Resenha: livro Uma aventura no tempo, Christiane de Murville

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Uma aventura no tempo, o primeiro da trilogia A Caverna Cristalina, escrita pela Christiane de Murville e publicada em 2015 pela Chiado Editora.

Resenha, livro, Uma aventura no tempo, Christiane de Murville, trilogia, A Caverna Cristalina

 "Aparentemente, o presente estava constantemente sendo escrito, afetando e modificando todas as experiências passadas e futuras, que, no fundo, aconteciam simultaneamente, em um eterno presente." (página 67)

 Narrado em terceira pessoa, o livro conta a história de um grupo de pesquisadores, formado por amigos, estudantes e professores de uma universidade, que pesquisava sobre viagens no tempo. Aproveitando um feriado prolongado, o grupo com mais de 10 pessoas, deixou a agitação de São Paulo e foi para Igatu, um pequeno povoado na Chapada Diamantina (Bahia).

 Parte do grupo já havia estado no vilarejo em outra ocasião, mas não tinham conseguido entrar na caverna conhecida como Morada do Altíssimo. Eles acreditavam que a caverna, por sua grande concentração de cristais, poderia ser um local favorável para a abertura de um portal para outras realidades. O fato de algumas pessoas já terem desaparecido quando estavam naquela região, intrigava as autoridades locais e era um indício de que algo de diferente acontecia naquela caverna.

 Certa noite, o grupo foi para a Morada do Altíssimo e montou todos os equipamentos para estudar o local. Em determinado momento, eles presenciaram um fenômeno diferente, desse momento em diante, apenas metade do grupo continuou na caverna. A outra metade desapareceu! 

 "A câmara cristalina vibrava de forma tão intensa, que os limites entre cada um do grupo ali reunido, o ambiente, a rocha e a água do poço pareciam desfazer-se gradualmente. Marion podia sentir seus amigos ao seu lado vivendo essa mesma experiência, pois tudo havia se transformado em um só conjunto vibrando em uníssono. Tudo era apenas vibração, até que, finalmente, a sensação de corpo desmanchou-se por completo e a noção de tempo pareceu se esvanecer." (página 66)

 A partir daí, a história fica mais interessante. Acompanhamos as tentativas dos que ficaram para resgatar o restante do grupo. Mesmo que a tarefa seja difícil, é inconcebível para um pai deixar a esposa e a filha perdidas no tempo. E como será que os desaparecidos estão vivendo no passado? Como eles podem facilitar sua volta? O grupo, liderado pelo professor Samuel, vai precisar colher todas informações possíveis sobre os desaparecimentos anteriores,  entender o funcionamento de uma bússola esquisita ganhada de um índio, trazer um guarda local para o lado deles e se esquivar da imprensa e de um professor e do reitor da faculdade.

 Uma aventura no tempo tem uma trama bem interessante, com um estilo de narração que fez com que eu me sentisse dentro da história. Era como se eu estivesse na pequena Igatu, tanto na do presente, com um grupo de pesquisadores tenso em busca de respostas, quanto no passado, época em que o vilarejo vivia uma fase de luxo e ganância, sustentado pelos recursos minerais extraídos das minas, recebendo a visita de pessoas que se vestiam de forma muito estranha e se pareciam mais com ETs.

 A autora conseguiu dar destaque a cada personagem, de forma que cada um tem o seu momento, a sua importância na trama. O que só me faz ficar ainda mais animada para saber o que acontecerá nos dois próximos volumes (todos já publicados pela editora), além de que quero continuar em Igatu e descobrir mais sobre sua história.

Resenha, livro, Uma aventura no tempo, Christiane de Murville, trilogia, A Caverna Cristalina, Chiado Editora
Resenha, livro, Uma aventura no tempo, Christiane de Murville, trilogia, A Caverna Cristalina
Resenha, livro, Uma aventura no tempo, Christiane de Murville, trilogia, A Caverna Cristalina
Resenha, livro, Uma aventura no tempo, Christiane de Murville, trilogia, A Caverna Cristalina
Resenha, livro, Uma aventura no tempo, Christiane de Murville, trilogia, A Caverna Cristalina

 Eu gostei da capa, simples, mas tem a ver com a trama. A diagramação segue o padrão dos outros livros da Chiado: margens, espaçamento e fonte de bom tamanho. Há algumas ilustrações ao longo dos capítulos, que são curtos, o que torna a leitura mais rápida. As páginas são amareladas e tem uma textura porosa. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Meu exemplar veio autografado e com dedicatória.

 Talvez vocês já tenham lido algum livro que falasse sobre viagens no tempo, mas o que achei interessante em Uma aventura no tempo é a ideia de que o passado, o presente e o futuro estariam acontecendo ao mesmo tempo, em realidades paralelas, um modificando o outro.

 Detalhes: ISBN-13: 9789895132898, 415 páginas, Skoobpágina no Facebook. Onde comprar online: site da editora, Culturaaudiolivro.

 Uma curiosidade: pesquisando na internet, descobri que Igatu realmente existe, mas não vi nada sobre  cavernas de cristais, melhor assim, eu é que não queria me arriscar a ir pro passado sem tem um professor Samuel por perto para me trazer de volta

 Por hoje é só; espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem aí já conhecia o livro?

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

20 comentários

  1. Olá, Maria,
    Agradeço muitíssimo a resenha bem elaborada e completa que publicou do "A Caverna Cristalina - Uma aventura no tempo". E estou especialmente contente ao perceber que você aproveitou a aventura em Igatu e se sente estimulada a continuar acompanhando essas viagens no tempo. Sobre Igatu, é mesmo um vilarejo na Chapada Diamantina, e tudo que conto da história dessa vila de pedra foi inspirado em fatos reais. Na época áurea da exploração do ouro e dos diamantes na região, Xique-Xique de Igatu era uma cidade de quase 10000 habitantes, com cassino e vilas de escravos na periferia, conforme descrevo. Mais adiante, as coisas foram ficando mais difíceis por conta do declínio da exploração de diamantes na região, do afluxo no mercado de diamantes vindos da África, da abolição da escravatura, fazendo surgir outra organização social com garimpeiros e senhores de terra. No segundo volume, além de seguir com as aventuras do grupo do professor Samuel, você poderá continuar a acompanhar a história de Igatu, e então também saber um pouco mais sobre o que ocorreu ali quando veio mesmo a decadência da economia local, até então baseada no comercio do ouro e dos diamantes. Hoje, Igatu é um povoado de uns 500 habitantes, conhecido pelas belezas naturais da região. A festa popular e alguns pontos turísticos que menciono existem de verdade!
    Espero que continue aproveitando a leitura dos próximos dois volumes da trilogia.
    Beijo grande, obrigada pela sua publicação e ficamos em contato!
    Christiane de Murville

    ResponderExcluir
  2. Oiiê,
    quando o assunto é livros da Chiado eu fico bem desligado, são poucos os livros do catalogo nacional que me interessa, esse dai é o primeira vez que vejo comentários adorie essa capa,
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas parece bem interessante. Irei pesquisar sobrenele.
    Obrigada pela dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do enredo do livro, diferente do que eu estou acostumada a ler. Não conhecia essa autora, então acho que é uma ótima oportunidade pra conhecer mais da obra.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi. é um enredo legal, eu curti, a temática viagens no tempo é explorada, mas, em certos casos, sem muita criatividade, o que não acontece com esse livro. fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não sou muito fã desse lance de viagens no tempo, mas achei a premissa do livro bastante interessante, e sua resenha me despertou curiosidade para conhecer a história.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Gostei muito da sua resenha. Eu não conhecia a obra, mas adorei saber mais sobre ela. E sua opinião positiva foi muito convidativa! Eu acho que um pai realmente não conseguiria deixar a esposa e a filha perdidas no tempo… Isso me lembra um pouco de "Amor Além da Vida", quando o marido vai até o inferno para buscar a esposa. Enfim, saber que a autora soube desenvolver o enredo de um modo fluído e envolvente me faz desejar lê-lo!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. gostei bastante do enrredo, em saber que n existe muitos livros do gênero faz com que eu queira conhcer um pouquinho mas sobre a historia.

    ResponderExcluir
  9. oie como vai?
    amei essa temática e queria muito ver como a autora desenvolveu esse enredo mega bom.

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus! Que livro é esse? Já quero pra ontem.
    Assim que der já vou pedir pra Chiado. :p
    Mas antes já tenho um na frente, que me deu uma sorte e tanto que ganhei um direto do autor, por ter divulgado o livro dele que será lançado esse mês. :)

    Curti muito esse enredo.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  11. Olá, confesso que me assustei um pouco com o tamanho desse livro hahaha mas confesso muito mais que me interessei muito nele, acho muito bacana esses livros que falam sobre viagem no tempo, e adorei saber que esse faz parte de uma trilogia!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?
    UOU cada vez mais me surpreendo com a literatura nacional, esse é o terceiro livro que me chama atenção hoje, por ter um tema que eu gosto muito. A sinopse do livro assim como a sua resenha me deixaram bem animados para poder lê-lo e espero poder ter essa oportunidade.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. olha deve ser uma leitura bacana, adoro essa premissa de viagem no tempo... e pela sua empolgação na resenha, fiquei até animada pra ler o livro tbm...

    ResponderExcluir
  14. Mari, achei a história bem interessante.
    Amo quando a autora nos envolve tanto com a história que nos sentimos parte dela, mesmo assim não sei se no momento leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem?

    Achei a história bem interessante. E nossa! Que bacana que Igatu existe mesmo! :D Acho que vou dar uma chance a obra, mesmo não gostando das edições dessa Editora....

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Maria, não sou muito fã de livros com viagens no tempo, mas o enredo deste parece muito interessante. Parabéns pela resenha muito bem feita!
    http://www.leituradascinco.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    A Chiado tem muito livro bacana e vários me deixam curiosa, mas confesso que esse não é um deles, não é do gênero que costumo ler, sabe? E a premissa é até bacana, mas não chamou a minha atenção.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Maria!
    Que resenha incrível a sua, parabéns! Você abordou todas as partes do livro, falou da história, dos personagens, da narrativa... e sem deixar spoilers!
    Eu gosto muito de livros sobre viagem no tempo e por isso imagino que vou adorar Uma Aventura no Tempo. No momento estou me deliciando com Outlander ♥

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  19. Há muitas series de livros por ai e sao mundialmente divulgadas, vendem milhoes e fazem filmes e novelas - nao brasileiros. Nao tenho costume de ler estes livros por ai, mas interessei-me por esta série, principalmente por ser brasileira e a historia ocorre no nosso pais. DIVULGUEMOS, ENTAO!!! patriotismo é consumir primeiro o que é nosso para nós!!!

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Adorei a promissa do livro ^^
    Nunca li um livro que fala sobre viagens no tempo e tenho muita curiosidade em ler alguma coisa sobre isso. Com certeza vou ler esse livro :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos, Amanda *--*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo