Entrevista com o autor de Aquala e o Castelo da Província, Bernardo Fragoso

Aquala e o Castelo da Província, Bernardo Fragoso, livro, entrevista, escritor, ets

 Olá pessoal, tudo bem? Em setembro, resenhei no blog um livro de um jovem autor brasileiro: Aquala e o Castelo da Província. Escrito por Bernardo Fragoso, o livro conta a história de Thomas Flintch, um garoto que descobre ser um extraterrestre e vai para o belo planeta Aquala, onde vive uma aventura cheia de perigos e descobertas. Para relembrar a resenha, é só clicar aqui.

 Sobre o autor:
Aquala e o Castelo da Província, Bernardo Fragoso, livro, entrevista, ets

 Entrei em contato com o Bernardo e ele topou responder algumas perguntas sobre seu livro. Na entrevista, o autor falou sobre o processo de criação de Aquala, adiantou algumas coisas sobre o próximo volume da trilogia, deixou indicações de leituras... Vale a pena conferir o nosso bate-papo:

 1 - Para você, ser escritor é um hobby ou um projeto de vida?
 Para mim, ser escritor ainda é um hobby. Estou numa fase da minha vida a qual, infelizmente, não posso dar tanta atenção a esse passatempo que tanto me faz bem. Contudo, ainda penso, sim, em levar adiante e tratá-lo como projeto, afinal, a escrita é uma arte que merece uma atenção especial, é ela que transforma o mundo e cria outros ainda melhores.

 2 - O seu livro fala de seres de outros planetas. Você acredita que não estamos sós no Universo? Tem um interesse "comum" no assunto ou é realmente aficionado em Ufologia?
 Para iniciar o projeto de "Aquala" pensei em vários temas distintos, fiz isso porque sempre sonhei em ter um livro publicado. A ufologia sempre me seduziu bastante, principalmente, pelo fato de se tratar de uma interrogação na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Volta e meia surge um caso de disco voador no interior, alguma seita que aborda o assunto ou até mesmo notícias de famosos que acreditam piamente em vida extraterrestre. São casos que são contados por pessoas muito convincentes e que fazem de tudo para mostrar ao mundo o que viram. Se existem extraterrestres ou não, pode ser algo muito assustador, afinal, dúvidas podem ser assustadoras de diversas maneiras. Extraterrestres podem ser bons ou ruins, ninguém sabe. O medo me atrai, e foi assim que eu acabei me aprofundando no assunto, principalmente para tentar abordá-lo da maneira mais singular possível. Fiz inúmeras pesquisas sobre como tratar o tema até chegar ao resultado, o que me fez acreditar ainda mais que seria muita alienação pensarmos que, com o infinito tamanho do universo, somos os únicos, mais inteligentes e evoluídos seres que nele há.

 3 - Enquanto eu lia seu livro, uma coisa que pensava era que precisava de muita criatividade para escrever uma história daquelas, para criar tudo o que você criou. Deve ter dado bastante trabalho. Quanto tempo você levou para escrever o livro, desde o surgimento das ideias até tê-lo pronto para ser enviado para a editora?
 Do surgimento da ideia até a publicação foram 5 anos de muito trabalho. Inicialmente, a trilogia Aquala seria finalizada em apenas um volume, de nome "Em Busca da Sala de Phoerios", com começo, meio e fim. Entretanto, a quantidade de detalhes na história me obrigou a estendê-la para que cada dúvida fosse retirada pelos leitores e o ciclo fosse fechado por completo. Sou uma pessoa muito detalhista e perfeccionista, tudo tinha que dar realmente certo! Hahaha!

 4 - Com tanta fantasia, o quanto de real tem no livro (nome de personagens, experiência que você viveu e colocou na história...)?
 Alguns fatos pessoais foram adicionados com alterações no livro. Prefiro que os leitores descubram ao longo do tempo. Hahaha! Há muitas referência à minha vida, como o nome do meu melhor amigo desde os tempos de creche, Felipe, e o nome da minha mãe, Sandra. Contudo, vou logo avisando que isso não me torna o Thomas! Hahahaha! Ele é ele, e eu sou eu.

 5 - Colorida, a capa do seu livro chama bastante atenção quando o vemos pela primeira vez. Conforme vamos avançando na leitura, vemos que ela é uma representação bem fiel do que temos na história. Você participou do processo de criação da capa? Como foi?
 A Editora Giostri me permitiu sugerir como a capa seria. Dei os meus pitacos e alterações foram feitas, como o disco voador ali em cima. Queria que a capa contasse um pouco da história apenas com imagens, e fiquei muito feliz com o resultado.

 6 - Quais os planos concretos para a continuação da trilogia? Já tem data para lançamento do próximo livro? Você já decidiu como vai terminar a saga do Thomas? 
 Bem, a continuação, intitulada "Aquala e o Tapete Proibido", já está escrita, são 490 páginas de muita ação, descobertas e muito sangue. O mundo como os leitores o conheceram virou de cabeça para baixo com a chegada do novo governador, Blestor Gukpuk e sua irmã. Jamais os leitores de Aquala imaginariam o que irá acontecer no segundo volume da trilogia, posso afirmar que é para deixar de queixo caído. E muitas lágrimas irão rolar (cabeças também!). O final da saga já está definido há anos, desde a época em que "Aquala" ainda era "Em Busca da Sala de Phoerios". A continuação ainda tem data de lançamento indefinida.

 7 - Uma das minhas partes favoritas do livro foram os capítulos em que Thomas (aquele fofo!) era o narrador; teremos mais capítulos narrados em primeira pessoa nos próximos livros?
 Olha, teremos mais capítulos narrados não só pelo Thomas como também por outros personagens. Cria-se dinamismo e uma nova perspectiva sobre os acontecimentos, o que eu acho bastante interessante. Contudo, os próximos volumes vem com novidades: cada início de capítulo de "Aquala e o Tapete Proibido", por exemplo, vem com uma citação de algum pensador aqualaeste, trechos de livros do mundo deles e frases de discursos de pessoas importantes. E essa novidade não está lá por acaso, ela tem um propósito.

 8 - Além de "Aquala", qual livro você gosta e indica para mim e para os leitores do blog?
 Indico para os leitores do blog os contos do Edgar Alan Poe (meu escritor preferido), Peter Pan, O Retrato de Dorian Grey (a versão sem censura), O Exorcista e, óbvio, Harry Potter! Hahaha! Tenho muitas outras indicações, mas como são esses os que me vieram à cabeça na mesma hora, achei oportuno dar-lhes maior atenção.

 9 - Uma pergunta que talvez não entre no post, mas se você puder ser bonzinho e matar minha curiosidade :D : "Qual é a do tiozinho das balas???" Lutile, o dono da loja de balas, parece saber de muita coisa. Ele seria um habitante de Meon?*
 Hahahaha! Ótimo ponto! O foco não está em saber as origens do Lutile, mas sim saber o que ele faz. Há o lado do bem e do mau, mas também há o lado dele. Vamos esperar e ver para qual direção ele irá caminhar.

 10 - Além dos sites da Saraiva e da Cultura, tem algum lugar que você indique para que os leitores possam adquirir o seu livro?
 "Aquala e o Castelo da Província" também está sendo vendido nas livrarias da Editora Giostri em São Paulo e no Rio, além da encomenda pelo site. No Buscapé também encontra-se preços bem acessíveis e com frete quase nulo.
 Muito obrigado! Beijões e abraços aqualaestes!

 * Se o autor tivesse contado algum spoiler sobre o Lutile, talvez eu não colocaria a resposta da pergunta no post.

 Deixo meu agradecimento ao autor por ter concedido a entrevista ao blog. As respostas dele só me deixaram mais curiosa pelo próximo volume da série (sobre a revelação de que cabeças vão rolar, espero que sejam dos personagens malvados!). Espero sinceramente que vocês tenham gostado, porque eu amei essa entrevista.

 Detalhes do livro: Editora Giostri, 286 páginas, ISBN: 9788581083087, gênero: Fantasia, página no Facebook, Skoob. Onde comprar online.

 Finalizo o post com o meu trecho preferido do livro, e reforço o convite para vocês relerem a resenha:
 "Por mais que eu não tenha vivido momentos suficientes para amá-la como ela merece, eu sinto que tudo será posto, um dia, como deveria ter sido desde o início, porque eu acho que amar é ir além de palavras, amar é ir atrás de alguém que faça seu coração bater mais forte, é não saber o que falar na hora certa, é correr contra o tempo e se sacrificar para que quem você ama se sinta bem sempre... amar é organizar piqueniques em menos de duas horas..." (página 193)


Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

18 comentários

  1. Muito legal a entrevista, amei saber um pouquinho mais!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor e adorei saber um pouco mais sobre ele e a sua obra.
    Adorei as suas perguntas, Maria.. Uma delícia de ler!
    Não costumo gostar de livros onde a narrativa é dividida entre vários personagens, mas alguns livros merecem uma chance e acho que esse é um deles <3
    Beijos, boa semana ♥

    Thati;
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  3. Não me canso de apreciar essa capa. É muito linda. E gostei de saber que retrata a história. Parabéns pela entrevista.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Uow, que capa incrível! Muito bem elaborada, parece até mesmo real. E adoreei a entrevista! É bem como você falou numa das perguntas, haja criatividade hahaha mas adorei, fiquei curiosa com a história :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o autor nem o livro, mas pareceu interessante.
    É bom ver que os autores nacionais estão conseguindo mais espaço no mundo literário aqui no Brasil, isso é ótimo tanto para os leitores quanto para os autores. Que continue assim!
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Já me ganhou pela simpatia ^^
    Já li todas as recomendações dele =D ...
    Adorei a entrevista e conhecer um pouquinho mais

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  7. Oiii. Eu não conhecia o livro e nem o autor. Mas gostei de conhecer. Vida em outros planetas não é meu assunto favorito, mas adorei a forma como o autor respondeu as perguntas. Ele é muito querido né? Adorei conhecê-lo. Sucesso ao autor!!!
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista!!
    É uma grande oportunidade para nós leitores, ter a chance de conhecer novos autores.
    Parabéns pela iniciativa
    http://infinitoparticularjm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo