Resenha: livro "Beleza Perdida", Amy Harmon

 Olá, pessoal, como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Beleza Perdida", escrito pela Amy Harmon e publicado no Brasil pela Verus Editora em 2015.

 "Talvez os milagres que vemos sejam apenas a ponta do iceberg."

 Fern Taylor era prima de Bailey, o filho do treinador Sheen. Ela não acompanhava o primo aos treinos de luta livre apenas para ajudá-lo com sua cadeira de rodas. Fern ia para ver Ambrose Young, o mais talentoso da equipe e o garoto de quem ela gostava. Mas Ambrose era lindo, o garoto popular da escola, enquanto Fern chegava a ser considerada feia em comparação com as outras garotas, ela achava que ele nunca olharia para ela.

 Depois da escola, todos pensavam que Ambrose iria para a faculdade e se tornaria um atleta famoso, porém, depois dos atentados terroristas às Torres Gêmeas em 2001, Ambrose tinha outros planos, planos que marcariam para sempre a pequena cidade de Hannah Lake na Pensilvânia.

 "A morte se tornou muito real e, na classe do último ano na Escola de Hannah Lake, havia ressentimento misturado com o medo. Era o último ano! Era para ser a melhor fase da vida. Eles não queriam ter medo."

 "Senti como se a cidade inteira dependesse de mim e, se eu pisasse na bola ou não me desse bem na Universidade da Pensilvânia, eu deixaria todo mundo decepcionado. Gostei da ideia de ser um tipo diferente de herói."

 Cerca de três anos depois, Ambrose estava de volta à cidade, mas as situações estavam mudadas: ele não poderia mais ser considerado bonito, já Fern havia ficado linda com o passar dos anos. Mas "Beleza Perdida" é muito mais que um romance onde o patinho feio se revela um belo cisne. O livro fala sobre temas que vão bem além da aparência.

 "Beleza Perdida" estava nos meus desejados fazia tempo, por ser um romance que eu sempre via sendo elogiado, além do fato de eu gostar de histórias que tenham um toque de "A Bela e a Fera", então, aproveitei que o e-book estava disponível no Kindle Unlimited para ler.

 Assim que comecei a leitura, já percebi o quanto a escrita da Amy Harmon era agradável, ela consegue escrever de uma maneira fluida e envolvente, enquanto vai nos mostrando a vida dos personagens desde a infância até a idade adulta.

 "Bailey e Fern estavam se divertindo para valer, rindo e ouvindo atentamente. Ambrose ficava maravilhado com a inocência deles e como apreciavam as menores coisas."

 Falando dos personagens, não são apenas Fern e Ambrose que tem destaque, vários outros tem tramas paralelas que se interligam à principal. Bailey foi um dos meus personagens favoritos; ele precisava da cadeira de rodas por causa da distrofia muscular de Duchenne; seu senso de humor, a forma como lidava com sua doença e com suas limitações, e sua relação de amizade com Fern foram algumas das coisas que mais gostei na história, e confesso que desejei muito que o desfecho dele fosse diferente. Temos ainda os dilemas de Rita, melhor amiga de Fern, embora elas fossem totalmente diferentes na aparência, e Elliott Young, pai adotivo de Ambrose, outro personagem interessante.

 "- (...) É uma ironia, não é? A Fern não achava que era boa o suficiente pra você naquela época, e você não acha que é bom o suficiente pra ela agora. E os dois estão errados... e é tão idiota! Idioootaaa! - Bailey arrastou a palavra com desgosto."

 "Você age como se beleza fosse a única coisa que faz as pessoas serem dignas de amor"

 Confesso também que me irritei um pouquinho com o fato de Fern e Ambrose, em diferentes momentos, não se sentirem bonitos o suficiente um para o outro, mas foi só um pouquinho mesmo e não tirou a graça da história (apesar de ter contribuído para eu dar 4 ao invés de 5 estrelas em minha avaliação). Por ser um romance com personagens mais jovens, é compreensível essa preocupação com a aparência.

 A Fern é filha de um pastor, e há algumas reflexões religiosas na história, mas creio que não incomodaria os leitores que não são cristãos. Ah, a Fern também é apaixonada por romances ao estilo romances de banca, e inclusive escreve seus próprios livros, é bem legal acompanhar uma personagem apaixonada pela leitura.

 "- (...)Você lê romances de sacanagem e cita a Bíblia. Não tenho certeza se consigo entender qual é a sua.
 - A Bíblia me conforta, e os romances me dão esperança.
 - Ah, é? Esperança de quê?
 - Esperança de fazer mais do que citar a Bíblia com Ambrose Young num futuro muito próximo. - Fern corou furiosamente e olhou para as mãos."

 "Beleza Perdida" foi uma história de que gostei muito. Acho que a autora acertou em tudo: sua escrita é envolvente; o enredo nos mantém presos para descobrir tudo sobre os personagens, que são bem construídos e têm dramas reais e marcantes; é possível sentir o clima de cidade pequena e se apaixonar pela luta livre. É um livro que recomendo, especialmente para quem procura um romance intenso (sem hot), que fala sobre superação e amizade, nos diverte e também emociona.

 Eu gosto da capa, da imagem, das fontes e cores. O e-book tem boa revisão e diagramação com detalhes nos títulos dos capítulos.

 "- Ele tem idade suficiente para saber o que é certo. Idade não é desculpa. Garotos de dezoito anos já são considerados com idade suficiente para lutar pelo país. Lutar e morrer pelo país. Um merdinha de vinte e cinco anos como o Becker não pode se esconder atrás dessa desculpa."

 "- (...) Por que coisas terríveis acontecem com pessoas tão boas? - perguntou Ambrose.
 - Porque coisas terríveis acontecem com todo mundo, Brosey. Ficamos tão voltados para os nossos próprios problemas que não vemos toda a merda em que as pessoas estão chafurdando."

 Detalhes: 485 páginas (no e-book, o físico tem 336), ISBN-13: 9788576863748, Skoob, tradução: Monique D'Orazio. Se você gostou de livros como "Dias de Despedida", "Em Pedaços" e "Querido John", pode gostar de "Beleza Perdida" também. Clique para comprar ou pegar no Kindle Unlimited na Amazon:


 Me contem: já leram ou querem ler esse livro?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

Um comentário

  1. Ahh, como amo esse livro. Li ele logo que foi lançado então ainda não tinha toda essa fama e comentários sobre (o que foi ótimo já que sou viciada em achar spoiler e foi bom ter a surpresa dessa leitura). Me apaixonei pela história, pelos personagens e pela escrita da Amy. Super concordo com todos os pontos que colocou na resenha.
    Quando tiver oportunidade, leia outros dela, são tão sensacionais quanto.

    Beijo!!
    https://www.amorpelaspaginas.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo