RESENHA: Leah Fora de Sintonia, de Becky Albertalli

Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro Leah Fora de Sintonia, da autora Becky Albertalli publicado pela Editora Intrínseca. Esta história me fisgou logo nas primeiras páginas de tão divertida, envolvente e carismática que é a trama. Por isso, venham conferir minha opinião completa sobre esta obra super animada. 

Título: Leah Fora de Sintonia
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 320
Gênero: Literatura Estrangeira / LGBT / Jovem Adulto / Ficção / GLS

SINOPSE

Sequência do sucesso Com Amor, Simon.Leah odeia demonstrações públicas de afeto. Odeia clichês adolescentes. Odeia quem odeia Harry Potter. Odeia o novo namorado da mãe. Odeia pessoas fofas e felizes. Ela odeia muitas coisas e não tem o menor problema em expor suas opiniões. Mas, ultimamente, ela tem se sentido estranha, como se algo em sua vida estivesse fora de sintonia. No último ano do colégio, em poucas semanas vai ter que se despedir dos amigos, da mãe, da banda em que toca bateria, de tudo que conhece. E, para completar, seus amigos não fazem ideia de que ela pode estar apaixonada por alguém que até então odiava, uma garota que não sai de sua cabeça.Nesta sequência do sucesso Com Amor, Simon, vamos mergulhar na vida e nas dúvidas da melhor amiga de Simon Spier. Em um livro só dela, mas com participações mais do que especiais dos personagens do primeiro livro, vamos acompanhar Leah em sua luta para se encontrar e saber com quem dividir suas verdades e seus sentimentos mais profundos.Em Leah fora de sintonia, Becky Albertalli mostra por que é uma das vozes mais importantes e necessárias de sua geração. Sem nunca soar didática, a escritora lança mão dos mesmos ingredientes que tornaram Com Amor, Simon um sucesso mundial: a leveza, o senso de humor, a representatividade e a certeza de que vale a pena contar histórias sobre jovens que podem até estar perdidos, mas estão determinados a encontrar seu caminho.

Minha primeira experiência com um livro de romance LGBTTQ+ foi através do título Simon Vs. a agenda Homo Sapiens (Com amor, Simon) da mesma autora que acabou superando todas minhas expectativas. Por essa razão, quando soube que a Editora Intrínseca iria publicar a continuação eu fiquei louca para adquirir esta obra, porém só tive a oportunidade recentemente. Mas, valeu a pena esperar, pois esta foi uma leitura bastante prazerosa. Vejam só: 

O livro conta a história da personagem Leah, mais um menos um ano após a finalização da trama de Simon Vs. a agenda Homo Sapiens (Com amor, Simon). Leah é bisexual, porém apenas sua mãe sabe disso, já que ela ainda não teve coragem de contar aos seus amigos. Os pais de Leah são separados, por essa razão ela mora apenas com a mãe que é super divertida e presente em sua vida cotidiana, ao contrário de seu pai que é totalmente ausente. Leah ultimamente não tem conseguido agir de forma funcional quando está perto de Abby, pois ela a desestabiliza com sua beleza e carisma. E apesar delas já terem sido amigas e depois terem se afastado, sem algum motivo aparente, agora elas possuem algo em comum que vai fazer com que se aproximem novamente. Ambas vão para a mesma faculdade e isso faz com que seu coração fiquei balançado por Abby outra vez. Especialmente após realizarem uma viagem de visita ao campus. A partir disso, vamos acompanhar esta personagem conjuntamente com seus amigos tendo de lidar com conflitos típicos de adolescentes. O último ano do ensino médio, a escolha da faculdade, relacionamentos amorosos e o baile. Mas, será que Leah conseguirá assumir sua sexualidade e sua atração física por Abby?
“Se tem uma coisa que odeio, são pedidos de desculpa. Não gosto de recebê-los. E menos ainda de fazê-los. Mas acho que é inevitável.” (pag.74)


Preciso afirmar que o ponto central dessa trama não é o romance em si entre Leah e Abby, muito pelo contrário, existem muitos outros pontos em volta desse fato. Dessa forma, vamos acompanhar de forma divertida, leve e conflituosa a relação da Leah com seus amigos. Leah é uma personagem muito insegura em relação a seus amigos quanto a relacionamentos amorosos. Isso tudo porque ela tem uma baixa autoestima que faz com que se auto deprecie a todo momento e tenha receio de assumir sua sexualidade e de expor aquilo que gosta.
“É estranho, porque na teoria sei que despedidas são normais e fazem parte da vida, mas não é tão fácil assim lidar com elas na vida real. E isso complica bastante as coisas. Não sei como dar adeus a pessoas que estão paradas bem na minha frente.” (pag.96)


Esta resenha não possui nenhum spoiler do livro anterior, no entanto é necessário ler o livro Simon Vs. a agenda Homo Sapiens (Com amor, Simon) antes deste. Nem preciso dizer o quanto fiquei completamente apaixonada por esta história, no final da leitura fiquei desejando saber mais sobre Leah e seus amigos, como eles lidaram com a despedida e com a faculdade. A escrita da autora é muito leve e com bastante diálogos, fazendo com que as história se decorra sem nos dar conta. Esta história é narrada em primeira pessoa pela perspectiva da Leah. 
“Bêbados são basicamente zumbis. Depois de infectados querem arrastar você com eles. Até meus amigos são assim, e olha que teoricamente somos nerds. Que saco.” (pag.280)


Estou torcendo muito para que haja uma adaptação para o cinema deste livro também, pois a história é doce, divertida e carismática apesar das inseguranças da personagem principal e de seus pensamentos negativos. Para quem gosta desse tipo de romance, super recomendo a leitura, pois tenho certeza de que não vão se decepcionar. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda. 


Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

6 comentários

  1. Oi, Lana!
    Simon não foi uma boa experiência pra mim, então nem sei se vou ler esse. Não curti muito a Leah no livro anterior, infelizmente
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Confesso que ouvi falar tanto de "Com Amor, Simon" que enjoei do livro antes de ler.rsrs Sério, isso costuma acontecer quando o livro é mencionado o tempo inteiro e parece que há uma overdose da história. Aí fico cansada do livro. Terei que esperar uma boa quantidade de meses para ler "Com Amor, Simon" e, consequentemente, não poderei ler este livro já que é necessário ler o anterior. Fiquei muitíssimo mais interessada em "Leah Fora de Sintonia", em saber como ela irá lidar com sua insegurança, com sua baixa autoestima e as mudanças que começam a ocorrer em sua vida. Acredito que irei gostar muito dessa história e da protagonista e seus amigos.

    ResponderExcluir
  3. Ah, tô aqui apaixonada com essas suas fotos!
    Embora eu conheça e muito as capas, a fama, a história e a autora, eu nunca li nada dela. Sei que pode ser uma leitura para me aliviar das leituras tão pesadas que curto.
    Vou ver se consigo encaixar algum dela pra conhecer melhor.
    Obrigada por essa dica tão especial.
    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lana! Nossa, li Com amor, Simon, mas acabou que não achei que o livro da Leah teria tanta graça quanto ele, mas adorei saber que é aquele tipo de leitura delicinha que gostamos!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Li apenas um livro da autora até agora e amei muito. Lendo a sua resenha desse aqui, acho que vou gostar também. Curioso essa coisa da gente desejar uma adaptação cinematográfica para um livro que gostamos né?
    Beojos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro dessa autora, mas já tive muita curiosidade. Confesso que, no momento, não tenho planos de ler porque não ando com muita paciência para livros YA. Porém, quem sabe futuramente né?
    Mas adorei conhecer sua opinião e fico feliz que tenha gostado tanto da leitura. Quem sabe tem a adaptação né? Já que teve o filme de Simon vs a Agenda Homo Sapiens, acho que é bem possível ter desse também.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo