Olá pessoal, tudo bem? No mês de agosto, nós da Sociedade Secreta Literária decidimos trazer na nossa blogagem coletiva o tema "Autores nacionais x Blogueiros literários".
![]() |
A delicada relação entre autores nacionais e blogueiros literários |
Se você participa de grupos de leitores, talvez já tenha visto pessoas que dizem não ler livros de escritores brasileiros. Alguns já leram e não gostaram ou não os acharam "tão bons" quanto os livros de estrangeiros. Fora o gosto pessoal, há a questão de como aquele livro foi editado. Uma editora dificilmente trará para o Brasil um livro que foi um fracasso no seu país de origem. Além de terem passado por essa peneira que teoricamente seleciona só as melhores publicações, o texto de autores estrangeiros que chega até nós, na maioria das vezes, foi muito mais trabalhado do que os nacionais, que não raramente são publicados sem uma boa revisão ortográfica e de conteúdo.
E temos leitores que simplesmente não conhecem os nacionais contemporâneos. Muitos livros nacionais não chegam ao conhecimento do público, parte disso por causa das editoras que apostam mais em escritores estrangeiros que já trazem consigo um marketing maior. Para que haja interesse por um produto, é necessário que ele seja recomendado, livros não fogem dessa regra. E como fazer com que os leitores conheçam um livro? Conseguindo que ele seja visto e comentado. Um anúncio em TV, revista ou jornal nem sempre atinge o público interessado em leitura. Já uma resenha num blog literário com certeza vai ser vista por quem se interessa por livros. Sendo assim, os blogs (canais, Instagrams...) literários podem ajudar muito na divulgação de escritores nacionais.
Recentemente houve um bafafá onde um autor queria que seu livro fosse divulgado num canal literário grande. Ele não concordou com os preços cobrados e expôs esses valores, dizendo não estar de acordo com alguém cobrar para falar sobre o livro dos outros. Com certeza o autor sabia da visibilidade que o seu livro ganharia se fosse divulgado nesse canal, ou nem teria entrado em contato, o que ele parece não entender é que ser blogueiro/booktuber/instagrammers também é um trabalho que exige investimento e precisa de retorno.
Algumas das minhas resenhas chegam a ter o mesmo número de caracteres pedidos nos editais de antologias de contos, além de levarem até dias para serem escritas. E tem as fotos que precisam ser feitas em horários específicos por causa da iluminação e editadas, e todas as informações que são pesquisadas para o conteúdo de cada postagem. Dá muito trabalho, um trabalho feito por quem acredita que os livros são um bom entretenimento e podem mudar vidas, o que não torna tudo menos trabalhoso.
São poucos os escritores no Brasil que conseguem viver da venda dos seus livros, e é menor ainda o número de blogueiros literários que conseguem se sustentar com seu trabalho no blog. Nenhum autor é obrigado a dar exemplares do seu livro de graça para blogs, assim como nenhum blogueiro é obrigado a ler e/ou postar sobre determinado livro de graça. Ainda que o meio literário não seja tão extenso se comparado a outros, há desde os autores que não fazem nenhum tipo de parceria, passando pelos que dão descontos ou frete grátis para blogueiros, enviam exemplares de cortesia ou o livro digital para resenha. Também há os blogs que cobram pelas divulgações, com valores que variam muito, os que pedem apenas o exemplar do livro, os que aceitam o e-book e os que não recebem nada dos autores. É tudo uma questão de procurar o que mais se encaixa nas suas possibilidades.
Nesses anos como blogueira, encontrei muitos autores nacionais com livros excelentes e que sempre tento apoiar. Aprendi a avaliar quais parcerias valem ou não a pena para mim, se há muitas exigências do autor sem nada em troca, já nem perco meu tempo. E já vi vários casos de autores desvalorizando blogueiros, chamando os amigos para criticar uma resenha que apontasse os pontos negativos do seu livro, que não dão sequer uma curtida ou compartilhamento para ajudar na divulgação de uma resenha, pior ainda eram os que prometiam enviar isso e aquilo depois da publicação de um post e sumiam sem cumprir sua parte do acordo. Também há os blogueiros que não cumprem com o combinado, nesse caso cabe ao autor analisar bem com quem fecha as suas parcerias.
Enfim, como para tudo na vida, nessa relação entre autores nacionais e blogueiros literários, fica a necessidade de se ter bom senso, de lembrar que o outro é tão humano quanto você e de ter humildade suficiente para saber aceitar críticas que sejam feitas de forma educada. Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Leitores, me contem: leem nacionais? Blogueiros e autores: fazem parcerias? Têm alguma história para contar sobre o assunto?
♥ Conheça os demais participantes da SoSeLit: Eu Insisto, My Dear Library, La Oliphant, Um Metro e Meio de Livros, Livro Lab, Yara Guez, Barda Literária, Coleções Literárias, Diário de uma leitora compulsiva.
♥ Veja os posts dos meses anteriores: Meu gosto literário mudou com o blog?, Preconceito Literário, Problemas com editoras, O preço dos livros no Brasil.
♥ Veja os posts dos meses anteriores: Meu gosto literário mudou com o blog?, Preconceito Literário, Problemas com editoras, O preço dos livros no Brasil.
Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais: