Desafio Literário para 2017: "Leia mais, Brasil!", vamos participar?

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? O post de hoje é super especial, pois venho falar sobre um desafio literário que ocorrerá em 2017 e que estou ajudando a organizar, junto com a Gislaine Oliveira: o #LeiaMaisBrasil. Fiz um vídeo sobre ele, onde, inclusive, foi divulgado o nome do conto que será lido em janeiro, mas o conteúdo também está no texto abaixo.



 Por que o desafio foi criado?

 Segundo pesquisa recente, 44% da população brasileira não lê, e a média anual de leitura do brasileiro é de 4 livros, menor do que a de países como Espanha e Chile. Eu sou uma leitora voraz! Estando consciente dos benefícios da leitura, mas vivendo cercada de tantas pessoas que não tem o hábito de ler, que dizem que ler é chato ou cansativo, que alegam não ter tempo mas encontram espaço na agenda para outras coisas, despertou em mim a vontade de fazer algo para tentar mudar esse cenário.

 De onde veio a inspiração?

 A ideia para o "Leia mais, Brasil!" veio após conhecer outro desafio literário, o 12 meses de Poe, criado pela blogueira Anna Costa. A Anna é fã do escritor Edgar Allan Poe, criou um desafio onde os participantes deveriam ler um conto do autor por mês e debater sobre ele na página do desafio, durante o ano de 2016. A ideia era que mais leitores conhecessem os trabalhos do escritor e passassem a lê-lo.

 Resolvi participar por não ter lido nada do autor ainda, e por ser simples: eu sabia que era capaz de tirar alguns minutinhos do mês para ler um conto de menos de 10 páginas e fazer um comentário sobre ele. O fato é que, mesmo antes da leitura do conto de dezembro, já me tornei fã do autor e busquei, por conta própria, outras obras dele para ler.

 Com isso, pensei: se eu, que nem era tão fã do gênero que o Poe escreveu, já fui atrás de ler mais coisas dele, o mesmo pode acontecer com outras pessoas! Daí surgiu a ideia de fazer um desafio literário que estimulasse mais pessoas a lerem.

Desafio-Literário, 2017, Leia-mais-Brasil, leitura

 Como participar?

1 - Preencha o formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/aAMCdvQh28TpzvRy2
2 - Entre no grupo e poste em seu perfil no Facebook: "Estou participando do Desafio Literário 'Leia Mais, Brasil!', participe também: www.facebook.com/groups/1810971792509198/".
3 - Chame um amigo (com um "status de leitor" diferente do seu, se você tem o hábito de ler, chame alguém que não tem o hábito de ler para participar com você [e vice-versa], assim, pretendemos  até o final de 2017, estimular mais pessoas a lerem).

AS REGRAS PARA PARTICIPAR FORAM SIMPLIFICADAS! Agora, basta entrar no grupo e marcar 3 amigos nesse post, convidando-os para participar também.

 Como vai funcionar?

- É só ler o conto selecionado para aquele mês, o conto será postado como uma nota no Facebook (você nem vai precisar sair da rede social para participar!) e disponibilizado para download gratuito, para você ler no seu celular, computador ou até mesmo imprimir, se quiser.

 A lista completa de contos selecionados será divulgada na próxima semana, mas já adianto que temos contos de: Leon Tolstói (russo, nascido em 1828, autor de obras como "Guerra e Paz" e "Anna Karenina" e cujo título é mencionado no vídeo aí em cima), Charles Perrault (francês, nascido em 1628, responsável por versões clássicas de contos de fadas) e o estadunidense Jack London (nascido em 1876, escritor de "O lobo do mar").

- E postar um comentário sobre o conto lido no tópico do desafio no grupo no Facebook. Fique calmo, se você não tiver gostado do que leu, pode dizer que achou horrível e explicar o motivo. Se você tiver alguma dúvida sobre a história, poderemos debater sobre ela.

 E o que ganharemos, além de mais leitores?

 Prêmios! Todo mês, será feito um sorteio através dos comentários deixados sobre o conto lido. Livros, camisetas, canecas e muitos outros brindes esperam por vocês, aguardem!


 E é isso! Quem topa participar? Eu garanto duas coisas para vocês:
 1 - é possível sim conseguir tempo para participar desse desafio todos os meses; eu estudo, faço estágio, trabalho, cuido do blog, escrevo, tenho criança em casa (não é filho), me divido entre duas casas (a da minha mãe e a minha) e consegui concluir o 12 meses de Poe;
 2 - e os contos, mesmo curtos, são histórias ótimas e deliciosas de se ler; tem um que me emocionou de uma forma que vocês não imaginam. Se você não costuma ler contos, participe mesmo assim, você não tem nada a perder.

 Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários. Links úteis:

53 comentários

  1. Olá
    Adorei poder conferir um pouco a respeito desse desafio e realmente acho uma ótima oportunidade, não há dúvidas. Eu não conheço muitas pessoas perto de mim que nutrem o mesmo gosto pela leitura, mas faço o que posso para incentivar, e apoio muito esses desafios propostos. Espero que o projeto seja um sucesso e alcance várias pessoas. Ah, e que ótima inspiração! Merece muita divulgação mesmo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse desafio, é sempre bom incentivar a leitura, achei super interessante, mas não vou consegui participar, já estou participando de 3 (deu a louca), sem contar o desafio que eu fiz comigo mesma, tomara que eu consiga cumpri todos. Boa Sorte com o desafio.
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie, achei a ideia do desafio muito bacana, porém acredito que leitura é um hábito a ser criado que culturalmente nosso País não tem, acredito que UM dos problemas ainda é o valor dos livros e um monte de coisas mais :'(. Pessoas que já leem,mesmo que pouco fica mais fácil participar do desafio ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Achei a ideia maravilhosa, e desejo muito sucesso ao projeto e que vocês possam alcançar e ultrapassar o objetivo. Realmente, há uma deficiência muito grande nos brasileiros quando se trata de literatura :(
    Não irei participar, porque não curto contos, mas falarei sobre a algumas conhecidos, quem sabe eles não acabem criando gosto pela leitura né.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari.
    Achei muito interessante a ideia e fiquei bem tentada a participar, irei pensar mais sobre a respeito, quem sabe eu não me inscrevo?!
    Adorei a iniciativa de vocês!

    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mt legal a ideia! Eu só não entro pq já tenho meu próprio programa para divulgação de nacionais e já deixa carequinha pq tenho pouco tempo na vida para fazer tudo o que planejo... rs... Mas desejo sucesso ao projeto e que muitas pessoas participem!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Achei a proposta do desafio bem interessante, mas não se encaixa no meu perfil de leitura, e já tenho um programa a seguir em 2017.
    Desejo muito sucesso.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Que ideia bacana menina, eu tô bastante interessada em participar, quero ver mais uma coisinhas antes de preencher o formulário, espero e torço que muitas pessoas possam participar também
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Primeiramente parabéns para vocês pela excelente ideia. Não tenho certeza se poderei participar, mas vou anotar aqui sim, quem sabe eu não participe dessa ideia linda. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Adorei essa proposta! Espero que dê tudo certo!
    Mas como vou ter que mudar algumas coisas no próximo ano, vou deixar para tentar em outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Queria conseguir participar de desafios, mas comigo não funciona!
    Espero que seja produtivo esse desafio!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi...
    Gosteei muuuito deste desafio literário e já estou participando!!
    Parabéns pela iniciativa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Olá. Esse desafio do Poe eu tentei participar, mas quem disse que consegui. Vou tentar participar desse desafio agora, mas nunca consigo finalizar ou seguir. Mas vou tentar, quem sabe eu não consiga.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse desafio!
    Já estou dentro!
    Adoro ler contos e super apoio essa iniciativa de incentivar a leitura, podem contar comigo! =)

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Que bacana esse projeto! Parabéns pela iniciativa. Realmente, nós brasileiros, precisamos incutir mais a leitura à nossa rotina. É um hábito que só traz benefícios.
    Apesar de ter achado a ideia dos contos interessantes, não irei participar, pois já estou me programando pra outros desafios e não gosto de me comprometer e depois "furar".
    Mas, de qualquer forma, desejo muito sucesso ao projeto e que outros leitores possam ter acesso a ele.
    Parabéns!
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. O desafio é bem interessante, vou ver se converso com os outros adms do blog pra ver se participamos =)

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?? Que maravilhaaaa de desafiooo! Como seria bom que mais pessoas gostassem de ler como nós! Pelo menos os "sem salvação" seriam idiotas com boas referências literárias kkkkkkkkkkkkk Brincadeiraaa. Mas achei mesmo super bacana teu desafio, com intuito de incentivar as pessoas a lerem (muitos clássicos pelo que pude perceber). De fato, essa história de falta de tempo nem rola, é aquela velha máxima de que "quando a gente não quer, qualquer desculpa serve". Parabéns!!! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que ideia maravilhosa Maria! Gostei muito e se der irei participar também. Realmente temos que incentivar mais e mais a leitura aqui no nosso país, porque mesmo que muita gente leia, as pesquisas mostram ao contrário. Parabéns pela iniciativa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. A ideia é incrível! Essa interação realmente acaba estimulando novos leitores a se apaixonar pelos livros. Que o projeto ganhe cada vez mais força e seja um sucesso no ano de 2017. Parabéns pela ideia.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  20. Oba, que ideia genial! Eu quero, posso participar? Vou seguir as regras e postar na página do meu blog para que mais pessoas participem. Linda a lista de autores já confirmados para divulgação! É sempre bom ler clássicos e o brasileiro precisa, sim, ler mais. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  21. Puxa , que ideia incrivel! Estou mega tentada a participar hahaha. É que ultimamente ano muito sem tempo para ler e já tenho uma lista sem fim aqui de leitura, mas vou pensar com carinho hehee. Mesmo assim, meus parabéns pela iniciativa! Espero que conquistei muito mais leitores ♥Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  22. Oie

    Eu achei a ideia mega incrível! E estou super tentada a participar.
    Parabéns pela iniciativa e tomara que conquiste muito leitores. Precisamos incentivar mais a leitura em nosso país <3

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  23. Olá!! :)

    Eu não conhecia este projeto mas gostei muito!! :) Espero que corra tudo bem e que consigam cumprir o objetivo!

    Bem, adoro o apoio as leituras nacionais! :) Contudo, não poderei participar, já vou entrar em projetos do género em breve...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  24. Oi! Como já tenho outros compromissos previstos para 2017, não vou poder assumir a responsabilidade de participar do Desafio. Mas faço questão de divulgar nas redes sociais do Literatura de Mulherzinha. Quanto mais pessoas vocês mobilizarem, melhor! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  25. Acho a ideia incrível! Mas fico pensando em como estimular e chamar as pessoas que acham ler chato. Porque acho que as pessoas que acabam por partcipar já leem por hábito, eu entendi que o intuito é que as pessoas chamem amigos que não leem para participar também, mas fico quebrando a cabeça em como propagar o desafio para os não leitores de uma maneira mais ampla! Enfim, adorei a iniciativa e espero que de tudo mais que certo!!

    Beijos,
    Mariana Baptista

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?

    Nossa, quando entrei aqui, achei que a proposta era completamente outra e confesso que não gostei da abordagem do desafio. Eu adoro ler também, às vezes não consigo entender pessoas próximas que não gostam ou, bem como você disse, tem tempo extra mas o preenche com outras coisas. Mas, lendo sobre os autores que logo serão lidos, percebi um super problema. O problema que noto nas escolas e nas pessoas que dizem que não gostam de ler. É porque esses autores, a maioria, é muito distante do leitor. Lembra quando você estava na época do vestibular e tinha que ler uns livros sei lá de onde, com uma linguagem super difícil? Apesar do desafio, você realmente amava ler essas coisas? Você acha que, se não gostasse de ler, viraria leitora por causa desses tipos de autores e livros que não dialogam (ou dialogam o mínimo possível) com a sua realidade, individualidade, idade etc?
    Acho super legal incentivar as pessoas a ler, mas se for algo que tem a ver com elas. Poderiam ter proposto (que foi o que eu achei que seria), por exemplo, que o desafio fosse somente autores brasileiros contemporâneos. A Academia - e a grande parte dos acadêmicos em Letras - prezam somente o que é clássico, caindo na falácia ridícula de que apenas eles são "boa literatura", excluindo qualquer possibilidade de a literatura contemporânea ter importância e impacto nas vidas de quem lê.
    Eu mesma me tornei leitora não porque li José de Alencar, Tolstói ou Perrault. Foi com a J. K. Rowling. Porque foi algo com que me identifiquei e conseguiu exprimir como eu era na época.

    Mas, enfim, o desafio é de vocês. Espero que consigam aderência. Qualquer coisa, ajudo a divulgar na página do meu blog também :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, um dos critérios na hora de escolher os contos que serão lidos durante o desafio foi a linguagem utilizada pelo autor, se fosse muito rebuscada o conto não entraria no desafio. Não é só por ter sido escrito há mais de um século que a história não é boa, tem um conto nesse desafio que é de uma delicadeza que eu duvido que não vá emocionar muita gente. Muito mais do que quem escreveu, o que foi levado em conta foi a história que foi contada.
      Há ainda a questão do direito autoral, precisávamos de obras de domínio público, ou seja, cujos autores já morreram há mais de 70 anos.

      Excluir
  27. Oii, tudo bem?

    Já tinha visto este movimento pelas minhas redes sociais, mas ainda não tinha parado para ver sobre o que se tratava. Adorei a ideia e já estou atras para convencer alguém a fazer dupla comigo kkk

    Beijos!
    https://leelerblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu adoro esses desafios, mas tenho dificuldades para cumpri-los, mas vou analisar direitinho e decidirei se vou participar. Gostei muito de saber suas motivações para criar o desafio, é assustador o fato de saber que a maioria da população brasileira não tem o hábito de ler, espero que você atinja seus objetivos e alcance novos leitores incentivando-os a ler sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá, achei o desafio muito interessante espero que possa alcançar muitos leitores, pois precisamos mesmo incentivar a leitura. É uma triste realidade a nossa, a leitura ainda é vista como chata :(

    ResponderExcluir
  30. Olá, amei esse desafio espero que você possa conseguir a sua meta. Parabéns pela iniciativa.

    Bjs
    www.blogparadaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Nossa queria muito participar, mas estou cheio de projetos de leituras já para 2017. Inclusive um deles é ler mais nacionais, porém se eu encaixar mais vou me enrolar. Fora que não sou adepta por leitura digital por questão de escolha mesmo. Espero que você consiga bastante gente e irei divulgar!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oee Maria! Tbm vivo cercado por gente que não curte ler, por isso nos juntamos nos blogs e no booktube, né? <3 De qualquer forma, acho bem triste a situação do nosso país, quem não lê, vive no escuro, é assim que me vejo sem leitura, qualquer iniciativa para tentar mudar a situação, nem que seja um pouco, é muito valida, fico feliz pela sua!

    ResponderExcluir
  33. Que projeto maravilhoso!! Ah, como a maioria dos comentários acima, convivo com muita gente que acha a leitura uma "tarefa" chata, tento convencer diariamente de que é bem o contrário, mas é complicado... Enfim, espero que mais e mais gente cultivem esse hábito tão lindo.

    ResponderExcluir
  34. Oie
    é bem complicado falar sobre isso, é muito raro achar pessoas que gostem de ler mas acho que isso quase sempre vem de berço e também a questão da pouca influencia nas escolas e quando influenciam são gêneros que nao vingam para adolescentes, então quase sempre cria-se um senso comum de que ler é chato, eu acabei adquirindo o gosto sozinha mas espero que com o passar dos anos isso mude e mais pessoas se interessem pela leitura no geral

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu adorei a ideia mas preciso analisar direitinho pois estou preparando meu desafio literário de 2017. Mas estou pensando seriamente em participar. Muito bom!

    ResponderExcluir
  36. Pensando realmente em participar, adorei conhecer o projeto parabéns por isso. Irei com certeza analisar a a oportunidade sobre participar e levar a sério mas estou planjenando o meu desafio

    ResponderExcluir
  37. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei a proposta desse novo desafio! Fico bastante chocada em saber que os brasileiros leem em média somente 4 livros por ano, é realmente um número muito menor! Também achei interessante a ideia de disponibilizar os contos que devem ser lidos, já que nem todos tem disposição para comprar um exemplar. E também gostei do fato de serem contos escritos por autores clássicos e super conhecidos, cujos eu gostaria de conhecer a escrita também. Enfim, amei a ideia e estou torcendo para que o desafio atinja um grande número de pessoas.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  38. Achei a ideia incrível! O Brasil precisa mesmo de novos leitores. Não gosto muito de contos mas vou fazer um esforço pra participar.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  39. Achei a ideia incrível! O Brasil precisa mesmo de novos leitores. Não gosto muito de contos mas vou fazer um esforço pra participar.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  40. Oi!
    Que iniciativa mais bacana. Eu participaria, com certeza, se não soubesse, de antemão, que meu ano de 2017 será extremamente corrido. Achei a ideia do conto muito melhor que livros, pois pode fazer muitas pessoas quererem ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  41. Eu já tinha tomado conhecimento do projeto através da própria Gislaine. :) Achei a ideia muito bacana, mas ainda estou ponderando minha participação. Já vou participar de um outro desafio e não sei se daria conta de dois e mais as resenhas das parcerias e etc. Mas vamos ver!

    Beijo

    ResponderExcluir
  42. OlA! Que legal esse desafio! Eu adoro Edgar Allan Poe e já li vários contos dele, meu preferido é O coração delator (ou denunciador), adoro este conto! Muito bacana, vou ficar de olho!
    bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá, tudo bem?
    Eu achei super bacana esse desafio, mas não tenho um "não-leitor" que toparia participar, então queria fazer sozinha, mas já perde um pouco da ideia :/

    ResponderExcluir
  44. Oi Maria.

    Que desafio bacana de valorizar e incentivar a leitura. Adorei participar do desafio de Poe e com muita vontade de participar do seu desafio também, a única dificuldade é achar o não-leitor. Caso você deixe participar sozinha, assim como participei do desafio de Edgar Allan Poe, me avise que venho correndo fazer minha inscrição.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  45. Achei uma ótima ideia esse desafio, qualquer coisa que ajude mais pessoas a adquirir o hábito de ler é mais que bem-vinda, na minha família mesmo só eu tenho esse hábito. Mas seria muito difícil convencer alguém a participar comigo, e não sou nada fã de contos, então vou preferir não me inscrever. Mas espero que muita gente participe e que no final vocês tenham um resultado bem positivo e gratificante.

    ResponderExcluir
  46. Achei ótima a ideia.
    Eu nunca fui influenciada a ler aqui em casa, surgiu o interesse por conta de um filme que era baseado em um livro. Antigamente eu achava chato e não tinha o menor interesse.
    Espero que o projeto dê certo e que tenhamos mais leitores por aí, beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  47. Olá!!
    Eu apoio todas as causas para incentivar a leitura, o brasil realmente tem um indice de leitura baixissimo, logo nosso país com autores sensacionais, antigos e contemporâneos. Seria um ótimo um incentivo maior nas escolas públicas e também nas particulares, pretendo montar um projeto leitura para ano que vem e ver no que vai dar...
    Boa sorte com o desafio!!
    bjss
    :)

    ResponderExcluir
  48. Olá Maria, adorei sua iniciativa :)

    Acho super importante a gente incentivar novos leitores a começar o habito. Pena que muita gente acha chato ou tem preguiça de ler.

    Super bejio

    ResponderExcluir
  49. Oie
    segundo a pesquisa, é bastante gente que não lê mesmo, adorei o post e gosto de debater sobre isso. Muito legal a iniciativa e devemos sempre influenciar aqueles que estao ao nosso redor

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Gostei muito do desafio, não irei participar porque sinto que não terei tempo com faculdade e estágio mais irei tomar como um desafio pessoal ler mais autores brasileiros no ano que está por vir, eles merecem reconhecimento pois são tão talentosos quanto os internacionais

    ResponderExcluir
  51. Amei o projeto!
    Se eu vou ler? Claro ou com certeza? Haha
    Estou querendo deixar minhas leituras mais dinâmicas esse ano, por isso vou participar de muitas maratonas e projetos literários.
    Abs e parabéns pela iniciativa ^^

    ResponderExcluir
  52. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo participar de desafios porque nunca consigo acompanhar, mas para esse ano eu criei um e só por isso não vou participar desse, se não, não irei dar conta. Mas boa sorte no desafio!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo