04 on 04: Copa do Mundo

     Olá pessoal, tudo bem? O projeto 05 on 05 agora é 04 on 04, uma das meninas saiu do grupo e agora somos só eu, a Isi, a Tay e a Cláudia.
     O tema escolhido foi Copa do Mundo.
     A última vez que o Brasil sediou a copa foi no ano de 1950! Meus pais ainda nem tinham nascido. Será que eu e vocês que estão lendo este post ainda estaremos vivos quando tivermos uma nova Copa no país? Por via das dúvidas, estou prestando bastante atenção nessa, mesmo não sendo super apaixonada por futebol (sei o que é impedimento, escanteio e muitos outros termos  futebolísticos). E estou amando ouvir os locutores dos estádios falando em português, ver as cidades brasileiras na tv e, é claro, os jogadores bonitos de algumas seleções.
     A Copa é o assunto mais falado e polêmico no país atualmente, um grande número de pessoas é contra a realização do evento, mas tá tendo Copa e creio que ela vá deixar um saldo mais positivo do que negativo.
     A cada dia acredito mais que os brasileiros tem um complexo de inferioridade. Apesar de ser considerado um povo alegre, está sempre se colocando pra baixo e se sentindo inferior ao invés de ir a luta. Reclamam muito e fazem pouco de concreto para melhorar o país.
     Eu adoraria que o patriotismo e o nacionalismo despertado nos brasileiros durante a Copa continuasse depois dela. Seria ótimo que as pessoas continuassem vestindo o verde e o amarelo, que cantassem o hino mais vezes e que a nossa bela bandeira fosse vista com mais frequência nas ruas. Que a linda frase "Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!" entoada nos estádios se tornasse um lema real em nossas vidas.
     Talvez assim eu tivesse que ouvir menos vezes o tal do "Isso só acontece no Brasil!", dito por pessoas que não conhecem sequer cinco países. Pessoas que jogam lixo no chão e depredam o patrimônio público e ainda reclamam da cidade onde moram; foram alunos bagunceiros ou colocaram a própria saúde em risco e hoje cobram mais educação e saúde; reclamam da falta de cultura mas ridicularizam quem lê. Dizem que os programas de tv brasileiros são ruins mas amam os enlatados norte-americanos, dizem que as músicas brasileiras são ruins mas vangloriam cantores internacionais sem sequer entender o que as letras de suas canções significam, dizem que não gostam de escritores nacionais sem sequer conhecê-los. Dizem que todo político é corrupto mas acham um absurdo a ideia de se candidatarem. Querem buscar alguém pra culpar ao invés de chamar a responsabilidade para si e procurar as soluções para um país melhor.

     Não era minha intenção escrever sobre a Copa do Mundo no blog, mas já que era o tema do projeto, está aí a minha opinião. Sobre as fotos: fiz a primeira hoje de manhã e as outras ontem de noite, tinha poucas ideias do que fotografar.
Bandeira, Brasil
     1 - Bandeira na casa do vizinho.

Bandeira, Brasil
      2 - Bandeira novamente.

Tabela da copa
     3 - Minha tabela da copa.

livro, garotas de vidro, tem alguém aí, comer para emagrecer, cida a empreguete, cisne, max e os felinos, quase verdade, lições de francês, o teorema katherine, verde, amarelo, azul, branco
     4 - Fui indicada pela Thati do Nem te conto! para responder a tag Copa de Livros 2014 (muito obrigada, Thati!). Uma das coisas que temos que fazer é escolher um livro para cada cor da nossa bandeira. Fui ver quais livros eu tinha com as cores verde, amarela, azul e branca; até que tenho alguns. Quando eu terminar de responder, vocês vão ficar sabendo quais escolhi.

     Por hoje é só, bom final de semana!

     * Últimos dias para participar do sorteio do livro Fahrenheit 451.
     * Ainda tem uma vaga no Book tour do livro "Já matei por menos".

 Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

22 comentários

  1. adorei as fotos :DD, eu ia postar uma também da tabela da copa que tem aqui no bar kkk, mas desisti da ideia xDD, e adoreeeei essa ideia "Copa dos Livros" muito bacana kkkkk

    http://taycomarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas fotos! Me inspirou! *-*

    ResponderExcluir
  3. Pois é realmente é bem polemica a história da copa, mas né? Que se pode fazer? Como eu não vejo, porque não me interesso mesmo, eu nem dou bola. Mas acho um máximo isso de colocar bandeira e tal.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Mari!
    Esse sentimento nacionalista devia ser preservado sempre né?! Fazer vestir a camisa, torcer para um País melhor, para de reclamar de tudo do Brasil e começar a olhar também as coisas boas, que são muuuuuitas né?!
    Acho que uma das minhas maiores alegrias é ver o gringos falando maravilhas sobre o Brasil, calando a boca de muito hatter por ai! Hunf!

    vou esperar a resposta da TAG!
    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fotos! A ideia da Copa Literária foi demais, adorei!
    Sobre a Copa, o que eu mais gostei foram as visitas dos estrangeiros, sinceramente, achei super divertido.

    Beijos, Isi.
    Diário da Isi.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, adoro as cores do Brasil.
    Beijokas
    Jeh
    www.jeitodler.com

    ResponderExcluir
  7. Bom, apesar de ser sua opinião achei que você foi um tanto agressiva em certas partes, podem existir pessoas que realmente façam isso, porém deve haver uma minoria que faz o mesmo só que de forma totalmente diferente e melhor. Creio que depende muito de quem transmite e realiza a ideia.
    Contudo, concordo com você ao dizer que esse patriotismo exacerbado em época de Copa continuasse sempre, sem que precisasse de uma bola rolando em campo para criar os maiores orgulhosos e patriotas.
    Enfim, aproveite esses momentos finais de copa. ;)

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá; eu pensei bastante antes de escrever sobre o assunto e a intenção era pegar um pouco mais pesado mesmo, já que infelizmente as situações que citei são exemplos que tenho visto muito, principalmente nos últimos meses. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  8. Oi Maria, gostei bastante das fotos e super concordo com o que você disse no post.
    Precisamos ter orgulho e lutar por nosso país não somente na copa do mundo, mas em todos os momentos.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fotos e adorei essa tag dos livros, quero saber mais dela!!

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu amei o 4 on 4 desse mês, teve um tema super interessante e bem propício, né? Aliás, tá todo mundo falando da copa e esse último jogo, deu o que falar. Fiquei triste que a 5ª integrante saiu do projeto, mas mesmo assim, continua maravilhoso. Adorei a ideia de por uma tag (no número 4) dentro de outra, eu acredito que nem tenha todas as cores das bandeiras nos meus livros :O

    Beijo!
    www.meianoiteequinze.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu não sabia que o Brasil já tinha sediado uma copa! Mas faz muito tempo mesmo!rs

    Adorei suas fotos Maria!

    O Pequeno Lírio

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo