Resenha: livro "Posso te amar", Zeli Scheibel

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Posso te amar", escrito pela Zeli Scheibel e publicado em 2018 pela Ler Editorial.

Resenha, livro, Posso-te-amar, Zeli-Scheibel, Ler-Editorial, capa, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade

 A história é narrada em terceira pessoa e nos apresenta Lívia, uma jovem de Porto Alegre que estava no último ano da faculdade e foi fazer estágio num hospital onde desenvolveria um projeto sobre qualidade de vida para idosos.

 Além de toda a tensão com o término da faculdade, Lívia ainda tinha que lidar com seu daltonismo (incapacidade de diferenciar algumas cores) que vivia colocando-a em situações embaraçosas, e sobre o qual os pais não gostavam de falar, parecia que estavam escondendo alguma coisa. Felizmente, ela tinha Bruna, sua melhor amiga, com quem desabafar.

 Lívia conheceria Caio em uma festa. Ele estava de volta ao Brasil com a missão de convencer a avó a vender uma propriedade em Gramado para uma construtora. Se Caio conseguisse, finalmente se veria livre de quem o prendia em outro país e teria um emprego para ficar no Brasil. Lívia ficou encantada com ele, mas várias pessoas lhe avisavam que Caio poderia não ser um bom rapaz.

 Se a vida amorosa de Lívia ficaria meio complicada, assim como a vida familiar, o trabalho no hospital não seria diferente. Lívia acabaria vivenciando estranhas experiências ao entrar no quarto de Otávio, um senhor que estava em coma e que parecia ter sido abandonado pela família lá no hospital, mas que recebia misteriosas visitas que não pareciam ser coisa desse mundo. Será que Lívia conseguiria descobrir uma forma de ajudar Otávio ou pelo menos contactar os familiares dele? Os pais da jovem estariam mesmo escondendo algo? E seu relacionamento com Caio iria adiante? São as questões que iremos descobrir ao longo da leitura.
 "- (...) Você precisa conhecer a verdade sobre a história do idoso. Pense nisso.
 (...) Ainda em frente à porta do quarto, Lívia argumentava consigo mesma. O que estaria errado na história de Otávio que Antônia e Patrícia insinuavam? Nada do que diziam parecia fazer sentido."
(página 65)
 "Posso te amar" foi um livro que comecei a ler sem saber muito bem o que esperar, mas logo de cara, percebi que o romance entre Lívia e Caio não seria o foco da história, e sim a busca da jovem para entender o que se passava com Otávio. A história da família de Lívia e de Caio está entrelaçada, ainda que demoremos para descobrir todos os pontos que os ligam.

 Mesmo o romance não sendo o principal, a autora se arriscou na construção do casal. Caio realmente mostra que não é nenhum santo em alguns momentos, e a Lívia me irritou demais com sua mania de não se alimentar direito e sua indecisão em alguns momentos. Não posso garantir que agiria de outra maneira se estivesse no lugar dela em relação a temer descobrir algumas verdades logo. Já em relação à alimentação, cresci entendendo que "saco vazio não para em pé" e que se eu não quiser causar sofrimento a mim mesma, preciso pelo menos me alimentar; felizmente a autora mostrou que esse comportamento de Lívia tinha uma justificativa. Temos dois personagens imperfeitos, que tornam a obra também uma trama sobre redenção, aprendizado e crescimento.
 "- Não se engane! A quietude pode guardar pensamentos agitados.
 Sentiu o rosto esquentar. Não acreditava que tivesse dito aquilo. Ele disfarçou com um sorriso, mas as palavras depois de proferidas não tinham mais volta. Essas coisas se passam em segundos, mas o arrependimento pode permanecer por muitos dias, meses ou anos na mente de quem as disse."
(página 43)
Resenha, livro, Posso-te-amar, Zeli-Scheibel, Ler-Editorial, capa, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade, sinopse
Resenha, livro, Posso-te-amar, Zeli-Scheibel, Ler-Editorial, trecho, blog-literario, petalas-de-liberdade

 A edição da Ler tem uma capa em tons agradáveis e imagens que remetem à história e ao cenário onde ela se passa, páginas amareladas, detalhes no início de cada capítulo, diagramação com letras, margens e espaçamento de bom tamanho e alguns erros de revisão. Ainda que alguns diálogos tenham sido um pouco confusos, os capítulos são curtos, podendo ser uma leitura rápida.

 A autora classifica seu livro como romance espiritualista, e ele tem muito em comum com livros espíritas, ainda que a parte dos ensinamentos sobre o espiritismo não se sobreponha à história. Lívia tem sonhos recorrentes, vê e se comunica com seres que ninguém mais vê ou escuta e seu corpo é afetado por tudo isso. Então, é uma leitura que acredito que possa ser mais interessante para quem se interessa pela temática do espiritismo.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado de conferir a resenha. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? Gostam de histórias que falem sobre temas espirituais?

 Detalhes: 304 páginas, ISBN-13: 9788568925690, SkoobCompre na loja da editoraClique e compre na Amazon (e-book disponível no Kindle Unlimited):

Sorteio-Kindle

  Estamos com 7 sorteios ativos, é a sua oportunidade de ganhar muitos livros e até um Kindle, confira todos na barra lateral do blog (se estiver pelo celular, vá até o final da página e clique em visualizar versão para a web). Aproveite!

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

18 comentários

  1. Olá

    Gosto de personagens reais e tem que seus defeitos claros como um rio para os leitores, porque mostra que ser humano é normal e perfeição é algo que pode ser atribuído as pessoas.
    Adoro livros espíritas e esse parece ser forte e com lições que deixam qualquer espírito mais concentrado e forte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Fiquei curiosa com a história, acho que principalmente pelo romance não ser o foco principal. Nunca li um livro espírita propriamente mas a questão pareceu ser mostrada de forma bem equilibrada, o que talvez seja bom pra leitores que como eu não tem conhecimento do assunto.
    Bela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se se interessar pela temática, com certeza será uma boa sugestão de leitura!

      Excluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nada com temática espiritista, mas minha mãe - mesmo não sendo uma leitora voraz - se interessa pelo assunto, então vou guardar a dica e dar de presente para ela em algum momento. Quem sabe assim eu ainda consigo trazê-la para o nosso mundo dos livros, não é? Obrigada pela dica!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que leitura maravilhosa, realmente gosto muito de livros espíritas e ainda mais que envolvem casais, fiquei apaixonada pela sua dica e seria uma ótima pedida, lindas fotos e achei tão fofa as cores dessa capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Eu preciso admitir que amei esse cuidado gráfico da editora. Achei linda a diagramação, mas é um enredo que não me atraiu em nada =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. eu já li alguns livros da editora e não gostei de absolutamente nenhum, por isso, não me arrisco. Apesar disso, sou apaixonada por livros espíritas, neste momento, estou lendo um que fora psicografado por Chico Xavier.

    ResponderExcluir
  7. Já li diversos livros do gênero e não tenho problema nenhum com isso. Sempre tiro ensinamentos ótimos. Agora em relação a sonhos não leio muito sobre o tema. Mas o enredo em si me chamou atenção e vou deixar anotado.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    não conhecia esse romance e gostei da premissa. Estou curiosa para saber o que se passa com o Otávio também rs' gosto de romances que nos mostram personagens imperfeitos que procuram melhorar. Gostei de conhecer e adorei a capa desse livro!

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Maria, tudo bem? Eu não conhecia a obra mas só de saber que um dos personagens possui daltonismo eu fiquei animada, porque grande parta da população tem isso e não é nada representada, é importante um livro assim. Acho que nunca li nada mais voltado para os livros espiritas mas vale a chance!

    ResponderExcluir
  10. Olá, confesso que não conhecia esse livro, mas a historia realmente me tocou. Não costumo muito ler livros com uma pegada mais espírita, mesmo sendo da religião. Entretanto, a dica está mais do que anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Mari, tudo bem? Eu ainda não realizei a leitura de nenhum livro dessa editora e, não sabia que eles publicavam livros espirita. Teve um período da minha vida de leitora que li várias obras do gênero mas, no momento estou em outra "vibe". Algo que eu sempre gostei em livros espiritas, é que são focados em aventuras, descobertas do novo mundo, entre outras coisas e, não no romance em si.
    Obrigada pela dica, vou anotá-la na listinha!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  12. Senti que o livro tem um que de slow burn e já amei. Foi um gênero que a Mariana Zapatta me ensinou a amar. Gostei também do fato da personagem ser daltônica, não vemos muito isso por aí.

    O lado espiritual é realmente importante para a história? Fiquei com essa dúvida, se de fato havia uma história por trás disso realmente "espiritual/mediúnica" ou a autora só classificou assim pq os personagens crescem psicologicamente dentro da trama.


    --
    https://thereviewbooks.com.br
    #thereviewbooks | @thereviewbooks
    🔛 Ganhe um Big Rock da Lauren Blakely autografado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, fui até pesquisar o que é Slow Burn, rsrs, o lado espiritual é importante sim na história.

      Excluir
  13. Olá!
    Adoro livros sobre espiritismo mesmo que esta parte não sobressaia sobre a trama em si, como você disse. Não conhecia o livro e fiquei super curiosa para ler, adoro livros assim e este com certeza precisa ser lido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá adorei a resenha, o livro possui uma abordagem chamativa, tenho certeza que iria amar a leitura!

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Não conhecia o livro e nem a autora, e apesar da sua resenha estar bem estruturada e bem feita a premissa da obra não me 'fisgou' acho que a forma como o romance é contado não faz meu tipo literário mas obrigada pela dica mesmo assim.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo