Resenha: livro (e filme) Harry Potter e a Câmara Secreta

fonte
   Oi pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre "Harry Potter e a câmara secreta", o segundo livro da série da autora J. K. Rowling. Depois que li o primeiro (Harry Potter e a pedra filosofal) fiquei curiosa para saber o que aconteceria na continuação da história.
   Harry Potter e a câmara secreta começa nas férias escolares. Harry se sente triste por não ter recebido nenhuma carta de seus amigos Hermione e Rony e por passar mais um aniversário sendo maltratado pelos tios e pelo primo Duda. Numa noite aparece um elfo doméstico (uma criaturinha esquisita e mágica, espécie de escravinho do seu dono) no quarto onde Harry deveria ficar em total silêncio para não atrapalhar um jantar de negócios de seu tio Válter Dursley. O elfo Dobby pede à Harry que não volte a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts por que coisas terríveis iriam acontecer lá, e diante da recusa do garoto (já que a escola era o melhor lugar que ele já havia conhecido), Dobby arma a maior confusão e faz com que o garoto leve a culpa por tudo.
   Depois disso, Harry é trancado por seus tios no quarto, até grades na janela eles colocam. Até que numa noite, seu amigo Rony Weasley  aparece para resgatá-lo junto com seus irmãos mais velhos (os gêmeos Fred e Jorge) num carro voador. Eles levam Harry para a casa da família Weasley, apelidada de "A Toca".
   Para ir até o Beco Diagonal comprar o material escolar os Weasley usam "pó de flu" para se "teletransportar", mas como Harry acaba se atrapalhando, ele vai parar na Travessa do Tranco, numa loja sinistra onde ele vê Draco e seu pai, Lúcio Malfoy.
   Harry é resgatado da assustadora Travessa do Tranco por Hagrid, seu amigo e guarda-caças em Hogwarts. Finalmente no Beco Diagonal, o garoto reencontra a família Weasley e Hermione e vão às compras na loja Floreios e Borrões. Lá, em meio a um pequeno tumulto causado pela presença do famoso bruxo e escritor (e novo professor de Hogwarts) Gilderoy Lockhart, Lúcio Malfoy provoca Arthur Weasley (pai de Rony) e eles acabam brigando.
   No dia de voltar às aulas, Harry e Rony não conseguem atravessar a parede que os levaria à plataforma 9 e ½ para pegar o trem e resolvem ir no carro voador do pai de Rony, uma viagem e uma chegada não muito tranquilas. Harry começa a ouvir vozes que ninguém mais ouve, uma pichação na parede da escola diz que a Câmara Secreta foi reaberta, o garoto é perseguido e atingido por um balaço (bola) durante uma partida de Quadribol e tem seu braço quebrado, e pessoas (e animais e fantasmas) começam a ser petrificadas na escola.
   Harry e seus amigos tentam descobrir onde é a Câmara Secreta, qual é o monstro que vive lá e que está petrificando os alunos e quem é o herdeiro de Slytherin (Salazar Slytherin, fundador da Sonserina, uma das quatro casas de Hogwarts) que abriu a Câmara. E é aí que Harry encontra o Diário de Tom Riddle, um antigo estudante de Hogwarts.
   No passado, Rúbeo Hagrid foi expulso de Hogwarts por que Tom Riddle conseguiu incriminá-lo pela abertura da Câmara Secreta, o bondoso Dumbledore permitiu que ele ficasse trabalhando na escola.
   No final, Harry consegue matar o monstro da Câmara Secreta, destruir Tom Riddle (que é malvado) e salvar a garota que Tom manipulou para abrir a Câmara, e entendemos as intenções de Lúcio Malfoy e as armações de Dobby. Todos os petrificados voltam ao normal e tudo fica bem novamente em Hogwarts.
   Li o segundo livro em menos tempo que o primeiro, comecei desconfiando de todo e qualquer personagem novo, achando que qualquer um poderia ser o malvado dessa vez. O legal é que mesmo quem não tiver lido o primeiro vai conseguir entender a história, por que a autora conta resumidamente tudo o que você precisa saber. É uma leitura muito agradável: aventura, suspense, amizade... Contei boa parte da história, mas tem muito mais. É incrível como a autora consegue amarrar todos os pontos da trama e fazer com que o leitor mergulhe na história.
fonte
   O filme resume bastante a história e modifica algumas partes, ao contrário do primeiro, assisti depois de ter terminado o livro. Gostei do filme, mas gostei bem mais do livro. Como já disse no primeiro post da série, não deve ser fácil transformar uma história de mais de 250 páginas em duas horas de filme. Algumas considerações sobre o filme: o Dobby e a o tio do Harry eram bem mais feios do que eu imaginei lendo o livro, as caretas do Rony continuam muito engraçadas.
   Essa é minha terceira resenha literária, espero que tenham gostado, talvez tenha ficado um pouco grande, ou não? Aprendi na escola a fazer resenhas assim: contando o livro.
"Harry Potter e a Câmara Secreta" quem já leu? 
   Vocês preferem que eu continue postando as resenhas dos outros livros de Harry Potter ou que vá intercalando com resenhas de outros livros?
Pesquise preços do livro aqui e aqui
A página do blog chegou a 100 curtidas, obrigada pessoal! --- @marijleite (sigo de volta)

34 comentários

  1. Nunca li nenhum dos livros do HP mas morro de vontade, todo mundo elogia e ama!

    Amiga, pode curtir a página do blog que está novinha em folha? Agradeço desde já.

    http://facebook.com/blogfabulouss

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stéphanie, obrigada por comentar. Também não tinha lido nenhum livro nem visto os filmes, mas desde que assisti, por acaso, o primeiro filme na tv fiquei muito interessada na história. Vou lá ver sua página :) .

      Excluir
  2. Nao gosto muito de Harry Potter! Ja curti sua Fan Page como vc pediu!

    Beijos,
    www.moniquepires.com

    ResponderExcluir
  3. Nunca fica a mesma coisa entre o livro e a adaptação pro cinema né?
    Bjus!

    Senhor do Século | Beleza para Homens | Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem algumas diferenças, mas o importante é não perder a essência, né?

      Excluir
  4. Não gosto muito de Harry Potter, mais amei sua resenha!

    Beijokas!
    rascunhosdecaneta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da resenha, obrigada por comentar :) !

      Excluir
  5. Caraca, que ótima postagem!
    Apesar de não ser um FÃÃÃÃ assim... gosto da franquia ;)

    ResponderExcluir
  6. Harry Potter é vida, simplesmente perfeito <3

    Bjs
    http://alternative-s-t-y-l-e.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi nenhum filme nem li nenhum livro do Harry... vou ver pra ver se é bom mesmo!
    Ou! Obrigada pela visita em meu blog, e sempre que quiser e puder, volte tá? *-*
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os livros são muito bons de se ler, a autora escreve muito bem, eu gostei muito. Pode ter certeza que voltarei mais vezes ao seu blog :) .

      Excluir
  8. Já vi os filmes, isso já me interessa rs.
    Happy Potter a melhor saga do mundo.
    Amei as fotos.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tô no segundo filme, mas pretendo ver todos os outros. Obrigada por comentar!

      Excluir
  9. ainda não li o livro , mas nos filmes achei o mais fraquinhos dos HP ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada por comentar, gostei mais doo primeiro filme que do segundo, talvez por ter visto na tv, ainda não vi os outros para poder comparar.

      Excluir
  10. Minha filha de 10 anos já viu todos os filmes está lendo os livros.
    Ela devora. Eu vi até o quarto, mas ela tem os DVDs, logo verei os outros.
    Não é o tipo de livro que gosto, mas o filme acho legal.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outra polêmicas

    ResponderExcluir
  11. Eu não gosto muito de Harry Potter, mas adoro Crepúsculo, hehe.

    Beijos, www.thingsofadreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Crepúsculo, mas já vi o primeiro filme, essa saga já tá na minha lista para as próximas leituras :).

      Excluir
  12. Sou suspeita pra falar de Harry Potter, adoro!

    Obrigada pela visita e comentário..

    Bjks!

    http://un-necessary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou suspeito em falar qualquer comentário positivo sobre HP. Também achei o segundo filme muuuito resumido, mas ainda assim tão bom quanto o primeiro. Corre pro 3º, vc vai gostar! ;)


    @carlosmagno_ecb
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos Magno, em breve assistirei o terceiro, tô bem curiosa para saber o que vai acontecer no restante da história . Obrigada por comentar!

      Excluir
  14. Ah, Harry Potter é vida! E esse livro é um dos meus preferidos: super engraçado, com temas leves por assim dizer. É onde nasce o amor da Gina pelo Harry... Enfim, tem muitas coisas que me fazem gostar muito desse livro.

    Beijos e obrigada pela visita no meu blog. Volte sempre!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por comentar, também gosto da leveza desse e do primeiro livro, é para a gente se divertir e viajar para Hogwarts :) .

      Excluir
  15. Oi, seguidora nova por aqui, e como eu poderia NÃO seguir quando chego em um blog e sou acolhida pela melhor série do mundo? Sou fã de Carteirinha de Harry Potter (literalmente), diria inclusive que sou viciada, hehehehe :)
    A Câmara Secreta foi por muito tempo o meu favorito, mas hoje sei lá 6 anos desde que adentrei o PotterWorld, o meu livro favorito de toooooodos é o Prizioneiro de Azkaban, tenho certeza de que você vai se divertir muito, ele é sem dúvida o mais engraçado, e muito mais leve! Além disso, marca o que eu chamo de 'fim da infância' em Harry Potter.
    Espero que possa me visitar :)
    Tem promoção no meu blog, e um dos livros que estão sendo sorteados é "Cartas ao Harry Potter", hehehehe

    Beijos!
    Carol,
    http://caixa-a-a.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, muito obrigada por comentar e por seguir! Depois de ler os comentários desse post estou muito mais motivada a ler os outros livros da série :) .

      Excluir
  16. Uau!!
    Amei seu blog e este post!!!!!!

    Sigo, segue de volta???
    responda no blog,pleaseeee

    fashion--and--you.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, fico contente que tenha gostado do blog, é muito bom receber uma visita de Portugal! Vou lá conhecer o seu :) !

      Excluir
  17. Cara, eu amo Harry potter! Foi minha infância e como eu era pequena não curtia muito ler os livros, por isso só vi todos os filmes. Mas agora quero comprar o box com todos porque é a melhor saga que existe! Muito bom o post :) http://hipstagirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, obrigada por comentar, fico feliz que tenha gostado do post. Se você já gostava da saga pelos filmes, vai gostar mais ainda depois que ler os livros!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo