Resenha: livro "Vida & Verso"

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Vida & Verso, uma antologia que reúne poemas sobre a vida, organizada pela Rô Mierling e publicada pelo selo Antologias Brasileiras da Editora Illuminare em 2015.


 O livro reúne poemas de 30 poetas e poetisas, todos com o mesmo tema: a vida. Creio que o fato de haver um tema central para as poesias, tornou a leitura mais agradável. E mesmo com a definição do tema, pude perceber que cada autor buscou um caminho diferente para escrever suas poesias para o livro. Alguns escreveram sobre coisas aleatória da vida, outros, como o André Moricz, por exemplo, usaram o seu "capítulo" na antologia e escreveram um poema sobre cada fase da vida, desde o início até o final.

André Moricz - "Será que foi assim? Não lembro" e "Nem tudo lembro"

 Foi uma leitura muito agradável, gostei muitos de um número grande de poemas, de forma que foi difícil selecionar só alguns para colocar na resenha (espero que vocês consigam lê-los pelas fotos). O Diego Fontenele escreveu um poema bem bonitinho e com o qual me identifiquei bastante, mostra um pouco da dificuldade e do que um poeta passa ao tentar escrever algo:


 Os poemas "A estrada nunca para" e "A ordem da vida", do Rafael Ferrari trazem uma reflexão interessante sobre a vida; ninguém escolheu nascer, mas parece que as outras pessoas não levam isso muito em conta. E se veem alguém tentando levar a vida num ritmo diferente, já começam a criticar. E nessa de "nasce, cresce, se reproduz e morre", quando é que a gente vive?


 Como nem só de coisas boas é feita a vida, a Cintia Santos escreveu um poema muito bom sobre a violência:


 Definitivamente não consegui escolher um poema preferido, mas pelo número de poemas da Giovana Minotto que gostei, acho que ela foi a minha escritora favorita da antologia. "Liberdade em grades" faz um retrato da liberdade que dizem que temos, mas que não conseguimos usufruir. "Eu queria poder dizer que as pessoas se matam por se matar, mas todos possuem um motivo e nunca é querer morrer... O problema de viver sempre foi sentir", acho que esse é meu trecho favorito de todo o livro.



 E olha que lindo o mundo do coração do poema escrito pelo Alex Reis!


 Quando fiz o post mostrando os exemplares das antologias que recebi da Editora Illuminare, muita gente elogiou a capa nos comentários, e Vida & Verso é um livro realmente lindo por dentro e por fora, no visual e no conteúdo. A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e as páginas são amareladas.

Contracapa

Nome dos autores participantes

 Enfim, Vida & Verso é um livro que gostei de ler, e que recomendo tanto para quem já gosta de poesia, quanto para quem ainda não tem o hábito de ler esse gênero. O bom de um livro de poemas, é que você pode lê-lo todo de uma vez, ou aos poucos, e pode relê-lo futuramente, decorar seus poemas favoritos... É um tipo de livro que pode te acompanhar por muito tempo.

 Detalhes: 100 páginas, ISBN-13: 9788568904039, Skoobcompre no site da editora.

 Por hoje é só; espero que vocês tenham gostado da resenha. A Editora Illuminare está com seleções abertas para novas antologias, além de um concurso de contos, para saber temas e detalhes, é só acessar a página no Facebook. Uma coisa é certa: as edições são super caprichadas! Ia ser muito legal eu encontrar um texto de um de vocês, leitores do blog, em uma dessas antologias.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

18 comentários

  1. Mari, eu não sou muito fã de poemas.
    Eu leio bem de vez em quando, mas gostei da maioria dos que você selecionou e achei a capa encantadora.
    Daria sim uma chance para ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de poemas, e esse livro parece ser ótimo para mim, que pelo que vi nas fotos e na resenha, ele tem poemas lindos! Achei a capa um arraso ( fã de borboletas aqui y.y) <3
    Já adicionei no skoob, e espero em breve poder lê-lo.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari, adoro poesia e acho a capa desse livro linda!
    Então, eu leria sim e com imenso prazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Gente que lindo.
    Amei essa capa, realmente é muito linda, na verdade o livro é lindo por inteiro.
    Eu não leio muito poemas, antigamente eu lia muito, mas hoje não tenho muita paciência, mas amei o poema o mundo do meu coração, é realmente muito lindo.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    as vezes eu olho para esse livro e não acredito que ele é um livro de poemas, essa é a capa (de poemas) mais original e fofa que eu já vi, não tinha visto que tinha todo esse luxo de diagramação por dentro, muito top, adorie
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro delicioso, e você foi muito feliz na escolha das imagens dos versos, melhor dizendo, eu fui feliz, pois pude contemplar um pouco da obra. Sua resenha ficou tão poética quanto a capa, gostei de tudo, é um gênero que aprecio desde tenra idade e não canso. Gosto dos livros de poemas em doses homeopáticas, para degustar sentindo cada palavra num contexto determinado....

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, eu adoro poesia! Escrevia muitas na adolescência e adorei as que você selecionou e a capa está linda demais!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  8. que livro lindo, adorei os poemas que vc postou nas imagens... Adoro poesia, acho que o mundo não seria tão bonito se não houvesse poesia nele...

    ResponderExcluir
  9. Acho a capa desse livro tão liiinda! Um charme. Dos que consegui ler pelas fotos (cegueta) gostei muito de A Ordem da Vida. Não sou leitora assídua de poesia mas adoraria ler esse livro.

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem!?
    Eu achei a capa muito amorzinho, mas não sou muito de ler poemas, apesar de ter adorado que são sobre a vida. O poema sobre a violência acho que foi um dos meus favoritos dos que você postou!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. a capa é divinamente linda, sério estou apaixonada.
    apesar de não ser a maior fã de poemas/poesias acho que me arriscaria a ler esse livro. tbm adorei a diagramação pelo que vc me mostrou nas fotos.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não sou muito de ler poemas, mas apesar disso, acho que leria esse livro. O pouco que li nas fotos já gostei <3
    A capa é realmente divina!
    Adorei a resenha!
    Beijo!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que poemas são o tipo literário que eu menos gosto de ler. Não é uma leitura que combina comigo, mas eu gostei muito da capa do livro, ficou bem legal.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Saudações poéticas Maria!
    Obrigado por comentar nosso livro: Vida & Verso.
    Fiquei encantado com o nome do seu blogue - Pétalas de Liberdade!
    O meu poema da página 49 - Pétala de flor - fala da liberdade que, muitas vezes, nos falta, e precisamos nos adaptar para sobreviver.
    "Sou pétala de livro! / Prensada numa história..."
    Abraços. Parabéns pelo blog! Obrigado por recomendar nosso livro.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler livros desse gênero, mas fiquei bem curiosa com o tema que esse aborda e pela sua resenha parece ser uma ótima dica de leitura.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Fofo demais esse livro hein.. uma pena que muitas pessoas não apreciam a poesia =(

    Um bjoo, ja te sigo!

    http://peneiradeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu conheço a Rô e sei que as antologias que ela organiza sempre faz sucesso! Adorei os poemas que você selecionou e já quero este livro, ele parece ser muito bom! Sua resenha está muito bem escrita, parabéns!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Achei interessantíssimo e gostaria de participar das blogueiras, pois eu tenho alguns blogs e gostaria de dividir com vocês. obrigada
    um dos meus links
    http://poemasdaminhalma.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo