Balanço de leituras de 2015: metas, resultado dos desafios e melhores livros do ano

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, venho falar sobre como foi 2015 para mim em termos literários.


 Na foto acima, os livros que adquiri em 2015, através de parcerias, compras ou presentes. A fila da esquerda (onde tem "A Playlist de Hayden e "O Pássaro do bom senhor") é a de livros que ainda não li. As outras duas são as de livros que li durante o ano. Felizmente, consegui ler boa parte deles, mas não cabem mais na minha estante, mesmo eu me desfazendo de alguns, o que me obrigou a passar a guardá-los no meu guarda-roupas provisoriamente.

 Metas de 2015

 Em 30 de dezembro de 2014, fiz um post mostrando os 49 livros que li em 2014 e falando sobre minha meta para 2015, que era ler 52 livros, o que daria uma média de 1 livro por semana (e resenhar todos)

 Segundo meu Skoob (tem o link no final do post), li 157 livros no último ano, portanto, cumpri essa parte da meta. Não se assustem com o número. Há alguns contos curtos e livros pequenos, além de eu ter lido algumas séries longas e ter lido mais de 20 livros de uma mesma autora (viciei, o que posso fazer?). Em 2015, eu acompanhei alguns livros no Wattpad e estive sempre de olho nos e-books que estavam gratuitos na Amazon; falando em e-books, comecei a contabilizá-los no Skoob, que passou a fornecer a opção de marcar e-books como lidos.  Tem 3 livros que eu li mas não estavam cadastrados no Skoob (nem tinham ISBN para que eu pudesse cadastrá-los).

 A segunda parte da meta, que era resenhar todos os livros, não foi cumprida totalmente, mas fiquei contente por ter conseguido resenhar boa parte dos livros lidos.

 Falando sobre outra meta, a que fiz em meu perfil no Skoob, onde coloquei inicialmente 19 livros que eu tinha e queria ler em 2015, nessa eu falhei. Li apenas 3. Não foi em 2015 que eu consegui ler os livros que ganhei em 2012...

 Desafios

 Eu estava participando de 2 desafios literários, o Desafio dos 100 Livros em Um Ano do Blog da Clauo, que como vocês devem imaginar, tinha como objetivo ler 100 livros em um ano, e que eu consegui cumprir, e o Desafio Literário Skoob, com o objetivo de ler e resenhar 12 livros de temas definidos, 1 a cada mês, nesse eu só consegui participar de 8 meses (falta a resenha de um livro aqui no blog, para quem quiser conferir as resenhas postadas é só clicar aqui). Não consegui encaixar os livros de julho, agosto, setembro e outubro na minha lista de leituras, talvez por ter começado a fazer estágio.

 Estatísticas:

 Dos 157 livros que li, 24 foram escritos por homens e 5 foram escritos por mais de um autor (3 antologias e 2 com um autor e uma autora). Ler mais livros escritos por mulheres era algo que eu queria fazer.

 Li 49 nacionais, gostaria de ter lido mais nacionais, mas tive um acesso mais fácil aos internacionais.

Melhores leituras

 Esse ano, 4 livros se tornaram meus favoritos (clique nos títulos para conferir as resenhas):

 - Fortaleza Negra, escrito pela Kel Costa, é uma mistura de distopia com fantasia e ficção científica, se passa na Rússia num futuro onde os vampiros é que dominam o mundo e tem uma protagonista que vive se metendo em encrenca e se apaixona por um dos vampiros chefes. O livro ganhou 4 estrelas, mas se tornou meu favorito mesmo assim, por ser uma leitura viciante.

 - A Evolução de Calpúrnia Tate, escrito pela Jacqueline Kelly, foi um livro que me encantou. Calpúrnia, a protagonista, é uma garotinha que descobre com o avô o gosto pelo conhecimento. É um daqueles livros que todo mundo merece ler, uma leitura deliciosa. Ganhou 5 estrelas e se tornou meu favorito.

 - O Sol É Para Todos, da Harper Lee, é um livro que eu queria muito ler e finalmente tive a oportunidade em 2015, numa edição nova da José Olympio e com uma capa linda. As primeiras páginas não me empolgaram tanto, mas quando fui avançando na leitura e especialmente nas últimas páginas, entendi o motivo de o livro ser tão aclamado. Favoritei e dei 5 estrelinhas.

 - Incrível, da Sara Benincasa foi uma leitura que gostei muito, é uma releitura de O grande Gatsby e eu me identifiquei tanto com a personagem, mas tanto, que quando vi que ninguém ainda tinha favoritado o livro, eu tive que ser a primeira (também, eu li ele pouco após o lançamento e já estava querendo encontrar milhares de apaixonados por ele) mesmo dando 4 estrelas.

 Outros livros que merecem destaque são Azar o seu! da Carol Sabar (chick-lit nacional muito bom), A Lista Negra da Jennifer Brown (fala sobre bullying e foi a última resenha do blog no ano passado), Linhagens da Eleonor Hertzog (que é o segundo livro da minha série preferida Uma geração. Todas as decisões. e que me surpreendeu demais), O Aroma da Sedução da Jéssica Anitelli (que pode tanto ser classificado como NA quanto como romance erótico e que eu gostei demais por ter uma ótima história e personagens super interessantes), Uma Praça em Antuérpia da Luize Valente (que fala sobre a Segunda Guerra Mundial), Quase verdade da Jennifer Kaufman e da Karen Mach (que já estava há anos na minha estante e que merecia ter sido lido antes, pois é muito bom e traz uma protagonista com dislexia, falta resenhar), O Teste da Joelle Charbonneau e Alice no País das Armadilhas do Mainak Dhar (duas distopias que amei, a segunda tem zumbis).

 Metas para 2016

 Quando não consigo alcançar alguma meta que traço, acabo ficando um tempo sem traçar novas metas, não sei se alguém mais é assim também. Em 2016 eu pretendo ler muito, o quanto for possível, e não deixar resenhas acumularem nos rascunhos. Quero também ler mais livros que eu realmente deseje, daqueles que eu olho a capa, leio a sinopse ou uma resenha e penso: Preciso desse livro!. Se conseguisse diminuir a pilha de livros adquiridos e não lidos, seria bom.

 Vou participar novamente do Desafio Literário Skoob 2016 e do Desafio dos 100 livros em um ano do Blog da Clau (quem quiser saber mais sobre eles ou participar também, clica nos nomes dos desafios).


 Acho que por hoje é só. Me contem, qual livro marcou seu 2015? E o que você espera para 2016 em se tratando de leituras? Obrigada pela companhia no ano passado e que 2016 nos traga muitos bons livros!

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

21 comentários

  1. Oie.
    Já te add no skoob, ta?! hahaha
    Quero muito ler o Sol é para todos este ano.
    Parabéns pelo número de livros lidos!
    Beijos

    Blog Relicário de Papel

    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Genteeeee quantas aquisições =D
    Espero que em 2016 você consiga cumprir suas metas.

    Um dos livros que me marcou em 2015 foi A Voz do Arqueiro, simplesmente maravilhoso. Nacionais, foram Um Novo Amanhecer, Padma, Híbrida, Guardião e sem sombras de dúvidas o meu livro foi o que mais me marcou em 2015, pois foi o ano em que eu o publiquei, se chama 72 Horas de Tensão e é um romance policial.

    ResponderExcluir
  3. Quantos livros maravilhososss :O
    Parabéns pelas aquisições, fiquei boquiaberta com tanta coisa linda e que maravilhoso ver que você conseguiu ler tanto, 2015 rendeu ein ahahah
    Que seu 2016 te traga ainda mais livros e leituras boas (e um lugar para guarda-los também hahaha)
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eita,foi um ano de leituras maravilhosas hein!?
    Espero que 2016 seja melhor ainda.
    Adorei o Post.Parabéns!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Que bom ano hein haha e espero que esse ano seja ainda melhor, que você cumpra os desafios que quer, ótimas leituras para você

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Eita que tu leste muito viu, eu só li 15 livros hahaha, mas todos foram ótimos e bons livros não me decpcionei com nenhum, os meus favoritos foram Mar da Tranquilidade, A Rainha Vermelha, série Divergente (ainda estou lendo o último) e todos os livros da Julia Quinn meu, eu amo muito essa mulher é a minha autora favorita ❤

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? UAU! Quanta leitura. Eu não cheguei na minha meta, que era de 124 livros, mas só li 68 livros. Esse ano estou participando de um projeto literário.
    Eu amei Fortaleza Negra também. Já li a trilogia O Teste, sou super fã. "Azar o seu!" é ótimo.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  8. 157? Eu não cheguei nem metade da metade, da metade, da metade, da metade... xD

    ResponderExcluir
  9. To passada elo tanto de livro *-*
    Vou ficar aqui olhando a foto kkk
    Eu quero participar de desafios esse ano, mas esse dos 100 em um ano? Nunca, porque sei que vou flopar fácil, fácil kkkk
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito tempo olhando a foto dos livros ( e invejando... hahaha), tentando ler todos os títulos. Menina, que maravilha, heim? Desejo sorte nos desafios de 2016, nunca é fácil cumprir todos!

    ResponderExcluir
  11. Gente, quantos lidos no ano passado! Eu me assustei e fiquei de queixo caído, queria eu ter tido tudo isso de leitura, mas não foi nem a metade! Bom, você foi bem ano passado, parabéns, eu também amei A Lista Negra!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    UAU! Quantas aquisições e boas aquisições! Você leu bastante! Parabéns! Que este ano seja melhor ainda!
    Bjs

    http://www.skoob.com.br/usuario/250576

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que apanhado legal sobre as leituras do ano passado. MEU DEUS, 157 livros! Meus parabéns! Não consegui alcançar a marca dos 100, mas não vou ficar exigindo muito de mim porque quero mesmo aproveitar cada leitura.
    Que esse ano nos aguarde livros ótimos e poucas decepções! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem? Nossa 2015 foi um ano bem movimentado quando o assunto é leitura não é mesmo? Gostaria de ter lido um pouquinho mais, mas não foi possível :( Este ano pretendo participar de alguns projetos literários pra ver se assim fico mais animada haha Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  15. Cara você teve muitas leituras ótimas em 2015, espero que 2016 seja um ano ainda melhor!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maria! Tudo bem?
    MEU DEUS, QUANTOS LIVROS! 157 leituras? Parabéns viu? Foi bem proveitoso esse ano para você, hein? Quem dera eu ter lido só a metade desse livros aí, 78 livros e meio seria ótimo! HUAHAUAHUAUHA. Tu já é minha inspiração para esse ano, preciso ler mais livros em 2016!!! "O Sol É Para Todos" pretende ser um livro maravilhoso e estou louco para conhecer a história! <3
    Carpe diem,
    http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  17. Os títulos da única rechearam seus favoritos!^^ Além disso adorei o fato de vc ter lido tantas mulheres, empoderamento total aqui. Você leu muitos livros , caramba!!!! Parabéns pelas aquisições e leituras
    Angel Sakura
    wwww.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii,

    Parabéns pelas leituras.
    Estou louca para ler A lista Negra e O teste.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Menina, você leu muito, em? 157? *o* Espero em 2016 ler uma média assim kkkkk Eu também não resenhei todos os livros que li, nem sempre dá né?
    Das suas melhores leituras eu quero muito ler "O Sol é para todos", imagino que vou me emocionar bastante e gostar muuito.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oee,
    Meu Deus do céu, quanta coisa! Eu acho que nunca vou conseguir ler 157 livros em um ano só kkkk.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Mari, teu 2015 foi fantástico, hein??? Eu também gostei muito do meu, foi bem produtivo. Em termos de leituras, certamente foi o ano em que eu mais li em toda a minha vida! :D

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo