Minhas músicas de Carnaval preferidas

fonte
   Oi pessoal, tudo bem? O Carnaval já chegou e no post de hoje vim falar um pouquinho sobre minhas músicas de Carnaval preferidas.
   Quem aí gosta de assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo? Se lembram de algum samba-enredo? Tem três que eu gosto bastante:
  Samba-enredo do G.R.E.S. União da Ilha do Governador  no ano de 1982, "É hoje", composição de  Didi e Mestrinho, é um dos sambas mais regravados da história, merecendo versões de, entre outros, Caetano Veloso e Fernanda Abreu. Os versos "É hoje o dia da alegria e a tristeza nem pode pensar em chegar" já estão gravados na minha memória.

"A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Terra
Será que eu serei
o dono desta festa um rei
No meio de uma gente tão modesta
Eu vim descendo a serra
Cheio de euforia para desfilar
O mundo inteiro espera
Hoje é dia do riso chorar(...)
É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar
Diga espelho meu
Se há na avenida 
Alguém mais feliz que eu"
  ♪ "Peguei um Ita no Norte", composição de Demá Chagas, Arizão, Celso Trindade, Bala, Guaracy e Quinho, foi o samba-enredo que deu o título de campeão ao G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro em 1993. Letra e ritmo contagiantes! "Explode coração na maior felicidade"!

"Lá vou eu...
Me levo pelo mar da sedução (sedução)
Sou mais um aventureiro
Rumo ao Rio de Janeiro
Adeus, Belém do Pará
Um dia volto, meu pai
Não chores pois vou sorrir
Felicidade o velho Ita vai partir
Oi no balanço das ondas... Eu vou
No mar eu jogo a saudade... amor (bis)
O tempo traz esperança e ansiedade
Vou navegando em busca da felicidade
Em cada porto que passo
Eu vejo e retrato, em fantasias
Cultura, folclore e hábitos
Com isso refaço minha alegria
Chego ao Rio de Janeiro
Terra do samba, da mulata e futebol
Vou vivendio o dia-a-dia
Embalado na magia
Do seu carnaval
Explode coração
Na maior felicidade (bis)
É lindo o meu Salgueiro
Contagiando, sacudindo essa cidade"
   ♪"Liberdade, Liberdade! Abre As Asas Sobre Nós" foi um samba composto por Niltinho Tristeza, Preto Jóia, Vicentinho e Jurandir para o carnaval de 1989. Neste desfile, que teve assinatura do carnavalesco Max Lopes, e sendo interpretado por Dominguinhos do Estácio na qual, a Imperatriz Leopoldinense foi a campeã e eternizou este samba que é muitas vezes considerado o melhor da história do carnaval carioca. Atualmente é o tema de abertura de Lado a Lado, novela das seis na Rede Globo. Além de tudo, leva o nome da minha cidade.
"Liberdade, liberdade!
Abra as asas sobre nós (bis)
E que a voz da igualdade
Seja sempre a nossa voz"
   Esses são meus três sambas-enredo preferidos, volta e meia estou cantarolando o refrão de algum. Tá pensando o que? Sou mineira mas gosto de samba, uai!
   Mas além dos sambas-enredo, tem as marchinhas de carnaval, as minhas preferidas são:
   ♪"Jardineira" composta em 1939 por Benedito Lacerda e Humberto Porto e interpretada por Orlando Silva.
"O jardineira por que estas tão triste 
Mas o que foi que te aconteceu
 Foi a Camélia que caiu do galho
 Deu dois suspiros e depois morreu"
   ♪"Mulata iê-iê-iê" composta por João Roberto Kelly e interpretada por Emilinha Borba em 1965.
Mulata bossa nova
Caiu no Hully Gully
E só dá ela.
IÊ! IÊ! IÊ! IÊ! IÊ! IÊ! IÊ! IÊ!
Na passarela.
   ♪ "Ta-hí" composta por Joubert de Carvalho, foi sucesso na voz de Carmen Miranda em 1930, quando ela era ainda uma novata no meio musical, com o título "Pra Você Gostar de Mim", alcançou uma vendagem de 35.000 discos, numa época em que os grandes cantores vendiam, no máximo, até mil discos.
Ta-Hi (Pra Você Gostar De Mim) by Monster Demolition Night on Grooveshark
"Ta-hí eu fiz tudo pra você gostar de mim
Ai meu bem não faz assim comigo não 
Você tem você tem que me dar seu coração"
   Escolhi só três, mas gosto de muitas marchinhas, acho que esse tipo de música é a cara do Carnaval, mesmo uma música da década de 30 ainda faz sucesso nessa festa. Eu gosto de músicas antigas, às vezes penso que nasci na época errada e tenho vontade de voltar no tempo para curtir um Carnaval de décadas passadas. Mas como moro numa cidade pequena, a festa daqui ainda conserva alguns traços doas carnavais de antigamente, cidade tranquila, vem muita gente de outras cidades que tem parentes ou conhecidos que moram aqui em Liberdade, tem shows na avenida principal da cidade, desfiles de blocos formados por amigos, etc.
   Antes de terminar esse post, alguém conhece aquela marchinha que fala assim: "Eu mato! Eu mato! Quem roubou minha cueca pra fazer pano de prato! Minha cueca tava lavada, foi um presente que ganhei da namorada."? Então, alguns carnavais atras, estávamos eu e uma amiga curtindo a festa, muito confete e serpentina, quando olhamos para o lado, duas outras amigas nossas estavam dançando e chorando ao som da "Marcha da Cueca". Como que alguém pode chorar ouvindo "Marcha da Cueca"?  Depois de alguns minutos de conversa, descobrimos o motivo das lágrimas das duas: tinham brigado com seus respectivos namorados.
cartaz do carnaval 2013 na cidade de Liberdade MG
   Desejo que todos tenham um bom Carnaval, se beber não dirija, se for dirigir não beba, nada de beber demais, arrumar briga na rua, fazer xixi no chão ou jogar lixo na rua, ok? O mundo não vai acabar na quarta-feira de cinzas! Vamos nos divertir em paz e com responsabilidade.
   Espero que vocês tenham gostado do post, contem aí nos comentários quais as músicas de Carnaval que vocês mais gostam? Quem tem uma história engraçada que aconteceu nessa festa? O que vão fazer para aproveitar esses dias?
   Quem assistiu "Pé na cova" ontem? Vamos seguir o conselho do Ruço, personagem do Miguel Falabella: "Tá todo mundo com o coração machucado mas tá todo mundo sambando. Não tem jeito, vamos em frente, e vamos sambando."
Me adiciona no skoob. Twitter: @marijleite (sigo de volta). Curta a página do blog no facebook. Página do blog no G+.

10 comentários

  1. Quando eu ainda tinha paciência com carnaval, as mais lindas sempre foram da Gaviões da Fiel, mas ultimamente até ela não está acertando muito nos samba-enredos :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro no momento de algum samba-enredo da Gaviões da Fiel, vou pesquisar alguns. Muito obrigada por comentar, Guilherme Augusto.

      Excluir
  2. Ah, eu adoro assistir os desfiles das escolas de samba pela tv. Pra ser sincera, é a única coisa que eu curto no carnaval. Acho muuuito legal! Bacana vc relembrar esses sambas-enredos aqui, ficou ótimo o post. Parabéns e um ótimo carnaval a vc!

    Abraço e sucesso! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rejane Ferreira, eu não assisto todos os desfiles, mas sempre vejo alguma coisa, tem muita coisa bonita neles, né?
      Fico contente que tenha gostado do post, muito obrigada por comentar!

      Excluir
  3. carnaval é sempre alegria, festa e muitas emoções.

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito de escutar essas músicas em casa, mas amo ver os desfiles na TV!

    Bjos
    Luíza
    http://cademeuchapeu.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê, que bom receber seu comentário!
      Ouço as marchinhas mais em época de Carnaval mesmo, já os sambas-enredos sempre tocam interpretados por outros artistas e com outras "roupagens" nas rádios, aí sempre ouço. Como "Liberdade, Liberdade! Abre As Asas Sobre Nós" está na abertura da novela, tenho ouvido bastante.
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. que ótima essa sua arqueologia dos bons sambas. essa poesia musicada, cheia de rítimo e bom humor é o brasil mais brasileiro que existe. vou te seguindo, certo de que coisas boas verei.
    abraços
    http://banquetedosmendigos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano Ferreira, fico contente que tenha gostado do post, temos mesmo músicas muito boas no nosso país. Muito obrigada por seguir!

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo