Resenha premiada: livro Quando o amor e o destino se encontram, Izabel Gomes

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Quando o amor e o destino se encontram, escrito pela Izabel Gomes e publicado pela Editora Petit em 2015.

Resenha, sorteio, livro, Quando o amor e o destino se encontram, Izabel Gomes, Petit

 A história se passa na década de 80 e é narrada em terceira pessoa. O livro começa com Mário Pedrosa voltando do enterro de sua esposa, Elizabete, com quem ele tinha uma filha: Mariana, de 7 anos. Todos estavam muito tristes, exceto Violeta, a mãe de Mário. Ela nunca gostou da nora, aliás, a única pessoa de quem ela parecia gostar, era o filho, tanto que maltratava sua própria neta quando ele não estava presente.

 "- Linda? - debochou Violeta, dando sonora gargalhada logo em seguida. - Como pode chamar uma boneca dessas de linda? Ela é negra! É horrorosa, isso sim! E seu pai só a presenteou com ela porque você pediu! Onde já se viu, pedir uma boneca negra?!
 - Eu já tenho muitas bonecas brancas e não tinha nenhuma negra. Por isso pedi ao meu pai. Para mim, ela é tão linda quanto as outras.
 Violeta deu um sorrisinho irônico e disse:
 - Quero só ver qual será a próxima que pedirá. Uma aleijada, como você?" (página 138)

 Por ter tido poliomielite aos 2 anos, a pequena Mariana precisava de uma cadeira de rodas para se locomover, além de necessitar de cuidados especiais. Com a morte de Elizabete, Violeta estava procurando uma babá para a menina, já que a anterior havia saído do cargo. Foi aí que Sofia entrou na história. Ela era uma jovem estudante de enfermagem, filha de uma conhecida de Violeta, uma candidata qualificada para o emprego, porém, bonita, educada e gentil, assim como a falecida Elizabete, e Violeta, com toda sua obsessão doentia pelo filho, não correria o risco de vê-lo encantado pela jovem.

 Como não encontrou outra pessoa para a vaga, Violeta decidiu contratar Sofia, mas montou um esquema para que a babá e Mário nunca se encontrassem, fazendo com que a jovem só chegasse na casa dos Pedrosa quando ele já tivesse saído para o trabalho e sempre fosse embora antes de ele voltar. Sofia e Mariana se deram bem logo de cara, afinal, como não se encantar por uma garotinha tão simpática e esperta como a pequena Mariana? Era como se as duas já se conhecessem há muito tempo!

 Tudo ia bem, até que a menina teve uma febre e o médico, não encontrando uma explicação imediata para o caso, solicitou que alguns exames fossem feitos. Como a febre havia baixado, Violeta disse que os exames eram desnecessários, mas Sofia, sendo uma futura enfermeira, sabia que os exames precisavam ser feitos. A única chance de a menina fazê-los, era se o pai autorizasse, Violeta não iria contra uma ordem dele. Então, Mariana teve a ideia de Sofia escrever uma carta para Mário, explicando a situação. E essa foi a primeira de uma série de cartas que eles trocaram. E, desde a primeira linha, houve uma identificação entre eles, uma afinidade.

 Quando Violeta descobriu que seu plano de manter a babá longe do filho havia falhado, ficou furiosa e se tornou ainda mais cruel, sendo capaz de maldades enormes para se livrar de Sofia, prejudicando até mesmo a própria neta! Mas Mariana, Sofia e Mário não estavam totalmente desamparados em relação às maldades de Violeta, eles contariam com o apoio de amigos e familiares vivos e mortos, encarnados e desencarnados, para vencerem as dificuldades que apareceriam.

 Mesmo antes de trabalhar para os Pedrosa, Sofia tinha sonhos frequentes com um casal do século 19, era uma  bonita história de amor, mas que sempre terminava de forma trágica. E com a ajuda de seu tio Breno, que era espírita, ela começou a tentar desvendar o sentido desses sonhos, que pareciam estar ligados com as situações que ela e a família de Mariana estavam passando.

 "O espiritismo é uma doutrina totalmente fundamentada nos princípios de Cristo." (página 68) 

 Que eu me lembre, Quando o amor e o destino se encontram foi o primeiro livro espírita que li, já havia lido outras obras em que os temas vidas passadas e reencarnação apareciam, mas sempre voltadas mais para fantasia e a ficção fantástica. A capa bonita, a sinopse e o fato de ter um contexto histórico, me fizeram querer ler Quando o amor e o destino se encontram, e foi uma leitura muito agradável. A autora soube mesclar bem a trama com os ensinamentos espíritas. Eu sou católica, mas em nenhum momento me senti desconfortável ou provocada pelo que estava escrito no livro. Como uma velha professora minha gostava de falar: "Conhecimento não ocupa espaço!", foi bom conhecer os conceitos e entender um pouco da forma como os espíritas enxergam a vida e o que há além dela.

 O livro é bem grande, tem mais de 400 páginas, e acontece bastante coisa na trama, de forma que eu poderia ficar falando sobre a história e os personagens por muito tempo, mas a resenha ficaria enorme. Violeta foi uma vilã assustadoramente malvada, fiquei abismada com até que ponto ela foi capaz de chegar. Sofia era a típica boa moça, mas gostei de ela ser boa, mas não ser boba. O fato de Mário amar e acreditar na filha e não se deixar manipular pela mãe, me agradou muito. Os personagens secundários também foram interessantes e bem construídos, e gostei bastante do final.

Resenha premiada, livro, Quando o amor e o destino se encontram, Izabel Gomes, espiritismo
Resenha , livro, Quando o amor e o destino se encontram, Izabel Gomes, sinopse, sorteio, espiritismo

 Na parte visual, Quando o amor e o destino se encontram é um livro muito bonito. A capa é linda, condiz com a história e gostei das cores escolhidas. As páginas são brancas e a diagramação é ótima, com margens, espaçamento e letras de bom tamanho; e a revisão está muito bem feita. A Editora Petit fez um ótimo trabalho!

 "- Exatamente. E devemos respeitar a todos! Não adianta insistir, porque cada indivíduo é detentor de sua própria razão e verdade. São valores adquiridos ao longo da vida atual e das passadas também. Ou seja, cada um está em um nível evolutivo próprio. E, sendo assim, não se pode dar algo a quem não está disposto nem preparado para receber, da mesma forma que não podemos cobrar daquele que não está em condições de nos dar." (página 73)

 Detalhes: 408 páginas, ISBN-13: 9788572532907, Skoob (média de notas: 4,7/5, minha nota: 4/5). Acesse o site da editora: www.petit.com.br. Onde comprar online: loja da editoraSaraiva

 No final do livro, há a sugestão de dividir a história com alguém, seja indicando, presenteando ou emprestando o livro para outra pessoa. Gostei da ideia e decidi sortear o exemplar que li entre os leitores do blog. Para participar, basta ser seguidor do blog (pelo Google Friend Connect, ali na barra lateral),  comentar na resenha (comentários sem conteúdo não serão aceitos, válido um comentário por pessoa), e confirmar a participação no formulário do Rafflecopter abaixo (se o formulário não estiver aparecendo, você pode acessá-lo clicando aqui, caso não saiba como utilizá-lo, veja um tutorial clicando aqui). Há algumas chances extras no formulário para quem acompanha o blog pelas redes sociais e para quem compartilhar a promoção no Twitter ou Facebook.

 Regulamento:
 - Ao final do sorteio, o ganhador deverá responder ao e-mail que enviarei, em até 96 horas (4 dias), com seu endereço completo. Caso contrário, o sorteio será refeito.
 - Ter endereço de entrega no Brasil.
 - Inscrições até 27/08/2015.
 - Resultado do sorteio: 28/08/2015.
 - O envio do prêmio é de responsabilidade do blog e será feito em até 30 dias após o recebimento dos dados do sorteado.
 - Não nos responsabilizamos por danos ou extravio dos Correios.

 Alguma dúvida? Boa sorte a todos!

 Por hoje é só; espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu Quando o amor e o destino se encontram?

 Participe dos sorteios do blog e concorra a muitos livros: Sorteio literário em conjunto - aniversário do Calebe e Promoção "Um livro, Duas Histórias".

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

22 comentários

  1. DEUS, adorei, essa resenha... Esse livro.
    Eu amo tanto livros com personagens bem detalhados e marcantes, que você até consegue sonhar anoite com eles, especialmente as vilãs, que eu fico imaginando o que eu faria se as encontra-se na rua ahshahshash.
    Além de ter uma capa linda esse livro, o drama que ocorre nele é o que sem duvidas, vai me fazer ficar chorando pela casa.
    Adorei muito a resenha e já quero o livro, então já to participando!
    Bjss!

    ResponderExcluir
  2. Essa história é muito bonita, li outras resenhas que também foram positivas, fiquei com muita vontade de ler, por isso estou participando do sorteio tb ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi eu adorei a leitura, fiquei encantada.
    Reparei nisso de dividir nosso exemplar com os coleguinhas,
    mas ainda não evolui a esse ponto, rsrsrs
    Sou super egoísta com meus livros, beijos

    ResponderExcluir
  4. achei bacana você sortear seu exemplar, eu sou chatinha com os meus então nao sortearia, gostei da premissa e amei sua resenha, não iria ler por não ser o que gosto mas confesso ter ficado balançada.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, tudo bem?
    A história do livro parece ser bem interessante, principalmente por envolver essa questão espírita.
    O que eu sei que com certeza vai me irritar nesse livro é a vila que pelo que percebi fará maldades o livro inteiro e com a própria neta até...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Maria, que história mais linda.
    Eu nunca li nenhum romance espírita, mas pelo que você falou na resenha não tem como não se apaixonar.
    Fiquei bem curiosa e com certeza vou participar da promoção.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. bem, apesar de sua resenha ter ficado ótima, eu nao me animo de ler este livro, a tematica dele não é minha 'praia'.. mas conheço 2 amigas que iriam amar a leitura, elas curtem mt romance espírita ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Ainda não me sinto preparada para ler um romance espírita.
    Esse livro tem uma premissa interessante apesar disso, e não sabia que era tão grande.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oie Mari!!
    Não sou muito chegada em romances espíritas, mas esse já me chamou atenção só na sinopse. Foi bem divulgado antes do lançamento e pela sua resenha, sei que é um bom livro, adoro ensinamentos espíritas. Adorei que você vai sortear o livro por causa da sugestão do livro <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oii!
    Já li opiniões maravilhosas sobre esse livro e, para mim, é apenas questão de tempo até eu adquirir um exemplar e conferir por mim mesma do que se trata.
    Eu nunca li romances espíritas, mas estou diposta a conhecer o gênero através deste livro. Adorei sua resenha, já estou participando do sorteio!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Li este livro recentemente e gostei bastante da história e da escrita da autora. Adoro romances espíritas e esta leitura não me decepcionou em nada!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei e resenha, gosto muito de livros de romance de época,e fiquei muito curiosa com ter também uma parte espiritual nunca li um livro assim. Ameii Bjss

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da sua resenha, flor. Soube apresentar os pontos fortes do livro e a proposta do autor me encantou. Como você, nunca li nenhum romance espírita e parece mesmo ser uma ótima oportunidade para entender um pouco como esse público compreende a vida, a pós-vida e os relacionamentos. O mais legal e o que mais me atraiu foi o destaque ao romance. Eu acho que gostaria muito do modo como o casal se conheceu.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A capa é linda, uma boa aposta para esse fds, vou dar uma lida. Mil beijos e amei a resenha :)

    Vanessa | http://closetdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, flor!
    Que resenha linda!
    Adorei a premissa do livro, acho que ele com certeza será um favorito meu.
    Romance sempre me conquista, e vejo que esse é um dos bons.

    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser lindo, e vc expressou sua opinião muito bem, mas é muito drama para mim....
    Boa sorte aos participantes
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Oii!

    Não conhecia o livro e acho que também não irei ler pois não me chamou a atenção. A capa é muito linda, mas vou deixar a dica passar.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  18. Cheguei a ler livros do tema, não era nada parecido com a história deste. Os personagens me pareceram muito bem construídos e mesmo sem ler o livro já tô querendo dar uns gritos com essa Violeta, ô mulher sem noção ¬¬

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mari !!
    Tudo bem?
    Adorei a resenha desse livro. Eu tinha visto no site da editora, mas não sabia se iria ser legal.
    Pela sua resenha, acho que os personagens são muito bem construídos e eu preciso de livros assim.
    Já quero conhecer a Violeta hahaah'
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Me encantei por essa história e essa resenha! Espero poder ganhar e aproveitar essa bela história! Mulher ruim essa mãe do Mario! Vontade de socar essa mulher, por falar desse jeito com uma criança!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que história linda! E que sogra/vó chata ehn... rsrsr Fazer esquema pro filho não encontrar com a babá só pra ele não se apaixonar, mas ainda bem que eles conseguiam se comunicar por cartas, devem ser lindas essas cartas trocadas. Fiquei com muita vontade de ler, espero que possa ganhar o livro e conferir a história

    ResponderExcluir
  22. Já estava querendo ler o livro e agora com a sua resenha esta vontade aumentou.
    Adoro romances espíritas pois trazem muitas lições.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo