Resenha: livro A Bailarina Fantasma, Socorro Acioli

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é A Bailarina Fantasma, escrito por Socorro Acioli e publicado pela Editora Biruta.

Livro, A Bailarina Fantasma, Socorro Acioli

 Anabela é uma adolescente que vive em Fortaleza, ela é filha de Marcelo, o arquiteto responsável pela restauração do Theatro Municipal José de Alencar. Anabela perdeu a mãe muito cedo, para não ficar sozinha em casa após as aulas, seu pai decide levá-la com ele para o teatro.
 A garota, Luciana, que era sua melhor amiga, e Marcelo vão na apresentação especial que marcaria o início das obras. É durante essa apresentação que Anabela vê uma bailarina diferente das outras, vestida de azul, assustadoramente linda! Ninguém mais vê essa bailarina, que se aproxima e fala com a garota, pedindo que ela volte ao teatro.

 "Parecia um pesadelo, dos piores. Eu queria fugir, mas aos poucos era obrigada a ficar cada vez mais perto do que me assustava. Precisava voltar todos os dias para o mesmo local e ficar cara a cara com o medo. Contar para o meu pai, nem pensar. Primeiro porque ele nem teria tempo de ouvir. Eu ia ter que falar andando atrás dele, enquanto ele via mil coisas de um lado para o outro. Só escutaria o final de cada frase, provavelmente sem entender nada. Segundo porque seria uma desfeita dizer que eu não queria mais voltar para o lugar que, no momento, é a coisa mais importante da vida dele." (página 62)

 Ela não era a primeira a ver essa bailarina, haviam relatos de outras pessoas que diziam ter visto um fantasma no teatro, mas a garota parecia ser a única capaz de ouvi-la por mais tempo, apesar do medo. Mesmo assustada, Anabela precisa voltar todos as tardes, numa delas, a bailarina reapareceu e pediu que Anabela lhe ajudasse a completar algo que ela não conseguiu em vida.

 "_ Agora é tarde para fugir, Anabela. Você tem que me ajudar!" (página 66)

 E, a partir daí, Anabela vai desvendando o mistério da bailarina fantasma, que está profundamente interligado ao teatro, desde o início de sua construção.

 "Ao invés de desatar um nó, eu começava a puxar o fio de um novelo." (página 66)

 "A Bailarina Fantasma" é um livro muito, muito, muito bom! Uma história bem escrita e gostosa de se ler. Fiquei tão apavorada com as primeiras aparições da bailarina quanto Anabela; até temi ter pesadelos.  No final, até passei a simpatizar mais com os fantasmas. Lágrimas encheram meus olhos quando o belíssimo desfecho se aproximava. Impossível ler "A Bailarina Fantasma" sem ficar tocado em algum momento.
 É uma história bela e delicada como uma bailarina em uma caixinha de música; além de um pouco assustadora, extremamente envolvente e emocionante. A leitura fluiu e me deixou curiosa a tal ponto que eu poderia ter terminado em um dia, mas decidi dividir em dois para poder ter os personagens perto de mim por mais tempo.

 Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre o universo das restaurações e do teatro. Tive dificuldade em entender e me situar quando ocorreram algumas passagens de tempo. E as descrições de como era a bailarina variavam de relato para relato, por isso, visualizei-a como minha imaginação quis. 

Livro, A Bailarina Fantasma, segundo ato, Socorro Acioli
Teatro José de Alencar
Contracapa, sinopse, livro, A Bailarina Fantasma, Socorro Acioli
A Bailarina Fantasma, teatro, José de Alencar, livro, resenha, sinopse, trechos, crítica
Livro, A Bailarina Fantasma, Socorro Acioli, Editora Biruta, resenha, trechos, comprar, sinopse, fantasma, teatro

 O livro é dividido em três atos, que são divididos em capítulos curtos. Tem algumas belas fotos de partes do Theatro Municipal José de Alencar misturadas na história.
 Gostei da capa bem colorida, foi a primeira coisa que me fez querer ler o livro, embora tenha ficado com a estranha sensação de que a tinta ia grudar na minha mão. Tem uma orelha grande na capa e a contracapa é sem orelha. As páginas são brancas e grossas, com exceção de algumas que são pintadas com motivos semelhantes ao da capa. Para vocês terem uma ideia, a história começa só na página 20. Se tem algum erro que escapou na revisão, eu não encontrei.

 "(...) as pessoas sempre ficam mais bonitas quando estão felizes." (página 32)

 Detalhes:184 páginas, ISBN: 9788578480400, leia um trechoSkoob. A autora nas redes sociais: InstagramTwitterBlog. Onde comprar online: Livraria Cultura.

 Enfim, espero ter conseguido mostrar o quanto "A Bailarina Fantasma" é maravilhoso. Se vocês ainda não leram, leiam! Vale muito a pena conhecer essa bela história da literatura nacional. E para alegria dos leitores, a Socorro Acioli confirmou que vai escrever mais histórias com a Anabela e seu pai em outros teatros, que certamente terão outros fantasmas precisando de ajuda.
 Deixo meu agradecimento à Editora Biruta por ter promovido o book tour da obra.
 Me contem, alguém aí já leu "A Bailarina Fantasma" ou algum outro livro da autora? Eu quero ler todos! Gostaram da resenha?


Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

33 comentários

  1. Amei sua resenha, pois foge do convencional, não gosto de mesmice!!!!!
    Interessante o livro,amiga!
    gosto de histórias que envolvem adolescentes, acho sempre muito aventureiro!
    Bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Que livro liiiiindo,adorei a capa,as páginas e o conteúdo ^^

    Já viu o post novo do blog? Tá bem legal.
    http://www.blogespacoteen.com/2014/11/wishlist-macacaosapato-moletom.html
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei o título desse livro, apesar de a capa não ser muito chamativa. As páginas também são super lindas com essas imagens, dá um toque maior ainda pra história *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho a maior vontade de comprar esse livro. Ele ganhou prêmio e tudo, né!? Eu resenhei um livro da Socorro, A cabeça do santo. Gostei muito da forma como ela escreve.

    A resenha ficou ótima. Deu até para sentir teu medo do fantasma.
    Mas um fantasma bailarina deve ser muito meiga.
    Ah, soube que vai virar série, A bailarina fantasma.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, quero ler todos os outros livros dela, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  5. Não me interesso muito em livros , mais esse parece ser bem legal de ler
    Beijos
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/#

    ResponderExcluir
  6. Que diagramação perfeita é essa, me diz? *_*

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    conheci a Socorro pelo blog da Melina Souza, essa capa é tão bonita, sua resenha me encheu de vontade, sério, pela sinopse nem tanto kkkk adorei as fotos <3
    Beijos!
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheci ela por lá; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  8. Nossa que livro lindo. Amei as imagens que você colocou. E a história parece ser ótima. Espero ter a oportunidade de ler ele. Parabéns pela resenha!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Uau! Parece ser um livro ótimo. Eu admito que tinha um certo preconceito com autores nacionais, mas estou lendo um livro de Raphael Montes que estou amando... e descobrindo que a literatura nacional está com tudo. Já vou adicionar A bailarina fantasma a minha lista!!! Bjs
    http://territorio6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como na literatura internacional, tem livros bons (excelentes) e ruins na nacional, pesquisando a gente acha umas maravilhas literárias. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  10. Me deu vontade de apreciar esse livro.
    Eu gosto muito de teatro e aprecio o ballet também
    obrigado pela dica

    Brendo Vieira

    Turma de Escritores

    ResponderExcluir
  11. Oi, Maria!
    Ainda não conhecia o livro, mas, AI MEU DEUS QUE EDIÇÃO LINDA É ESSA?! Eu tenho um fraco por livros bonitos (me julguem), e a arte desse está simplesmente incrível. A capa é forte, marcante, e gostei da arte na mudança de atos. A história também parece bem leve e divertida, acho que vale a pena arriscar.
    Beijos e ótima semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros bonitos visualmente. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  12. Nunca imaginaria que uma histórias sobre ou com fantasmas seria encantadora. Fiquei encantada com sua resenha, e sim quero me "maravilhar" com esse enredo. Vai para os meus desejados.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não imaginava que pudesse ser, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  13. Não conhecia o Livro, mas estou encantada com o Livro que coisa mais linda muito bem colorido, quem diria um livro de Fantasma tão colorido assim ?
    Adorei a Resenha !!
    Beijos ♥ O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas com certeza é uma obra linda e muito interessante para aprendermos um pouco mais sobre este universo tão legal.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Eu AMEI este livro!
    Foi o primeiro que li da Socorro, mas fiquei muito fã!
    Vou ler Cabeça de Santo tbe
    O livro é lindo! A Ed Biruta esta de parabens!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  16. Eu amei ate comprei o livro eu estou lendo mais eu me assustei com a história e eu quero desvendar este mistério mais eu sou nova então eu quero um FIA pra fortaleza

    ResponderExcluir
  17. Pois bem. Meu primeiro contato com o livro foi no ensino fundamental em 2013, onde a capa e a o breve resumo me chamaram a atenção, li ele, me desabei em lágrimas, e sim, de tão gostosa e misteriosa que estava a leitura eu li o livro em uma tarde... Devolvi ele a escola, mas logo, peguei ele novamente pra ler, e novamente vivi a mesma novela de lágrimas. Este livro me marcou tanto da primeira vez que eu li ele por volta de umas 4 vezes, e sempre me emociono. Detalhe, não gosto de livros nacionais, na vez que peguei O Livro A Bailarina eu não me preocupei em ver o autor, simplesmente li, e hoje, com o breve comentário seu, pude ver que O Livro é brasileiro, então fiquei de queixo caído. Primeiro livro brasileiro que leio de 'cabo a rabo' e gosto, e tenho imensa vontade de ler de novo. Aah e súper recomendo a leitura do mesmo ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom saber que gostou tanto desse livro, obrigada pelo seu comentário.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo