Comparando livros: "A livraria mágica de Paris" x "O maravilhoso bistrô francês", Nina George

 Olá pessoal, tudo bem? Hoje trago mais um post onde aponto semelhanças e diferenças entre dois livros. Gravei um vídeo falando sobre as duas obras já publicadas no Brasil da Nina George, uma autora que divide opiniões desde o lançamento de "A livraria mágica de Paris" pela Editora Record em 2016.


Comparando livros: "A livraria mágica de Paris" x "O maravilhoso bistrô francês", Nina George
O livreiro parisiense Jean Perdu sabe exatamente que livro cada cliente deve ler para amenizar os sofrimentos da alma. Em seu barco-livraria, ele vende romances como se fossem remédios. Infelizmente, o único sofrimento que não consegue curar é o seu: a desilusão amorosa que o atormenta há 21 anos, desde que a bela Manon partiu enquanto ele dormia. Tudo o que ela deixou foi uma carta — que Perdu não teve coragem de ler. Até um determinado verão — o verão que muda tudo e que leva Monsieur Perdu a abandonar a casa na estreita rue Montagnard e a embarcar numa jornada que o levará ao coração da Provence e de volta ao mundo dos vivos. Sucesso de público e crítica, repleto de momentos deliciosos e salpicado com uma boa dose de aventura, A livraria mágica de Paris é uma carta de amor aos livros — perfeito para quem acredita no poder que as histórias têm de influenciar nossas vidas. Compre na Amazon. Compare preços. Resenha.
Comparando livros: "A livraria mágica de Paris" x "O maravilhoso bistrô francês", Nina George
Marianne Messmann está presa num casamento sem amor e não vê a hora de pôr um fim em tudo. Durante uma viagem a Paris, ela sobe na Pont Neuf e se joga no Sena, mas é salva do afogamento por um passante. Em seguida, é levada para o hospital e lá vê um azulejo pintado com a linda paisagem de uma cidade portuária da Bretanha. Inspirada pela pintura, ela decide embarcar em sua derradeira aventura. Ao chegar à Bretanha, Marianne entra num restaurante chamado Ar Mor (o mar) e é arrebatada por um novo e encantador modo de viver. Lá ela conhece Yann, o belo pintor, Geneviève, a enérgica dona do restaurante, Jean-Rémy, o chef perdido de amor, e várias outras pessoas que abrem os olhos dela para novas possibilidades. Entre refeições, músicas e risos, Marianne descobre uma nova versão de si mesma — apaixonada, despreocupada e forte. Porém, de repente, seu passado chega para confrontá-la. E, quando isso acontece, ela precisa decidir entre voltar para sua vida antiga ou abandoná-la de vez em nome de um futuro promissor e empolgante. O maravilhoso bistrô francês é uma jornada dos sentidos, com refeições suculentas e paisagens estonteantes. Uma história recheada de poesia, beleza, sensibilidade, romance, erotismo e segundas chances, que nos mostra que não existe idade para recomeçar e ser feliz. Compre na Amazon. Compare preços. Resenha.

 SEMELHANÇAS: Tanto "A livraria mágica de Paris" quanto "O maravilhoso bistrô francês" encantam o leitor com a ambientação em belos cenários da França, além de serem protagonizados por personagens com mais de 40 anos e ressaltar a importância da amizade.

 DIFERENÇAS: "A livraria mágica de Paris" tem uma linguagem mais poética e fascina os apaixonados por livros com suas referências literárias, enquanto "O maravilhoso bistrô francês" traz um discurso forte sobre o papel da mulher na sociedade, um pouco da cultura bretã e personagens fáceis de encontrar na vida real.

 Para entender melhor, aperte o play e confira o vídeo:



 "- Livros não são como ovos. Só porque um livro tem alguns anos nas costas não significa que esteja podre. - Monsieur Perdu também elevou o tom de voz. - E o que há de errado em ser velho? Velhice não é doença. Todos envelhecemos, e os livros também." ("A livraria mágica de Paris", página 17)

 "Lágrimas de riso escorriam de seus olhos. Ela esperava de todo coração que as gerações de mulheres que viessem depois de si que fossem melhores. Mulheres educadas por mulheres que não igualavam renúncia e amor.
(...) Quem se diminui não é amado, é desprezado. Ninguém agradece quando uma pessoa renuncia pelo outro. Essa é a natureza cruel da raça humana." ("O maravilhoso bistrô francês", página 238)

 E se você ficou interessado em ganhar um exemplar do livro "O maravilhoso bistrô francês", saiba que ele é o prêmio do Top Comentarista de fevereiro aqui no blog. Para concorrer ao livro, basta comentar nos posts do Pétalas de Liberdade, mas é preciso preencher o formulário de inscrição clicando aqui. Participe!

 Veja também:

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Fica a minha recomendação para que leiam as obras da Nina George. Me contem: já leram ou querem ler algum dos dois livros?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

31 comentários

  1. Oiee
    Eu simplesmente necessito ler mais tramas adultas, condizem mais com minha faixa etária, hehe. Tenho A Livraria Mágica de Paris e está na fila para ser lido logo, tenho certeza de que depois disto vou querer o segundo livro para logo. Adoro tramas que retratam a redescoberta da vida e a vontade de viver!!!

    Ansiosa.

    Vanvan

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu adoro as capas destes livros. O ambiente francês é fascinante. Adorei as semelhanças e diferenças entre as obras.
    Já vou assistir o vídeo.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    A livraria mágica de Paris tem um enredo bem interessante e gostaria de acompanhar o protagonista em sua libertação do passado.
    E O maravilhoso bistrô francês é uma história de superação e deve ser bem interessante acompanhar esse processo.
    Franaça é tudo de bom, né?
    Bom ver que a autora amadureceu a escrita de um livro para o outro.
    Gostei das comparações e de saber o que tem de parecido e quais as diferenças.
    Gostaria de ler os dois.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu adorei a sua postagem. Estou curiosa com os dois livros desde os lançamentos de cada um e gostei bastante de ver as semelhanças e diferenças nos livros da autora.

    ResponderExcluir
  5. Os dois livros tem premissas que me agradam bastante e eu sou curiosa para conhecer a escrita da Nina. Quero muito ler. Boa sorte a todos os comentaristas.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Maria fiquei ainda mais com vontade de conhecer os livros,são bem diferentes dos livros que costumo ler então creio que vou gostar já ouço flar mto bem dois dois...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari.
    Achei bem legal esse post comparando os dois livros.
    Gostei das semelhanças, por se passar em um cenário diferente e com protagonistas mais velhos. Não sei se já li algo com personagens com mais de 40 anos.
    Estou mais interessada em ler O maravilhoso bistrô francês, por causa da sua premissa de superação. Mas O livro da livraria mágica de Paris também tem uma sinopse interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. O Maravilhoso Bistrô francês entrou para minha lista de desejados. Justamente por conta dos assuntos abordados na trama, como vc apontou. Não conhecia a autora, nunca li nada. =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Os dois livros parecem interessantes e eu acho que leria os dois. Ainda não conheço a autora mas acho que seus livros devem ser muito bons pelo que vejo outras pessoas contando.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oiieee

    Por enquanto não sei se leria nenhum dos dois livros. Amo livros ambientados em Paris, mas ando tão saturada de certos gêneros que estou naquela fase de ressaca onde tudo parece que me cansa sabe? Tenho mais vontade de conferir primeiro O Maravilhoso Bistro francês, vamos ver se futuramente consigo dar uma oportunidade à essa história

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Não conhecia nenhum dos livros, mas achei interessantes as premissas, porém bem dramáticas. Mas gostei do fato de se passar na França, adoro livros que nos levam a culturas diferentes. Estou concorrendo vamos ver se tenho sorte.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria!
    Quero mto ler "O maravilhoso bistrô Francês" por ter uma personagem na terceira idade, algo que nunca vi em romances, e claro que por se passar na França, acho um lugar incrível e quero conhecer a ambientação da história. Mesmo "A livraria mágica de Paris" tendo as mesmas características, não sou fã de leituras poéticas! Acredito que as duas histórias devem ser incríveis por conta da escrita da autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. O Maravilhoso bistrô eu "conheci" na mão de uma leitora que estava na fila da livraria, foi muito engraçado pois fiquei me esticando para ver certo o tilulo pois a capa tinha me chamado atenção e qual não foi minha surpresa quando vasculhado o blog vi que tinha a resenha deste mesmo livro. Adorei ne? Bom eu gostei muito dessa historia e delicada mas tambem cheia de recomeços, como tu mesma falou é a realidade de muitas mulheres, infelizmente. A Livraria tambem quem uma historia interessante e ironica, pois justamente o que tenta transmitir conforto aos outros não consegue fazer isso a si, ambas historias parecem ser de superação e cada uma com seu encanto. Creio ser uma leitura enriquecedora.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari! Já conhecia A Livraria e foi um livro que eu achei encantador de verdade! Gostei demais da ambientação, de como a autora nos apresenta uma paris diferente, bela e delicada, e um personagem que eu gostei demais. Já O Maravilhoso Bistrô, eu conheci por causa da autora, por ser uma outra obra dela, mas não tive a oportunidade de ler. Gostei muito dela ter pegado esses protagonistas mais velhos e dado a eles uma aventura, uma mudança de vida, mesmo com essa idade já maior do que sempre vemos nos protagonistas mais jovens.
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?

    Gostei muito dessa comparação. Eu não li nenhuma das duas obras, mas foi bom saber em que se assemelham e no que se diferem. Já amei por se passar na França, por isso estou ansiosa para ver essa ambientação. É legal, também, que os personagens tenham mais de 40 anos, já que normalmente nos deparamos com livros com protagonistas abaixo dos trinta. Então, é um diferencial mostrar a vida dessas pessoas nessa idade. Além disso, os dois tem diferenças, mas são as que eu gosto muito: linguagem poética, referências literárias e sobre o papel da mulher na sociedade. Já estou ansiosa para ler! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Não li nenhum dos dois, e confesso que as diferenças de gênero me interessaram, sem falar que a ambientação em Paris é um bom chamariz...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Oiee tudo bem?
    Adorei a proposta da postagem, não conhecia os livros, mas fiquei bem curiosa agora depois de ler suas pequenas reflexões sobre cada um deles.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  18. Interessante o A livraria mágica de Paris, gostei da capa, vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adoro as comparações, só de ter ambientação na França já deixa aquela vontade de ler e se apaixonar pelo cenário europeu.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Oi Maria!

    Tudo bem? Achei o post comparando os livros bem interessante, mas acredita que não tenho vontade de ler nenhuma das duas obras? Esse tipo de enredo simplesmente não chama a minha atenção.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Eu adorei a premissa em me identifiquei muito com a história de O maravilhoso Bistrô francês e não preciso nem dizer o quanto eu quero ganhar ele no top comentarista né kkk mas enfim eu adorei a premissa desse livro e como eu já disse me identifiquei muito e eu achei que o livro fosse ser um romancezinho qualquer mas me surpreendi com essa história deliciosa encantadora

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Sou louca pra conhecer os livros da Nina, mas são um tanto caros! Espero ganhar seu top comentarista, mesmo não tendo um pingo de sorte haahahhaah

    ResponderExcluir
  23. Oi! EU li a livraria mágica de paris e gostei, embora admito que esperava um pouco mais. É uma obra interessante, instigante e por vezes cansativa. Estou com o novo livro aqui na listinha para ler em breve.

    ResponderExcluir
  24. Ola
    Já tinha adicionado um livro após ler a sua resenha, mas não será nada demais adicionar ambos kkkkk.
    Vou deixar a leitura para mais pra frente, após ler uns livros de fantasia e suspense que já separei.
    Bjus

    ResponderExcluir
  25. Olá! É a primeira vez que leio a respeito desses dois livros, e curti bastante seu post apontando as diferenças e semelhanças entre si. As histórias de ambos parecem bem legais e distintas, apesar das semelhanças. Vou pensar a respeito (acho que ia preferir a história do bistrô) rs.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Eu já tinha visto as capas dos dois livros, mas nunca parei para reparar na semelhança da arte da capa e do nome, menos ainda que foram escritos pela mesma autora.
    Eu gostei bastante do seu post, achei bem inovador você apontar as diferenças e as semelhanças entre os livros.

    Beijos!
    http://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Maria, tudo bem?
    Eu babo na capa desses livros e adorei ler seu post com semelhanças e diferenças entre as obras. Eu acho que vou gostar mais de O maravilhoso bistrô francês, pois prefiro obras com essa pegada mais importância da mulher.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  28. Oiee ^^
    Já tinha lido resenhas desses dois livros antes, e ando querendo ler ambos já tem um bom tempo. Mas sabe que eu não tinha juntado as peças e percebido que eram da mesma autora? kkkkk'
    Pelo o que você disse a respeito das obras, acho que o livro que mais vai me conquistar é "O maravilhoso bistrô francês".
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  29. Olá,
    Não conhecia os livros, mas de cara eu já não os leria porque costumo escolher minhas leituras pela capa e ambas não me agradaram muito... fazer o que rsrs
    Mas vendo as comparações fiquei um tanto intrigada pelo fato de serem personagens mais maduros e também porque gosto de obras que valorizem a amizade, o companheirismo...
    Os quotes me impactaram um pouco também, então estou anotando as dicas para tentar fazer a leitura no futuro.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  30. Você pode me indicar livros tão encantadores como estes?
    Li ambos e estou realmente apaixonada pela escritora.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo