Resenha: livro "Amigos para a vida", Andrew Norriss

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Amigos para a vida", escrito pelo Andrew Norriss e publicado em 2018 pela Editora Valentina. Preparem-se para uma montanha de citações.

Resenha, livro, Amigos-para-a-vida, Andrew-Norriss, Editora-Valentina, capa, foto, blog-literario, blog-petalas-de-liberdade, opiniao, critica, trecho, citacoes, quote, bullying, fantasma, infantojuvenil

 "Aquilo era algo sobre o que ele costumava falar nas cartas que escrevia na casa da Tia Jo para as pessoas que mandavam e-mails para a página dela – a velocidade com que a vida podia mudar. Como ela podia parecer completamente impossível num momento, e cheia de esperança e de possibilidades em outro."

 A história é narrada em terceira pessoa e nos apresenta Francis, um adolescente (se não me engano, ele tem doze anos) que sofre bullying na escola por gostar de costurar e de fazer vestidos.


 Francis costuma ficar sozinho no recreio, até que, certo dia, uma garota o surpreende ao se sentar no mesmo banco que ele, mas será a garota quem ficará chocada ao perceber que ele pode vê-la e ouvi-la, pois faz quase um ano que ela morreu e estava vagando por aí, sem que ninguém lhe notasse. O nome da garota é Jessica, e Francis acabará se tornando amigo dela.

 "– Bem, esse não é o tipo de passatempo que faz de você o herói da turma.
 – Rááá! – Andi soltou uma gargalhada esquisita. – Tenho um tio que trabalha na indústria da moda. A casa dele é toda assim, e ele ganha uma fortuna! – Colocando a boneca de volta na estante, continuou: – Isso não é diferente. Se quer ser diferente, tente ser uma menina que parece tanto com um menino que a professora manda você para o vestiário errado."

 A mãe de Francis e a mãe de Andi resolverão tentar fazer os filhos ficarem amigos. Andi é uma menina que tem problemas na escola por não ter traços considerados tão femininos quanto as outras garotas, mas, ao invés de ficar quieta como Francis, Andi parte para cima de quem lhe provoca e acaba sempre se metendo em confusão. E, por incrível que pareça, ela também consegue ver Jéssica.

"Como será que Francis tinha conseguido aquilo, perguntou-se. Como tinha feito com que ela mudasse de ideia? Indo mais direto ao ponto, como tinha conseguido transformar sua filha, de intransigente e profundamente ressentida, na menina alegre e radiante que subia a escada rumo ao quarto, e tudo no espaço de um dia e meio? Era um milagre." (o nome desse milagre é amizade)

 "Andi e Francis estavam felizes, ainda que ambos tivessem dificuldade para explicar por quê. Não era como se estivessem fazendo algo de mais. Praticamente só estavam passando um tempo juntos. Iam à escola, voltavam para casa, faziam o dever, Andi se exercitava, Francis cortava moldes, desenhava… Mas eles tinham Jessica e, como disse Andi, quase tudo era divertido quando se tinha um fantasma como companhia."

 "A diferença que isso teve na vida escolar de Francis foi extraordinária. Ele ainda não aprovava o que Andi fizera, mas poder passar o dia sem temer o momento em que Quentin pudesse aparecer e o que diria era como se tivessem lhe tirado um peso enorme dos ombros. Tivera que se preparar mentalmente para isso por tanto tempo, que quase esquecera quanto era bom não ter que se preocupar com o que as pessoas poderiam dizer. Porque agora ninguém dizia nada. Não ousavam."

 Enquanto Francis e Andi estão maravilhados com o fato de poderem ver uma menina fantasma, a mãe de Roland acha que Francis pode ajudar seu filho tanto quanto ajudou Andi, e acaba lhe pedindo para que vá conversar com o garoto. Roland está obeso e mal sai do quarto, mas, adivinhem? Ele também consegue ver Jéssica!

 "– E você acredita que um dia alguém vai aparecer e te dizer o que fazer? – perguntou Francis.
 – Quem sabe? – Jessica deu de ombros. – Só tenho a sensação de que, se algo acontecer, vai ser lá. Naquele quarto.
 – E você tem voltado lá toda noite… por um ano?
 – Sim.
 Francis deu um assovio solidário.
 – Um ano é muito.
 – Eu sei."

 Por qual motivo ela só pode ser vista pelos três? E por que estava no mundo dos vivos? Isso, só lendo para que vocês descubram. O que eu já adianto, é que a amizade que surgirá entre os quatro será transformadora!

 "– A única coisa que consigo pensar é que devemos ajudá-la de alguma forma – disse Roland. – Como eu acabei de falar, ela não deveria estar aqui, então talvez seja nossa missão ajudá-la a chegar aonde quer que deva estar."


Resenha, livro, Amigos-para-a-vida, Andrew-Norriss, Editora-Valentina, blog-literario-petalas-de-liberdade, ebook, kindle-unlimited

 A ideia de uma amizade entre um garoto que sonhava em ser estilista e uma menina fantasma me chamava a atenção, além do fato de ser um livro finalista de prêmios e sempre muito elogiado, por isso resolvi pegar "Amigos para a vida" no Kindle Unlimited. O livro foi uma leitura rápida não só por ter cerca de 200 páginas, mas também pela escrita fluida do autor.

 Gostei muito da forma como o poder transformador da amizade foi mostrado na trama, como a história retrata o quão valioso é encontrar alguém que te ouça e que te entenda, mesmo que esse alguém seja muito diferente de você em aparência e gostos.

 Além do bullying, um dos principais assuntos do livro é o suicídio, tema abordado de forma muito verdadeira e emocionante, mas com a leveza e o cuidado de que necessita um livro infanto-juvenil.

"Mas, àquela altura, é claro, ela já estava no Fundo do Poço, e quando a gente está no Fundo do Poço, a gentileza das pessoas não significa coisa alguma. Nada mais significava."

 "– E, depois que a ideia entra na sua cabeça – disse Roland –, ela não vai mais embora. Você se pega voltando a ela a todo momento.
 Jessica olhou para ele.
 – Foi a sua amiga que te disse tudo isso?
 Roland balançou a cabeça.
 – Não preciso que ninguém me conte essas coisas – respondeu.
 Jessica não levou mais que um instante para entender o que ele quis dizer.
 – Você? – Ela o fitou. – Sério?
 Roland bufou de leve.
 – Tem ideia de como é se sentir assim? – E gesticulou em direção à massa bojuda do seu corpo. – Ver como todos olham pra você aonde quer que vá, encarando, rindo, chamando-o por apelidos quando acham que você não está ouvindo, chamando-o por apelidos quando sabem que você está ouvindo… Havia uma amargura na voz à medida que falava. – Você olha ao redor, e todos parecem conseguir se levantar pela manhã e sorrir, dar gargalhadas e se divertir… e então você pensa, por que eu não? Por que eu não posso ser uma pessoa comum? Por que eu tenho que ser diferente de todo mundo?"

 Gostei da narrativa do autor, dos personagens que ele criou, das atitudes que as mães de Francis, Andi e Roland tiveram de tentar ajudar os filhos, de como a história mostra que a união dos personagens, cada um com características diferentes, foi capaz de inspirá-los para parar com o ciclo do bullying na escola.

 Não sei se vocês já repararam como algumas coisas pelas quais crianças são criticadas na infância podem se tornar uma profissão de sucesso no futuro? Temos o exemplo de Francis, discriminado por seu interesse por moda, área que os colegas não consideram "adequada" para um menino, enquanto o tio de Andi trabalha com moda e é bem sucedido com isso. Como seria bom se não tentássemos restringir os talentos e interesses das crianças com rótulos de "coisa de menina" e "coisa de menino", não é mesmo?

 "– O que cê tá fazendo? – perguntou o garoto.
 – Costurando – respondeu Francis.
 O garoto olhou para ele de cima a baixo.
 – Isso é coisa de menina – disse ele.
 – Veja que interessante – começou Francis. – A ideia de que costurar é coisa de menina é relativamente nova. Meu trisavô era da Marinha, e, na época dele, os homens nunca deixavam esse tipo de coisa para as mulheres. Achavam que elas não eram hábeis o suficiente."

 Para mim, o início da cena abaixo foi bem dolorosa de se ler, mas vou colocá-la aqui pelo fato de seu desenrolar mostrar, entre outras coisas, como é importante defender nossos amigos:
 "– Cara, você é enorme – disse ele. – Quero dizer, até temos gente gorda por aqui, mas você é… imenso!
 – Vai embora – pediu Jessica. – Vamos lá, Roland… vai embora!
 Mas Roland não foi embora. Ficou ali parado, encarando o chão. O menino então esticou o braço e levantou o casaco dele.
 – Olha só isso! – exclamou. – Tem um monte de banha transbordando por cima da calça!
 Jessica abriu a boca para dizer algo, depois mudou de ideia e desapareceu. No instante seguinte, estava em pé ao lado de Francis, no banco do pátio.
 – Cadê a Andi? – perguntou, aflita.
 – Foi ao banheiro, eu acho. – Francis ergueu o olhar. – Por quê?
 – É Roland. Dermot está tirando sarro dele. Bem ali. Ela apontou para o outro lado do pátio, onde Dermot estava literalmente cutucando a barriga de Roland de maneira debochada.
 – Parece um pouco um balão de água, não parece? – zoava ele. – Quero dizer, dá pra levantar isso aqui tudo, ó, e depois…
 – Para com isso! – Francis estava atravessando o pátio correndo na direção dele, gritando a plenos pulmões. – Deixa ele em paz!
 Dermot olhou ao redor, surpreso.
 – O que você acha que está fazendo? – Francis arfava depois de correr para chegar perto de Roland. – Deixa ele em paz!
 – Não estou fazendo nada! – Dermot soltou o casaco de Roland. – Estou só olhando.
 – Isso é bullying! – afirmou Francis. – E você não tem o direito de…
 – Por que não vai cuidar da sua vida? – interrompeu Dermot. – Isso não é problema seu.
 – Isso é problema meu – disse Francis, zangado. – Ele é meu amigo, e, mesmo que não fosse, ainda seria da minha conta.
 Naquele momento, o Sr. Anderson, um dos professores de Educação Física, apareceu. – O que está havendo aqui? – perguntou. – Dermot está rindo de Roland por ele ser gordo – contou Francis.
– Não, por favor! De verdade! – insistiu Roland. – Eu prefiro que você não faça nada. Não teve importância. É sério… não teve importância alguma. E foi só quando disse aquelas palavras que ele percebeu que era verdade. Não tinha importância! Alguém o abordara e dissera que ele era gordo e… simplesmente não tinha importância. Alguns meses antes, um incidente daquele o faria ir chorar no banheiro até chegar a hora de voltar para casa, mas agora… agora tudo o que podia pensar era por que diabos não falara para Dermot cair fora, ou por que simplesmente não lhe dera as costas. A coisa que ele mais temia que acontecesse, de fato aconteceu, mas, por algum motivo, não foi nada demais. Talvez fosse por haver amigos ao seu redor que diziam que não era nada demais, talvez fosse isso a fazer a diferença. Ou talvez tenha sido a simples percepção de que alguém lhe dizendo que era gordo não tinha toda essa importância. Já não significava nada. E se a mesma coisa acontecesse no dia seguinte, tampouco teria importância.
 – Tem certeza de que está bem? – perguntou Francis.
 – Tenho – respondeu Roland. Ele respirou fundo e sorriu. – É sério, estou bem!" 

 A edição da Valentina tem uma capa que considero bem bonita, mesmo no e-book há detalhes bonitinhos no início dos capítulos, e não me lembro de ter encontrado erros de revisão.

 Enfim, fica a minha recomendação para que leiam "Amigos para a vida", um livro de leitura rápida e fluida, bem escrito, com personagens cativantes, divertido e emocionante ao mesmo tempo, misturando temas importantes como o bullying, o suicídio e o poder transformador da amizade, com um pouco de fantasia e suspense.

 Detalhes: 208 páginas, ISBN-13: 9788558890809, Skoob. Clique para comprar na Amazon (disponível em físico, e-book, e no Kindle Unlimited):


 "Mas o que mais impressionou Francis foi a quantidade de cartas que vinham de pessoas que não eram submetidas à fome, não vinham sendo surradas, tampouco viviam com dores crônicas, mas que, ainda assim, estavam desesperadamente infelizes. Vinham de adolescentes como Roland, que se achavam gordos demais, ou como Andi, que não se julgavam bonitos. Ou de pessoas como ele, que sabiam ser simplesmente… diferentes. Os motivos que elas ofereciam para tal sentimento eram tão numerosos quanto as cartas em si, mas aquilo era a única coisa comum a todas elas. Todas as pessoas que escreviam explicavam como se sentiam isoladas do mundo que as cercava. Sozinhas. E diferentes. Por que, pensou Francis, “ser diferente” tinha que ser tão doloroso? Por que era assim tão importante, quando, se refletíssemos bem, todo mundo era diferente de uma maneira ou de outra?"

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou o autor?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Olá, tudo bem? Uau, esse livro parece ser maravilhoso! O que me deixou mais curiosa para ler a obra é saber que, além de ser divertida e de leitura rápida, traz temas importantes, pois esse tipo de livro é o meu favorito. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem? Gosto muito dessa capa, acho fofa! Sua resenha está muito bem delineada e nos faz perceber todos os seus sentimentos durante a leitura! Ainda não li o livro!

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adorei a dica :D a capa é uma racinha, não conhecia o trabalho do autor a historia é bem interessante...

    ResponderExcluir
  4. Oie! Que lindinho o personagem que gosta de costurar. Amo meninos que saem fora do padrão e a ideia da menina fantasma é muito legal. Eu ainda não tinha visto este livro no catalogo da Valentina e agora ja fiquei bastante curiosa para ler.

    Silviane, blog Memento Mori • Participe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
  5. Nossa senhora, me deu vontade de chorar com o que você falou! A Valentina tem uns titulos super interesantes e um personagem que gosta de costurar eu nunca tinha visto, e ele é uma criança! adorei! Sem contar que eu amo muito mesmo narrativas em terceira pessoa, acho muito gostoso, adorei muito a resenha e os quotes acabaram comigo, preciso ler esse livro meu deus! hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente amei a dica de leitura. Esse com certeza é daqueles livros que deveriam ser lido por todos e até indicados para debates nas escolas. Muito boa a dica e já add no meu skoob. Parabéns pela leitura e ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que esse livro estava no KU! Agora, sem dúvidas, quero ler o mais rápido possível! Eu achei a premissa tão boa e sua resenha me cativou ainda mais. E sim, crianças criticadas na infância tem uma chance enorme de sucesso no futuro. Dica anotada!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite que está no Kindle Unlimited, não vai se arrepender de ler!

      Excluir
  8. Uau, que resenha incrível!!
    Fiquei bastante curiosa para ler a obra..
    Gosto muito de livros que falam sobre amizade e temas importantes, mas com o cuidado que é necessário - ainda mais sendo um livro para o público jovem-
    Deve ser uma história bastante emocionante, pois trata do bullying e o sentimento das vítimas que sofrem.
    Vou anotar sua dica, beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu li esse livro também e amei demais, ele tem muitas mensagens importantes. Adorei ver a sua resenha sobre ele e saber que você gostou tanto da leitura como eu

    ResponderExcluir
  10. Eu sou completamente apaixonada por tudo deste livro e recomendo muito a história, para todas as idades! Me emocionei em todas as partes e saber que você também curtiu, me deixa feliz!

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Gostei muito dos trechos que você destacou.
    Dá para perceber que a capa conversa bem com a história, principalmente porque tem costura no meio.
    Acho que é uma leitura importante para as crianças e adolescentes que infelizmente passar por situações de bullying na escola.

    ResponderExcluir
  12. São mesmo muitas citações!!!

    Deu para perceber o quanto que você gostou dessa obra e que ela foi ma história que te marcou; vi que esse livro se encontra disponível no Kindle Unlimented e fiquei muito tentada a dar uma chance a leitura. Pretendo ler assim que possível.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo