Resenha: livro "Quase Quinze: Quando tudo pode mudar", Lilian Reis

 Olá, pessoal, como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Quase Quinze: Quando tudo pode mudar", escrito pela Lilian Reis e publicado em 2019 pela Mundo Uno Editora.


 "Deus! Será que existia um ser humano mais atrasado e lento do que eu? Depois de tudo que tinha acontecido, não aprendi que mentir só mete a gente em enrascada e roubada e problemas? Afff, lá estava eu entrando numa fria maior ainda!"
 "Quase Quinze" é a continuação de "A Garota de Treze". No primeiro livro, fomos apresentados à Luce, que tinha treze anos e causou a maior confusão ao fingir ter dezesseis e namorar um garoto mais velho. Nesse segundo volume, vamos acompanhar a Luce desde o final do primeiro livro até sua festa de quinze anos.
 A mentira de Luce deixou consequências. Noah, o garoto de quem ela gostava, precisou se afastar, mas os dois fizeram um pacto, prometendo se reencontrarem quando ela tivesse idade suficiente e manter contato por telefone. Porém, o relacionamento à distância parecia esfriar, e Luce estava sofrendo com a separação, perdendo o interesse pelos estudos e se distanciando dos amigos.
 "Afinal, nós tínhamos feito aquela droga de pacto, e pactos, para mim, eram inquebráveis. Ou quase inquebráveis. Só se quebravam por um motivo muito tenso..." 
Ela acabou se refugiando no celular, que se tornou um vício, atrapalhando seu rendimento na escola. Com medo de irritar a mãe, que estava passando por problemas no casamento, Luce contou algumas mentiras que causaram mais e mais problemas.

 Mas, ao chegar no fundo do poço, as coisas só poderiam melhorar, e Luce relembraria a importância dos amigos e de se dedicar aos estudos.

 Superar a dependência dos aparelhos eletrônicos e recolocar sua vida nos eixos não seria o único desafio da garota, ela ainda precisaria lidar com seu coração, que estava balançado por causa de Bruno, seu melhor amigo, que continuava querendo mais que amizade. Será que ele se tornaria seu novo amor? E o pacto que ela tinha com o outro garoto?


 Eu li o primeiro livro em 2016 e gostei bastante na época. Como adulta, eu não sentia a necessidade de uma continuação, mas é algo que o público-alvo da obra (adolescentes) certamente desejava. Por ter curtido "A garota de treze", resolvi ler esse segundo pelo Kindle Unlimited.

 Em "Quase quinze", temos muito da rotina da Luce, realmente dá a impressão de que acompanhamos uma garota da idade dela, principalmente nos diálogos. Vemos Luce tentando ajudar a Rafa, sua melhor amiga, nas questões sentimentais, temos festinhas de aniversário, passeios, etc. O público-alvo certamente pode gostar de ver seu dia-a-dia nas páginas, mas para mim, já é algo que não me prende tanto.

 Pela descrição, a Luce pode até parecer uma personagem difícil de se gostar, mas acredito que ela seja apenas um retrato das adolescentes de ontem, de hoje e de amanhã.
 "A vó Candinha foi a única que me apoiou. Quer dizer, não me incentivou a continuar a ter esperanças com ele, mas foi amorosa. Sempre dizia, no fim de todos meus argumentos, que me entendia, que sabia exatamente pelo que eu estava passando, porque todas as adolescentes passavam por isso. Todas, inclusive a dona mamãe. Todas têm paixonites, todas ficam confusas com sentimentos tão novos e diferentes, e todas, todas, acham que vão morrer de dor e sofrimento, e vão chorar até derreterem quando o tal rapazinho não corresponde, ou não pode corresponder"
 A dificuldade da Luce de se abrir com a mãe, que era bem severa, tinha me causado empatia no primeiro livro. Nesse segundo, eu até estava entendendo e gostando um pouco mais da mãe, ao vê-la tendo uma maior interação com a garota. Mas, com o passar dos capítulos, minha impressão inicial sobre a personagem retornou. Não é que ela esteja errada, só acho que haveria formas diferentes de lidar com a questão do Noah. Ver a mãe dizendo que os métodos anticoncepcionais desagradam a Deus me incomodou bastante, pois ela certamente usava algum método já que era casada e não estava grávida. O pai da Luce me pareceu meio irresponsável no começo, deixando a filha sozinha em casa, embora ele tenha tido conversas legais com a filha depois.

 É feito um certo suspense em torno do afastamento do Noah, com todo mundo usando meias palavras e parecendo que estão escondendo algo da Luce, e confesso que esperava mais da revelação desse suspense assim como da participação do Noah nesse livro.

 Fiquei um pouco decepcionada ao chegar ao fim do e-book e descobrir que provavelmente vai ter uma continuação. O final do primeiro livro foi relativamente satisfatório para mim, mas o desse segundo é totalmente aberto. A história acaba num momento crucial e não sei se vou me arriscar a ler a sequência quando sair.

  Enfim, "Quase Quinze" não funcionou tão bem para mim, mas a leitura pode agradar mais ao público-alvo adolescente. É necessário ler os livros na ordem para compreender melhor a história. E não encontrei problemas na edição do e-book.

 Mais citações:

 "Você percebeu que trocou a chatice da melancolia por esse vício sem limites? Filha, celular é bom, mas tem que ter disciplina."
 "Olhei novamente a mesa rodeada de meninas, que conversavam sobre algo que parecia muito interessante. As risadas altas me fizeram voltar no tempo e senti saudade da Rafa e da Nina, de como a gente sorria gostoso quando tínhamos onze ou doze, e não tínhamos celulares.
 É isso. Antes do smartphone, a gente tinha outras formas de se divertir."
 "O Bruno era aquele amigo que estava para mim a qualquer hora, como a Rafa"
 "− A gente não pode ser só amigos, Luce. Amigos não têm sentimentos tão fortes como os meus. Amigos não fazem o coração bater desse jeito. Tá sentindo? E, de jeito nenhum, amigos sentem vontade de fazer isso. − Arregalei os olhos quando senti a boca dele tomando a minha rapidamente. Logo ele me abraçou e nossos corações bateram descompassados, um mais alto que o outro. PA-RA-TU-DO!"
 "− Eu posso confiar em você novamente?
 − Claro que pode, mamãe.
 − Nunca deixe as coisas importantes da sua vida de lado por algo que não vale a pena. Você entende isso agora?
 − Entendo."

 Detalhes: 260 páginas, ISBN-13: 9788567218267, Skoob. Compre na loja da editora. Compre na Amazon (ou pegue no Unlimited):


♥ Teste o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias ou assine: https://amzn.to/2XuouGa .

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo