Resenha: livro "Rodrick é o Cara", Jeff Kinney

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, trago uma pequena resenha do livro Rodrick é o Cara, o 2° da série Diário de um Banana, sucesso entre o público infanto-juvenil, escrita pelo Jeff Kinney e publicado no Brasil pela editora V&R. Apesar de pertencer a uma série, não é obrigatório ler em sequência ou ler todos os livros para entender a história.

Livro Rodrick é o Cara, Diário de um banana

 Diário de um Banana foi o 1° livro que resenhei no blog, em novembro de 2012 (clique aqui para ler a resenha). Desde então, queria ler os outros da série. Aproveitei que uma das minhas sobrinhas esqueceu o exemplar dela na minha casa e corri para ler, antes que ela voltasse para buscá-lo.

 Greg Heffley, um garoto no início da adolescência, conta partes de sua vida em um diário (que, como dito no 1° livro, ele prefere chamar de livro de memórias). Greg tem um irmão mais velho, o Rodrick, e a relação deles tem alguns conflitos. Os pais (especialmente a mãe) se esforçam para que os dois convivam mais, o que causa algumas confusões.

 Rodrick é o típico adolescente rebelde, tem uma banda de rock e, durante as férias, descobriu um segredo de Greg, ele usa esse segredo para conseguir que o irmão caçula faça o que ele quer e aceite suas ideias.

 Quem tem irmãos provavelmente vai se identificar ao menos um pouquinho com Greg, eu me identifiquei. A convivência nem sempre é fácil, os pais nem sempre são perfeitos. Aliás, esse é um ponto a destacar: todos os personagens são imperfeitos, o que ajuda na identificação do leitor com a história.

 Rodrick é o Cara é um livro de leitura leve e rápida, dá pra ler em um dia. A história é boa, dá curiosidade de saber o que vai acontecer em seguida e qual é o segredo que o Rodrick sabe. Tem várias cenas divertidas, o jeito como Greg vê o mundo e age em certas situações pode render algumas risadas. E ainda tem as ilustrações com um traço divertido, que ajudam a complementar o texto.

Trecho do livro Rodrick é o Cara

 As páginas são amareladas e com uma textura porosa; o tamanho das letras, do espaçamento e das margens é bom. Eu achei a capa bonitinha. Essa edição é com capa dura. Comprei e li o 1° livro em uma edição econômica, a diferença é a capa mole e sem orelhas e as páginas brancas, além do preço mais em conta. Para um livro pequeno e de leitura tão rápida, para mim compensou comprar a edição econômica, que é até bem resistente (minha irmã já derramou até água no livro, empresto para minhas sobrinhas e ele continua em bom estado), mas para quem quer colecionar ou para crianças e adolescentes (público alvo do livro) a edição com capa dura é mais indicada.

Rodrick é o Cara
Sinopse Rodrick é o Cara
Rodrick é o Cara, Jeff Kinney
Edições Diário de um banana

 Rodrick é o Cara foi adaptado para o cinema em 2011, eu já vi o filme. Algumas coisas foram modificadas, mas gostei do filme tanto quanto do livro.

 Entre os dois livros, o 2° foi meu preferido, talvez por eu não ter muitas expectativas, já ter uma ideia de como seria o estilo da história. Consegui gostar mais do Greg. Quero ler os próximos!

 Para quem procura uma leitura rápida, leve e divertida, ou um livro para presentar um irmão mais novo, um sobrinho, um filho, etc. Rodrick é o Cara é uma boa indicação, assim como os outros livros da série.

 Detalhes: 224 páginas, ISBN: 9788576831952, Skoob. Onde comprar online: Submarino, Americanas.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Tem algum fã da série por aí?

 Ps.: participem da Promoção Super Aniversário, que dará 45 livros para 11 ganhadores, cliquem aqui.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

46 comentários

  1. Olá,
    Não tenho muita vontade de ler esses livros, não fazem muito meu estilo e sinto como se já tivesse passado da idade de lê-los, entende?!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa série é um amor!! Um das melhores! :3
    Adorei sua resenha! Já li e já vi o filme e apaixonei por todos.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. É tão bom, quando temos a oportunidade de ler algumas assim, despretensiosa e leve, né? Eu nunca li nenhum diário de um banana, mas sei que são livros muito queridos pelos leitores da série. Ótimo texto!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muita vontade de ler mas eu simplesmente adoro a diagramação e o trabalho gráfico visual dessa série ^^ Muito lindo.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  5. Amiga esses dias mesmo eu estava vendo o filme DIÁRIO DE UM BANANA e me deu uma curiosidade danada de comprar o livro, mas na verdade acabei mudando e comprei o livro DIÁRIO DE UMA GAROTA NADA POPULAR que segue o mesmo tipo de livro como desenhos e tudo mais. Mas é mais para meninas. Eu estou gostando. Eu ainda não acostumei com a leitura 100% porque é bem juvenil e acho que é o caso também do livro do BANANA. Mas espero ainda ter a oportunidade de ler pelo menos os livros que deram origem ao filme, porque eu gosto muito e acho bastante engraçado tudo que o GREG passa junto com o irmão dele. Achei sua resenha ótima e adorei as fotos que vc colocou do livro. Meus parabéns linda =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já li esse também, é super divertido. Aliás, a série toda do Diário de um Banana é né :D e dá pra identificar bastante mesmo, irmãos são sempre pentelhos hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Cavaleiro Fantasma", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Acho esses livros uma fofura, não tenho tanta vontde assim de ler, mas penso em comprar a série para o meu irmão mais novo, quem sabe eu não leia pra ele?! haha

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Acho que da série do Diário de um Banana eu só cheguei a ler o primeiro volume, apesar de a minha irmã caçula ter todos os já lançados aqui em casa! Fã é fã né HAHAHAHA
    Acho o humor desses livros muito peculiar, e realmente, quem tem irmão se identifica pra caramba com os personagens :P
    Amei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acho a diagramação desse livro uma beleza. É tudo tão bonitinho e parece desenhado por crianças hehe. O primeiro e o segundo filme eu assisti, mas os livros eu não li nenhum ainda.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sortuda você. Ninguém esquece livro aqui em casa hehe. Amei saber que o Greg melhorou nesse livro. Eu amei o primeiro e quero ler todos dessa serie. Assim que der vou comprar. Adorei a sua resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Esses são os unicos livros que meu sobrinho lê e eu deveria ler pelo menos um @_@
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem???? Todos falam tão bem desse livro, que morro de vontade de ler. Mas ainda não consegui. Também não vi o filme ainda :(
    Ah e conviver com irmãos sempre será uma eterna luta não é mesmo???? kkkk
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca li a série! Mas sou doida para fazer isso hahahaha me divirto com as resenhas que encontro

    http://saidaminhalente.com/

    ResponderExcluir
  14. Estou louco para ler essa série do Diário de um banana. O livro parece ser incrível, além de ter uma diagramação primorosa.
    Lerei, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  15. Oie!

    Sou louco pra ler a série "Diário de um Banana" *-* E quando o fizer, farei questão de não comprar na Moda & Casa, são muito simples as edições que eles vendem :/

    Mas, gostei da resenha, todo mundo fala que é uma leitura leve e tals, mas estou super curioso para ler *-*

    Abs!

    Seguindo aqui ^^
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ooi, tudo bem?
    Tenho esse livro aqui em casa, já li o primeiro, mas como só tenho o 1º, o 2º, o 5º e o 6º (erros da Revista Avon, que me mandou errado haha) não quero ler antes de ter todos à mão, pois como a leitura é rápida, acabo ficando apreensiva por não ter os outros....
    Gostei muito da sua resenha :)

    Resenha + sorteio -> goo.gl/FjaZGq

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada dessa série, mas quero muito. Parece ser um obra maravilhosaa! Eu tirei foto com o boneco do "banana" kkk na última Bienal do livro do RJ.
    Adorei essa diagramação fofa e os desenhos.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  18. ADORO diário de um banana, a leitura é super fácil e amo as ilustrações hahaha

    http://glifeblog.com/

    ResponderExcluir
  19. Nossa ainda não li nenhum livro da série! Nem vi o filme!rs Preciso me atualizar pois falam tanto e tão bem deles!

    O Pequeno Lírio

    ResponderExcluir
  20. Quando eu era menor, queria muito ler os livros da série, mas como não tinha esse negócio de comprar na internet e na minha cidade também não tinha, acabei vendo só todos os filmes hahaha acho a história muito gracinha e ainda tenho muita vontade de ler!

    Um beijo!
    www.meianoiteequinze.com.br
    www.youtube.com/ferzucolotto

    ResponderExcluir
  21. Oii!
    Ah, já ouvi tanto sobre os livros da série, mas ainda não li. :( Gosto de livros assim, são mais divertidos e me fazem ter mais vontade para ler. Além do mais, parece um livro tão delicado, em questão de diagramação. <3

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo