Resenha: livro "Sorrisos Quebrados", Sofia Silva

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Sorrisos Quebrados", escrito pela portuguesa Sofia Silva e publicado em 2017 pela Editora Valentina.

Resenha, livro, Sorrisos-Quebrados, Sofia-Silva, editora-valentina, romance, relacionamento-abusivo, violencia-contra-a-mulher, blog-literario, comprar, opiniao, critica, quote, trechos, ler

 "Às vezes, encontramos conforto no lugar que um dia tememos." (página 23)

 Paola viveu um relacionamento abusivo, sofrendo todo tipo de violência. Conseguiu sair dele, pagando um preço alto. Agora ela é uma mulher marcada por dentro e por fora, morando numa clínica que atende pessoas com problemas físicos e psicológicos. Anos atrás, foi nessa clínica que André encontrou ajuda para sua filha, a pequena Sol, que estava muito mal. O tempo passou e Sol continuou se tratando na clínica, pois a garotinha tinha medo de interagir com outras pessoas além do seu pequeno clico familiar, composto pelo pai, avô e avó.

 André, sempre que podia, trabalhava como voluntário na clínica, e num certo dia, ele deu de cara com Paola. Já tendo sido vítima de violência física, Paola não reagiu bem ao ver um homem como André, muito alto e extremamente forte e musculoso, próximo dela. Pouco tempo depois, os caminhos de Sol e Paola se cruzaram na clínica, e através das tintas e dos pincéis, as duas acabaram se aproximando. A menina via em Paola muito além de um rosto marcado, Sol sentia que ambas já haviam sofrido muito e que Paola seria capaz de compreendê-la. Com a proximidade das duas, André e Paola foram se tornando próximos também. Será que haveria uma possibilidade de recomeço para duas pessoas que tiveram seus corações tão quebrados?

 "Quero afastar as pessoas com a minha aparência, e ela não quer que a dela seja um fato de solidão, mas, no final, somos duas pessoas que só querem dormir sem pensar como estão marcadas eternamente por quem não as merece." (página 109)

Sorrisos Quebrados, Sofia Silva

 "Sorrisos Quebrados" é um livro que tem feito um sucesso enorme, desde a publicação no Wattpad, passando pela Amazon e agora na publicação pela Valentina. Perdi as contas de quantos leitores já vi elogiando o livro. Ele estava na minha estante há meses e aproveitei a JornadaMLV para finalmente lê-lo, sentindo certo receio de não gostar tanto quanto os outros leitores, já que romances dramáticos não são meu tipo de história favorita. Felizmente, "Sorrisos Quebrados" foi totalmente diferente do romance água com açúcar e da história ao estilo Nicholas Sparks (onde as coisas demoram pra acontecer) que eu esperava encontrar.

 A narração é feita em alguns capítulos por Paola e em outros por André, e senti que as vozes desses personagens eram bem nítidas. A história aborda temas importantes como os relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher. Paola viveu uma realidade que, infelizmente, muitas mulheres vivem. Na nossa sociedade machista e patriarcal, onde o casamento parece ser sinal de sucesso na vida, as pessoas achavam que ela, que não tinha uma beleza estonteante, deveria se sentir agradecida por ter encontrado alguém que lhe quisesse. O algoz de Paola conseguiu destruir toda a autoestima que ela tinha, fazendo-a se sentir culpada e insuficiente. Temos na história uma mulher que precisa descobrir o quão maravilhosa é.

 "'Ele é o sonho de toda mulher.  Nunca o deixe escapar. Você não vai encontrar homem melhor', disseram-me a noite inteira enquanto eu recebia os cumprimentos. De nós dois, todas as pessoas deixavam claro que a felizarda era eu. Eu também pensava assim quando ouvia essas palavras.
 Como, dentre todas as minhas amigas que nutriam uma paixãozinha por ele, fora eu a escolhida? Meus sonhos não poderiam ser mais perfeitos. Roberto era a prova de como os homens não são românticos somente na literatura. Ele era o meu conto de fadas. Só não imaginei que o papel dele na nossa história não seria o de príncipe, mas o do pior dos vilões.
 Olhando para trás consigo perceber que tudo era perfeito demais, e ninguém pode ser assim. Não existe um homem sem falhas, mas, por ele parecer tão bom, fui me modificando para fazê-lo feliz. 
 “Te amo tanto, Paola. Faço tudo para sermos felizes. Só estou pedindo para não vestir essa saia, (…) não vá passear com as suas amigas hoje e fique aqui comigo, já não suporto ficar longe (…) não sorria para outros homens porque esse sorriso quero só para mim (…) não (…) não (…) não…”
 Nãos que começaram como pedidos que eu acreditava serem de um marido apaixonado, com ciúmes normais. Um homem religioso que não conseguia ficar longe da mulher e que, perante Deus, meus pais e todos os nossos amigos, prometera me amar e me fazer feliz até a nossa morte. Muitas vezes dizia que nem a morte poderia diminuir o que sentia por mim. Era eterno. Hoje, essas palavras me assustam terrivelmente." (página 8)

 André deu tudo de si, entregou seu coração e seus sonhos, dedicou a sua vida e não foi o suficiente. Então, decidiu que a única mulher em seu coração seria sua filha, e que faria tudo por ela. Achei bacana como ele é ciente de que o fato de cumprir sua obrigação como pai não o torna melhor do que os outros, visto que há tantas mães que criam sozinhas seus filhos.

 "Não existe nada pior do que tentar salvar alguém e terminar soterrado." (página 24)

 O livro não é muito longo, e é daqueles em que a gente tem que ir até o último capítulo para ter todas as respostas. Ao contrário de alguns leitores, não chorei, mesmo com as situações muito sofridas vivenciadas pelos personagens. Foi uma leitura que me cativou, daquelas em que fechava o livro mas continuava pensando na história. Como a própria Sol diz, Paola poderia ser a Fera de "A Bela e a Fera", e seu pai é que seria o belo, gostei de termos uma protagonista que mostra que a beleza não precisa ser necessariamente exterior e que você pode se amar mesmo com suas marcas. A escrita da autora me pareceu OK, sem marcas de um Português de Portugal. Ela conseguiu ambientar a história no Brasil sem deixar furos, criou bons personagens, as cenas mais quentes foram bem escritas. A forma como a pintura, as cores e as tintas foram colocadas na história foi muito coerente... Enfim, gostei e recomendo!

 "- Um dia me fecharam num frasco com receio de que eu pintasse o mundo.
 - E?
 - Pintei o meu mundo no frasco." (página 119)

Sorrisos Quebrados, Sofia Silva
Sofia-Silva
 Sorrisos Quebrados, Sofia Silva, Editora Valentina

 A Editora Valentina caprichou na edição. A capa é linda e condizente com a trama, com áreas de verniz localizado. As páginas são amareladas. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Há detalhes no início de cada capítulo. A diagramação traz letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 "- Mas, assim como o inferno, o paraíso não deve ser a nossa casa enquanto estamos vivos.
 Desvio os olhos da paisagem e foco nele.
 - Como assim? - Inclino a cabeça, curiosa com o que vai falar.
 - Você está viva, Paola, por isso tem que viver aqui na Terra. Com tudo que ela tem de bom e de mau. A mistura entre o inferno e o paraíso, que todos os dias nos desafia, magoa e cura. A vida pela qual tanto lutou quando tentaram aniquilá-la." (página 56)

 Detalhes: 232 páginas, ISBN-13: 9788558890458, Skoobleia o primeiro capítulo. Clique e compare preços. Compre no Submarino. Compre na Amazon.

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da resenha. Fica a minha recomendação de leitura para quem procura romances cativantes e obras que falem de dramas reais e tragam boas mensagens. Me contem: já conheciam o livro ou a autora?

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

35 comentários

  1. Olá!
    A escrita da Sofia Silva é encantadora e poética. A história de Paola é forte e infelizmente muito comum na sociedade. Essa trama leva a reflexões importantes principalmente sobre recomeços.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quero tanto ler esse livro. Já comprei o mesmo e agora tô só esperando chegar. Ao contrario de você, sei que chorar horrores. rsrs
    Realmente a editora caprichou na edição! É tão bom quando a gente gosta de uma leitura ao ponto de fechar o livro e ainda assim, ficar totalmente conectada à história né. É ótimo ler mais uma resenha positiva desse livro.
    Bjos

    www.momentosdeleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que livro empolgante! Amei a resenha, vou colocar na lista de desejo! Amo histórias que os personagem se narram, kkkk é verdadeiro!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, como vai? Achei super linda e chamativa essa capa, aina nao conhecia a autora, mas gostei da sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu também só vejo elogios pra esse livro mas nunca fiquei tão intravertida numa resenha dele quanto fiquei na sua.. Fiquei até com vontade de ar uma chance pro livro!
    Eu tinha uma visão bem água com açúcar mas vendo que as coisas não são assim, fiquei animada para conhecer esse enredo!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo comentários positivos sobre esse livro, e ele está na minha wishlist faz tempos, só esperando a oportunidade de ler. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda, pois eu sabia mais ou menos sobre a trama, mas é a primeira vez que leio uma resenha, e imagino que deve ser uma história bem forte.
    Espero poder ler em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. O livro tem uma história bastante emocionante quantas mulheres sofrem em seus relacionamentos, muito bom ler um livro que traga histórias até que reais, a história chama bastante a atenção, gostei muito da resenha do livro. Não conhecia o livro da autora, gostei muito de conhecer mais uma excelente obra de uma autora portuguesa, bjs.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei encantada.
    Claro que a história é triste, aborda um tema pesado, mas através dos trechos, já fiquei louca pra ler.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Eu já li algumas resenhas sobre essa obra, mas por mais que todos falem super bem e tenha e tem feito bastante sucesso entre os leitores a história não desperta meu interesse, faz muito tempo que não leio um romance com esse tipo de história e por isso continuo passando a dica, mas fico feliz que tenha gostado!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. A capa é linda demais, quem ver a capa nem imagina do que se trata a história, achei legal tratar o tema dos relacionamentos abusivos e a violência contra a mulher e que ela tenha que ver o quão maravilhosa é. É uma descoberta que muitas mulheres precisam fazer.

    ResponderExcluir
  11. Temática diferente e chamativa, gostei da resenha.
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  12. Olá, Eu sempre julgo o livro pela capa rsss e essa capa é linda demais, agora a história da personagem, de dor e superação chama muito a atenção, adorei a resenha e indicação de hoje. Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Que resenha incrível, achei muito linda e de muita superação a história. Fiquei muito curiosa para conhecer mais de Paola e André acredito que nunca tenha lido um livro desse estilo, porém quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. Ah, que bom que gostou da leitura! Sua resenha ficou ótima e adorei os quotes que selecionou... me deixaram com mais vontade de ler. Fora que a premissa é bem interessante e parece ser um livro bem forte... além da capa maravilhosa. Enfim, tudo lindo! :D

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Sua resenha despertou uma curiosidade que até então eu não tinha sobre esta história.
    Confesso que imaginava algo bem diferente, superficial e sem elementos capazes de me prender às páginas, mas mudei completamente de opinião.

    ResponderExcluir
  16. Uau, fiquei louca pra ler agora, já quero pra ontem

    ResponderExcluir
  17. Nossa que mistura incrível fez a autora em falta desses abusos que as mulheres sofrem e também essa brincadeira onde a mulher é a fera onde pode ser feia por fora mais de uma beleza interior sem palavras.Eu Fiquei muito interessada nesta leitura e me parece os temas são bem atuais.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Nossa, esse livro parece ser daqueles que te deixa muitos dias pensando na história, absorvendo e aprendendo mais e mais. Amei a resenha e estou ansiosa para ler este livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Amei sua resenha! Também li o livro de tanto ouvir falar nele. No final do ano passado, o livro esteve nos melhores do ano de muitos blogueiros e youtubers que sigo e isso despertou demais a minha curiosidade. Comprei o livro e o li logo no início deste ano. E posso te dizer sem dúvidas que é um dos melhores que li em toda a minha vida! Amo demais! Desesperadamente! E estou mais do que louca para que a editora Valentina publique sua continuação. Quero logo ler Corações Quebrados! :D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Diferente de você, vi críticas diversas sobre esse livro - a maioria positiva sim, mas também vi algumas negativas. Não sei se leria, mas acho importante a autora trazer esse tema de relacionamento abusivo que é tão difícil de tratar. E também de mostrar que mesmo ele sendo pai solteiro, que ele não se acha o melhor homem da Terra.
    Gostei muito da sua resenha. Parabéns!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Lembro bastante quando esse livro ainda estava no wattpad e foi toda uma conquista para a autora publica-lo,não é o tipo de livro que eu leria mas fico feliz em ver como ele está fazendo sucesso e recebendo otimas resenhas e a maioria dos leitores gostaram bastante.
    Vejo que a autora escreveu uma história linda de superação.

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma certa curiosidade por essa obra. E sempre que leio resenhas sobre fico impertigada. Sua capa e enredo geral me chamam a atenção. Se um dia eu tiver a oportunidade de lê-la espero gostar.

    Bexus @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  23. oie, me senti da mesma forma que você em relação a essa leitura e achei tudo bem construído e o português de portugal também não me incomodou. assim como você não chorei, mas achei o tema bem marcante.

    ResponderExcluir
  24. Não é só a capa que é incrível não é mesmo???
    Nossa... UAU!
    Adorei sua resenha e não vejo a hora de ler esse livro. A história parece ser muito tocante e preciso saber o final!!

    beijinhos!!

    #Ana Souza
    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  25. Oiee!
    Menina, me sinto tão mal ao dizer que ainda não li Sorrisos Quebrados...
    Desde o lançamento, depois que a editora me fez perder a oportunidade de ter um exemplar autografado que desisti da leitura. Tenho agora o livro no Kindle e vejo tantas criticas boas, iguais a sua que colocarei o livro na lista novamente.

    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Tenho vontade de ler a história porque acho a capa e a diagramação linda. Não conhecia até a publicação pela editora e fico muito feliz pelo sucesso da autora. A história me chama atenção por ser um tema bem pesado, as vezes gosto de ler e ter a experiência com diferentes emoções. Adorei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!
    Inicialmente parabéns pela sua linda resenha!!!
    Conheci a Sofia Silva ano passado na Bienal do Livro do Rio!!!
    Fiquei encantada com a forma da Sofia Silva conduz a história e a delicadeza que ela aborda os temas e como mostra as formas que protagonistas superam os seus traumas!!
    Uns dos melhores livros que li em 2017!!
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  28. Olá Mari!!!
    Até hoje eu já tinha lido inúmeras resenhas sobre este livro, mas nada que me prendesse e fizesse eu querer conhecer a obra.
    Eu ficava muito curiosa e quando lia resenhas não expressavam o que você se expressou.
    O livro vai adentrar na minha lista e é uma boa pegada, pois a autora traz vários temas a serem debatidos.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bom?

    Fiquei feliz de você ter gostado da obra. Essa foi a minha segunda leitura do ano e eu amei! É uma história bonita, delicada e que, mesmo assim, consegue abordar temas importantes. É ótimo ver que a autora teve cuidado ao falar sobre o abuso. Além disso, é legal ver os papéis invertidos na Bela e a Fera, né? Estou ansiosa, agora, para ler os outros livros da série - que a autora já confirmou que irá fazer.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Mari

    Que bom que você acabou curtindo! Eu também não chorei e infelizmente me decepcionei com a história. Eu achei o começo promissor, mas depois achei que a autora focou muito no sexo, sabe? E também achei muito filosófico, mas não de um jeito bom... achei forçado. Mas a autora é uma fofa e eu pretendo ler mais coisas dela quando a editora trouxer!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  31. Olá Maria,
    Eu tenho que confessar que também não chorei com esse livro, eu achei ele até um pouco forçado em alguns momentos, mas achei muito legal a forma como tudo foi construído e como os personagens se descobriram ao longo dessa trama.
    Fiquei contente por você ter gostado e por indicá-lo. Estou louca para ter a versão física desse livro, que é maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá! Tudo bem?

    A Valentina de fato arrasou com a edição, me encantei com cada detalhe, principalmente com a capa <3 Eu também não chorei em nenhum momento, e também me cativei com a leitura, mas não a ponto de ficar pensando nela posteriormente. Confesso que o meu personagem favorito foi o André, não sei, tem algo nele que me conquistou mais que todos. Enfim, adorei a resenha, só li verdades haha. ♥

    Um beijo

    ResponderExcluir
  33. As capas da ed Valentina são sempre bem marcantes !!
    Me pareceu uma história bem marcante, anotarei aqui na minha lista de próximas leituras !
    besitos

    ResponderExcluir
  34. Nossa
    Como eu quero ler esse livro, cada resenha que eu leio e mais bonita e elogia muito mais a obra. Vou anotar e fazer de tudo para ler logo.
    Beijuh

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo