Resenha (com sorteio de marcadores): livro "E o céu de Miramar?", Oliver Fábio

 Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é E o céu de Miramar?, escrito pelo Oliver Fábio e publicado em setembro de 2015.

Livro E o céu de miramar

 "Em segundos via-se o dia clarear em Miramar, cidade marítima Argentina, ao sudeste da província de Buenos Aires, e aceleradamente começou um novo dia - pessoas fazendo caminhadas com seus cachorros, pessoas apressadas indo aos seus trabalhos, correndo para encontrar uma mesa vazia para almoçar. Os dias passariam implacáveis. Os dias sempre passam e levam a algum lugar e, sem percebermos, chegaremos lá." (página 12)

 A história é narrada em terceira pessoa e se passa, em sua maior parte, na cidade argentina de Miramar. O corretor de imóveis Solano, a dentista Amaya, o estudante de biologia Piro e a jovem Clara eram uma família, mas uma família com ligações muito frágeis. Após um certo episódio, essas ligações ficaram ainda mais fragilizadas e a família passou a se desestruturar de forma assustadoramente rápida.

 E o céu de Miramar? reúne em um único livro e de forma brilhante, tramas que poderiam ser de livros de gêneros diferentes.

 Solano, um homem de meia idade, começou a se preocupar excessivamente com a aparência e a se interessar por mulheres mais jovens, deixando a família de lado. Ele pagaria um elevado preço por sua vaidade.

 Temos muito suspense com Amaya, uma mulher que desejava uma vida glamourosa como as que via nas revistas. Decidiu mudar de emprego e entrou para uma empresa onde ganharia muito, teria um carro de luxo, faria viagens e iria em festas de pessoas ricas. Teve que mudar seu visual completamente e até passou a usar outro nome. Sua misteriosa chefe era sua inspiração, mas esse novo trabalho parecia um pouco suspeito. A descoberta do que estava por trás da suposta empresa de vendas Brid.B mudaria sua vida para sempre (e é uma das partes mais interessantes do livro).

 Piro partiu para o Brasil, mais especificamente para a Amazônia, com sua amiga Miranda e os dois filhos adolescentes dela, Martín e Alana. Ele e Miranda queriam fazer pesquisas, mas não estavam preparados para o que enfrentariam na floresta. Eles conheceram muitas pessoas boas, mas também passaram por cenas dignas de filme de terror.

 "Martín já estava acordado e um pouco agitado.
 - Ei! Rapaz, que cara é essa? - perguntou Piro ao ver o semblante assustado de Martín.
 - A tal menina estava me observando pela abertura da barraca.
 - Mas ela estava do outro lado. Eu a estava me seguindo quando Piro me chamou!
 - Ela estava aqui pertinho me olhando.
 - Estou ficando com medo - disse Alana." (página 216)

 Clara tinha um trauma do passado e por isso não tinha bons relacionamentos amorosos. Se colocava em perigo diversas vezes, era inconsequente, tinha sorte em algumas ocasiões (ela poderia ter morrido ao ir se encontrar com um cara que conheceu na internet e que apareceu armado no local do encontro), mas não se safou do peso de suas escolhas.

 No livro, conhecemos um pouco da Argentina, cidades das quais provavelmente nunca ouvimos falar, mas através das descrições do autor, é possível se sentir em solo argentino. Também são apresentadas as questões políticas e econômicas pelas quais o país passou, tornando mais realista a ambientação da trama. Conhecemos um pouco da floresta amazônica; a atuação dos madeireiros, a destruição da cultura indígena e a tão falada receptividade do povo brasileiro estão presentes na obra. Assim como os anseios e os problemas da atual juventude sul-americana.

 Nada fica sem resposta na história, e é surpreendente descobrir as ligações dos personagens, o que alguns chamariam de incríveis coincidências e outros chamariam de destino. Sabe aquela história de que o mundo é pequeno? Pois é, ela é bem válida para os personagens do livro. Algumas coisas eu intuí ao longo da leitura, outras eu só fui entender após finalizá-la, e me deixaram muito surpresa.

 E o céu de Miramar? é o primeiro livro escrito e publicado de forma independente pelo Oliver Fábio. Sendo um autor estreante e sem o apoio de uma boa editora, há sim algumas arestas que poderiam ser aparadas (pequenas melhorias no texto, cuidado com alguns esteriótipos e quantidade de coincidências), mas se em sua estreia, ele já escreve uma história do calibre de E o céu de Miramar?, eu acho que a gente tem que gravar esse nome, pois Oliver Fábio tem potencial para seguir os passos dos maiores escritores latino-americanos, como Gabriel Garcia Márquez e Mario Vargas Llosa, quando lançar seus próximos livros!

 É impossível comparar E o céu de Miramar? com algo que eu já tenha lido, mas há uma deliciosa latinidade na obra, que me lembrou Cem anos de solidão (talvez pelo realismo fantástico do que acontece na floresta e pela ciclicidade que liga os personagens) e Travessuras da menina má (pela capacidade de interligar tempos e espaços diferentes).

capa, Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, Argentina, literatura-nacional,
Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, Argentina, publicação independente, crítica, opinião, sorteio, marcadores, literatura-nacional, lançamento, Argentina, quote, trecho, e-book, sinopse
Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, dedicatória
Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, Argentina, publicação independente, literatura nacional,
diagramação, Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, Argentina, publicação independente, crítica, opinião, sorteio, marcadores, literatura-nacional, lançamento, Argentina, quote, trecho, e-book
Ilustração, Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, publicação independente, literatura nacional,

 O livro está muito bonito na parte visual. A capa já desperta curiosidade (repararam na mão ensanguentada saindo pela lanterna do carro? É uma das melhores e mais surpreendentes partes da história), a escolha das cores e fontes foi muito bem feita. Há uma música em cada início de capítulo e algumas ilustrações. As margens, o espaçamento entre linhas e as letras tem um bom tamanho; as páginas são amareladas.

 Detalhes: 420 páginas, ISBN-13: 9788567181080, Skoob. Acesse o site do autor (onde há conteúdo extra do livro): www.oliverfabio.com. Onde comprar online: loja do autor (onde também há outros produtos inspirados no livro), e-book na Amazon.

 Resenhar E o céu de Miramar? é uma tarefa difícil, há muito o que se falar e, ao mesmo tempo, não quero estragar as surpresas para os futuros leitores. Assim como é difícil definir para quem indicar a obra, já que a gama de leitores que podem gostar do livro é bem extensa. Enfim, digo que foi uma leitura surpreendente e que valeu a pena.

Sorteio

Resenha, livro, E o céu de Miramar?, Oliver Fábio, sorteio, marcadores, tango

 Junto com o livro, o escritor Oliver Fábio me enviou marcadores e cards, decidi sortear entre os que comentarem na resenha, um kit com 5 marcadores rosa (qual seria o nome certo dessa cor?) e 5 marcadores azuis do livro, 3 cards tango, 5 cards Um tapa, um fato (novo livro do autor, saiba mais sobre ele clicando aqui) e 3 cards Oliver Fábio.

 Para concorrer, é só deixar um comentário nessa resenha (comentários vazios, sem conteúdo, não serão válidos) e confirmar sua participação no formulário do Rafflecopter abaixo, com nome de comentarista e e-mail para contato (há algumas entradas opcionais, para quem quiser ter mais chances de ganhar).

 As inscrições vão até dia 27/12/2015, entrarei em contato por e-mail com o sorteado para pegar o endereço para envio do prêmio (é obrigatório ter endereço de entrega no Brasil), caso não haja resposta em até 1 semana, o sorteio será feito novamente. O prazo para envio do prêmio é de 30 dias e não me responsabilizo por danos ou extravios dos Correios.

a Rafflecopter giveaway

 Boa sorte!
sorteio, kindle

 Participe também do Sorteio de um Kindle + 100 reais em compras na Saraiva no blog do autor, clique aqui.








Participe dos outros sorteios do blog:

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

24 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olha, se fosse pela capa e pelo título do livro, jamais leria, pq esse título me remete aquelas novelas mexicanas, no entanto, o enredo me soa fabuloso, bastante interessante. 'a gama de leitores que podem gostar do livro é bem extensa' lendo uma outra resenha e a sua, foi a impressão que tive :D

    ResponderExcluir
  3. Conheci o autor em um evento aqui em Brasília e fiquei com muita vontade de ler o livro, pretendo em breve embarcar nessa história.

    ResponderExcluir
  4. Oieee! Primeira vez que leio algo sobre esse livro, e ele deve ser bem interessante e sem duvidas vou pesquisar mais sobre ele. <3

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o título e a capa.
    Ainda não li, mas pela resenha, eu digo que é uma história maravilhosa.
    ótima resenha. Já fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    EU vi varias pessoas firmando parceiras com o autor, mas não quis a parceria! Eu não sabia muito sobre o livro, curti muito a sua resenha Não vou participar do sorteio por falta de tempo, mas boa sorte a todos
    Bjsk

    ResponderExcluir
  7. Geeeeeeeeeente, você me ganhou nas comparações ao Gabo e ao Vargas Llosa (citando, inclusive, meus livros favoritos de ambos). Fiquei aqui salivando de curiosidade, com certeza lerei <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parace muito amor. O autor super caprichou na diagramação e na arte da capa. Acompanho ele nas redes sociais e morro de vontade de conhecer a escrita dele. Espero conseguir fazer a leitura em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, já li algumas resenhas sobre o livro, a premissa parece ser bem bacana, a diagramação do livro está linda *---*
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro e depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa.
    Beijos


    myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Estou muito interessada nesse livro! A cada resenha que leio a vontade de ler só cresce e cresce, hehe. Além da curiosidade de conhecer a escrita do autor, tão elogiada pela blogosfera. Espero ter a oportunidade de ler agora em 2016!
    Beijs

    ResponderExcluir
  12. Essa foi a primeira resenha que leio sobre esse livro, gostei bastante da premissa e já vou adicioná-lo na minha lista de futuras leituras. Espero poder lê-lo logo.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você quando diz que Oliver é um talentoso autor estreante.
    E realmente a edição do livro tem todo um cuidado, mesmo não tendo uma editora por trás. Quanto a trama e os dramas, Oliver consegue amarrar tudo com muita inteligencia. Confesso que gostei mais dos personagens filhos do que dos personagens pais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Achei a obra muito interessante e ainda mais por ser uma estreia e independente, acho que a qualidade está maior do que poderíamos esperar! Adorei a resenha e fiquei mega curioso em relação á obra!

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que diagramação é essa? Que perfeita!
    A premissa do livro é incrível, espero ter oportunidade de ler.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiie
    O livro parece ser muito legal e espero que o pessoal tenha sorte no sorteio, não participarei por ser um gênero que não curto tanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Para 2016 me desafiei a ler um livro no mínimo por mês e estou procurando e escolhendo os livros que lerei. Cai por acaso no blog, li esta resenha e te digo que ela me fez querer ler o livro. Com certeza entrará para a minha lista.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Tenho ouvido muitos elogios sobre esse livros, e minha curiosidade só tem aumentado, Espero ler em breve, não vejo a hora de conhecer a historia desses personagens, que prometem me encantar.
    Bjoca!!

    ResponderExcluir
  19. Nunca li um livro ambientado na Argentina, pela resenha deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro ou o autor, mas parece ser muito boa a leitura. Adorei a comparação com 100 anos de solidão, mesmo que não sejam iguais e taL. É o tipo de livro que eu leria se tivesse oportunidade.
    Obrigada pela resenha e boa sorte para aqueles que participarem do concurso!
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha, consegui entender um pouco a essência do livro. Referente a mão saindo da lanterna do carro você só aumentou minha curiosidade. Outra coisa que achei interessante foi falar que o autor descreveu muito bem a Argentina, e a Floresta, acho isso essencial, gosto de ler um livro que descreve bem , para poder imaginar bem certinho o que o autor quer passar.
    Enfim, muito sucesso ao autor, pelo modo como falou dele, ele tem bastante futuro, e eu já quero ler esse livro.
    Beijos
    Participando do Sorteio.

    ResponderExcluir
  22. Mais uma maravilhosa resenha, agora a pergunta que não quer calar que emprego é esse? pela descrição eu meio que imagino, apesar de não fazer o meu tipo de leitura, vou realmente considerar esse livro futuramente, pretendo da uma pesquisada melhor no autor, descobrir melhor o seu gênero, vai que eu goste.... obrigado por esse linda resenha.

    ResponderExcluir
  23. adorei a resenha,,conheci essa historia recentemente e parece ser interessantíssimo...minha próxima leitura será essa ;)

    ResponderExcluir
  24. Achei interessante a sinopse e gostei da sua resenha, espero algum dia ter a oportunidade de ler o livro pra tirar minhas próprias conclusões, enfim já add ele na minha lista de desejados *-*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo