Resenha: conto "O Baile da Morte Vermelha" (ou "A máscara da morte escarlate") e poema "Espíritos dos mortos" (Spirits of the dead)

 Olá pessoal, tudo bem? Mas um mês começando, mais um ano quase no fim... Hoje venho trazer meus comentários sobre os textos de outubro do desafio literário 12 Meses de Poe. Era para esse post ter saído antes, mas só pude postar agora, já em novembro.

O Baile da Morte Vermelha, Edgar Allan Poe, Darkside
 O conto do mês, cujo título varia de tradução para tradução, sendo "A máscara da morte escarlate" no arquivo do desafio e "O Baile da Morte Vermelha" no livro "Edgar Allan Poe: medo clássico" da Darkside (que foi onde li) é um conto bem interessante, com menos de dez páginas. Têm um ar sombrio de conto de fadas, com narração em terceira pessoa.

 A história é sobre um país que estava sendo devastado por uma doença chamada Morte Vermelha. O príncipe Próspero, para tentar se salvar e salvar parte do seu povo, foi com cerca de mil súditos, que não apresentavam sinais da doença, para uma espécie de castelo. Lá, eles ficariam isolados do resto do mundo e seguros, pelo menos era isso o que acreditavam.

 O príncipe propôs um baile de máscaras para entreter seus súditos, mas a aparição de uma figura com uma fantasia extremamente excêntrica até para os gostos exóticos do príncipe, causaria um alvoroço na festa. Quem teria tido a ousadia de usar uma fantasia tão desafiadora no baile do castelo?

 "A música cessou, como já contei, interrompendo também a evolução dos que valsavam; repetiu-se a mesma interrupção incômoda de antes. Agora, porém, eram doze badaladas a soar no relógio e parecia que, em virtude do tempo que transcorria mais demorado, os convivas mais pensativos acrescentaram maior energia às suas meditações. E foi talvez assim, do mesmo modo, antes que silenciassem  os ecos das derradeiras badaladas, que muitos participantes na multidão do baile, vendo-se desocupados por um instante, atinaram para a presença de uma figura mascarada que, até então, não tinha chamado a atenção de ninguém. E o rumor provocado por essa nova presença, espalhando-se em sussurros pelo baile, fez surgir entre os convidados um burburinho, um murmúrio de desaprovação, surpresa - e, por fim, terror, horror e repulsa." (página 79)

 O que lhes digo é que o desfecho é trágico! Foi um conto que gostei, e que, como já comentei, parece ter um ar de fábula, com sua ambientação num palácio, com a existência do príncipe, com o baile, e com o desfecho que pode passar a mensagem de que ninguém está imune. Para quem ainda não leu nada do autor, pode ser um bom primeiro contato com a obra dele.

 Sobre o poema, trago a tradução dele para que vocês possam ler e, talvez, conseguir captar mais dele do que eu fui capaz:

ESPÍRITOS DOS MORTOS
I
Tua alma encontra-se solitária
Entre pensamentos trevosos sob pedra mortuária
Ninguém, dentre toda multidão, irá espreitar
Durante a tua hora de se ocultar
II
Fica em silêncio e isolado,
Mas não solitário - Para que então,
Os espíritos dos mortos que outrora estavam do outro lado,
Quando em vida, perante a ti novamente estão
E agora em morte te rodeiam - o que desejam
Ofuscar-te a visão - não permitas o que anseiam
III
A noite, embora iluminada, há de observar
E as estrelas, para baixo, não irão olhar
De seus altos tronos celestiais
Que iluminam como Esperança aos mortais.
Mas teus rubros orbes, sem feixe de luz,
À tua fadiga podem fazer jus
Tal como uma queimação e uma febre
Que podem apossar-se de ti para sempre
IV
Agora há pensamentos que não deves banir
Agora há visões que nunca irão partir
De teu espirito eles passarão
Nada além do que gotas de orvalho sobre o chão
V
A brisa a soprar, quieta e divina
E a névoa sobre a colina
Sombria, sombria, porém virginal
É um símbolo, é um sinal
Que se ergue sobre as árvores sem critérios,
Como o mistério dos mistérios!

 Para quem quiser conferir as outras resenhas de textos do desafio, é só clicar em 12 meses de Poe. Para saber mais, acessem o post DESAFIO DE LEITURA #12MESESDEPOE - 2017 no blog da Anna Costa, a criadora do desafio.

 Lá no canal tem um vídeo mostrando detalhes do livro com os contos do Edgar Allan Poe publicado pela Darkside, para conferir é só acessar: Detalhes da edição do livro "Edgar Allan Poe: Medo Clássico, Darkside Books.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o autor ou o conto? O que acharam do poema?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

6 comentários

  1. Oi. Menina, que ano tenso, mas ainda bem que passou logo. Eu achei esse projeto do Poe fenomenal, vários blogs unidos e formas diferentes de ver o mesmo autor, gosto da forma sombria dos textos dele.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei o projeto de leitura do Poe muito interessante! Sou uma grande admiradora dos trabalhos dele, mas adoraria conhecer outros. Fico feliz que tenha gostado.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Que conto maravilhoso Maria, ainda mais saber que tem um final extremamente trágico, isso me agrada, pois estou cansada de sempre terem finais felizes. Pena que teu ano tenha sido assim, mas agora vai começar uma nova etapa e estarei torcendo por ti.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço este projeto do Poe, e achei a ideia muito boa. Este conto parece ótimo, como muitos dos trabalhos dele.
    Bjs, Ros

    ResponderExcluir
  5. Oie
    muito legal esse projeto, sempre vejo por ai e acho um maximo, que legal sua resenha e que bom que esta se dando bem, vou tentar ler as outras pois me atraiu esse

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse projeto é incrível! Eu ia participar esse ano, mas dai acabei não tendo tempo na maioria dos meses :( mas fico bem feliz que esteja gostando e adorei a resenha viu

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo