Sinopse: "A obra extrai os melhores textos do blog Já Matei por Menos, criado em 2007 e com milhares de seguidores. Graças ao ponto de vista sempre direto, sincero e com carga pessoal da autora, o blog se tornou uma referência de discussão do que há de mais relevante na internet.
O livro resgata os textos mais representativos da autora em um período em que a ponte entre escrever e publicar ficou mais curta, permitindo que os assuntos fossem debatidos tão logo apareciam, com reflexões em tempo real. De Woody Allen a José Padilha, de J.D. Salinger a Harry Potter, da Guerra de Troia à Cracolândia, o Já Matei por Menos não tem um tema constante, mas foca sobretudo na experiência pessoal da autora."
Como já foi dito na sinopse, a Juliana Cunha é uma jornalista que criou o "Já matei por menos", um blog pessoal, em 2007. No blog ela posta seus textos e reflexões sobre o mundo, na maioria das vezes com uma pitada de humor e ironia. Os 70 melhores posts foram publicados em um livro com o mesmo nome.
São textos curtos sobre diversos temas, a Juliana deixa gravada a sua opinião sobre coisas que aconteceram na vida dela ou que aconteceram no mundo.
Gastei quase todos os meus marcadores tentando selecionar meus trechos preferidos:
Foi difícil, mas escolhi três trechinhos para colocar aqui:
- Cinco coisas que amo em Salvador (página 37). Essa calma que dizem que os baianos tem, ela aparece até no nome do jornal. Em um outro texto a Juliana explica o porque dessa "preguiça".
- Medo de vidro (página 103). Acho que ainda não contei que estou usando óculos há menos de um mês, eu também tinha um pouquinho de medo de ficar com cara de boba ou de velha, para minha sorte, disseram que fiquei com cara de inteligente!!!
- Tom Sawyer e o trabalho (página 122). Nesses meus três anos na blogosfera já vi tantos blogueiros bons que desistiram por que seus blogs deixaram de ser um lazer, vejo constantemente blogueiros se desculpando por coisas que não necessitam de um pedido de desculpas. Acho que esse foi o texto que mais gostei, a gente acaba se cobrando demais em momentos que não precisa. Lazer é diversão, não obrigação.
Sobre a parte visual: achei a capa muito bonita, é um trabalho do artista Laurindo Feliciano, um mineiro que mora na França e tem obras expostas em galerias de Paris e de Nova York; o tamanho da letra e das margens é bom, as folhas são amareladas e gostei da textura do papel. Belo trabalho!
Dei várias risadas lendo o livro, concordei com o ponto de vista da autora na maioria das vezes, discordei algumas, conheci um pouquinho sobre Salvador (cidade onde a Juliana morava antes de se mudar para São Paulo), tirei vários aprendizados e conselhos sobre a vida de blogueiro... enfim, gostei muito do conteúdo do livro.
![]() |
Veio um marcador de páginas junto com o livro :) . |
Sobre a editora Lote 42:
"Fundada no final de 2012, a Lote 42 é uma editora sem preconceitos quanto a suportes. Para a empresa, um livro é ao mesmo tempo de papel e digital. Cada obra com o selo Lote 42 dialoga com as redes à sua maneira. Um livro da marca não se esgota na última palavra. O texto de cada livro se desdobra e invade redes sociais, site da editora, entre outras produções do autor."
O site da Lote 42 é muito bonito e bem feito, merece uma visita: www.lote42.com.br!
O livro pode ser comprado na loja online da editora: www.lote42.tanlup.com (R$29,90), na Livraria Cultura, na fanpage (www.facebook.com/Lote42) e no Twitter (@lote42) você encontra o endereço de outros pontos de venda.
"Já matei por menos" foi o primeiro título lançado pela Lote 42, o segundo é "O Pintinho" (um livro de tirinhas escrito pela Alexandra Moraes). A loja da editora está com um preço especial para o Dia dos Namorados: leve os 2 livros por R$49,90, mas essa promoção é válida até dia 12/06.
ISBN: 9788566740004, número de páginas: 160, página no Skoob e no Goodreads, hotsite (afinal, essa história de que um livro da Lote 42 não acaba na última página é pura verdade!). Conheça o blog que deu origem ao livro: www.julianacunha.com/blog.
Gostaram da resenha? Quem tiver blog pode ficar de olho aqui no Pétalas de Liberdade: vai ter um book tour desse livro! Alguém já tinha lido o livro ou conhecia o Já matei por menos?*Últimos dias para participar do sorteio de um colar de borboleta, as inscrições terminam sexta-feira, clique aqui e participe!
Twitter:@marijleite (sigo de volta)| facebook | Me adicione no G+| Skoob (me adicionem) |Goodreads (fiz uma conta lá essa semana, me adicionem)| Bloglovin.