Resenha: livro "O Mundo de Sofia", Jostein Gaarder

   Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "O Mundo de Sofia", escrito pelo norueguês Jostein Gaarder.
Resenha, livro, O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder, resumo
Resenha, livro, O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder, capa, resumo
   Sinopse: "Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades."
   Certo dia, Sofia Amundsen voltava da escola e resolveu verificar a caixa de correspondências, para sua surpresa, havia uma carta para ela. Uma carta sem remetente com apensar uma pergunta: quem era ela? Esse foi o começo de uma série de cartas e cartões postais que Sofia passou a receber alguns meses antes de fazer quinze anos.
   Os cartões postais vinham do Líbano e Sofia deveria entregá-los para a filha de um major, uma garota chamada Hilde, mesmo ela não tendo a menor ideia de onde encontrá-la. As cartas eram enviadas por um professor de filosofia que decidiu dar um curso sobre essa matéria para Sofia.
   Como está na sinopse, esse livro tem muito suspense e mistério (thriller), eu fiquei tentando descobrir qual era a relação de Sofia com Hilde.
   Além da história de uma garota de quase quinze anos, "O mundo de Sofia" é um curso de filosofia maravilhoso: dividido em partes e com linguagem fácil de ser compreendida. É possível conhecer e entender as ideias e a história de muitos filósofos: desde Tales de Mileto (o primeiro filósofo de que temos notícia), passando por Sócrates, Platão e Aristóteles, até Freud (uma das partes que mais gostei). Muita coisa eu já sabia (não imaginava que pudesse ter aprendido tanto nas aulas de História, Literatura e Filosofia que tive na escola) e foi bom recordar, outras tantas eu aprendi com esse livro.
   Gostei mais da Sofia do que da Hilde: apesar de achar as duas espertas e inteligentes, a Sofia parecia mais madura, responsável, ajudava a mãe em casa... mas ela também tomava algumas atitudes que poderiam ser bem perigosas para uma garota de quinze anos, como acampar com sua amiga durante um feriado ou ir se encontrar com um estranho (seu professor de filosofia misterioso).
   Alguns trechos:
trecho, livro O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder, ler online
(página 17)
trecho, resenha, livro, O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder, Aristóteles, filosofia
    "- Mas a vida é triste e solene. Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante um tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rapidamente e inexplicavelmente quanto surgimos." (página 214)

   O desfecho da história, a resposta para o mistério que unia Sofia a Hilde não me agradou muito. Mas no geral, eu gostei do livro. Não é uma leitura rápida e sim um livro para se ler aos poucos (se você conseguir se segurar e não ficar muito ansioso para saber o final).
   Sobre a parte visual/gráfica, como vocês podem perceber nas fotos com os trechos, o tamanho da letra e das margens é bom. Achei a capa bonita, a edição que eu li é mais antiga, tem uma nova com a capa laranja.
    Sobre: Editora Companhia das Letras (leia um trecho do livro no site da editora), ISBN: 8571644756, 560 páginas, página do livro no SkoobOnde comprar online: SubmarinoFnac.

    Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem já leu "O mundo de Sofia"? O que achou? Ah, eu já li e resenhei um outro livro que fala sobre filosofia: "Tempo de esperas: o itinerário de um florescer humano".

* Preciso muito da ajuda de vocês! Estou participando de um concurso fotográfico no blog Refúgio das Palavras, a ideia era criar uma imagem inspirada no livro "Bicicletas e Tulipas", a imagem mais votada na enquete ganha o livro. Cliquem aqui para ver as imagens. Peço que, por favor, se gostarem da minha imagem, votem eu mim, é rapidinho. Eu quero muito ganhar esse livro. Desde já, agradeço quem me ajudar.
___x___
   * Sorteio de um vale compras no valor de R$100,00 na loja Menina de Palavra + 2 CDs da cantora Paula Aleixo: clique aqui.
   * A promoção da Grumft que vai premiar um leitor e um blogueiro com um iPad mini para cada um foi prorrogada até o final do mês! Para participar clique em "iPad mini" na barra que fica na parte de baixo do blog, clique em "Participar com seu Facebook", coloque a url do blog Pétalas de Liberdade, clique em "indicar" e torça para ganhar.
___x___
Me acompanhem nas redes sociais:  twitter: @marijleitefacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| InstagramFlickrLivraria Pétalas de Liberdade. 

24 comentários

  1. Tinha ouvido falar uma única vez sobre o livro e ele não me agradou muito, mas depois da sua resenha me deu uma "baita" vontade de ler e já fiquei curiosa! Ah, já votei em você, haha! Beijos, Djêni.

    http://djeniferlopes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Djenifer, obrigada pelo voto, pela visita e comentário! Se ler "O mundo de Sofia", vem me contar se gostou, tá?

      Excluir
  2. Eu achei bem legal mesmo a história. Se eu encontrar por aí, lerei sim!

    beijão e saudades de seu blog.

    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, que bom te ver de volta na blogosfera! Se ler "O mundo de Sofia" vem me contar se gostou, tá? Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  3. Esse livro é fantástico, sem dúvida um dos melhores.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é incrível, mas confesso que me dava um pouco de preguiça ler os textos filosóficos kkk.
    blog lindo :)


    preguicites.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daay, por isso é que eu disse que não é um livro para se ler rápido, eu também ficava com um pouquinho de preguiça mas acabei lendo tudinho! Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  5. Acho que foi um dos primeiros livros "adultos" que li. Sou apaixonada pela história.
    Beijos
    Luíza

    http://cademeuchapeu.com

    ResponderExcluir
  6. Esse é um livro que estou muito querendo ler, bela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kassya, quando você ler "O mundo de Sofia" vem me contar se gostou, tá? Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  7. Não conhecia, mas fiquei morrendo de vontade de ler.

    Ah, desejo muita sorte nas votações.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  8. Eu até quero ler, mas morro do preguiça... Não gostei do iniciozinho dele, quando comecei a ler... Mas enfim, ótima resenha :D
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stella, quem sabe você se anime e termina a leitura, né? Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  9. Oi Mari! Sabe que esse livro eu quero ler há anos, porque algumas colegas na época do colégio leram e ficaram tão maravilhadas a ponto de dizerem que um dia, se tivessem uma filha, dariam a ela o nome de Sofia...rsrsrs

    Quanto à votação, vi teu pedido pelo Google + e já deixei meu voto lá (e curti na fanpage também).

    Outra coisa... valeu por me avisar sobre meu antigo blog, o Nandarilha... sinceramente, não entendi aquilo lá. Eu excluí todo o blog, não sei como recuperaram aquelas postagens (e muito menos por que). Não sei se tomo alguma providência, a princípio vou deixar quieto... vi que outros blogs que foram desativados há pouco tempo também aconteceu isso... (será uma praga que ataca blogs??? kkkkkk). Enfim... muito louco!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, é um livro que já encantou muita gente, acho que gosto ainda mais do nome Sofia depois de lê-lo.
      Obrigada por ter votado em mim.
      Muito estranho isso que aconteceu com seu antigo blog, né?

      Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  10. Muito completa sua resenha gostei de ver!!!
    Seguindo aqui adorei seu lay, muito fofo!
    Beijos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, fico contente que tenha gostado.
      Obrigada por seguir, pela visita e comentário!

      Excluir
  11. Ouuun muito cute o seu blog, sucesso!

    Venha me visitar, aproveita que tem post novo a sua opinião é muito importante.
    - http://padulamakeup.blogspot.com.br/2013/10/datelo-store-produtos-importados-sorteio.html
    Entre na loja e conheça seus produtos.

    Beijoooos, Pri

    ResponderExcluir
  12. ola,ja tive o prazer de ler see livro a muito tempo e gostaria de reler mas n estou emcontrando ele como faco para compra-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é possível encontra-lo em livrarias online como a Fnac (coloquei o link no post), só que com a capa diferente, laranja.

      Excluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo