Resenha: livro "Carbono Alterado", Richard Morgan

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre a minha experiência de leitura com o livro "Carbono Alterado", escrito pelo Richard Morgan e publicado em 2017 pela Bertrand Brasil. É uma trama complexa, então, leiam a resenha com atenção para compreender a premissa da obra.

capa, resenha, trecho, netflix, livro, Carbono-Alterado, Richard-Morgan, Bertand-Brasil, thriller, ficção-científica

 "Respirei fundo e fui me olhar no espelho.
 Essa era sempre a parte mais difícil. Venho fazendo isso a quase duas décadas, mas ainda me abalo ao olhar no espelho e ver um completo estranho me encarando." (página 19)

 A história se passa no século XXV, quando outros planetas já foram colonizados e habitados. Criou-se uma forma de prolongar a vida: um cartucho era implantado no final da coluna, próximo ao cérebro, e registrava todas as memórias de uma pessoa, toda a sua consciência, e se algo acontecesse ao corpo dessa pessoa, ou ela simplesmente envelhecesse, ela poderia ser reencapada: ter esse cartucho transplantado para outro corpo e continuar vivendo. A menos que a pessoa fosse vítima de morte real, se seu cartucho fosse destruído. A pessoa poderia também, por exemplo, ter seu cartucho extraído do corpo e ficar em armazenamento, e ser reencapada apenas para determinadas ocasiões, num corpo que estivesse vazio, num clone (se fosse muito rica) ou numa capa (corpo) sintética, como para o casamento ou nascimento de algum parente ou para ser testemunha ou ser julgada por um crime.

 "Ortega meteu a mão na sanguinolência que era o cadáver e puxou o cartucho com o indicador e o dedão. Não parecia nada demais; revestimentos resistente a impactos manchado de sangue e pouco maior que uma guimba de cigarro, com os filamentos dos microconectores emergindo rígidos de uma das pontas. Dava para entender por que os católicos poderiam não querer acreditar que aquele era o receptáculo da alma humana." (página 69)

 Takeshi Kovacs era uma espécie de investigador em seu planeta, mas sua última missão não correu bem e ele acabou sendo armazenado. Tempos depois, ele foi reencapado para uma nova missão. 

 Laurens Bancroft era um homem muito rico, que já havia vivido séculos e séculos, graças aos clones que seu dinheiro permitia cultivar para abrigar seu cartucho. Porém, aparentemente, ele havia se suicidado. Mas Bancroft não aceitava a explicação dada pela polícia de que ele havia simplesmente destruído seu cartucho ao tentar se matar. Parecia algo sem sentido, já que, além de ter novas capas a disposição, ele também tinha um armazenamento remoto dos dados do seu cartucho, o que lhe permitiu voltar à vida depois, ainda que sem as memórias da noite do crime.

 "Os sacos de clones estavam por toda parte, bolsas translúcidas e venosas no mesmo tom laranja das luzes, suspensas do teto por cabos e tubos de nutrientes. os clones que continham era vagamente discerníveis, amontoados fetais de braços e pernas, mas completamente crescidos. (...)
 - A família inteira está aqui - murmurou Prescott junto ao meu ombro. - Marido e mulher, além de todos os 61 filhos." (página 87)

 Bancroft contratou Kovacs para investigar o que realmente aconteceu. Se Kovacs tivesse sucesso na missão, receberia um excelente pagamento (não só financeiro). Mas essa não seria uma investigação simples, não só pelo fato de Kovacs ter um tempo definido e não muito longo para apresentar resultados ou por nunca ter pisado na Terra, tendo vindo de uma cultura um pouco diferente. Muitas informações não foram reveladas à Kovacs, o que lhe colocou em problemas com a polícia de Bay City (antiga São Francisco), da qual Ortega era líder e estaria no pé dele, além de, aparentemente, alguém estar querendo derreter o cartucho de Kovacs, já que ele foi atacado no seu primeiro dia na Terra. Será que nosso investigador conseguirá desvendar o caso Bancroft?

 "- Quando se vive tanto tempo assim, começam a acontecer coisas com você. Você fica muito impressionado consigo mesmo. Acaba pensando que é Deus. De repente, as pessoinhas, com trinta, talvez quarenta anos, bem, elas não importam mais. Você já viu sociedades inteiras se erguerem e caírem e começa a se sentir como se estivesse fora de tudo, e nenhuma parte do mundo importa. E talvez, você comece a eliminar essas pessoas, como se colhesse margaridas, caso elas se tornem uma pedra em seu sapato." (páginas 74 e 75)

 "Carbono Alterado" foi uma leitura que eu gostei muito. É uma trama complexa, onde temos que estar atentos à tudo. É um futuro diferente do que conhecemos hoje, com regras diferentes, mas ainda protagonizado por humanos com nós. Criatividade é uma coisa que o autor e a história tem de sobra!

 São quase quinhentas páginas de um quebra-cabeças que me cativou. Kovacs tem um senso de humor muito particular, talvez pelo fato de ele estar pela primeira vez no planeta. Todo o tempo que passou em missões e investigações não tiraram o bom humo dele. Temos também IAs, inteligência artificial, e eu confesso que gostei muito da interação com o hotel onde o Kovacs se hospedou. Os demais personagens, a gente vai conhecendo aos poucos, demora até podermos confiar verdadeiramente em algum.

 "-Você tem uma licença para fazer piadinhas, Kovacs?
 - Desculpa. Esqueci em casa." (página 25)

 Sobre a investigação, cheguei a duvidar que Kovacs fosse encontrar uma resposta satisfatória para Bancroft, em meio a tantas interferências que o trabalho dele sofreu. Mas os sinais estavam todos ali, espalhados pelos capítulos. É possível perceber que aquela sociedade do século XXV ainda conservava alguns dos mesmos problemas dos dias de hoje, a mesma maldade, a mesma hipocrisia, a mesma falta de amor e de respeito ao próximo.

 "No mundo de Harlan, a maioria das pessoas pode arcar com os custos de reencapamento pelo menos uma vez, mas a questão era que, a não ser que você fosse muito rico, você teria que viver cada vida do começo ao fim, e a velhice é muito cansativa, mesmo com tratamentos antissenilidade. A segunda vez era ainda pior, porque você já sabia o que esperar. Pouca gente tinha energia para passar por isso mais que duas vezes. A maioria entrava em armazenamento voluntários depois disso, com reencapamentos temporários ocasionais para tratar de questões de família, e, é claro, mesmo esses reencapamentos iam ficando mais raros conforme o tempo passava e as novas gerações surgiam sem os velhos laços." (página 75)

 "Carbono Alterado" é uma livro que ganhou cinco estrelinhas e que eu recomendo, um thriller de ficção científica que despertará inúmeras reações no leitor. A personalidade de Kovacs trará risos. O cenário futurístico cativará. A ideia de ser reencapado perturbará quando entendermos todas as suas implicações. Algumas cenas de violência causaram choque  e revolta (para quem já leu, aquela cena do cachorro no penúltimo capítulo é repugnante, né?!). A investigação desafiará o seu raciocínio. A Netflix vai lançar um seriado baseado no livro em 2018, estou bem curiosa para ver os personagens do livro ganhando vida na tela. De todo esse cenário futurístico, só fiquei com uma dúvida: se uma mulher, num corpo que não é dela, engravida, ou se um homem, encapado em outro corpo, engravida uma mulher, a criança que nascer será filha de quem: do corpo ou da mente que estava naquele corpo?

 "- Meu Deus - gemeu, enquanto eu apontava a pistola para a cara dele. - Meu Deus, eu só trabalho aqui.
 - Isso já serve - respondi.
 (...) Em meu trajeto pelos corredores gritantes da clínica, matei cada pessoa que encontrei, derretendo seus cartuchos por completo."

contracapa, resenha, trecho, netflix, livro, Carbono-Alterado, Richard-Morgan, Bertand-Brasil, thriller, ficção-científica
diagramação, resenha, trecho, netflix, livro, Carbono-Alterado, Richard-Morgan, Bertand-Brasil, thriller, ficção-científica

 A edição da Bertrand tem uma capa que eu gostei, com uma textura diferente na lombada e no título. As páginas são amareladas e a diagramação é simples, com letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Detalhes: 490 páginas, Skoob, ISBN-13: 9788528621655, leia um trecho. Onde comprar online: Submarino.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da indicação de leitura. Me contem: já conheciam o livro ou o autor? Gostam de histórias futurísticas?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

11 comentários

  1. Não sou de ler ficção cientifica, mas o lance do suspense no enredo me deixou curiosíssima. Não conhecia o livro e já estou buscando saber se é caro... rs
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ele é bem diferente mesmo, é bem no estilo que gosto pois vi este estilo em O Ceifador e amei sabe, esta coisa de se passar adiante e também em Starter, que podemos mudar o corpo e tudo o mais. E quando é bem mais complexo eu adoro porque qualifica ainda mais a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Confesso que estou postergando a leitura desse livro há um tempão porque não tinha visto nenhuma crítica ainda dele, mas me empolguei muito com sua resenha agora.
    Com certeza é um livro que eu vou adorar ler e que vai me prender de um jeito surpreendente

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    eu confesso que fiquei bem curiosa por essa história quando soube do lançamento mas como não costumo ler livros do gênero e por ele ser bem grandinho tive medo de acabar abandonando a leitura e deixei passar na época, essa é a primeira resenha que leio e me deu um pouco mais de segurança para quem sabe arriscar a leitura, mas como sou bem insegura vou esperar para conhecer outras opiniões antes de decidir definitivamente.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu não conhecia essa obra, na verdade, acho que eu não a procuraria por conta própria, pois não sou muito fã de ficção científica. Mas essa em especial me deixou um pouco interessada, principalmente por ter um lance de suspense nele - e já sou mais adepta. Dica anotada! Adorei conferir suas impressões a respeito dessa leitura e a resenha ficou ótima. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola, esse livro não é para mim ele é de um genêro literario que eu não gosto e não tem nada a ver com o que eu gosto de ler eu dispenso essa dica

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Até hoje só li um livro de ficção científica, acredita?
    Mas fiquei bem curiosa com esse, fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre a estrutura da civilização. E o que aguça minha vontade de ler é o mistério que envolve a trama. Parabéns pela resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    O gênero não faz muito meu tipo, não sou daquelas que ama ficção científica ou policial e este livro é uma junção dos dois, mas sua resenha foi tão cativante que eu fiquei curiosa pra saber como é esse novo mundo é como o assassinato vai se resolver. Vou anotar a dica e quando eu puder vou procurar pra ler.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Nunca tinha um lido um livro com essa temática e achei muito bom a premissa do livro. Eu já amo livros policiais, juntando com ficção científica aí que fica lindo de vez. Não sabia que esse livro ia ser adaptado para série! Muito bom saber disso! Amei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?
    O gênero não me atrai, e normalmente não me chama atenção para iniciar a leitura. Se me recordo bem, só li um livro de ficção científica na vida, mas tive a sorte de me envolver na leitura, depois de alguns tropeços no caminho. No entanto, fiquei curiosa com essa trama e com todas as suas considerações. Não sei se o leria em breve (até porque, preciso tê-lo para considerar isso uma opção rs), mas se surgisse uma oportunidade futuramente, acho que arriscaria a leitura.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Depois de ler sua resenha me arrependi de não ter solicitado ele .-.
    Adoro quando livros tem uma trama elaborada e um enredo bom, espero ter oportunidade de ler em breve.
    Elisabete Silva

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo