Resenha: conto "O retrato oval", Edgar Allan Poe e resumo do desafio #12mesesdePoe

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho comentar sobre "O retrato oval", último conto lido para o desafio 12 meses de Poe, e também fazer um balanço sobre o projeto.

Skoob
 Acredito que "O retrato oval" seja o conto mais curto de todo o desafio, com apenas 3 páginas. Nele, conheceremos um narrador que se vê obrigado a passar a noite em um castelo abandonado. No quarto onde ele repousava, havia um livro sobre as muitas obras de arte presentes no castelo, e uma havia lhe chamado a atenção em especial: um quadro que retratava o rosto de uma mulher, e aquela pintura parecia tão viva! Qual seria sua história?

 Em se tratando de uma obra do Poe, a mulher da pintura certamente teria algo sombrio em sua vida, eu só não esperava que sua tragédia tivesse sido movida pelo amor. Um ótimo conto para fechar esse desafio que eu amei participar!

 Queria só comentar que foi bem legal ver uma semelhança entre "O retrato oval" e "O papel de parede amarelo", conto da Charlotte Perkins Gilman, que foi resenhado recentemente no blog: ambos trazem um protagonista que parece enxergar mais do que era para existir em um determinado objeto.

 Assim finalizo minha participação no desafio criado pela Anna Costa, a quem eu só tenho a agradecer por ter criado esse projeto e me dado a oportunidade de conhecer a escrita desse autor clássico. Se não fosse pelo desafio, eu certamente não saberia por onde começar.

 Também preciso agradecer a Anna por ter me possibilitado finalmente conseguir cumprir um desafio literário! Eu nunca conseguia terminar nenhum, mas consegui ler todos os contos e postar todas as resenhas dentro do prazo.

 Sobre os contos que li: os sete últimos foram os melhores para mim, e os cinco primeiros não me agradaram muito. Fica a dica de não julgar um autor por um único conto, ainda mais quando ele tem uma vasta produção de histórias do gênero. Vocês podem conferir meus comentários sobre cada conto clicando aqui: #12mesesdePoe.


 Agradeço ainda a Anna por ter me inspirado com seu projeto a também montar um desafio literário, o "Leia Mais, Brasil!", sobre o qual já falei nesse post aqui e convido todos vocês para participarem. Fica a dica para que quem quiser ler gratuitamente algum dos contos, passe lá no blog da Anna para fazer o download deles, pois em 2017 o desafio deve continuar e novos trabalhos do Poe serão lidos.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobInstagramYouTube| Snapchat: marijleite_pdl


Um comentário

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo