Resenha: livro "O inverno das fadas", Carolina Munhóz

   Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "O inverno das fadas", escrito pela Carolina Munhóz e publicado pela editora Fantasy - Casa da Palavra.
livros, fadas, O inverno das fadas, Carolina Munhóz, resenha, trechos, fotos, sinopse,
   Narrado em terceira pessoa, o livro nos conta a história da fada Sophia Coldheart. Ela não era uma fada comum, e sim uma Leanan Sídhe. 
  As lindas e sedutoras Leanans Sídhes tinham o poder de inspirar homens e mulheres, para que eles criassem obras (músicas, livros, filmes) que alcançariam enorme sucesso. A energia desse processo criativo é que alimentava a Leanan Sídhe, mas depois da obra finalizada, a fada inspiradora deixava sua vítima, que, abandonada, enlouquecia e morria na maioria das vezes.
   "Muitas vezes a fada se pegou pensando se existiria uma forma de quebrar o feitiço sobre ela, mas era inútil. Ser uma Leanan não consistia em ter escolhas, era simplesmente um fato que não podia ser negado." (página 99) 
   Uma mocinha um tanto quanto diferente, não acham?
   Sophia conheceu William, um jovem escritor, a quem ela seduziria e inspiraria a escrever um livro. Ela ganharia energia e ele teria sucesso. E depois, como Sophia já havia feito tantas vezes, ela o abandonaria e procuraria outra vítima. 
   Só que eles se apaixonaram verdadeiramente um pelo outro. Não era apenas a magia que fazia com que William gostasse de Sophia; e pela primeira vez, Sophia se preocupava realmente com sua vítima, ela não queria que William sofresse.
   "Ele deu um longo suspiro e completou:
   — Posso ficar tranquilo quanto a isso? Irá começar a deixar os sentimentos de lado em relação a esse rapaz?
   — Claro, vovô. Eu nunca esqueço. Afinal, não tenho como esquecer, sei que sou uma assassina e sinto minhas veias saltarem quando estou perto dele ou o ouço nos pensamentos — respondeu Sophia, entre respirações pausadas e pesadas. — Só fiquei assustada, vulnerável,talvez, por ser Samhain.
   Arawn soltou um leve riso.
   __ Todos ficamos vulneráveis quando a Deusa está mais presente em nossas dimensões. Mas não se considere uma mera assassina. Você sabe que caça porque segue desígnios. Não há maldade em você, minha querida. Existe apenas o instinto de sobrevivência de que precisa, e deve ser grata por isso. Todos somos criaturas de algo maior, que nos moldou para ser o que somos.
   — Em alguns momentos não me sinto uma fada, vovô! disse a Leanan, ainda engolindo o choro engasgado. — Vejo garotas como Lorena, fadas lindas do bem, cuidando da humanidade, e não consigo me comparar a elas. Pareço mais uma vampira com asas. Não sei mais se mereço viver." (página 50)

   "Aquela era a primeira vez que Sophia Coldheart pensava na atitude de suas caças: elas se suicidavam! Sempre encarou a morte deles como uma consequência de atos sob os quais os mortais não tinham controle. Como parte do encantamento e não da decisão deles. Porém, analisando friamente... sim, eles se suicidavam. Na maioria dos casos." (página 191)

   A fada sabia que o relacionamento dos dois tinha chances mínimas de dar certo; o pai dela era um elfo e sua mãe era uma Leanan, os dois se amaram muito e morreram em pouco tempo, o que ficou desse amor foi Sophia, que foi criada pelo avô.
   Ela e William precisavam encontrar alguma forma de poderem ficar juntos, teria que haver alguma saída.

   Esse é o segundo livro da Carolina Munhóz que leio, o primeiro foi "A Fada" (resenha aqui). Por ter gostado muito do primeiro, foi inevitável para mim fazer comparações entre os dois. Como eu imaginava antes da leitura, "O inverno das fadas" é bem mais sombrio que "A Fada", mas apesar de tocar em temas como morte e suicídio, não chega a ser tão mórbido/triste quanto eu temia.
   Achei a história de "O inverno das fadas" boa, mas os diálogos me pareceram fracos e irreais (especialmente no início do livro). Sobre o final, fiquei com vontade de saber um pouco mais sobre o que aconteceu depois, adoraria que o livro tivesse mais algumas páginas. Assim como em "A Fada", consegui visualizar as cenas e os cenários com muita facilidade.

capa, livros, fadas, O inverno das fadas, Carolina Munhóz, resenha, trechos, fotos, sinopse, resumo

contracapa, livro, fadas, O inverno das fadas, Carolina Munhóz, resenha, trechos, fotos, sinopse,
   Sobre a parte visual do livro: as folhas são amareladas, o tamanho das margens e das letras é bom. A história é dividida em capítulos, cada um começa com o trecho de uma música (gostei disso). Achei a capa bonita. Porém, comparando novamente com "A Fada" (que é um dos livros mais bonitos que tenho, cheio de detalhes, como vocês podem ver nas fotos da resenha), minha expectativa sobre a beleza do livro era um pouco alta. Como "O inverno das fadas" é uma história mais sombria, era de se esperar que fosse algo mais sóbrio como de fato é.

   Mais alguns trechos que gostei:
   "— Mas a forma como fala mostra que você gostaria de ter sucesso com seus livros. Não é?
   — Claro, tenho esse desejo! Porém, isso não é algo que me seduz pela fama e sim pelo reconhecimento cultural e social. Imagina quantas pessoas poderiam ler minhas obras e se identificar com elas. Quantas
vidas eu poderia tocar com minhas palavras. É algo muito gratificante." (página 98)

   "Não era fácil ser considerado grande, porque o ego e as pessoas acabavam cobrando ainda mais." (página 252)

   "— Eu só vou abandoná-la quando for minha hora — disse William. 
   — E mesmo assim, volto na próxima vida para lhe reencontrar." (página 281)

livros, fadas, O inverno das fadas, Feérica, A Fada, Carolina Munhóz, resenha, trechos, foto
   Em breve lerei Feérica, terceiro livro da autora, que ganhei em meu aniversário (pela sinopse, acho que vou me apaixonar por essa história).  
   Além desses três livros, tenho o conto "Fui uma boa menina?" lançado em e-book, que pode ser baixado gratuitamente em sites como Saraiva e Amazon.

   Blog da autora: www.carolinamunhoz.com/blog; leia um trecho do livro aqui. ISBN: 9788577342679, 304 páginas. Página no Skoob. Onde comprar online: Submarino (está em promoção).

   Espero que vocês tenha gostado da resenha. Quem já leu "O inverno das fadas"?

Me acompanhem nas redes sociais:  twitter: @marijleitefacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

24 comentários

  1. Olá, como vai?
    Ai, sou doido pra ler este livro, óh.
    Gosto do título, gosto da capa.
    E, acho que deve ser bem bacana.
    teu post tá show *----*

    Abraços,
    Italo

    http://incriativos.blogspot.com.br/2014/03/dias-passaros-stella-leonardos.html

    ResponderExcluir
  2. Oie minha querida, tudo bem?
    Olha estou vindo aqui não só porque você me pediu para visitar, mas também porque tenho uma curiosidade grandiosa de ler esses livros da autora Carolina. Eu sempre vejo algumas resenhas negativas das pessoas e queria ver o que tanto que falam que é tão ruim assim. Tenho curiosidade, ate porque isso varia de pessoa para pessoa. Vc pode gostar e outros n enfim...Mas pela sua resenha e pelo que li eu gostei bastante, principalmente porque esse livro parece ter um misterio. Eu gosto de livros assim. Mas n sei ainda. Estou para comprar eles faz mto tempo. Mas até agora n comprei.

    E sem contar também que acho as CAPAS maravilhosas.
    Simplesmente incriveis. Espero poder ter a oportunidade também de ler =]
    Se cuida minha querida e obrigada pela sua visitinha
    bjokas

    Já estou te seguindo viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana; é difícil encontrar um livro que seja unanimidade, né? Sempre tem gente que ama e tem gente que não gostou tanto de determinado livro. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  3. Dos livros da autora li apenas esse, não foi um dos melhores livros que já li, mas foi uma leitura prazerosa, infelizmente não me animei para ler mais livros da autora.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah; esse tem um estilo diferente dos outros dois, mais sombrio se comparado com "A Fada" (que já li) e com "Feérica" (que ainda vou ler). Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  4. Oie, Maria.

    Gostei bastante da sua resenha. A história é bem diferente de tudo o que já li. Fiquei imaginando que deve ser uma leitura interessante (e parece ter umas citações bacanas, também).

    Assim que surgir uma oportunidade, lerei esse livro... :]

    Beijinho,
    May.

    Aguardo sua visita no Livreando :)

    ResponderExcluir
  5. Menina Linda, amei o livro e a contra capa e a capa e ainda a capa é magnifica e linda. A resenha ficou linda e adorei ler.

    Beijos
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  6. A tua resenha me deixou curiosa sobre o livro,sou do tipo que escolhe o livro pela capa o que contou mais pontos ainda,nunca li nada nesse gênero e talvez esse livro seja um ótimo começo.
    Quando tiver um tempo faça uma visita no meu cantinho,beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://aboutmakemefeel.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Oi Jessica, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário, vou lá conhecer seu blog.

      Excluir
  7. Eu tenho esse livro, li o primeiro capitulo só (falta de tempo) e estava gostando bastante. Primeira resenha sua q li, muito boa :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agatha, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
    2. Oi Agatha, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  8. Adorei a resenha, esse livro parece ótimo. Adorei a capa dele :3
    Beijos,
    Blog: Anjo de Cereja & Blog: Contos Fantásticos

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    É uma pena que os diálogos tenham sido fracos no inicio, odeio quando isso acontece *-*
    Venho querendo ler esse livro há um tempão, mas não crio coragem para comprá-lo..rsrs'
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Tô amando ler este livro chego do trabalho já pegou ele pra ler

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo