Resenha: livro "A lista que mudou minha vida", Olivia Beirne

  Olá, pessoal! Como estão? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "A lista que mudou minha vida", escrito pela Olivia Beirne e publicado no Brasil pela Faro Editorial em 2020.

livro A lista que mudou minha vida, Olivia Beirne


 "- (...) Você tem que ir lá e agarrar a vida com as próprias mãos, Georgie. Estou cansada de te ver deixar o mundo passar pela janela enquanto você fica com a bunda sentada vendo TV." (página 8)

 A narradora é Georgia Miller, uma jovem de 26 anos que mora em Londres e trabalha como designer assistente. Na verdade, ela quase não faz nenhuma atividade realmente relacionada a designer em seu trabalho, pois Bianca, sua chefe, vai se casar em poucos meses e escalou Georgia e Sally, outra funcionária da Lemons Designs, para organizar os preparativos do casamento. O problema é que a criatividade de Bianca não tem limites e ela tem cada ideia mirabolante para a cerimônia, fazendo Georgia passar por alguns perrengues para realizar os pedidos da chefe.


 "- Hum - digo baixinho -, Bianca, não sei onde vou encontrar ursos cantores. Além disso, acabei de encomendar três pombas. Os uros não vão comer as pombas?

 Os ursos não vão comer a gente é a questão mais importante! (...)

 - Sim, eu sei que é um desafio, mas é por isso que estou pedindo para você, ok? Eu sei que é difícil, mas tudo o que estou dizendo é que, se Beyoncé quisesse ursos para o casamento, ela conseguiria, não conseguiria? Então, por que eu não posso? Se a Beyoncé pode, então eu posso.

 Eu pisco para ela. Não pode ser assim que ela racionaliza as coisas." (página 23)

 Georgia saiu da casa dos pais quando arrumou um emprego, mas ela sempre ia visitar eles e Amy, sua irmã mais velha. Ao contrário de Georgia, Amy, que trabalhava como professora de educação física, era cheia de energia e disposição.

 Até que Amy foi diagnosticada com esclerose múltipla, uma doença que lhe impediria de completar sua lista de coisas para fazer antes dos trinta anos. Querendo motivar Georgia a sair um pouco de sua zona de conforto, Amy resolveu passar alguns itens de sua lista para a irmã, modificando algumas tarefas e acrescentando outras. Georgia faria qualquer coisa para voltar a ver Amy feliz e empolgada, por isso aceitou tentar cumprir os dez objetivos da lista que mudaria a sua vida.

 "Ah, que maravilha. Pareço um pinguim precisando desesperadamente fazer xixi. (...) Como todos eles ainda parecem tão perfeitos? Ninguém parece sem fôlego. Embora eu suponha que ninguém tenha passado a maior parte de uma hora tentando conter um ataque de pânico resultante de ser usada como exemplo para a classe. Devagar, saímos da sala e vamos rumo às escadas para descer." (página 117)

 "Sou absolutamente careta. Se eu tivesse que fazer uma careta, minhas caretas seriam caretas." (página 55)

 Comecei a leitura sem expectativa alguma, mas fui cativada pela história já nas primeira páginas. "A lista que mudou minha vida" é um chick lit, tipo de livro que, geralmente, traz um enredo bem humorado mesmo falando sobre assuntos sérios.

 Vi alguns leitores dizendo que Georgia era irritante, mas eu não achei isso dela. Georgia é uma típica mocinha de chick lit, enfrentando os desafios da vida adulta, como a falta de grana e o primeiro emprego, enquanto precisa lidar com as mudanças decorrentes da doença da irmã.

 Mergulhamos na mente da protagonista, conhecemos seus pensamentos mais secretos e vergonhosos, aqueles que certamente já tivemos em algum momento mas que não podemos confessar quando somos adultos: os momentos de descontentamento com o chefe ou o colega de apartamento, os medos e as dificuldades aparentemente bobos, as horas em que acabamos deixando as obrigações de lado para fazer alguma bobagem como um teste do Buzzfeed...

 Confesso que me identifiquei um pouco com a Georgia, levando uma rotina focada em trabalho, casa e família, com dias em que só quero chegar em casa e me jogar no sofá para ver uma série, sem muito ânimo para me aventurar. Outra coisa que temos em comum é o apego pela família; achei muito legal como Georgia tem uma boa relação com os pais e a irmã, eu tenho 4 irmãos e entendo como o problema  que um irmão está enfrentando pode virar a nossa fonte de preocupação.

 Gostei também da forma como as personagens femininas foram mostradas, revelando aos poucos seu lado bom e ruim. Natalie era uma boa amiga para Georgia, Sally poderia não ser uma pessoa muito expressiva mas surpreenderá, e até Bianca pode ser perdoada, pois eu (que me casei há quatro anos) sei como organizar um casamento pode ser uma loucura.

 Falando em loucura, vamos à parte que mais gostei no livro: o humor. Fazia algum tempo que eu não lia um livro tão divertido, que me arrancasse várias gargalhadas ao longo dos capítulos. Georgia vai enfrentar várias situações muito loucas por causa da lista e por causa do casamento. Só para vocês terem uma ideia, logo no começo, ela vai tentar completar um dos itens da lista que é marcar um encontro no Tinder, mas o Jack que ela encontra não é o Jack com quem ela marcou o encontro! Como um bom mocinho de chick lit, ele tem seus mistérios...

 "A lista que mudou minha vida" foi um livro que eu adorei ler! Os personagens mostram seus defeitos e qualidades, o enredo diverte e também emociona, ao mostrar como a atitude de Georgia de pelo menos tentar cumprir os itens da lista vai mudar não só a vida dela, mas de muita gente ao seu redor. Vale a pena ler!


 A edição tem uma capa com elementos relacionados à história, páginas amareladas, boa diagramação e revisão, além de um espaço para criarmos a nossa própria lista.

 Detalhes: 304 páginas, ISBN-13: 9786586041323, Skoob, tradução: Monique D'Orazio. Clique para comprar na Amazon:~

 Mais algumas citações:

 "Pego as extremidades do meu lençol de elástico com os dedos e estico sobre o meu enorme colchão.

 Vamos. Vamos, seu maldito filho da p...

 Argh!

 Quase caio para trás quando o lençol escapa do colchão e se encolhe em uma bola patética no meio da cama. Irritação rosna dentro de mim.

 Pelo amor de Deus! Por que isso é tão difícil? Esta é a minha vida agora? Vou fazer isso para sempre? Será que eles vão me encontrar, aos noventa anos, segurando o canto da minha cama desarrumada com uma das mãos e, desesperadamente, agarrando um vidro de amaciante com a outra?

 Eu literalmente estarei no meu leio de morte. Meu leito de morte desarrumado.

 Isso é uma baita injustiça. Como adulto, espera-se que você saiba dominar todo tipo de tarefas impossíveis sem nenhum treinamento ou instrução." (página 55)

 "Quando arranjei o emprego na Lemons, sabia que tinha que me mudar. Eu não poderia ficar na casa dos meus pais para sempre. Mas estaria mentindo se dissesse que estava completamente preparada para o que meu salário mínimo conseguiria pagar em Londres. Amy ainda mora com nossos pais, economizando para uma hipoteca. Ela sempre foi a irmã sensata.

 (...) No começo, eu achava que meu quarto caixa de fósforos e minha cozinha permanentemente úmida eram encantadores. Não me importava com o fato de o sofá da sala ter calombos e manchas de caráter duvidoso que eu pensava serem parte do design. Então Tina me disse que encontrou o sofá na rua, e eu não tinha dinheiro para mandá-lo lavar a seco. Então encontrei mofo se infiltrando debaixo do colchão. Aí encontrei o rato.

 Massageio o xampu no couro cabeludo e tento ignorar a bola de fogo de pânico que se forma na boca do meu estômago. Obviamente, eu não costumo roubar xampu da minha colega de apartamento, mas depois que o valor do meu aluguel some da minha conta bancária, às vezes não me resta muita escolha. " (página 27)

 "Bianca deve confiar em mim se ela está me permitindo realizar todas essas tarefas. Afinal, é o casamento dela. Mas como uma garota solteira há dois anos, sei muito pouco sobre casamentos - e menos ainda sobre como organizá-los.

 Por exemplo, você precisa reservar o padre. Como assim? Achei que eles já estivessem lá." (página 17)

 Por hoje é só, espero que tenham gostado da minha indicação de leitura.

 ♥ Assine o Amazon Prime e tenha frete grátis na Amazon: https://amzn.to/30SEQdA.

 ♥ Teste o Kindle Unlimited gratuitamente por 30 dias ou assine: https://amzn.to/2XuouGa .

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo