Resenha: livro Golfinhos e Tubarões, Tais Cortez

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é Golfinhos e Tubarões - O outro mundo, escrito pela Tais Cortez e publicado pela Chiado Editora em 2013.

Livro, Golfinhos e Tubarões, Tais Cortez, Chiado, resenha, crítica, opinião, trechos

 O livro é narrado em primeira pessoa por Victoria. Ela era órfã e foi adotada por Ana e Greg quando tinha cinco anos, não se lembrava de nada de sua vida antes da adoção. Ana e Greg eram um casal rico, mas trabalhavam muito e davam pouca atenção e carinho para a garota. Quando ela fez quinze anos, mudanças estranhas começaram a acontecer: seus cabelos ruivos tornaram-se pretos, seus sentidos ficaram mais aguçados, ela ficou mais forte e alguns de seus sonhos eram premonições.

 Até que Victoria perdeu o controle sobre si mesma, um dia ela ficou nervosa e quase machucou gravemente seus pais adotivos. Foi então que Lisa e Vitor apareceram em sua casa e a levaram para um colégio interno. Mas não era um colégio comum, e sim um colégio para pessoas como ela: mutantes. Num primeiro momento, Victoria não gostou muito da ideia de ir para esse colégio, mas como precisava aprender a se controlar, aceitou ir. Quando aprendesse o suficiente, estava determinada a partir para algum outro lugar.

 "Não é uma questão de entender por que existimos, mas de saber existir sendo o que somos."

Trechos Livro Golfinhos e Tubarões, Tais Cortez

 "Acordaria no mesmo lugar no dia seguinte. E no outro. E no outro. Contra a minha vontade, minha vida tinha mudado. E eu estava convicta de que nunca mais seria a mesma." (página 37)

 Outro motivo também fez com que ela fosse para Aprendum (esse era o nome da escola): quando Lisa lhe mostrou Aprendum em uma visão, Victoria pode observar alguns alunos, mas um lhe chamou a atenção, isolado e misterioso. Ela sentiu uma necessidade de vê-lo de perto.

 Victoria foi para Aprendum, onde passou a ter aulas bem diferentes, para desenvolver suas habilidades. Ela descobriu que seus pais biológicos também eram como ela e haviam estudado naquele colégio, Victoria ficou sabendo que eles morreram pouco após uma guerra entre mutantes do bem (que seriam os golfinhos) e mutantes do mal (os tubarões). Ela queria saber mais sobre eles, entender porque não se lembrava de seus primeiros anos de vida, mas parecia que as pessoas que teriam as respostas para suas perguntas não estavam dispostas a lhe contar.

 Em Aprendum, Victoria foi se sentindo acolhida e fazendo novas amizades. Mas a pessoa de quem mais queria se aproximar, Alex (o garoto misterioso que a encantou na visão de Lisa), parecia querer evitá-la a todo custo. Alex não evitava apenas Victoria, mas todos os outros colegas da escola. Ele era metade humano, metade vampiro, e seu lado vampiro poderia ser uma ameaça para os demais alunos, de forma que Alex sempre se isolava.

 "Tudo relacionado a ele exercia efeito hipnotizador em mim. E eu o seguiria por todo o mundo, naquele mesmo instante, se ele me pedisse." (página 93)

 Mas Victoria desenvolveu uma verdadeira obsessão por Alex, e faria de tudo para se aproximar dele, conhecê-lo melhor e ser, pelo menos, sua amiga. Essa aproximação dos dois foi bem difícil, e trouxe graves consequências para todos. A autora criou um meio-vampiro que não tinha medo da luz solar, mas que precisava aprender a controlar sua sede de sangue e decidir para qual lado seguiria (e eu torci muito para que ele seguisse para o lado do bem). Victoria teve que ser muito persistente e corajosa para mostrar a Alex que era forte o bastante para conseguir se defender dele.

 Golfinhos e Tubarões - O outro mundo tem um toque de Harry Potter (escola para jovens com poderes especiais [já vi os dois primeiros filmes e li os dois primeiros livros]), X-Men (mutantes [vi alguns dos  filmes]) e Crepúsculo (amor entre vampiro e ser de outra espécie [vi alguns dos filmes]), e o resultado dessa mistura ficou muito bom! Gostei muito do livro, que foi ficando melhor a cada página e eu fui me conectando aos personagens cada vez mais.

 Na história tem aquelas divergências básicas entre adolescentes, um querendo se mostrar melhor que o outro; tem as amizades que foram sendo construídas de maneira bem convincente; tem um vilão muito malvado e detestável e, claro, tem romance. Ah... o romance! A Victoria é aquele tipo de personagem capaz de fazer tudo por quem ama. E eu torci tanto, mas tanto para que ela e o Alex tivessem um final feliz! Pela natureza dele, os dois não podiam ter muito contato físico ou ele sentiria dor ao tentar controlar seus instintos vampirescos. Imaginem que triste não poder abraçar uma pessoa que você gosta.

 "Contive o impulso de acariciar seu belo rosto. Eu já lhe causava dor quando o tocava acordado e não queria perturbá-lo em seu tranquilo sono. Talvez esse fosse o preço de sua inumana beleza: eu não podia tocá-lo, limitando-me somente a contemplá-lo à distância." (página 365)

 "Eu sabia que novos obstáculos viriam. A ninguém era permitido ser tão feliz sem que fosse cobrado um preço por essa felicidade. Não importava, eu pagaria o que fosse para estar com Alex. As coisas são simples quando se define aquilo que se quer. E eu o queria. Com todo o meu ser, eu o queria." (página 243)

 Victoria e Alex são personagens que garantiram um lugar no meu coração. Falando no Alex, depois da Victoria, ele foi o personagem que mais gostei. Fiquei tentando adivinhar quais segredos ele escondia em seu passado.

 Creio que a autora poderia ter descrito as características físicas de alguns personagens de forma mais sutil e menos repetitiva, principalmente no início do livro. A rotina de estudos no Aprendum também poderia ter sido melhor explorada, achei um absurdo a Victoria ter que ir para uma aula no dia seguinte em que chegou no colégio e não ter recebido a mínima orientação sobre como essas aulas funcionariam. E achei que ela demorou bastante para mergulhar na busca por suas origens.

Livro Golfinhos e Tubarões, Tais Cortez
Contracapa Livro Golfinhos e Tubarões, Tais Cortez
Diagramação do Livro Golfinhos e Tubarões, Tais Cortez
Tais Cortez

 Depois da leitura, entendi o que a capa significa e ela tem tudo a ver com a história. A diagramação está muito boa, com margens, espaçamento e letras de tamanho bom. As páginas são amareladas e tem uma textura porosa.

 Enfim, Golfinhos e Tubarões foi um livro que gostei e que recomendo, principalmente para quem gosta de boas histórias, que misturem fantasia e romance, daquele tipo que a gente quer saber como termina mas não quer que acabe. A trama tem potencial para um continuação, e eu adoraria que a Tais lançasse mais livros sobre o mundo que ela criou.

 Detalhes: 419 páginas, ISBN-13: 9789895104390, Skoob (média de notas: 4,6/5, minha nota 4/5), Facebook da autora. Onde comprar online: Livraria Cultura.

 É sempre difícil falar de um livro que gostei muito, fico com aquela sensação de que ainda tenho várias coisas para dizer e também não posso contar tudo para não estragar as surpresas para os outros leitores. Sendo assim, espero que vocês tenham gostado da resenha. Quem aí já conhecia o livro?

* Golfinhos e Tubarões foi minha escolha para o mês de maio do Desafio Literário Skoob, o objetivo era ler "livros escritos originalmente em português".

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

21 comentários

  1. Oii, Maria
    Obrigada pela resenha!
    Ela realmente está ótima. Vc abordou os principais pontos e fez algo que eu raramente vejo: explicou o título rss
    Que bom q achou que a capa tem a ver com a história. Eu tb acho! hehe
    Fico mto feliz q tenha se interessado por meu bb, e mais ainda por ter gostado e pelos protagonistas terem conquistado seu coração!
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu hiper adorei a sua resenha. Me deu até saudade de pegar o livro de novo para refazer a leitura, porque foi um dos melhores livros que li ano passado e sinceramente estou doida para ler novamente. Eu estou até com saudade dos personagens e fico feliz que tenha gostado. Estou doida pela uma continuação. Espero que tenha, porque o livro é MARAVILHOSO e quem não leu não sabe o que tá perdendo =x

    E outra coisa, vou ver se leio nas férias o outro livro da autora que todos tem comentado muito bem. Estou até devendo. Mas a falta de tempo tá duro.
    Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-centelha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga venha conferir a resenha da minha colaboradora Tamara
      Um dos lançamentos da Intrinseca
      Quando tiver atualização pode me chamar ou colocar o link em meu blog que virei aqui com todo carinho viu?

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-navegue-lagrima_2.html

      Excluir
  3. Olá Maria
    achei muito bacana esse livro, já tinha visto ele em outros blogs, acho essa capa muito top, mas não seria o tipo d livro do momento, rsrs, mas eu vou guardar essa dica
    Bjks
    Passa Lá No Meu Blog- htto://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi. eu já conheço o livro da autora, mas no momento não é o que estou procurando, ela foi criativa e corajosa em misturar vários elementos de outros livros

    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tô doidinha por esse livr, sou parfeira da Chiado e adorei o livr, sua resenha me deixou hiper mega curiosa com a históri, diria que adoro coisa de mutantes, sobrenaturai. Me conquistou totalmente com sua resenha. PARABÉNS
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláaaaaa Mari!
    Adorei tua resenha. Também fico meio receosa quando escrevo resenhas sobre livros que gosto. Acho que isso acontece com praticamente todo mundo.
    Também adoro o Alex <3 A ideia para com o título foi muito criativa, mas não gostei da capa. Sim, ela tem a ver com a história, como tu mesma ressaltou, mas poderia ter mais ainda.
    Enfim... a história é ótima e a Tais me disse que terá continuação. Estou no aguardo.
    Beijão!
    http://www.entreleitores.com/2015/05/o-sangue-do-cordeiro-por-sam-cabot.html

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho muito curiosidade sobre esse título. Espero poder ler. Sei que ele tem inspirações em séries conhecidas, mas acho que a autora soube empregar seu toque de originalidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Pera eu li isso mesmo mistura de Harry Potter, X-men e Crepusculo? É isso mesmo produção? E como eu não sabia disso, como eu não tinha dado valor a esse livro?
    Sua resenha esta ótima, e esse fatos aqui emcima foi o me mais me fizeram ter curiosidade pelo mesmo. Vou tentar ler em breve
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi linda, tudo bem?
    Já li algumas resenhas de Golfinhos e Tubarões e o pessoa parece gostar bastante desse livro!
    Acho a premissa dele bem interessante e a capa é bonita também!
    Que bom que você gostou tanto do livro e recomenda ele! Fico feliz :).

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Estou participando de um book tour desse livro, por sinal sempre leio tantas resenhas positivas, mas a sua é a mais detalhada, gosto muito te encontrar resenhas assim, um mistura que deu certo pelo que entendi..
    Não vejo a hora de ler.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Eu li apenas um livro dessa autora, que foi o romance que ela escreveu. Não gostei muito, mas a escrita dela é boa. Estou louca pra ler esse livro e mudar minha primeira impressão sobre ela.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria.
    Achei o título deste livro bem instigante, mas não fiquei tão curiosa assim para lê-lo pois não faz muito meu estilo. Apesar disso, sua resenha está ótima! Parabéns.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive uma certa curiosidade em saber mais sobre esse livro, e parece bem interessante! Adorei!

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  14. Conheço o livro e não gostei. Por exemplo, ele traz um enredo bem promissor - e sua resenha ficou muito boa -, mas alguns aspectos da obra me fizeram não querer mais ler o livro. Eu esperava outro tipo de história e fiquei "desapontada" quando descobri o verdadeiro enredo dela.

    ResponderExcluir
  15. Oii tudo bem? Adorei sua resenha pois você citou pontos muito importantes e me deixou curiosa com a leitura. Gostei do tom sobrenatural e por se passar em um colégio interno. Nunca li nada da autora, mas adoraria começar por esse livro!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já li esse livro e gostei bastante. A autora soube criar um enredo bem atrativo.
    Realmente o livro lembra um pouco X-Men. Mas isso não me incomodou; eu adoro X-Men. haha
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Mesmo se tratando de fantasia com romance fiquei com um pé atrás com o fato de ser repetitivo em alguns aspectos. Acho que isso prejudica o fluxo de leitura, e fica cansativo com mais facilidade.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua resenha e a indicação do livro. Muito bacana a história. também fiquei interessada por conhecer Victoria e Alex . Anotadinho aqui! =D
    Um abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  19. Oii, fico feliz que tenha gostado muito do livro e do Alex e da Vic, mesmo com algumas ressalvas. Li o livro ano passado e gostei demais, a escrita da Ta é muito gostosa.

    Espero que leia outros títulos dela, e o segundo livro tem que vir por aí logo,hahaha.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, flor!
    Que resenha mas caprichosa! ^^
    Parabéns, fico muito feliz quando vejo resenhas desse tipo ainda mas, quando se trata de livro nacional.
    O livro já conhecia, ele não teve muito apelo pra mim da primeira vez que vi e agora não foi diferente.
    Fica pra próxima!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo