RESENHA: As Mil Partes do Meu Coração, de Colleen Hoover


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro As Mil Partes do Meu Coração, de uma das minhas autoras preferidas: Colleen Hoover. Eu estava louca para ler este livro desde o ano passado quando houve seu lançamento, porém só consegui adquiri-lo e ler este ano e acabou se tornando uma das melhores leituras do ano. Por essa razão, venham conferir minha opinião completa sobre esta obra maravilhosa.

Foto: Skoob
Título: As Mil Partes do Meu Coração
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record 
Ano: 2018
Páginas: 336
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Jovem Adulto / Ficção

SINOPSE
Autora best-seller do New York Times aborda relacionamentos e transtornos mentais em uma narrativa que discute os limites do que é normal.Para Merit Voss, a cerca branca ao redor da sua casa é a única coisa normal quando o assunto é sua família, peculiar e cheia de segredos. Eles moram em uma antiga igreja, batizada de Dólar Voss. A mãe, curada de um câncer, mora no porão, e o pai e o restante da família, no andar de cima. Isso inclui sua nova esposa, a ex-enfermeira da ex-mulher, o pequeno Moby, fruto desse relacionamento, o irmão mais velho, Utah, e a gêmea idêntica de Merit, Honor. E, como se a casa não tivesse cheia o bastante, ainda chegam o excêntrico Luck e o misterioso Sagan. Mas Merit sente que é o oposto de todos ali.Além de colecionar troféus que não ganhou, Merit também coleciona segredos que sua família insiste em manter. E começa a acreditar que não seria uma grande perda se um dia ela desaparecesse. Mas, antes disso, a garota decide que é hora de revelar todas as verdades e obrigá-los a enfim encarar o que aconteceu. Mas seu plano não sai como o esperado e ela deve decidir se pode dar uma segunda chance não apenas à sua família, mas também a si mesma. As mil partes do meu coração mostra que nunca é tarde para perdoar e que não existe família perfeita, por mais branca que seja a cerca. (Skoob)



Quem acompanha o blog e as minhas redes sociais sabe que sou apaixonada pelas histórias da Colleen Hoover. Por isso quando soube que a autora escreveria um livro que abordasse ao mesmo tempo romance e transtorno mental já imaginei o quanto seria tocante e profundo. Contudo a autora conseguiu mais uma vez me surpreender, pois sua escrita fez com que eu sentisse na pele os sentimentos vivenciados pela personagem Merit, ao ponto de ficar ao mesmo tempo angustiada e assustada.


“Certa vez vi uma citação que dizia: “Não torne sua presença conhecida. Torne sua ausência notada.” (Pag. 54)




Este livro narra a história da personagem Merit. No começo do livro esta personagem está indo até uma loja de conveniência comprar um troféu, troféu este que ela tem cobiçando a muito a tempo, pois ele é lindo, enorme, mas custava muito caro. E nesta situação que ela acaba por conhecer Sagan, um cara lindo, porém misterioso. Na verdade Merit ama colecionar troféus que ela nunca ganhou, ou ganharia, já que não compete em nenhuma categoria. Além dessa mania estranha Merit vive em uma família bastante fora do “padrão”. Pois além de morar em uma antiga igreja que seu pai batizou de Dólar Voss, sua mãe adoentada vive no porão, sendo que seu pai e sua madrasta moram na casa com seu filho Moby, fruto de uma traição. E para piorar a situação, a atual mulher de seu pai era antes a enfermeira de sua mãe. Além disso Merit possui uma irmã gêmea Honor, em que ambas possuem a mesma aparência, sendo possível até mesmo confundir uma com a outra, no entanto suas personalidades são completamente diferentes. Merit é a garota invisível, que tenta enganar a todos sobre seus próprios sentimentos. Além de ser bastante observadora, ao ponto de saber o segredo de todos os familiares, inclusive de seu irmão mais velho Utah, e para piorar a situação a família possui mais um novo integrante Luck. Neste livro vamos acompanhar o sofrimento psíquico de Merit, e a forma como seu relacionamento familiar interfere diretamente na forma como age e se sente. 

“Uma pessoa não pode deixar de sentir atraída por outra, mas pode evitar seus atos em relação a outra pessoa.” (Pag. 120)

No começo do livro imaginamos que Merit é uma garota normal, que adora colecionar troféus, e toda vez que acontece algo ruim em sua vida a forma de lidar com a situação e comprando troféus.  No entanto tudo isso muda quando Merit conhece Sagan, passando a colecionar mais um segredo familiar. Antes Merit tinha um ótimo relacionamento com seus familiares, principalmente com sua irmã Honor já que elas eram bem próximas e adorava enganar a todos com suas aparências idênticas. Contudo um acontecimento faz com que tudo isso mude, de modo que ela começa a se afastar de todos, passando até mesmo a mentir sobre ir a escola. E passa a pensar que ninguém, principalmente seus familiares, se importaria se por algum motivo ela sumisse e desaparecesse. Desse modo passa mais tempo dormindo para não ter que lidar com as situações que a perturbam, e começa a apresentar pensamentos suicida. 

“-Nem todo erro merece uma consequência. Ás vezes a única coisa que ele merece é perdão.” (Pag.158)

A partir do meu pequeno resumo sobre esta história dá para perceber que a personagem Merit apresenta sintomas específicos de depressão, as pessoas pensam que um dos principais sintomas deste transtorno é tristeza profunda, porém vai para muito além disso. Bom, o que mais me chamou a atenção neste livro é que seus familiares estavam se importando mais com seus problemas pessoais que acabam por não notar algumas atitudes apresentado por Merit. Fazendo com que só dessem conta da proporção de sua doença quando ela tomou uma atitude ruim. Os segredos que rondam toda a família me deixou completamente surpresa mas ao mesmo tempo enojada com a capacidade deles de tomar atitudes tão grotescas sem pensar nas consequências e como isso afetava a todos. Até os pais de Merit tinham atitudes egoísta e egocêntricos. A leitura se tornou ao mesmo tempo envolvente mas difícil em alguns momentos, porém as páginas foram passando sem que eu ao menos me desse conta, além de que a escrita da autora é viciante. O livro é narrado em primeira pessoa, pela perspectiva de Merit, uma personagem muito bem construída e real, eu mesmo me identifiquei bastante com ela ao ponto de me assustar.

“-Uma coisa eu aprendi ao pular daquele navio - diz Luck. - Descobri que a depressão não significa necessariamente que a pessoa está infeliz ou é suicida o tempo todo. Ser indiferente também é um sinal de depressão - Ele me olha nos olhos. - Isso já faz muito tempo, mas ainda tomo remédio todo dia.” (Pag. 241/ 242) 

Mais uma vez a Colleen Hoover fez um ótimo trabalho, esta história foi muito bem construída, mostrando um relacionamento familiar real e bastante conturbado, com uma personagem que possui depressão, mas de uma forma real e palpável. Uma história que irá te surpreender, já que existem segredos a serem revelados que vai te fisgar logo nas primeiras páginas da obra. Enfim, mais um livro da Colleen Hoover que eu super recomendo a leitura. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda. 


Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

17 comentários

  1. Já li alguns livros da CoHo e me apaixonei por sua escrita, mas esse livro ainda não li (dei de presente para uma amiga e ela adorou!). Gostei de saber sobre os sinais de depressão que a personagem apresenta durante a narrativa e garanto que é aquele livro para sofrer junto. Estou morrendo de vontade para ler!

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Eu só li um livro dessa autora e a experiência foi ótima! Eu tenho muita vontade de ler os outros dela, mas preciso escolher bem, ela tem umas histórias bem pesadas né?!
    Adorei a resenha, esse livro já subiu na lista de preferências kkkk

    ResponderExcluir
  3. Sou uma grande fã da autora, mal posso ver um lançamento dela que já quero ler imediatamente, mas esse livro aqui não me agradou. Acho que ela inseriu um monte de temas e não desenvolveu nenhum verdadeiramente bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nada da escritora, por falta de espaço na minha lista, mas preciso urgente, inserir pelo menos uma obra, pois minha curiosidade em saber como ela escreve é gigante. Depois que li sua resenha, fiquei mais curioso e com vontade de saber dessa trama na íntegra. Ela deve escrever muito bem, eu vejo isso só de ler as resenhas.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada da CoHo. Mas, tenho amigas extremamente fascinadas por suas histórias e escrita! Quem sabe um dia eu não pego uma boa indicação, né?
    Precisa ser algo que se encaixe mais ou menos a meu estilo literário para eu não assustar muito. hahahhaa

    Muito lindas e bem produzidas suas fotos. Um beijo!


    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  6. Olá, nunca li nada da autora, vejo muitos posts a respeito de suas obras até que me interessei e resolvi ler seu primeiro livro, infelizmente não deu certo para mim como leitora não fluiu, enfim sua resenha ficou muito boa fico feliz que tenha gostado da obra!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Serei eternamente suspeita para falar da autora, e dos seus livros, mas As Mil Partes do Meu Coração me conquistou de tal maneira, que é até difícil de explicar. Adorei demais, apesar do assunto difícil, e por isso sempre me abre um sorriso quando vejo resenhas sobre. Que bom que curtiu também <3 Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lana.

    Esse livro divide muitas opiniões. Eu fiquei no meio termo, acabei gostando e não gostando do livro.
    Em um todo, achei a maioria dos personagens bem tóxicos, só consegui me identificar com um deles, que foi o Sagat.
    Essa família é muito louca, a cada revelação eu ficava de queixo caído. Mesmo depois daquele final em que todos se perdoam, eu ainda fiquei com raiva de um em especial, o irmão mais velho da Merit. A irmã dela também, foi outra que não consegui engolir muito bem...

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse livro. Também adoro as obras da CoHo e mais uma vez ela faz um ótimo trabalho. Achei bastante pertinente as temáticas trabalhadas ao longo da narrativa e com um ótimo final. Sua resenha tá show, parabéns.

    Beijos do wes ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi! Já li alguns livros da autora, mas eles não foram as melhores das experiências. Não digo que foram livros horríveis porque, querendo ou não, os li até o final, mas sempre faltou algo. E é esse bendito desenvolvimento dos problemas do personagem, isso acaba deixando difícil minha identificação com o personagem. Realmente, esse hábito de romantizar coisas sérias que a autora tem incomoda. Acho difícil que eu compre esse livro para compor minha estante. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Lana, como está?
    Nunca li nada dessa autora, mas já li tantas resenhas de livros dela que honestamente tenho curiosidade. Apesar de saber que alguns são aquele caso de ou você ama ou você odeia, o que me deixa com um pouco de receio, mas acredito que seja melhor eu ler por conta própria e tirar minhas conclusões.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Lana!!!
    Eu li um livro da CoHo e isso porque demorei muito a ler algo escrito pela autora mesmo, mas quero muito conhecer acerca mais da sua escrita.
    Eu já li muitas resenhas acerca desse livro e todas elas falam que a autora acertou como sempre.
    Eu adorei sua resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ooi,
    Não sei por que eu ainda não li nada da Coleen Hoover!! Acho super importante livros que tratam a depressão de forma clara e respeitosa. Fiquei super curiosa com a história e vou tentar adiantar minhas leituras da autora.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu adoro essa autora, apesar de nos últimos três livros lançados não ter curtido a condução da trama, mas ela sempre traz bons temas que mexe com nossos sentimentos.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Esse é um dos livros da autora que eu mais quero ler, a premissa dele me atrai bastante e ver a sua resenha me deixou ainda mais animada. Acredito que vou ter dificuldades em alguns momentos devido ao tema abordado, mas imagino que será uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Colleen Hoover é muito rainha ne? Amo de mais. Esse livro se tornou um dos meus preferidos do ano também e da autora, tive duas experiências abaixo das expectativas e não dava nada por esse livro, imagina a surpresa de encontrar essa obra prima? Fico feliz que tenha gostado também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não consigo gostar de Colleen Hoover rs. Sempre acho tudo muito repetido, mas conheço muita gente gosta. Talvez seja o gênero que não faz muito meu estilo, ou é a escrita dela mesmo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo