Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro “Lições de Francês”, escrito pela Ellen Sussman e publicado no Brasil em 2013 pela Casa da Palavra.

Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman

 A história é narrada em terceira pessoa, se passa em Paris, e nos apresenta a três jovens professores que dão aulas particulares de francês. Nico, que gosta de Chantal, que gosta do mulherengo Philippe. Eles se encontram de manhã, antes de partirem para suas aulas marcadas com alunos estadunidenses, e combinam de se encontrar no fim do dia.

 Nico vai para sua aula com Josie e a leva para passear pelas ruas da cidade. Josie era professora e faria essa viagem para Paris com o homem com quem tinha um romance proibido há seis meses, mas ele morreu há três semanas. Muitas pessoas julgariam Josie pelo relacionamento secreto que teve, mas se falamos tanto na importância do amor, e se esse amor que ela viveu fosse mesmo o amor verdadeiro de sua vida? Eu prefiro não julgar, assim como não consigo imaginar o tamanho da dor que ela estava vivendo.

 “Ela não tem trabalho nem lazer. Saiu do emprego há três semanas. O homem que amava morreu há três semanas.” (página 26)

 “Durante seis meses, sua felicidade foi um segredo. Agora sua dor é um segredo. Não teve nenhum direito sobre o seu namorado. E não tem nenhum direito sobre essa dor.” (página 33)

Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman

 A aula de Philippe é com Riley, que há um ano viveu o sonho de ir morar em Paris. Mas esse sonho está se transformando em um pesadelo já que seu marido a deixa sozinha em casa com os dois filhos pequenos e só pensa em trabalho, se esquecendo que tem suas responsabilidade como pai e companheiro, que vão muito além de colocar dinheiro em casa. Para piorar tudo, Riley, que sempre foi uma mulher inteligente, tem muita dificuldade de aprender o francês, o que dificulta muito o seu dia-a-dia.

 A história de Riley nos mostra a realidade da maternidade que é sempre mais pesada para a mulher do que pro homem. Imaginem estar com duas crianças no colo, falar e não ser entendida. A situação, a solidão de Riley são desesperadoras. Novamente, alguns leitores podem julgar alguns comportamentos dela com seu professor, mas eu acredito que se não há mais amor numa relação, se só um se importa, já não há mais relação. Gostei muito da decisão tomada por Riley no final.

 “Como é estranho uma pessoa se perder uma cidade, numa família, num casamento. Como é estranho ela nunca ter se sentido solitária quando morou sozinha, durante tantos anos, em Nova York. E, agora, embrulhada no pacote arrumadinho da família nuclear, membro de cada merda de grupo de expatriados que existe em Paris, de cada grupo de mães falantes de inglês, de cada grupo de esposas de expatriados, sente-se como aquela criança largada do lado de fora da escola – depois que todos já foram embora – porque a mãe se esquecera de ir buscá-la.
 Será que chamam essa família de nuclear por causa do potencial de explodir?” (página 123)

 “Porém não tem nada a dizer, pois não tem palavras para se expressar.
 Sua carreira maravilhosa, da qual desistiu três semanas antes do nascimento de Cole – apesar de não se lembrar mais por quê – consistia em redigir comunicados críticos para grandes empresas. Queda de ações? O ECO pego no banheiro masculino com o contínuo? Me dê só um minuto e explicarei como isso é bom para empresa! Mas agora não é capaz de transformar nem a própria vida numa boa história – porque não tem palavras para isso. Je suis perdida." (página 113)

 “Chuva. Odeia Paris. Esse é o segredo vergonhoso que carrega dentro de si. Que diabos há de errado com ela? Todo mundo ama essa merda de cidade.” (página 107)

 A aula de Chantal é com Jeremy, que está na cidade acompanhando a esposa, uma atriz famosa que está gravando um filme em Paris. Ele e a esposa tem jeitos de ser completamente opostos, e Jeremy muitas vezes se sente incomodado nessa relação.

 “É assim que conhecemos uma pessoa, ele conclui. A gente pensa saber muitas coisas sobre alguém até o fragmento de uma informação nova pegar todo esse conhecimento acumulado e o alterar tão completamente que somos obrigados a partir do zero.” (página 193)

 “Lições de Francês” estava na minha estante desde 2013, e foi só com a Maratona Literária Desencalhando Livros que eu o li, e até que gostei da leitura. Se você procura um livro onde acompanhará a história dos personagens do início ao fim, não é o que encontrará em “Lições de Francês”. A obra é um recorte de um dia na vida desses personagens. E são justamente os personagens o que há de melhor no livro. Todos eles têm partes interessantes em suas histórias, que com certeza farão o leitor se identificar com um ponto ou outro. Algumas das coisas que mais gostei foram a relação de Jeremy com a enteada, a forma como ele se tornou um bom pai para ela, e as maneiras que Nico tenta encontrar para contar o segredo que guardou por tantos anos, sobre o dia em que esteve desaparecido.

 Enfim, se fossem seis livros sobre as histórias dos seis personagens principais de “Lições de Francês”, poderíamos ter seis livros ótimos; mas o que temos são partes da vida dos seis personagens se encontrando num livro só, o que torna a obra uma leitura para passar o tempo e, é claro, conhecer e se encantar um pouco por Paris (ou não).

Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman
Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman
Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman
Resenha: livro “Lições de Francês”, Ellen Sussman

 Eu gosto da capa de “Lições de Francês”, gosto da forma como há uma ilustração sobre um ponto turístico de Paris que vai ser importante no início da história de cada professor com seu aluno. A diagramação é boa, com margens, letras e espaçamento de bom tamanho. As páginas são amareladas, mas infelizmente acho que a qualidade do papel não deve ser muito boa, pois talvez pela umidade (ou pelo sol), meu exemplar ficou cheio de manchas amareladas com o passar dos anos.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Fica a minha recomendação para quem procura uma leitura rápida, com uma escrita fluida, bem ambientada em Paris e com personagens variados e interessantes. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

 Detalhes: 240 páginas, ISBN-13: 9788577343331, Skoob. Onde comprar online: Submarino, Amazon.

 Comentando nos posts do blog durante ao mês de fevereiro, você concorre ao livro "O maravilhoso bistrô francês", clique aqui e saiba mais.
Sorteio: Aniversário Premiado 4 You Books Mania, clique e participe.
 Sorteio da Trilogia Fortaleza Negra da Kel Costa, Ler Editorial, clique aqui e participe.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

30 comentários

  1. Me pareceu historias independentes que se intercalam em certos momentos tornando o livro dinâmico e cheio de emoções. Por comentar pontos turísticos de Paris, seria legal ir acompanhando com imagens para tornar a historia mais real. Como tu comentou deve realmente ser um livro leve, com romance, aventuras e um enlace envolvente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria!
    Nnca tinha visto esse livro, o enredo parece bem agradável e prende o leitor, ainda mais se curte o gênero, eu vou anotar na listinha, espero conseguir conhecer a obra, o tema me chamou bastante atenção.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Qualquer livro ambientado em Paris, é bom na minha opinião, mesmo que o conteúdo não seja lá essas coisas, mas squi parece tão bom que daria para escrever um livro para cada protagonista.
    Desejo uma ótima semana e um mês mais que abençoado!!
    “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.” (Cynthia Kersey)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Me senti triste pela situação de Riley, realmente deve ser desesperador tudo o que ela vive neste livro. Não conhecia o livro, mas não gosto de traições, então fiquei curiosa para saber a decisão da protagonista. Dica anotada.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari.
    Adorei a ideia de 6 histórias com personagens diferentes em um livro só. Fiquei curiosa para saber como as suas histórias se entrelaçam, ainda mais sendo retratado apenas 1 dia da vida deles.
    Fiquei curiosa sobre o livro, se um dia eu tiver a oportunidade de lê-lo ficarei feliz.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia livro "Lições de Francês", achei legal a ambientação ser em Paris, gostei da sua resenha e pude perceber que você gostou da leitura, o enredo parece ser de fato agradável, mas achei triste a situação de Riley!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro e a capa já me atraiu muito, lendo a sua resenha eu fiquei bem curiosa, mas um ou outro ponto podem não me empolgar tanto. Não sei se fossem seis histórias diferentes seria melhor, não li ainda, mas acho que poderia ter se aprofundado um pouco mais e explorado melhor os personagens Enfim, estou curiosa com a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria!
    Mais uma vez um livro incrível ambientado em uma cidade mais incrível ainda... Acho muito legal o livro não se prolongar tanto na vida toda dos personagens e sim no que estão vivendo atualmente, isso faz a leitura ser rápida e o leitor se sentir curioso pelo que está lendo, gostei, Talvez um livro para cada protagonista se tornasse cansativo... Não conhecia a autora, mas minha curiosidade pelo livro despertou, principalmente por ver que os dilemas dos personagens são coisas que muitos passam em seu dia a dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    No início eu imaginei "hm, acho que não vai ser um livro do meu gosto", porém, conforme fui lendo sua resenha, fui ficando curiosa sobre cada personagem e suas histórias e quis ler mais. Surpreendida já na resenha! Gostei demais da dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não conhecia o livro, e fiquei triste pela situação de Riley! Deve ser muito difícil, nossa! Confesso que a premissa não me pegou, então vou passar a dica. Mas que bom que você gostou. É bom quando a gente tira um livro velho da estante pra ler e se surpreende.

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa, que título mais intrigante, rs. Eu quero tudo que tenha relação com Paris, então fiquei bem curiosa para ler o livro. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gosto de histórias ambientadas em Paris. Não conhecia esse livro, mas apesar de gostar e sempre conhecer um pouco mais da cultura nessas tramas, não consegui me sentir envolvida com o enredo =/

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  13. Bem interessante, eu não conhecia esse livro, mas confesso também que não me animo por hora de ler ele, na verdade eu estou mais focada em ler o que tenho parado do que aderir novos livros. Mas gostei de ver suas recomendações sobre a obra, está muito boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Acho que apenas o cenário de Paris que me chamou atenção. Talvez se fossem contos com estes personagens fosse mais interessante.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Acho Paris uma cidade linda e adorei saber que essa estória se passa lá. Ainda não conhecia o livro, nem a autora, mas amei a premissa e já quero ler, nem imagino como deve ser para uma das personagens estar grávida e ser julgada o tempo todo, deve ser horrível. Amei a resenha.
    Bjos,Bya! 💋

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro e como Paris é um dos meus sonhos de consumo e por vc ter informado que a ambientação está muito bem feita com certeza lerei este livro

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  17. Que pena que seu livro ficou com manchas com o passar do tempo. Eu não conhecia essa obra mas o tema me chamou demais a atenção, na faculdade tenho estudado sobre visão superficial e aprofundamento dos personagens, creio que esse seja o livro ideal para o meu trabalho, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    O enredo do livro é bem interessante, e apesar de preferir quando temos a história do personagem do início ao fim, eu não me importo em ler algo diferente disso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas a capa é interessante, a sinopse convidativa e sua resenha convence a leitura! Adorei a dica e vou colocar na minha meta deste ano! Amo livrinhos de escrita fluida e leitura fácil!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Essa história parece ser repleta de reflexões sobre a família e o projeto gráfico está uma beleza, adorei os inícios de capítulos.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Oie! Adorooo livros assim, com historias dentro de historias, separadinhas por personagens. Acho muito gostos conhecer o passado de cada um dessa forma. Amei a dica!

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria, tudo bem?
    Que bom que esse livro foi desencalhado da sua pilha de leituras! Eu não conhecia o título e confesso que não fiquei curiosa para ler, apesar de deduzir que seria uma leitura agradável, sinto que ela não será tãão boa assim, sabe?
    Vou passar a dica, pelo menos, neste momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi. a primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa, mas lendo sua resenha e conhecendo mais a história, principalmente a questão da maternidade, fiquei ainda mais encantada, sem dúvidas é algo que preciso ler.

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu não conhecia o livro, mas gostei das historias dos personagens, parece ser uma leitura bem gostosa *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  25. Recentemente estou gostando muito de livros ambientados em Paris.. Acho que sempre tem uma energia gostosa na história. Esse livro parece ser bem legal de ler, gosto de personagens bem trabalhados e fiquei curiosa para saber o que acontece com cada um deles no livro, as fotos ficaram ótima! Obrigada pela dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  26. Já havia visto a capa deste livro por aí e pensei se tratar de um livro didático, rsrs, santa ignorância a minha.
    Sonho conhecer Paris, e acho que este livro seria uma boa introdução. Um leitura para passar o tempo. Deve ser ótimo para uma tarde de sábado, já que como você disse, não há aprofundamento nas personagens...

    Bjs, Vanvan.

    ResponderExcluir
  27. Oi Maria!
    É a primeira vez que ouço falar deste livro. A história é realmente interessante, o retrato de como a maternidade pesa muito mais para a mãe é um tema a ser discutido de fato. Em relação aos personagens achei uma pena não ter sido explorada a história completa de todos eles. O livro poderia ter sido maior também já que ele tem apenas 240 páginas e como você disse poderiam ter outros livros.
    Gostei da ambientação em Paris, acho um outro clima quando leio livros na França. Fico com mais vontade de visitar o país rsrs

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Estou completamente apaixonada pela história da Josie e adorei essa personagem eu na verdade já tinha ouvido falar sobre esse livro mas nunca parei para me ligar sobre o que realmente se tratava com certeza eu quero muito ler ele apesar de não ser um gênero que eu leio muito

    ResponderExcluir
  29. Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas fiquei com bastante vontade de ler. Apesar de falar de romances (assunto que não me fascina tanto), achei o cenário da história bem interessante. Também achei a edição muito bonita e ler a edição física deve ser bem interessante. Adorei o post :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo