas descartei a ideia, e quando a Cadence finalmente descobriu o que aconteceu no verão dos 15, eu não queria acreditar, meu coração ficou partido! Mas eu “perdoei” a autora, não só por ter visto os indícios ao longo de toda a trama e por já ter tido a chance de ler uma história que me proporcionou momentos tão agradáveis, mas especialmente pelo capítulo oitenta e quatro, por a autora ter permitido que aquilo acontecesse, o que fez a história ser tão fantástica.

“- Posso segurar suas mão? – ele perguntou. Dei a mão para ele.- O universo parece realmente enorme agora – ele me disse. – Preciso me segurar em algo.- Estou aqui.” (página 34)

Mentirosos, ELockhart, capa
diagramação, livro, mentirosos, seguinte
livro, mentirosos
arvore-genealogica, mentirosos
mapa-da-ilha, livro, mentirosos
livro, mentirosos, e-lockhart

 A edição da Seguinte é bem bonita. A capa, mesmo que difícil de fotografar, tem tudo a ver com a história, ao final da leitura eu encontrei um significado novo para ela. As páginas são amareladas e fininhas. A diagramação tem margens, letras e espaçamento de bom tamanho. Há um mapa da ilha e uma árvore genealógica da família Sinclair no início do livro, e várias vezes recorri a eles quando tive dificuldade de entender quem era quem ou sobre que lugar estavam falando, especialmente no início.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Fica a recomendação para quem procura uma história bem escrita, com personagens cativantes e com um desfecho surpreendente. Não mencionei alguns aspectos para não correr o risco de dar spoilers, acho que é melhor ler meio no escuro, como eu li.
Capa estrangeira: Mentirosos
Capa estrangeira

 Detalhes: 272 páginas, ISBN-13: 9788565765480, Skoob, hotsite. Se você gostou de "Mentirosos", também poderá gostar de "Incrível". Onde comprar online: Submarino.



 “Olhamos para o céu. Tantas estrelas. Parecia uma celebração, uma festa grandiosa e proibida que a galáxia fazia depois de colocar os humanos para dormir.” (página 34)


 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha, me contem: já leram ou querem ler "Mentirosos"? Imaginam o que pode ter acontecido no verão dos quinze? Lembrando que a cada comentário feito no blog durante o mês de abril, você concorre ao livro "Ninfeias Negras", mas tem que deixar seu nome e e-mail para contato no formulário, hein?!

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl

29 comentários

  1. Olá!

    Adorei a resenha! Quero muito ler esse livro.

    Abraços...

    http://submundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria.
    Eu li esse livro quando lançou e fiquei de cara com o final. Nem tinha passado nada parecido com aquilo pela minha cabeça. Ele é tão bom que li em apenas um dia, não conseguia largar hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Que bacana o mapa que tem no livro. Já ouvi falar muito sobre ele, mas nunca li. Adorei sua resenha porque é bem completa, deu para ter mais interesse :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Mari!
    Tive oportunidade de ler esse livro ano passado e confesso que fiquei um tantinho decepcionada com ele, esperava que fosse mais esfuziante, embora o final tenha sido bem inusitado.
    Somos enganados durante toda leitura...
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria!
    Adorei a resenha, já conhecia, mas ainda não li, tenho interesse em ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,desde que esse livro foi lançado tenho muita vontade de lê-lo.
    Sempre gostei muito de histórias onde o foco principal é um bom mistério.
    E se a descoberta te surpreendeu assim,como boa curiosa que sou,minha vontade de ler só aumentou.
    Sem contar esses encontros entre os primos,que faz parte da infância e juventude de muitos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Mari, esse livro realmente tem um final surpreendente. Eu não tinha imaginado esse desfecho. Adorei esse livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Já havia lido sobre o livro, mas não me chamou muito a atenção. Talvez em algum momento, venha a ler.
    Sua resenha está ótima, parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mari!
    Amo esse livro!!! Li o livro em 2015 sem nenhuma pretensão e se transformou em um dos meus livros favoritos. Fiquei bastante surpresa com o desenrolar da história. Também li o livro sem saber nada e me surpreendi bastante. Quero muito ler outros livro da autora e espero que a Seguinte lance mais e mais. Ah! Você já leu "O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks" também da E. Lockhart? Leia! O livro também é muito bacana! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislane, ainda não li esse outro livro da autora, mas quero muuuito ler, ainda mais depois desse seu comentário sobre ele :) .

      Excluir
  10. Olá,

    Eu já ouvi várias críticas maravilhosas desse livros, mas também outras bem negativas, dizendo que se for olhar focadamente a história é sem contexto. A sua resenha me chamou muito a atenção e fiquei interessado pela premissa, a capa também me chama muito a atenção. Vou fazer a leitura assim que possível, adorei a sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Eu li esse livro tepo depois de ser lançado e fico unas minhas melhores leituras daquele ano. O desfecho dessa história foi bem surpreendente para mim e fiquei bem satisfeito com o mesmo. Espero ler mais livros da autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu adorei esse livro!
    Eu fiquei tão empolgada com a história, e não conseguia mais parar a leitura! Um ótimo livro, que com certeza, deixou muitos leitores surpresos com a trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Li esse livro pouco depois que lançou e até hoje me pego surpresa com o desenrolar da história, pois eu realmente não tinha ideia do que iria acontecer. Além disso, a escrita da autora é muito poética e faz a pessoa se perder na história. Uma excelente recomendação. Esse é um livro que todos deveriam ler.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Li uma resenha do livro, no ano passado, que me deixou louca de vontade de lê-lo. Mas acabou esfriando, o tempo passando, e me esqueci completamente. Agora, com sua resenha, minha curiosidade reacendeu. PRECISO ler esse livroooo!
    Parece ser uma história bem envolvente e com personagens marcantes.
    Espero lê-lo em breve.
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Ainda estou indecisa com o livro, ele parece ser interessante, mas ao mesmo tempo parece que vais ser aquele tipo de história onde todo mundo sabe de alguma coisa mas não fala, e isso me irrita muito.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não conhecia o livro. No momento, não é o que estou procurando. Mas guardarei a dica para o futuro, justamente porque fiquei intrigada com o segredo do "verão dos 15". Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Já ouvi falar dessa obra, confesso que fiquei bastante intrigada com a história. Imagino que tenha fatos realmente surpreendentes e gostei muito de ver que tem um mapa no livro, não sabia desse detalhe.
    Pretendo ler em breve, obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar muito dessa obra Maria, mas de uma maneira negativa, fico feliz que tenha trazido a resenha para nós e confesso que leria com toda certeza, principalmente pela edição que está um luxo, parece ter um enredo cheio de mistérios.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mari!
    Apesar de já ter ouvido falar do livro, nunca conferi resenhas sobre ele e menina, gostei demais. Todo esse mistério envolvendo as férias de Cadence, me chamaram atenção. Ainda mais por ninguém contar a ela o porque. Já quero!

    ResponderExcluir
  20. Oiii tudo bem??

    Amei esse livro, realmente o fim é surpreendente, nunca esperava pelo rumo que tomou!! Adorei sua resenha tbm.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Eu tenho vontade de ler esse livro, sempre leio comentários positivos sobre ele.
    Fiquei curiosa para saber como essa história termina.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Já havia visto o livro por ai, mas nunca me interessei pela leitura. Agora através da sua resenha, conseguiu me deixar curiosa. O que aconteceu com a Cadence no verão dos 15 anos??...
    O primeiro pensamento que me ocorreu ao iniciar a leitura da resenha foi "eita familia rica" kkk, Sério, quem tem uma ilha? E ainda quatro casas nela? kkkk
    Dica anotada!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem? Já vi bastante gente falando do livro, mas confesso que a opinião dividida da massa ainda não me fez ler. Pelos indícios que já vi em resenhas, vídeos, e tudo mais, tenho mais ou menos noção do que esperar e do que irei encontrar, mas agora fiquei meio perdida com você falando que o final é surpreendente. Fiquei com a curiosidade aguçada. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, Maria!!!
    Adorei a resenha!! Já li esse livro e achei super legal!! Recomendo sempre essa leitura para os meus amigos!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  25. Oie!!
    Ai gente que eu to louca para ler esse livro!! Adorei a sua resenha e minha nossa nunca tinha visto a edição e a diagrafamação desse livro, que linda!!
    Adoro livros com finais surpreendentes e de suspense!
    Dica mais do que anotada!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem??? olhaaaa eu morro de vontade de ler esse livro! O problema é a fila de leituras aqui...mas sua resenha fez com que eu ficasse mais curiosa, ele vai furar a fila...hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  27. Oiee Mari ^^
    Acho que esse livro pegou todo mundo de surpresa, né? Não me lembro de ter visto ninguém dizendo que descobriu o acontecido antes da hora. Fiquei de queixo caído quando fechei o livro, e olha, tiro meu chapéu para a autora. Que livro!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  28. Estou lendo e adorando a leitura, muito doce e empolgante...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo