Resenha premiada: livro "Quem é Você, Alasca?", John Green

   Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Quem é Você, Alasca?", escrito pelo John Green e publicado no Brasil pela editora WMF Martins Fontes.
 Quem é Você, Alasca?, John Green, WMF Martins Fontes, livro, resenha, onde comprar, quotes, trechos, citações
   Miles Halter  é quem nos conta sua história, colecionador de últimas palavras, ele é um adolescente que vai para o Alabama estudar em Culver Creek, o mesmo colégio interno onde seu pai estudou. Em sua antiga escola na Flórida ele não tinha muitos amigos, então, decide mudar de vida. Inicialmente não gostei muito do Miles, ele me pareceu um pouco presunçoso e arrogante.
   "Pior do que uma festa onde não aparece ninguém é uma festa à qual só vão duas pessoas imensamente, profundamente desinteressantes." (página 4)
   "Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados." (página 7)
   Em Culver Creek, pouco a pouco, Miles finalmente vai conseguindo ter pessoas que possa chamar de amigos: Chip, Takumi, Lara e Alasca Young.
   Chip, também chamado de Coronel, é o baixinho companheiro de quarto de Miles. Ele apelida Miles de Gordo, uma ironia já que Miles é magro e alto. Eles tem uma amizade divertida.
   "Chip não acreditava em ter uma gaveta só para meias e outras só para as camisetas. Acreditava que todas as gavetas tinham sido criadas iguais e as enchia com o que coubesse. Minha mãe teria morrido." (página 12)
   "Adormeci ouvindo sua respiração, lenta e cadenciada, sua rebeldia finalmente se desfazendo diante do cansaço invencível." (página 154)
   Mas é Alasca a líder do grupo; impossível compreendê-la e conseguir responder a pergunta que dá nome ao livro: quem é Alasca? A garota que fascina Miles.
   Com seus novos amigos, finalmente ele consegue viver tudo o que os adolescentes costumam viver, conhecer as coisas boas e as perigosas também: bebidas, cigarro, etc.
   "Se ao menos conseguíssemos enxergar a infinita cadeia de conseqüências que resulta das nossas pequenas decisões. Mas só percebemos tarde demais, quando perceber é inútil." (página 224)
   Retomando uma teoria que tenho de que alguns livros podem ser resumidos em apenas um trecho de suas histórias, "Quem é Você, Alasca?" poderia ser resumido assim:
   "Ela me ensinou tudo o que eu sabia sobre lagostins, beijos, vinho tinto e poesia. Ela me mudou." (página 176)
   Antes de ler o livro, eu já sabia de uma coisa que acontece na história, um spoiler que me fez pensar um pouco mais se eu leria ou não "Quem é Você, Alasca?". O que posso dizer é que ele não é o final da história, que mesmo assim vale a pena ler o livro. A partir desse spoiler é que o livro passa sua mensagem.
   Uma coisa que gostei na leitura foi como, através das palavras usadas pelo John Green, eu consegui imaginar bem as cenas, quase sentir quando fazia frio ou calor no Alabama.
   Meu trecho favorito do livro fica nas últimas páginas, um pouco das últimas considerações do Miles:
   "Somos capazes de sobreviver a essas coisas horríveis, pois somos tão indestrutíveis quanto pensamos ser. Quando os adultos dizem: 'Os adolescentes se acham invencíveis', com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar." (página 226)
   Infelizmente, acho que meu coração estava se tornando mais adulto do que adolescente. Foi bom ler e me lembrar dessas palavras.

   Esse foi o segundo livro do John Green que li, o primeiro foi "A Culpa é das Estrelas" (resenha aqui). Fazendo uma breve comparação entre eles: "A Culpa é das Estrelas" é narrado por Hazel, uma garota, ela e Gus tem uma doença que eles não podem controlar; a vida deles não depende só deles. "Quem é Você, Alasca?" é narrado por Miles, um garoto, ele e Alasca são jovens fisicamente saudáveis. Talvez por isso "Quem é Você, Alasca?" tenha me parecido menos emocionante que "A Culpa é das Estrelas" (que é o meu preferido entre os dois).
   Mais um trecho que gostei:
   “Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.” (página 56)
Quem é Você, Alasca?, John Green, WMF Martins Fontes, livro, resenha, onde comprar, quotes, trechos, citações, capa

Contracapa, Quem é Você, Alasca?, John Green, WMF Martins Fontes, livro, resenha, onde comprar, quotes, trechos, citações, sinopse, resumo, primeiro capítulo, pdf, baixar
   Gostei da capa do livro, tem outra edição em que a capa é preta, definitivamente não consigo escolher qual das duas é mais bonita. O que vocês acham?
   As folhas são amareladas, o tamanho da letra e das margens é bom. Esse livro tem um tamanho um pouquinho menor do que os outros que tenho, mais quadradinho.

   Detalhes: Editora WMF Martins Fontes, ISBN: 9788578273422, 229 páginas. Página no Skoob, baixe o 1° capítulo. Onde comprar online:AmericanasSubmarino.

   Vou sortear 1 kit com 1 marcador e 1 button do livro "Quem é Você, Alasca?" entre as pessoas que comentarem nessa resenha.
   Para participar bastar deixar um comentário nessa resenha com a sua opinião sobre o livro ou a resenha e preencher o formulário abaixo com seu nome/nome que usou para comentar e e-mail para contato. 
  Caso você seja seguidor do blog pelo Google Friend Connect, me siga no Twitter ou curta a fanpage do blog no Facebook pode preencher o formulário mais uma vez para cada rede social.
   As inscrições vão até dia 02/03/2014, domingo, o sorteio será feito no dia 03/03/2014. O resultado será divulgado nesse mesmo post. Enviarei um e-mail para o ganhador solicitando o endereço para entrega do prêmio e ele terá até dia 07/03/2014 para me responder; caso contrário, o sorteio será refeito.
   Alguma dúvida? Boa sorte!
   Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha.
   Ah, hoje é o último dia para concorrer ao livro "Problemas? Oba!"; se você não se inscreveu ainda, clica aqui. O resultado sai amanhã.

03/03/2014
RESULTADO DO SORTEIO


   Parabéns Juciele, te mandei e-mail para pegar seu endereço para envio do prêmio.
   Obrigada a todos que participaram. Quem não ganhou não precisa ficar triste, logo teremos mais promoções no blog.

Me acompanhem nas redes sociais:  twitter: @marijleitefacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

26 comentários

  1. Amei a resenha, estou louca pra ler esse livro
    Seguindo aqui o seu cantinho, retribui?
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, obrigada pela visita e comentário, vou lá conhecer seu blog.

      Excluir
  2. Muito legal a dica de livro
    fiquei louca para ler

    Beijos Jéssica R. Coelho BLOG

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esse livro tão compacto e num formato fofinho, hahahah! Eu sou fão do John Green e adoro a escrita dele, mas depois que li A culpa é das estrelas, não senti tanta emoção nos livros do autor, acho que é pelo mesmo motivo que você, porém, isso é algo que não diminuiu o meu amor por ele <3 hahahah! Beijiiinhos

    http://blogfloreando.blogspot.com.br/2014/02/o-que-estou-lendo-1.html

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada do John Green, mas ele parece ter uma escrita gostosa. E gostei de vários quotes, então há grandes chances de curtir esse livro.
    Geralmente não gosto de pessoas em capas, mas esse caso é uma exceção. Acho a capa preta meio sem graça.
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle; a escrita do John Green realmente flui bem. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  6. Eu sou louca por esse livro, mas ainda não puder ler.
    Mas tá na minha lista de desejados.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, devo elogiar a resenha. Gosto muito de resenhas repletas de quotes, dessa forma meu interesse no livro aumenta ou diminui, é ótimo para ter uma opinião formada. Bom, é a primeira resenha que leio sobre essa obra do John Green. Li "A Culpa é das Estrelas" e achei um bom livro. A escrita do Green flui tão fácil que quando você menos espera, já está no final da história. Eu adorei os quotes, a priori a sinopse não chama muita atenção, mas depois de ler sua opinião sobre o livro, meu interesse nele mudou. Achei interessante escolher um quote para definir o livro e foi justamente esse o que mais gostei dos citados. Espero ter a oportunidade de lê-lo. A respeito das capas, realmente é difícil escolher uma que gosto mais. No entanto, acho que prefiro a preta, embora tenho em mente que a outra tenha mais a ver com o enredo.

    ResponderExcluir
  8. Apesar da tua resenha sempre ser maravilhosa, este livro não me despertou interesse.
    Será que continuarei com sorte.
    Já que ganhei um livro, preciso de um marcador rsss.

    ResponderExcluir
  9. Não irei ler a resenha porque estou com o livro para ler aqui. Quero não ter nenhuma informação sobre ele, pretendo e desejo ser surpreendida. Quando acabar de ler, volto para ler a resenha e falar das minhas impressões. Mas vou participar do sorteio, o marcador tem a capa do meu livro. Espero ganhar *-*
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ótima a sua resenha!
    Eu ja li esse livro e gostei muuuito! O livro que eu li era com a mesma capa que voce, mas eu fiquei apaixonada pelo livro de capa preta!
    Gostei do livro porque mesmo tendo uma estoria "diferente" parece real, sabe? Me convenceu e foi isso que me prendeu ao livro.
    A Alasca é realmente impossivel de compreender e eu adoreeei o Coronel tanto quanto o Hassan de O Teorema Katherine.
    Sou fã do John Green! *-* Bjs

    ResponderExcluir
  11. A capa preta é linda!!! Estou esperando minha prima me emprestar o livro, porque não gostei muito de A Culpa é das Estrelas, acho que as pessoas falaram tanto dele, que minhas expectativas aumentaram muito! Mas acho que vou gostar de Quem é você Alasca?, gosto de personagens enigmáticos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ah eu estou doida pra ler esse livro! Eu li A Culpa das Estrelas e fiquei apaixonada pela escrita do John Green. Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  13. Quero esse marcador e o Button. Gostei tanto do livro, quero ele para mim.
    Enfim. Já estou com sorte, Vou ganahr kk.

    Beijos
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, obrigada pela participação, pela visita e comentário.

      Excluir
  14. Onde comprar um marcador lindo desse?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo