Resenha: livro "A rainha dos condenados", Anne Rice

     Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "A rainha dos condenados", escrito pela Anne Rice e publicado no Brasil pela Editora Rocco.
Capa, Resenha, livro, A rainha dos condenados, Anne Rice, trechos, quotes, Crônicas Vampirescas, comprar,

Contracapa, Resenha, livro, A rainha dos condenados, Anne Rice, trechos, quotes, Crônicas Vampirescas, comprar, sinopse, livro sobre vampiros
     "A rainha dos condenados" é o terceiro livro da série Crônicas Vampirescas. Não prestei atenção nisso quando fui pegá-lo emprestado; gostei da capa, gostei da sonoridade do título e do nome da autora e peguei para ler. Tenho essa mania!
     Felizmente, foi possível entender a história mesmo sem ter lido os livros anteriores (li as sinopses e algumas resenhas deles), o que é essencial das duas primeiras histórias é contado resumidamente no terceiro livro. Isso já foi um ponto que me agradou.
     Tudo começa com o lançamento de um livro chamado "Entrevista com o Vampiro", um repórter teria entrevistado o vampiro Louis que contou sobre sua vida desde que se tornou imortal. Embora os leitores de tal obra não tenham certeza se é realidade ou ficção, o assunto do momento passa a ser os vampiros.
     Aproveitando que o assunto está em alta, o vampiro Lestat lança uma autobiografia e um disco. Mais uma vez o público não tem certeza se Lestat é mesmo um vampiro ou apenas mais um astro de rock excêntrico e estiloso, o fato é que ele faz um grande sucesso.
     A música de Lestat chega aos ouvidos de Akasha, a mãe de todos os vampiros, a rainha dos condenados. Com mais de seis mil anos de existência, ela estava adormecida em um santuário. A música de Lestat desperta Akasha.
     "Aquele paradoxo fazia minha cabeça girar. E meus ínfimos planos não muito anteriores estavam ali para me atormentar: desejara que o mundo dos mortais me conhecesse, desejara ser a imagem do mal no teatro do mundo, e assim fazer o bem...
     (...) E havia uma vozinha sussurrando em meu ouvido, martelando-me  com o velho ditado: tome cuidado com aquilo que desejar, pois seu desejo pode se realizar."  (página 456)
     O problema é que Akasha tem uma visão distorcida da realidade e planos de mudar o mundo de uma forma extremamente radical, colocando a vida de humanos e vampiros em risco.
     Para tentar detê-la, um grupo de vampiros de diferentes idades se reúne em busca de uma saída. A partir dessa reunião conhecemos toda a história do surgimento dos vampiros que ocorreu há mais de seis mil anos.
     "- Masculino e feminino. Será que a questão sempre foi só essa? - sussurrei." (página 452)
     "- Como é possível romper um ciclo de violência com mais violência desenfreada?" (página 527)

     O livro é grande (592 páginas) e divido em partes, algumas partes focam em um personagem específico. É uma leitura demorada e com uso de uma linguagem digamos que hipnotizante ou embriagante em alguns trechos, principalmente quando se trata do irresistível Lestat narrando a história!
     Caso alguém não saiba, não sou fã de livros cheios de violência e mortes. "A rainha dos condenados" tem muito derramamento de sangue! Talvez, por eu ter intercalado com outras leituras, a história não tenha sido assustadora. É o tipo de livro que minha mãe ficaria horrorizada se soubesse que eu estava lendo. A vontade de descobrir como tudo ia terminar é que me fez continuar lendo até o final, e valeu a pena.
     O livro tem também algumas partes divertidas e outras que nos fazem pensar sobre a vida:
     "Os encontros ficaram cada vez mais compridos. As conversas, as discussões e as brigas tornaram se regra. Uma vez Armand arrastou Daniel para fora da cama em Nova Orleães e gritou com ele:
     - Pegue o telefone, quero que ligue para Paris, quero ver você falar com Paris.
     - Merda, ligue você - Daniel rugira de volta. - Tem quinhentos anos de idade e não sabe usar um telefone?Leia as instruções. Afinal, você é um imortal idiota? Não vou fazer isso!"  (página 110)

     "Nesta época de agora existe uma horrível solidão. Não, escute. Naquela época morávamos seis ou sete em cada quarto, quando eu ainda era um dos vivos. As ruas das cidades eram mares humanos; e agora, nestes prédios altos, almas ignorantes vivem em luxuosa privacidade, contemplando através da janela de uma televisão o mundo distante onde se beija e se toca. Ficar sozinho assim deveria criar algum grande fundo de conhecimento coletivo, algum novo nível de consciência humana, um curioso ceticismo." (página 113)

     "- Acho que não sabemos o que é real ou não - dissera sem querer. - Se a gente olha para alguma coisa durante muito tempo, de repente essa coisa se torna monstruosa." (página 195)

     Uma coisa que gostei é que "A rainha dos condenados" foi lançado na década de 80, mas em nenhum momento senti que estava lendo um livro "antigo", poderia perfeitamente ser um livro escrito nos dias de hoje.
     Sobre a parte visual e gráfica: a capa não tem orelhas, as folhas são brancas e o tamanho das margens e das letras é bom.

     Detalhes: 592 páginas, ISBN: 8532500315, Skoob. Onde comprar online: Livraria da Folha, Saraiva (é um livro relativamente caro, por isso, vale pesquisar em sebos ou tentar trocar com quem já tenha lido).

     Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado do post. Alguém aí já leu "A rainha dos condenados", algum outro livro das Crônicas Vampirescas ou da Anne Rice?

Sorteio do livro "A linguagem das flores".
Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

42 comentários

  1. Oi, tudo bom? Eu li o livro Entrevista com o vampiro, ou pelo menos tentei, e não gostei. Achei o livro muito arrastado, por isso nem consegui terminá-lo.
    PS: Estou seguindo seu blog!!! :D

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eva; esse eu ainda não li, "A rainha dos condenados" eu fui lendo por partes, aos poucos, talvez isso tenha ajudado a não ser uma leitura cansativa. Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre Entrevista com o Vampiro mas não sabia que fazia parte de uma trilogia, parece interessante um livro com vampiros sanguinários pois contrasta com a literatura atual que na minha opinião tem estórias muito enfeitadas e bonitinhas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo, me parece que são mais de 10 livros da série. Não li nenhum outro livro de vampiro recentemente, mas os desse livros tem características bem fortes. Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  3. Confesso que não conhecia esse livro
    Mas a resenha me chamou atenção
    Parece ser bacana

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já disse que sou do tipo que julga o livro pela capa? Nesse caso eu sairia perdendo, a capa não é tão incrível quanto a resenha mostrou que o livro é....

    Xerim :)
    www.trilouca.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito chegada em livros de vampiros, mas a historia parece interessante, e também gostei das passagens do livro.
    beijos
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito chegada em livros de vampiros, mas a historia parece interessante, e também gostei das passagens do livro.
    beijos
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Hey Maria!

    Anne Rice é diva, devo ter apenas um livro dela em casa e é o segundo de uma série. Como eu sou "neura" para séries literárias não irei ler enquanto não conseguir o primeiro volume. Queria ser igual você nesse sentido, mas não consigo sabe?! Hahaha.

    Parabéns pela resenha!
    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rob; acho válido ler a série na ordem certinha quando você tem ela na ordem ou quando não é possível entender os livros fora da ordem. "A Rainha dos condenados" é como se fosse um episódio de um seriado, sabendo o básico sobre os "episódios" anteriores, é possível acompanhar este. Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  8. Ainda não li nenhum livro da autora, mas quero muito. Esse parece ser bom, quero ler e bom que dá para entender sem ter lido os anteriores. Eu curto derramamento de sangue. kkkkkkkk Eu acho que iria gostar.
    Se puder passa lá no blog também.
    Bloody Kisses!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro tem uns bons 20 naos e não me lembro direito da história. Lendo sua resenha me lembrei um pouco. Na época lembro que fiquei na média, nem gostei muito nem desgostei dele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Caramba! Eu tinha lido Anne Rice e fiquei pensando "puxa, eu conheço essa autora, aaah" e lembrei que era porque Entrevista com o Vampiro é meu filme favorito, e hoje mesmo eu pensei em comprar as Cronicas Vampirescas! Só li uma parte da resenha para que o livro 2 seja meio que surpresa para mim, auhhuauha, mas o que li, amei <3
    beijos ♡
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca li (ou pelo menos concluí) algum livro do gênero "sobrenatural", mas com toda a febre (que ainda existe) de vampiros, acho que os jovens de hoje aprovam muito esse estilo de livro!
    Sobre o seu comentário lá no blog, espero que eu consiga ler algumas das obras da Marian Keyes, porque fiquei com uma má impressão do primeiro livro que li e acabei rejeitando os outros. Tentarei ler outras obras da escritora, obrigada pela opinião :)
    Um beijo!
    http://www.sonhandoalto.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um fraco por livros assim, me envolvo tanto na história que eu fico com receio de começar a ler porque eu sei que vou gostar muito!! Foi assim quando li Crepúsculo, só pelo resumo do livro eu já sabia que eu iria gostar e depois de ler o dito e cujo fiquei dias com depressão pós-leitura!rs

    Isso acontece com você Maria?

    O Pequeno Lírio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, algumas vezes acontece sim; obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  13. Não li. Achei interessante.
    O filme do Entrevista com Vampiro eu vi, mas não li o texto.
    Foi uma sensação na época que saiu.

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mas não faz muito meu estilo.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  15. Oii flor, ainda não li esse livro, embora já tenha ouvido falar bastante, achei bem interessante e adorei tua resenha! Parabéns!!!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu sou louca para ler um livro da Anne Rice. Sempre penso em comprar e tal, mas aí vejo que são sagas e já tenho muitas em andamento e acabo adiando. Amo vampiros, mas não sei se consigo começar outra saga com essa temática. Ainda assim adorei a sua resenha, me deixou curiosa. E que coragem a sua de começar uma saga no terceiro livro KKKKK

    O blog continua lindo, como nas últimas vezes em que passei por aqui.
    Beijoooos!!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati; não foi coragem, foi oportunidade, rsrs. A dona do livro falou que dava pra entender a história sem ter lido os anteriores, resolvi ler. Obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  17. Tenho muita vontade de ler algo da Rice, os livros dela parecem ser bacanas e seguir a linha tradicional de vampiros, quero dizer esta série.
    Enfim, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha, muito bom
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    Lembrando se você ainda não participou do sorteio, corre que ainda da tempo :)

    ResponderExcluir
  19. Entrevista com o Vampiro é maravilhoso *-*
    Quero ler todas as obras de Anne Rice. Já tinha visto algo sobre esse livro... estou louca pra ler. :-)

    ResponderExcluir
  20. Já faz um tempo que eu estou pretendendo ler algo da autora, mas como nunca me decido acabo adiando. Vou cuidar para não começar pelo meio de uma série hehehe

    bjs

    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  21. ADORO os livros da autora, a minha versão é a de capa vermelha e com orelhas, aliás os meus tem as capas originais no Brasil....
    O livro é ÓTIMO, mas tem uns momentos cansativos

    Um dica, FUJA do filme ;)

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah, obrigada pela dica; obrigada pela visita e comentário!

      Excluir
  22. Oi Mylane, obrigada pela visita e comentário!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo