Resenha: livro "A consultora teen", Patrícia Barboza

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "A consultora teen", escrito pela Patrícia Barboza e publicado em 2014 pela Verus Editora.

Resenha, livro, infantojuvenil, dica-de-livro, leitura, A-consultora-teen, Patrícia-Barboza, verus

 "Enquanto pensava, olhei para o lado e vi a revista Universo Teen. Lembrei da coluna dos leitores e tive uma ideia. Cansei de mandar perguntas para a revista e ser completamente ignorada. Então eu ia fazer um blog com as minhas perguntas só de brincadeira. Isso!" (página 67)

 A narradora é Thaís, uma garota de 14 anos que acaba de se mudar de Volta Redonda para o Rio de Janeiro, com a mãe, o pai e o irmão mais velho, pois a mãe conseguiu passar num concurso público e iria começar em um novo emprego. Com a mudança de cidade, ela teve que ir para um novo colégio, o Portobello. Felizmente, antes de as aulas começarem, ela já conheceu o Pedro, um garoto que morava no mesmo prédio que ela e tinha a mesma idade, então, ela e o irmão Sidney não chegariam na escola sozinhos. No primeiro dia de aula, três garotas ficaram olhando para a Thaís, e assim que surgiu uma oportunidade, as garotas foram falar com ela e foi o início de uma nova amizade.

 "- O pessoal do Portobello é legal, você vai curtir. Por falar nisso, gostei do Sidney. Apesar de ele ser mais velho, acho que vamos nos dar bem. Geralmente os caras do terceiro ano olham com desprezo pra gente que é do nono. - Ele deu uma risada engraçada. - Ele é diferente, não me achou um pirralho. (...)
 - Jura que existe esse preconceito de idade para fazer amizade? - estranhei.
 - Não é bem questão de preconceito. Grande parte desse pessoal já fez 18 anos e logo vai estar na faculdade. Eles são mais independentes, podem sair de carro, ter o próprio dinheiro, essas coisas. Infelizmente ainda vivemos de mesada e temos hora pra voltar pra casa." (página 55)

 Com tempo livre, mexendo na internet, a Thaís acabou criando um blog chamado "A consultora teen", só de brincadeira, como se fosse alguém que responderia perguntas de adolescentes, perguntas que ela mesmo tinha curiosidade de saber a resposta. Só que a brincadeira tomou proporções de coisa séria, pois diversas garotas na escola descobriram o blog e começaram a mandar perguntas. Será que esse blog traria algum problema para a Thaís? E se descobrissem que ela, uma garota de 14 anos que nunca tinha namorado e viveu a vida toda no interior, era a consultora que estava dando conselhos sobre diversos assuntos? Só lendo para saber, e eu recomendo que vocês leiam!

 "Sem querer, eu agora sabia dos dilemas amorosos de praticamente todas as garotas do colégio. Mas, como eu mesma escrevi no dia em que criei o blog, as perguntas eram anônimas. Eu conhecia os problemas, mas não sabia de quem eram." (página 99)

 Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, que também escreveu a série "As Mais". "A consultora teen" é um infanto-juvenil de menos de 200 páginas, uma leitura rápida e leve, mas que fala sobre assuntos super importantes para o público-alvo e de uma forma muito responsável. Menstruação, amizades, namoro, relações familiares, segredos, mudanças... eu aplaudo a forma como a Patrícia abordou esses e outros temas na obra.

 "Muitas das perguntas eram praticamente iguais. Isso significava que, não importa se você mora no Nordeste ou na região Sul, os costumes e sotaques até podem ser diferentes, mas as dúvidas da adolescência são as mesmas para todos." (página 99)

 Gostei do que motivou a família da Thaís a ter que se mudar: um crescimento na carreira da mãe, mostrando que não é por que uma mulher tem filhos que deve deixar seus planos e sonhos de lado. Gostei de não termos caído naquele clichê onde todo mundo implica com a garota nova, pelo contrário, mesmo que a Thaís sinta uma saudade enorme da melhor amiga que ficou em Volta Redonda, ela se enturma com as novas colegas de sala. E falando em clichês, tem sim na escola da Thaís uma garota que é vista como metida pelas outras, mas aí a Patrícia acerta novamente ao fazer com que a gente possa conhecer essa garota e perceber que ela é como qualquer outra, com seus sonhos, defeitos e qualidades, afinal, ninguém é perfeito!

 "- Vocês estão namorando? - Ele fez uma cara confusa e engraçada ao mesmo tempo. Não sei quem estava mais espantado com o papo. Nem nos meus sonhos mais remotos pensei que teria esse tipo de conversa com meu irmão, já que ele foi tão implicante e chato a vida toda." (página 137)

 Gostei da relação da Thaís com o irmão, eu tenho 4 irmãos e sei que na convivência sempre surgem atritos, mas família existe para se ajudar. Através da relação dos leitores com o blog, a Thaís e nós também podemos pensar sobre em quem devemos confiar: em amigos e na família, ou em desconhecidos? Outro ponto que achei interessante ser abordado foi a importância de evitar o sedentarismo nessa fase da vida.

 "O que eu escrevi no blog tinha afetado duas amigas que a cada dia se tronavam mais queridas. Seguindo a linha de raciocínio da Bia, se eu tivesse lhes dado esses conselhos pessoalmente elas teriam seguido? Dado valor? Elas estavam sofrendo, cada uma no seu canto, e não desabafaram com a gente. Mas uma pessoa 'estranha' na internet teve um peso enorme na decisão delas." (página 158)

 Alguns leitores mais velhos podem achar que "A consultora teen" não é um livro grandioso, mas quando se tem 14 anos, vemos a vida de outra forma. E confesso que quando cheguei na última página, senti "aquele quentinho no coração", me emocionei ao acompanhar essa mudança na vida da Thaís, uma mudança maior do que a de cidade, uma mudança de fase, uma aceitação do fim da infância e da chegada da adolescência. "A consultora teen" é como uma lufada de ar fresco, que vem trazendo mensagens preciosas especialmente para os leitores da idade da protagonista. Se precisar presentear um adolescente, lembre-se desse livro!

Infanto-juvenis, Patricia Barboza, paula-pimenta
Resenha: livro "A consultora teen", Patrícia Barboza
Resenha: livro "A consultora teen", Patrícia Barboza, fotos

 Encerro a resenha comentando sobre o aspecto visual da obra: a capa é super bonita, com elementos que remetem à mudança e ao Rio de Janeiro. As páginas são amareladas e porosas. A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho, além de detalhes no topo, embaixo e no início de cada capítulo. A revisão está bem feita. Mas surgiram manchas amareladas no meu exemplar (tenho ele desde 2015), assim como em alguns outros livros, me disseram que pode ser o tipo de papel e a umidade, se alguém aí tiver esse livro me conta se aconteceu o mesmo, por favor.

 Detalhes: 198 páginas, ISBN-13: 9788576863564, Skoob.Clique e compare preços no Buscapé.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou a autora? Já passaram pelo dilema de mudar de cidade e de escola? Lembrando que esse é o último post válido para o Top Comentarista de fevereiro, onde você pode ganhar o livro O Maravilhoso Bistrô Francês, clique aqui para saber mais.

* Cliquem aqui e participem dos sorteios que estão rolando no blog (e também tem sorteio na fan page e no Instagram).

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

23 comentários

  1. Oi Maria!
    Para mim o livro serviria para depois de uma ressaca literária por ser bem leve e despretensioso, mas é como você disse, para o público alvo dele, já é visto como algo diferente, me lembro de quando tinha 14/15 anos e minhas preocupações eram infinitas, coisas que hoe já acho bobagem, rs. Não conhecia a escrita da autora, e tenho que dizer que me surpreendi por ser uma história adolescente que foge de certos clichês!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Amo livros com os temas e qro mto conseguir ler livros da autora e esses outros da imagem, morro de vontade de conhecer livros da Paula Pimenta tbm...
    As capas estão lindas tbm.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Alguém conhece?Olá meninas!
    Estou a procura de um livro. Nao lembro o nome, mas um pouco da historia.
    A historia é sobre uma jovem de 18 anos q cresceu num orfanato, e ao completar a maior idade, passa a cuidar das meninas mais novas. Porem, um dia...o diretor desse orfanato, aproveita a noite para entrar no quarto da garota e tenta estupra-la. A moça apavorada, consegue escapar, dando um golpe forte na cabeça do individuo. Em seguida, ela junta todos os seus pertences, e foge do Orfanato.
    A coitada corre pra beira de uma estrada, e consegue carona em uma carroça de mercadores. Apos dias e dias de viajando com fome, sede, e totalmente suja, ela finalmente chega em seu destino final.
    Assim que colocou os pés na calcada, nao fazia idéia de onde estava. O mercador entendendo sua duvida, tratou de esclarecer q ela estava na cidade. Assim q se pós a caminhar sem destino, sem dinheiro, e mt suja, teve uma vontade imensa de chorar. As pessoas da cidade, a olhavam como se ela fosse um bicho sujo, uma criatura de outro mundo.
    Logo chegou a noite, e a pobre jovem teve q dormir numa calçada, com lojas ao lado. Fazia muito frio, e começava a nevar, nao tinha um cobertor para se cobrir, porem assim q olhou para um monte de lixos, descobriu um cobertor velho e imundo. O jeito foi pegar e usa-lo para se proteger do frio. Horas depois, a garota estava congelando e com mt resfriado. As poucas pessoas q passavam por ela, nem ligavam.
    A pobre jovem encolhida no canto da parede, parecia uma crianca indefesa.
    De repente aproximou-se um homem com mas intenções e tentou lhe fazer mal. A coitada acordou gritando e pedindo por socorro. De repente, uma mão forte o tirou de cima dela. A garota olhou ao redor e viu um segundo homem, alto, moreno, e cabelos longos amarrados pata trás, ele era o homem mais belo q ela havia visto na vida. Esse homem a estava defendendo do mal feitor.
    Ela ficou tao assustada, q pegou o cobertor e se cobriu do pé a cabeca, ficando apenas olhando todo o movimento atraves de um pequeno buraco do covertor
    Quando o homem lindo pop pra correr o mal feitor, ela viu q ele vinha em sua direção, então...encolheu-se ainda mais rs.
    Só sei q ele a olhou dos pés a cabeça toda coberta, e acabou a confundindo com uma criança, e exatamente por esse motivo, ele a pegou no.colo e a levou para sua carruagem. A garota tentou dizer q nao era uma criança, e q ele havia cometido um engano, porem ele nao lhe deu ouvidos
    Ate q ele tentou arrancar o cobertor imundo dela, mas ela não permitiu.
    Ele a vendo tat pequena e esperneando feito louca, achou realmente que se tratava de uma criança abandonada e necessitada. A garota era magra, e pequena, encolhida e toda embrulhada por um cobertor,parecia mesmo uma criança.
    Só sei que ele a levou para casa e a entregou nas mãos de sua empregada, ordenando que dessem um banho na criança kkkk
    Minutos depois após o banho, a empregada assustada em descobre que não era um criança, não sabia como contar a verdade ao patrão.
    Na hora do almoço, ele acabou não descendo pra almoçar, e ficou doente por conta da noite de inverno, onde havia tomado muita chuva. Por conta disso, ficou acamado, e não pode ver de perto.a tal criança.
    A jovem, assim q soube q o homem q havia ficado doente por ter se aventurado no frio por causa dela..resolveu q cuidaria dele como forma de agradecimento. E assim ela passou a ficar no quarto dele, cuidando de sua saúde até q ele ficasse bom, e por fim, poderia lhe contar quem era, e esclarecer q aquela criança que ele havia salvo numa noite fria, era ela.
    Gente, eu li esse livro quando era muito nova. Já procurei e não achei. Não me lembro do titulo. O livro tava velhinho, e infelizmente nunca consegui ler o final desse livro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou doida pra ler esse livro, estou quase eu mesma escrevendo a história pra gente poder ler, rsrs.

      Excluir
  4. Oi Maria.
    Esse livro parece ser ótimo para o público teen. Trata de vários assuntos importantes para quem está na adolescência e parece ter uma boa narrativa que muitos leitores gostarão.
    Mas, não é um livro que eu queira ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falarem muito a respeito desse livro Até porque é um romance nacional e eu quero muito ler esse livro já tem algum tempo porque eu adoro livros com pegada infanto-juvenil e essa altora é uma fofa eu sigo ela nas redes sociais e já pude conferir outros trabalhos dela

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria, nossa, 4 anos já do lançamento deste livro?! Lembro que ele foi bem comentado quando publicado. Tenho uma filha com 12 anos e acho que ela gostaria de poder ler este livro...Ando à caça de livros teens pra ela, de tramas que se passem na escola e que sejam tão puras quanto às tramas juvenis devem ser... Valeu pela dica!

    Vanvan.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de saber se ponto de vista sobre ele. Achei uma ótima sugestão para o publico teen.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um ótimo livro para o público infanto-juvenil, certamente os adolescentes vão se interessar por essa obra, que aborda assuntos ligados ao universo dessa faixa etária. É mesmo uma boa sugestão de presente para um jovem leitor😊

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu amooo ler, estou um pouco afastada agora dos meus queridinhos devido ao baby...
    Eu acho q de certa forma muita gente (eu) vai acabar se identificando cm a leitura.
    Um sonho é o blog ter visibilidade tanta p chegar a ser um problema, já pensou?
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Muito legal...temática bem atual e história parece ser da vizinha, da amiga...enfim, não cai nos clichês e é nacional
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da sua resenha, a capa é bem bonita e deve ser bem legal acompanhar a historia da Thais no livro. Fiquei curiosa por saber da experiencia dela com o blog. Interessante.

    ResponderExcluir
  12. Achei a capa linda, parece ser uma história legal, j´quero saber se trará problemas ou não para a Thais.

    ResponderExcluir
  13. Quando li o título pensei: eu iria amar esse livro! Apesar de eu já ter 25, ainda tenho alma de 15 kkkk.Adorei, já quero ler.

    ResponderExcluir
  14. Também gosto desse tipo de livro adolescente , acho que seria um livro que eu leria. A questão de não haver implicâncias das meninas com ela é ótimo, já que eu estava até comentando sobre isso para uma amiga, de um livro que eu li da Kasie West , onde havia implicâncias e ciumes entre colegas de escola. Mas sempre há alguma coisa , já que imita a realidade. Mas como o autor coloca é que faz a diferença.
    Achei legal a história se passar no Rio, é diferente, não comum .
    Amei a capa, maravilhosa!Super bem feita .
    Confesso que nunca li nada da Autora, mas acredito que esse seja um daqueles livros amorzinho que sempre suspiramos e queremos uma continuação.

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  15. Apesar de já ter passado dos 14 anos achei muito lega a historia do livro.
    A capa realmente é super linda e me encantei com a força da personagem Thaís e seu amor e valor pela família.
    Gostei da indicação de dar esse livro de presente para uma adolescente, mas vou ler antes. :)
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Muito legal!!! Dei de presente a minha sobrinha e ela amou o livro, ja emprestou as colegas. O bom é que sao da mesma idade da narradora

    ResponderExcluir
  17. A capa é lindaaaaa ��������
    Super legal a sua indicação! Amei a abordagem!
    Parabéns pelo post! ��

    ResponderExcluir
  18. amei des da capa ,adorei a indicação sou mega apaixonada por livros e espero achar esse que vc indicou pra mim ler.

    ResponderExcluir
  19. Amei o enredo do livro amo Infanto-juvenil que tratam de histórias de como lidar com a adolescência , é legal por incentivar adolescentes lerem e também para nós vermos nos questionamentos passados exposto em uma história.

    ResponderExcluir
  20. Gosto de sempre ter uma opção mais juvenil dentre as leituras. Leio tantos livros pesados, densos e cansativos, que preciso dar uma respirada e estes livros me ajudam muito.

    Anotei já o título e vou incluir na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  21. Realmente achei legal o livro não ficar com clichê das implicações quando se é nova em um colégio, e para acho que a adolescência sempre vai ser esse momento em que todos têm as mesmas dúvidas.bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo