Resenha: livro "Poemas ao desabrigo", Raul de Taunay

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Poemas ao desabrigo", escrito pelo Raul de Taunay e publicado em 2016 pela editora 7Letras.

Poemas-ao-desabrigo, Raul-de-Taunay

 Como o nome já sugere, é um livro de poesias, com mais ou menos oitenta poemas de diferentes formas e tamanhos: alguns com poucas linhas, outros com mais de uma página, alguns com estrofes, outros apenas com versos, sonetos, entre outros formatos de poemas.

 O autor é diplomata, e na data da publicação do livro, estava trabalhando no Congo. Alguns de seus poemas expressam essa realidade de se estar longe do Brasil, como Carnaval na Ásia (páginas 28 e 29), imaginem como deve ser estar acostumado à folia no nosso país e estar do outro lado do mundo mas com a cabeça pensando na festa no Brasil...

 Essa sensação de alguém habituado a ir de um país para outro, de uma terra à outra, é uma que também se destaca na obra, que traz ainda descrições da natureza com sua mudança de estações, além da mudança e do amadurecimento do ser humano ao longo do tempo, um sentimento que o autor expressa bem após mais de seis décadas de vida. Há também poemas do tipo que mais gosto e admiro quem consegue os escrever: os que contam histórias através dos versos, como "Tocaia" na página 101, sobre um boêmio carioca.

 Meus poemas favoritos foram "A tristeza da partida" ("Seguir, pois ficar não traz nada,/ Infeliz quem naufraga,/ Sem a obra cumprir.", página 13), "Soneto ao Rio Doce" (sim, temos um soneto sobre o vazamento de lama que prejudicou o rio, na página 92), "Lamentares" ("Quisera encontrar os anjos,? Ouvir que o meu caso/ Não é exclusivo./ Escutar que há outros/ Em busca de abrigo.", página 55), "Rindo da Vida ("Vençamos os cabelos brancos,/ Os desencantos, os desenganos, rindo.", página 82) e "Arado" (página 22), que tomo a liberdade de postar na íntegra na foto abaixo:

Arado, Poemas-ao-desabrigo, Raul-de-Taunay, 7letras, resenha, livro, poesias,
"A cada dia me descubro
em alguém que desconheço:
Era falante, hoje sou calado,
Agora quieto, antes agitado,
Buscava encontrar o mundo,
No presente, dele me afasto,
Procurava incendiar a alma,
Atualmente, vou sossegado.
Não sou mais o que sonhei?
Não importa, estou vacinado."
Poemas-ao-desabrigo, Raul-de-Taunay, 7letras, resenha, livro, poesias, capa

A edição traz uma capa feita través de uma foto que me agradou bastante, páginas amareladas, boa revisão, letras, margens e espaçamento de bom tamanho.

 Detalhes: 112 páginas, ISBN-13: 9788542105223, Skoob. Onde comprar online: Amazonloja da editora.

Enfim, fica a recomendação para quem procura por um livro de poesias que tem tudo o que é necessário no gênero: bom vocabulário, boa sonoridade, boas temáticas e bons formatos. Por hoje é só, espero que tenham gostado do post, me contem: já conheciam o livro ou o autor?

 Ps.: tem sorteio valendo livro da DarkSide, clique aqui para participar.

 Clique aqui e participe de todos os sorteios que estão rolando no blog.

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Confesso que não sou muito de adquirir livros de poemas, mas também achei a capa bonita e super bacana você ter gostado de tantos poemas no livro que é bem curtinho né?! dá pra ler rapidinho ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Fofa sua resenha, eu já tentei varias vezes apreciar livros de poemas, mas poucas vezes deu resultado, mas continuo tentando e me arriscando. Vou anotar sua dica para uma fuga da zona de conforto!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e fiquei com uma enorme vontade de ler, ainda mais depois de ler o poema "Arado", pois me identifiquei demais com ele! Antes, eu não gostava de poemas, porém, há algum tempo peguei gosto por esse gênero e sempre que vejo um já quero ler! Adoro quando eles criticam algo ou expressam sentimentos e, ainda mais, quando eu me identifico com eles.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari. Não conhecia o autor ou este livro, mas tive a sensação de que vou gostar dos textos dele. Este poema que você postou no final realmente é encantador. É gostoso imaginar tantos sentimentos, passando por tantos lugares sem de fato ficar em nenhum.. Amei a dica! Obrigada!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu não sou muito chegada a poesias, assim como sempre digo quando leio algum livro do gênero, então vou deixar a dica para alguém que tenha realmente prazer em fazê-lo.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de poesias, ainda mais quando de alguma forma o autor retrata seu momento em versos. Gosto desse dom do autor de contar história através de versos. Não conhecia o autor ou mesmo o livro, então eu anoto essa dica. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Tenho visto muitas resenhas sobre essa obra e me deu uma vontade tão imensa de ler, amo poesias e o autor parece fazer bom uso de todo o seu talento, ne? Essa editora é sensacional, tenho alguns exemplares de algumas obras produzidas por ela e a qualidade é incrível.

    ResponderExcluir
  8. Poemas definitivamente não são para mim rs Não tenho muita paciência, mas o livro fisicamente parece bem bonito.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não sou muito fã de poesias, mas às vezes dou um chance a alguns livros. Gostei da sua opinião sobre ele, e esses versos que colocasse na resenha. Irei anotar na minha lista, quem sabe eu consiga ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Oiii tudo bem??

    Não sou muito fã de poesia, mas me reconheço nas palavras dele, muito boa a poesia que escolheu, mais dificil que ler livro de poesia é resenhar.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  11. Realmente não deve ser fácil morar longe da terrinha. Acho que os poemas devem refletir um pouco desse distanciamento cultural, a saudade, Enfim, deve ser um livro muito bom de verdade.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas deve ser porque iniciei agora nesse mundo de poesia e li bem poucos, então ainda não tenho bom conhecimento sobre esse estilo. Gostei de saber que nós sentimentos essa mudança de cenário, e amos livros que sejam bem descritos, como coisas da natureza e tudo mais. Parece ser uma boa obra, algo para sentarmos e apreciarmos. Então obrigada pela dica ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não sou muito conhecedora do gênero, mas gostei de conhecer mais sobre as poesias que estão no livro. Inclusive as citadas me deixaram com curiosidade para conhecer esse livro.
    Só achei que a capa poderia ser mais bonita, se olhasse não daria nada por ela.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Opa,
    Sou um eterno apaixonado por poesias e este não tinha visto ainda. Após a sua resenha fiquei bastante curioso por ele, as poesias parecem tocar mesmo o leitor. Você deixou claro com essas poesias citadas que o autor consegue envolver o leitor, e isso me deixa bem ansioso pela leitura.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo