Resenha: "Alma?", Gail Carriger

Oi pessoal, aqui é a Anne, do As Letras da Anne, trazendo para vocês a minha primeira resenha aqui no Pétalas de Liberdade. O livro é "Alma?", da autora americana Gail Carriger, primeiro livro da série "O Protetorado da Sombrinha".

Espero que gostem da resenha e se interessem pelo livro!

Série "Protetorado da Sombrinha" (Parasol Protectorate):
1. Alma? (Soulless)
2. Metamorfose? (Changeless)
3. Inocência? (Blameless)
4. Heartless (livro original inglês, publicado em 2011, ainda sem versão em português) 
5. Timeless (livro original inglês, publicado em 2012, ainda sem versão em português)


Editora Valentina.
305 páginas.
Extra: Entrevista Curta com a autora.

Muito melhor que o esperado - um romance histórico sobrenatural e engraçado.

Há tempo eu não pegava um livro que eu não conseguia largar. "Alma?" eu tinha ganhado de presente há quase um ano, num Amigo Secreto Literário de Páscoa. Só tinha lido as duas primeiras páginas dele e apesar de serem duas boas páginas, eu não tinha dado atenção ao livro e ele ficou lá, quase esquecido. Até umas duas semanas atrás.

Eis que participei de um Evento Literário da Editora Valentina, promovido pelas irmãs autoras do Blog Rainha do Sobrenatural na Livraria Cultura de Porto Alegre (minha cidade). Além de brindes e do sorteio de alguns livros, no Evento falaram um pouquinho de cada um dos últimos livros lançados pela editora e lá estava a série do Protetorado da Sombrinha, da qual "Alma?" faz parte. Rolaram alguns spoilers e eu fiquei bem irritada com eles, mas mesmo assim resolvi tentar ler. 

O livro é muito legal. Eu não esperava gostar. Afinal, a mistura Steampunk + Sobrenatural + Romance de Época não pareceu atrativa, eu nunca gostei dos fru-frus e do machismo nos romances de época e nunca tinha lido nada estilo Steampunk, mas considerava uma viagem.

Em certos momentos o livro tem cara de "Cinderela", principalmente quando aparece a família da Alexia. Gente do céu! A mãe é uma megera e as irmãs tolas dela... Que loucas sem noção! Em outros momentos o livro lembra (e muito) os romances de Jane Austen, com festas, bailes, chás e tal. E também me lembrou bastante de "Anjo Mecânico" (Série As Peças Infernais, Cassandra Clare) em vários momentos, devido aos cientistas malucos e tal. 
Os sobrenaturais, segundo a série, tem excesso de alma. Dá para entender melhor com o aparecimento de alguns personagens. Alexia, a protagonista, é preternatural. Isso quer dizer que o fato de ela não ter alma acaba fazendo com que qualquer sobrenatural que a toque se torne mortal novamente (somente durante o toque), perdendo as características que o tornam especial.

A Alexia é muuuuuuito engraçada. Na primeira cena do livro, já nas duas primeiras páginas, ela é atacada em uma biblioteca por um vampiro desnorteado buscando morder seu pescoço. O que ela faz? Se defende usando seu dom e sua inseparável sombrinha de babados, mas não sem antes dizer: "Mas que topete! Ainda nem fomos apresentados!" E por aí vai. A gente dá várias risadas com ela.

Antes de falar do maravilindo mocinho-lobisomem, preciso mencionar que a Alexia tem um melhor amigo gay, claro, o Lorde Akeldama, um vampiro que eu acho que deve ser daltônico, porque seu gosto por roupas é bizarro. Ele tem sua "colmeia" (explica-se melhor no livro, o funcionamento de sociedades de vampiro é um pouco diferente das que normalmente lemos) e esta é povoada apenas de homens jovens, bem vestidos e que o veneram... tá podendo ele, né? O Akeldama me faz lembrar um pouco o Lorde Varys (Game of Thrones) no sentido de que ele também é um pouco "Mestre dos Sussurros" estando a par de toooodas as fofocas e informações importantes que estão rolando.

O mocinho da série é o lobisomem Alfa de Londres, Lorde Conall Macon, Conde de Woosley, que é designado como chefe investigador de assuntos sobrenaturais da cidade e acaba dando de cara com Alexia em diversas ocasiões e um clima (climãooo!) vai surgindo entre os dois. O negócio chega a ser até bem hot em alguns momentos, viu? Foi mais um detalhe que me fez gostar mais ainda da série.

Acho que foi a dose perfeita de tudo. De sobrenatural e de romance de época. Quando começava a ficar meio chatinho, logo tinha uma cena mais apimentada entre o casal pra ajudar. Como já falei, ouvi spoilers antes de ler, mas foi a dose correta disso também, porque mesmo conhecendo muitas coisas da trama, a leitura foi ótima e não deixou em nenhum momento a desejar!

Também já fiquei sabendo do que vem pelo livro dois e ouvi muito dizerem que esse livro um é bem melhor que o livro dois, mas mesmo assim quero le-err!!!

Total recomendo! Em breve lerei "Metamorfose?" 


A série está sendo publicada pela Editora Valentina e devo dizer que eles estão fazendo um ótimo trabalho. O layout das capas e das páginas está lindo, tem até detalhe na marcação da numeração. 


Acho que o livro está impecável, muito divertido e romântico até, com medida certa de fantasia e elementos Steampunk. Acho que a "única ponta solta" foi que em nenhum momento se menciona o tal "Protetorado da Sombrinha". Não sei se o próximo romance trará mais informações sobre isso, mas não fez falta em nenhum momento por enquanto.

Esse livro entrou na minha (curta) lista de melhores livros de 2015. 
Espero que deem uma chance a ele e se divirtam também!!!

31 comentários

  1. olá
    Esse livro conseguiu me chamar a atenção justamente pelo Steampunk, que eu adoro, nunca li nenhum romance do gênero, mas adoro os filmes e a cultura Steampunk (que nada mais é que uma era vitoriana, só que com uma tecnologia mais avançada, mas baseada em vapor, amo demais) Gostei dessa mocinha, ela me pareceu muito forte e engraçada, e estou a procura de livros mais divertido.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alexia é bem forte sim. Acho que no Metamorfose ela deve revelar mais isso para nós. Se for pensar ela também faz parte da parte steampunk, já que é uma mocinha bem "a frente de seu tempo" ;-)

      Excluir
  2. Olá
    Sempre que eu leio as resenhas dessa série me deixa mais curioso para conseguir ler a obra. E meu amigo diz que eu iria amar ele poiscjunta elementos que eu amo muito em um livro. Mas a parte ruim é comprar kkk. O livro tá bem carinho. Adorei a sua resenha, espero que Minha espera não demore kkk
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente em sebos, grupos online de trocas e tal, quem sabe você acha o livro mais baratinho... Total vale a pena! Peça de aniversário pro seu amigo, rsrsr Tb tá valendo, né?

      Excluir
  3. Olá,
    A história parece que lembra vários outras né? E eu fiquei com bastante vontade de conhecer, vou adorar ir do sobrenatural ao romance de época rsrs
    Vou colocar na minha lista, pois adoro livros divertidos.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se a história lembra taaaaaaanto assim as outras Daya, mas eu sempre acabo traçando paralelos entre minhas leituras já feitas, porque sim, existe muita coisa parecida por aí =) Mas não considero ele o mais "cópia". É bastante original, por isso gostei tanto.

      Excluir
  4. Oi Anne!

    Essa mistura steampunk e romance de época foi exatamente o que me chamou a atenção nesse livro, acho que esses dois gêneros casam super bem com o sobrenatural e estou louca pra iniciar essa série, apesar de saber que os outros livros demorarão um pouquinho pra serem lançados... Mas enfim, ainda quero!
    Bjus, excelente resenha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Ana Carolina!
      Espero que goste das próximas. Passa lá no meu blog pessoal pra conferir outras coisas =)

      http://asletrasdaanne.blogspot.com.br/

      Excluir
  5. Estou namorando essa série há mt tempo... amo steampunk e essa miscelânea toda de lobisomens, vampiros e tudo o mais também me atrai e muito. Já coloquei a trilogia 2x no meu carrinho de comprar e acabei tirando.. kkkkkk... mas não por não querer ler, mas por não ter tempo mesmo pra ler atualmente e eu sei que vou querer ler e logo... quando a valentina anunciar a publicação do ultimo volume aí sim irei comprar, porque estou cheia de séries ótimas e inacabadas na estante e isso me deixa muito triste... é melhor esperar... rssr

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olha até hoje eu ainda não tive muito interesse em ler esse livro, mas já vi tantos comentários maravilhosos sobre a estória que sinceramente estou ficando até curiosa para fazer a leitura para poder conhecer a escrita e também sobre o que acontece com a personagem. Acho as capas dessa série maravilhosas e com certeza acho que darei uma chance. Se bobear vou ler primeiro em ebook se for o caso e depois quem sabe se o negócio engatar eu compre o livro mesmo. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/50-fatos-literarios-sobre-mim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza as capas são lindas né? Testa o primeiro livro, vê se você se interessa... Ele não deixa a gente num "cliffhanger" (gancho) tão grande.

      Excluir
  7. Oiee
    Mas que livro legal!
    Eu me interessei desde quando você disse que tem romance de época e sobrenatural kkkkk
    Pela frase de início que você disse parece mesmo ser muito engraçado, mas concordo com você. O machismo dos romances de época são mesmo irritantes.
    Quero muito ler essa série, amei tudo desde a capa.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Teve um evento da Valentina aqui na minha cidade, e comentaram sobre esse livro, só que eu já o conhecia, mas não tinha o interesse em ler. Só que sua resenha me deu uma clareza maior sobre a estória, e estou empolgada para ler. No momento, isso não será possível por conta da quantidade de livros não lidos que tenho, mas espero ler o mais breve possível.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou tentando diminuir a "pilha de livros por ler" que tenho aqui... Vou fazendo uma listinha. A minha tem uns 120 livros desejados já heheheh, mas na hora de comprar já tenho um norte melhor para escolher.

      bjs volte sempre

      Excluir
  9. Já li Alma?, e adorei a hilária Alexia, mas steampunk definitivamente não é pra mim.
    Minha maior curiosidade quanto a esse enredo era sobre a sombrinha, depois que descobri nada mais me atrai a ponto de continuar a série.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, gosto é gosto né... A Alexia é bem cativante, mas não tem porque se forçar a terminar uma série que não gostou. Concordo com você =) Boas Leituras!

      Excluir
  10. Já tive Alma? na minha estante e acabei passando pra frente porque percebi que não ia ler. Steampunk não é meu estilo mesmo, então, nem tentei. Mas vi e li elogios para com o livro e a serie.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá... tenho muita vontade de ler essa série... e apesar da grana estar bem curta acho que este ano compro o primeiro livro... fiquei super encantada com a proposta diferente e nunca li nada da temática, mas essa mocinha com personalidade forte, me chama atenção desde as primeiras resenhas que leio dela... então não vejo a hora... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Nossa, eu achava que era uma trilogia *-* "Alma?" é um livro que eu sempre quis ler, mas por motivos desconhecidos, ainda não o tenho. Essa Alexia parece ser mesmo muito divertida. Fico feliz em saber que você gostou da história, e espero que os próximos livros sejam ainda melhores. A E. Valentina caprichou mesmo, hein?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te informar de coisas novas sobre a série Dryh. dei um pulo no seu blog porque o Milkshake me chamou atenção, rsrsrss Bem legal já adicionei aos favoritos pra conferir mais vezes.
      http://asletrasdaanne.blogspot.com.br/

      Excluir
  13. OIii!

    Esse é um daqueles livros que é totalmente diferente de tudo o que eu já li.
    Não consegui ler ainda, mas tenho muita curiosidade e essa sua resenha aumentou isso né?
    Eu achei ótimo que tudo foi na medida certa, sem muitos exageros e conseguindo entreter todo mundo durante a leitura. É muito bom pois não torna a leitura cansativa né?
    Espero que continue gostando das obras!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Um romance histórico sobrenatural? De certeza ele é um bom livro. Gostei dessa capa e confio bastante na editora Valentina. Quero ler. Mas uma coisa que me chamou atenção foi sua lista curta de melhores de 2015, a minha não foi curta. Nem um pouco hehe.

    ResponderExcluir
  15. Oie! Gente, que resenha maravilhosa! Antes de começar a ler suas palavras, fui ler a sinopse da obra e, desde lá, já saí rindo. Lembro que uma vez quase comprei os dois primeiro livros da série, mas acabei deixando por não conhecer direito - agora me arrependo por isso. Suas palavras me deixaram com vontade de gastar o que tenho para comprar todos os livros. Achei interessante essa mistura de romance de época com sobrenatural e já adorei a reação dela ao ser atacada pelo vampiro. Também fiquei contente ao saber que os vampiros são diferentes do que estamos acostumados a ler. Espero ter a oportunidade de conhecer a escrita da autora em breve, porque, depois de sua resenha, até acho um crime eu ainda não ter lido! Seja bem-vinda ao blog e sucesso com suas resenhas!

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Como assim ganhou no amigo secreto de páscoa, hahahahaha
    Adorei saber que é um romance de época meio sobrenatural, sempre que eu vejo esse livro olho pra essa capa e desisto, porque ela é bem feia.
    Apesar de sua resenha ser muito boa sobre ele, tenho que deixar passar por enquanto, principalmente por ainda ter 2 volumes que não foram publicados aqui no Brasil ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Eu não conhecia a serie e nem a autora antes. O enredo parece ser muito bom com todas as coisas sobrenaturais que eu tanto amo e sendo mostrada de forma inovadora, só não consegui imaginar muito alguém não tendo alma como a Alexia... Mais uma coisinha, o que é Steampunk? Acho que eu não conhecia esse termo antes kkkk Gostei de saber que a autora deixa tudo super equilibrado usando todas as coisas na medida certa para ter uma boa e enriquecida estória. Muito obrigada pela dica, vou procurar saber mais sobre a serie.

    Beijinhos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  18. Romance histórico e sobrenatural? Já gostei! Adoro histórias de vampiros e lobisomens, assim como adoro romances de época, então... é para mim! Eu não conhecia o livro, mas fiquei interessada em ler e já anotei o nome. Não gostei muito das capas, mas isso não importa, afinal, não devemos julgar um livro pela capa, não é? ;) Bela resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Oi Anne,
    Sou apaixonada por romances de época, mas confesso que nunca li algo relacionado com vampiros e lobisomens, achei interessante essa mistura e fique bem curiosa para saber mais, principalmente sobre Alexia. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Oi Anne, sua linda, tudo bem
    Ao contrário do que falaram, para mim, a autora melhorou a cada livro, cada livro que eu lia achava melhor do que o outro. Eu adoro esse série, é super divertida, é apaixonante, eu recomendo pra todo mundo. Agora para tudo: esse lobo alfa é meu!!!! Risos... Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro e dos outros maravilhosas, e só por isso já quero os livros kkkk Mas agroa lendo sua resenha fiquei realmente animada com a história, não costumo ler lviros desse gênero, mas adorei saber que é uma história divertida e engraçada, faz tempo que não leio nada que me tira boas risadas, então dica mais do que anotada o/ E aguardo mais das suas resenhas aqui :3

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma grande curiosidade em ler essa série por se tratar de um steampunk porém nem sei a trama direito! Adorei o livro ser uma ~mistureba ~, pois se é bem feito pode ficar bem diferente e maravilhoso! Não sou chegada em romances de época, porém com lobisomens, bom humor e sombrinhas úteis, com certeza darei uma chance!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu não gosto de romances de época e fiquei meio triste desse livro ser desse gênero, mas mesmo assim acho que ele ainda tem uma chance comigo por ter algo do sobrenatural.
    Eu sou apaixonada pelas capas dessa série e acho que a editora fez um lindo trabalho.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo