Resumo literário de 2017

 Olá pessoal, tudo bem? Mais um ano chegando ao fim, e é hora de fazer um balanço das leituras de 2017! Segundo meu perfil no Skoob, li 110 livros, mas pode ser que depois da publicação desse post, eu ainda consiga terminar mais 1 livro, além de ter lido alguns que não estão cadastrados no Skoob. Pode parecer muito, mas se pensarmos bem, é pouco mais de 2 livros por semana, considerando-se que grande parte foi de livros curtos, com cerca de 200 páginas. Foi um bom número de leituras, ainda que menos do que no ano passado. Abaixo, estão os prints dos 110 livros que li e que estão cadastrados no Skoob (acesse meu perfil para saber mais sobre eles):

 

 ALGO QUE APRENDI EM 2017: definitivamente NÃO JULGUE UM LIVRO PELA CAPA! Estão vendo essa coisa sem comentários que é a capa de "Cativa da Montanha" da Michelle M. Pillow?! Pois bem, ao contrário do que a capa possa dar a imaginar, é um romance super gostoso de se ler, com um mocinho muito bacana e uma história bem desenvolvida. Para quem quiser ver uma capa bem melhor, cliquem e confiram "Mountains Captive by Michelle M. Pillow" no Goodreads.

 Observando os títulos, apesar de ter sido bem equilibrado, li uns dez livros a mais escritos por mulheres do que por homens, e ler mais escritoras era um objetivo para esse ano. Quanto ao objetivo de ler mais nacionais, acabei lendo cerca de vinte internacionais a mais do que nacionais. Resenhei boa parte dos livros lidos, mas tem livro que li em abril e que não resenhei ainda, mas vamos corrigir isso em 2018.

 Esse ano, ao invés de gravar um vídeo só mostrando os favoritos e as decepções do ano, gravei três vídeos: um com os favoritos de autores internacionais, um com os favoritos nacionais e um com os livros que me decepcionaram em 2017. Fui postando-os ao longo da semana no canal do Youtube (se ainda não é inscrito, clique e se inscreva: Canal Pétalas de Liberdade). Apertem o play para conferir:







 Dos desafio literários que me propus a participar, só concluí o 12 meses de Poe (onde deveríamos ler um conto e um poema do Edgar Allan Poe por mês). Não participei ativamente do Desafio dos 100 Livros em Um Ano do Blog da Clauo (apesar de ter lido mais de 100 livros, não interagi muito no grupo) nem do Desafio Literário Skoob (que dava um tema de leitura por mês), desisti do projeto "Clarice-se" (leitura de contos da Clarice Lispector) e desisti também do desafio de escrita "Escrevendo Sem Medo. Eu havia organizado um projeto para estimular a leitura chamado "Leia mais, Brasil!", mas como a participação foi pequena, mesmo com mudanças, ele não foi para frente, mas serviu como experiência e aprendizado, além de que os contos do desafio continuam disponíveis para leitura.

 Nos anos anteriores, eu costumava postar fotos com os livros novos que foram para a estante, mas esse ano não deu pra fazer essa foto, pois foram mais de 150 novos livros na estante (como talvez vocês tenham percebido pelas Caixas de Correio, eu comprei muitos livros em 2017, aproveitando promoções e em sebos), um bom investimento, pois sei que algum dia vou lê-los e sei que sempre há o risco de futuramente não poder investir na aquisição de livros.

 E com tantos livros novos na estante, minha meta para 2018 será dar uma diminuída na pilha de "encalhados" (se der para manter a média de dois livros por semana, ótimo!), tentando só comprar em promoções realmente boas, além de me esforçar mais para não deixar resenhas atrasadas. Esse foi o ano em que o blog teve mais posts desde sua criação: 276 postagens! E eu agradeço muito à Lana, que se tornou colaboradora aqui no Pétalas de Liberdade e tem sido uma grande ajuda para tornar o blog ainda mais bacana para vocês. Agradeço também a todos os parceiros e todos vocês, leitores, que contribuíram para que o Pétalas de Liberdade pudesse chegar até 2018. Um feliz ano novo!

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Olá
    Acabei de me inscrever no seu canal. A minha leitura atual é a numero 115, por ter uma filha especial tenho tempo para ler enquanto a espero nas terapias.
    Boas Festas
    Jis Rocha

    ResponderExcluir
  2. Blogueira você leu bastante, uma inspiração pois não leio tantos por ano. Adorei os vídeos. E claro que não se deve olhar um livro pela capa, afinal um livro é feito em maior parte por palavras, não imagem.

    ResponderExcluir
  3. Eu também tive a meta de ler mais livros escritos por mulheres e fico feliz que tu tenha conseguido, acho sempre bom fazer esse tipo de metas e participar de projetos. Espero que tenhas um 2018 cheio de leituras maravilhosas! <3

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Minha meta de leitura de 2017 foi um fiasco, espero conseguir melhorar esse ano. Gostei do que vc se propôs a fazer quanto às suas metas e desafios, é bom ser sempre organizada assim, parabéns!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria! Você leu muitos livros sim hein... Em 2017 li 115 títulos, foi o pior ano desde 2013... Mas é assim mesmo, cada ano um ano... De todos os livros que você leu, o único que já li foi o maravilhoso Persépolis, mas foi em 2016. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  6. Você leu um bom número de livros, espero que continue assim em 2018, o tempo lhe permita leituras prazerosas. Feliz 2018.

    ResponderExcluir
  7. Que legal né! Eu li bastante também só dezembro que não li nada por conta de problema de saúde e pelo jeito janeiro vai seguir igual, mas ainda compenso srs

    ResponderExcluir
  8. Você leu bastante e parece que a maioria foram boas leituras. Eu li alguns destes livros também e gostei muito. Que 2018 te tragar mais boas leituras.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Adorei ver que, além de ter lido bastante, foram muitas leituras boas, que é o mais importante. Eu li bem menos, mas felizmente a maioria foram bons livros também.
    Dos seus livros lidos, já li alguns e tenho outros na minha lista de desejados. Fiquei feliz de ver que você gostou tanto de Carbono Alterado. Recebi de cortesia da editora, mas confesso que estava bem desanimada para ler. No entanto, fiquei mais animada agora.
    Espero que 2018 te traga ótimas leituras e que você consiga acabar com a pilha de encalhados na estante. Eu estou com o mesmo problema e também pretendo comprar menos para colocar em dia os que estão aqui em casa. Tomara que a gente consiga hehe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, pelos seus comentários foi um ano muito bom de leituras para você, se eu não tivesse entrado em uma mega ressaca literária em dezembro teria batido também 100 e poucas leituras =/ Das suas leituras eu já li alguns e tenho alguns aqui na minha estante *-* Tomara que 2018 você continue tendo ´tima leituras e mantendo seu ritmo de leitura.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Foram ótimas leituras realizadas.
    Sabe que eu quase não entro em desafios por medo de não conseguir cumprir, mas esse ano selecionei dois que quero concluir além de poder ler meu acervo pessoal sem comprometer minhas parcerias.
    Espero conseguir.
    Que esse ano seja de muitas realizações pra ti.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Que bom balanço para você <3 Também li em torno de 110 livros, o que para mim foi uma grata surpresa pois faço faculdade integral, fazendo com que meu tempo seja muito curto, porém é aquele ditado "se quer fazer o que quer, você arranja tempo". Que bom que cumpriu algumas das suas metas. Darei uma olhada nos vídeos <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Adorei os desafios que você citou, esse ano eu vou participar do desafio literário do Skoob! Espero conseguir, pois adorei a idéia. Amei seus vídeos, você é muito fofaaaa <3

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do desafio "12 meses de Poe", acho que vou fazer no meu blog :) De qualquer forma, adorei o post! Você foi muito produtiva em 2017, bem mais do que eu hahaha Boa sorte com o blog em 2018!

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo