RESENHA: Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven

Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro que apesar de ter tido um desfecho que me gerou um turbilhão de sentimentos e emoções, ainda assim foi uma obra que superou minhas expectativas. Estou falando do livro “Por Lugares Incríveis”, da autora Jennifer Niven

Foto: Skoob
Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira


Sinopse
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Sabe aquele livro que você sempre lê muitos elogios a respeito da obra, porém nunca tinha a chance de adquirir, ou ler, mas que quando surge a oportunidade, acaba por se sentir totalmente satisfeito, pois este era o momento certo?! Foi exatamente isto que aconteceu comigo. Tinha esta obra desde ano passado, mas resolvi esperar, e acredito que fiz a escolha certa, continuem lendo para que vocês possam compreender melhor a que estou me referindo. 

Escrever fazia parte de mim. Mas agora escrever é só mais uma das coisas que não consigo fazer. (pag. 28)


Este livro retrata a estória de dois personagens: Violet Markey e Theodore Finch, que possuem vidas completamente diferentes. Violet é a típica garota popular, com um namorado perfeito, e pais que se preocupam com seu bem estar, e está sempre rodeada de melhores amigos. Já Theodore é conhecido no colégio como o garoto esquisito, que vive a vida sem se importar com as consequências, com pais que pouco se importam, ou se preocupam em saber como ele se sente, ou onde se encontra, e com poucos amigos. Porém a vida sempre da aquela reviravolta, e é a partir daí em circunstâncias nada “habituais” que ambos se encontram, e percebem que possuem mais coisas em comum do que eles imaginavam. O desejo de salvar um ao outro, e de viver a vida intensamente, através dos lugares incríveis que terão a oportunidade de conhecer, lhe proporcionando o autoconhecimento. 

Não são muitas as pessoas que diriam isso de mim, mas um ponto positivo da vida é que podemos ser alguém diferente para cada pessoa. (pag.36)


Durante a minha leitura, a cada vez que me aprofundava mais nesta estória, sentia que era impossível desassociar tudo que estudei até o presente momento no meu curso de graduação como psicóloga. Vi-me dentro de um estudo de caso, onde eu compreendia e sentia empatia pelo que um e outro sentiam, mas que ia além disto. Violet estava vivenciando o luto após a perda da irmã, e tinha o sentimento de culpa, não só pela morte, mas também o fato de ter sobrevivido, e ter o sentimento de angústia, e medo de viver a vida de forma normal outra vez. Contudo Theodore é um adolescente diferente, com personalidade forte, decidida, persistente, e que no decorrer do desenvolvimento da trama, foi notório o sintoma de transtorno bipolar, é impossível fazer um diagnostico certo, porém foram muitos episódios que se enquadram dentro do critério de diagnóstico, como, por exemplo, episódio depressivo. E após está estória mexer muito comigo não só como pessoa, mas também como futura profissional de psicologia, resolvi fazer uma pesquisa nos meus livros, já que nesta obra a autora optou por relatar índices e percentual de suicídios, descobri que neste transtorno o risco é maior em tentativas de suicídios, e também nas perspectivas de sucesso nestas tentativas. 

_Agora?
_Não dizem que não existe hora melhor do que agora? Você melhor do que ninguém deveria saber que só o agora é garantido. (pag.78)


O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa. (pag.316)

Outro ponto que me incomodou foi à relação familiar que Theodore tinha com os pais, a mãe trabalhava o tempo todo, e mal tinha tempo para se inserir na vida dos filhos, o pai tinha episódios de agressividade, considerado pela própria mãe como algo indiferente, como se não houvesse nada de errado. Tenho para mim que este pai sofria do mesmo transtorno que o filho, onde podemos considerar o índice genético, além da sua irmã mais nova, que apareceu em poucos momentos, entretanto já apresentou alguns pensamentos, que poderíamos considerar como alerta para a procura de ajuda.
O livro de maneira geral é incrível, e não estou me referindo ao título. A obra vem nos fazer refletir e nos faz um alerta sobre a procura de ajuda, na qual precisamos discutir, e o mais importante é que  quando algo está errado, precisamos falar, e procurar um profissional. A narrativa é intercalada sob o ponto de vista de Violet e Finch. E mesmo retratando um tema um tanto quanto intenso, ainda assim houve momentos que fizeram suspirar, e episódios de muita diversão e ousadia.
Um livro de romance maravilhoso, com uma estória realista e comovente, que me proporcionou uma lição de vida. Por esta e outras razões avaliei a leitura com cinco estrelas. Super recomendo a leitura para vocês. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este livro, ou se interessaram por esta leitura? Deixe nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post


Me acompanhe nas redes sociais:

2 comentários

  1. Aaaa <3 amo esse livro, amo essa resenha <3

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lana, eu tenho vontade de ler "Por lugares incríveis", acho que é o tipo de livro que me agradaria, mas não sei se meu coraçãozinho vai aguentar toda a carga dramática que essa história parece passar.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo