Resenha: livro "Violeta não sabe amar", Lucinei Campos

 Olá pessoal, tudo bem? E na primeira resenha do ano, venho comentar minha experiência de leitura com um livro muito legal que li no ano passado: "Violeta não sabe amar" escrito pelo Lucinei Campos e publicado em 2016.

infantojuvenil, ebook, Resenha, quote, livro, Violeta não sabe amar, Lucinei Campos

 A narradora e protagonista é a Violeta, uma garota de 15 anos, que não acredita no amor. Ela acredita sim no amor que se sente pela família ou pelos amigos, mas ela não acredita em relacionamentos de casais, não acredita nas juras de amor eterno. A garota presenciou a relação dos pais se desgastando e acabando em separação, ainda que os dois mantenham uma boa relação por causa da filha. Enfim, Violeta não é uma garota romântica que sonha em encontrar um príncipe encantado e viver um "felizes para sempre".

 "Para mim o mais legal na palavra amor é que ao contrário é ROMA. Nada demais."

 Agora, imaginem como é para ela, super racional, ter como melhor amiga uma garota que é totalmente o oposto?! Duda, uma menina que se apaixona e se desapaixona em uma velocidade impressionante! Já foram tantas as paixonites da Duda, que a Violeta já sabe até como serão as fases: Duda se apaixona, o garoto dá um fora nela e ela fica arrasado ou ela é que percebe que ele não correspondia às expectativas e se desapaixona. De qualquer forma, é a Violeta e o Nico, o outro melhor amigo das duas, um garoto meio nerd, que precisam ajudar a Duda a juntar os caquinhos do coração dela, só pra garota se apaixonar na próxima esquina. É um desperdício de tempo e energia...

 "— Oi... Eu demorei um pouco a sair da aula, mas consegui chegar a tempo de lhe ver.
 Ohhh... Que meigo! Estou vomitando arco-íris. Vendo pôneis e comendo nuvens rosa. Só que não! Não é que o moleque sabe mimar a cabeça oca da Duda? 'Chegar a tempo de lhe ver?', isso é coisa para principiante. E a Duda está caindo na lábia do cara. Eu não sou de namorar muito, na verdade nunca namorei, no entanto, sou bem observadora. Herdei isso de tanto ter que examinar os meus pais nas visitas que fazia ao meu pai. E na boa, eu não fui com a cara deste moleque."

 Na história, novamente a Duda vai se apaixonar, só que dessa vez as coisas vão ser diferentes, pois o relacionamento irá durar bem mais do que as previsões da Violeta, que estará decidida a terminar com essa nova paixonite da Duda o mais rápido possível, praticamente obrigando o Nico a ajudá-la, o que colocará em risco a amizade do trio. Paralelo à isso, nossa protagonista também terá que enfrentar outros problemas bem complicados. Será que a amizade dos três resistirá até o último capítulos? Será que a Violeta não sabe mesmo amar? Para descobrir, recomendo que vocês leiam o livro.

 "É como você olha a vida que faz a diferença, e não de onde."

infantojuvenil, ebook, Resenha, quote, livro, Violeta-não-sabe-amar, Lucinei-Campos

 Talvez vocês saibam que o Lucinei Campos é autor da série de fantasia Lavínia, e acho que ele se saiu muito bem em "Violeta não sabe amar", que não tem elementos fantásticos. Como em sua série, a ambientação da história de Violeta é no Brasil, o que torna ainda mais fácil nos identificarmos com os costumes e cenários onde a trama se desenrola. Do início ao fim, eu consegui sentir que era a Violeta quem nos contava sua história, mérito do autor que construiu personagens com voz própria, se bem que o epílogo trouxe algo diferente, o que tornou a história ainda mais divertida.

 "Ver-me presa a outra pessoa? Jamais, querida! Nasci para ser livre! Nasci para ser luz, não lâmpada! Então, por favor, me deixe solta!"

 A Violeta é uma personagem muito interessante. Apaixonada pela banda Coldplay e pelos biscoitos recheados que o Nico sempre compra, ela pode parecer um pouco radical nos seus planos contra relacionamentos, mas no decorrer dos capítulos fica bem compreensível os motivos que fizeram ela ser como é. A Duda é outra que merece ser comentada, pois com certeza vocês já conheceram alguém parecido com ela, com uma vontade insana de ser amada, ficando cega quando apaixonada, deixando os amigos de lado, mas a Duda também tem seu lado bom, como o seu grande coração, capaz de superar e seguir em frente, e ela passa por um outro drama bem comum à muitos adolescentes: o sofrimento com a ausência da figura paterna. O Nico é um garoto bem bacana, e é super legal termos essa amizade entre meninos e meninas no livro. E se o Nico é um amigo que todo mundo queria ter, temos um outro garoto bem babaca pra balancear, infelizmente há muitos babacas como ele na vida real.

 "Violeta não sabe amar" é um livro que acredito que pode agradar desde os adolescentes até os leitores mais adultos, pois o Lucinei faz o que há de melhor na literatura infanto-juvenil: ele faz o leitor se identificar com as situações. Todo mundo já foi um pouco Violeta, Duda ou Nico. Todo mundo já passou pelo que eles passaram, já desacreditou e acreditou no amor, já teve problemas com os amigos ou com a família, e amadureceu com tudo isso, aprendeu mais sobre si mesmo.

 Eu recomendo muitíssimo que vocês leiam "Violeta não sabe amar". Por enquanto ele está disponível apenas em e-books, mas são dezessete capítulos e um epílogo curtinhos e com um ritmo de leitura super fluido e ágil, tornando possível lê-lo rapidamente. Eu mesma li o livro pelo celular, nos intervalos do estágio, naqueles minutinhos que eu não tinha nada para fazer além de esperar o tempo passar. Então fica a dica: baixem o aplicativo do Kindle no celular (é gratuito) e comprem "Violeta não sabe amar" (super baratinho, além de disponível no Kindle Unlimited), é sempre bom ter um livro por perto, ainda mais se for um legal como esse.

 "Credo, Duda, se você está chateada com algo e sabe que tem um emocional de palhaço alcoólatra, por que vai perder tempo com maquiagem?" (Violeta sempre prática, "palhaço alcoólatra" foi demais! rsrs)

 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Fica a recomendação para quem procura um livro bom, nacional, com uma capa lindinha, de leitura fluida e rápida, com personagens e dramas reais, que certamente vai encantar você, além de lhe garantir umas boas risadas com as ideias e as situações vividas por Violeta e sua turma. Me contem: já conheciam o livro ou o autor?

 Detalhes: 117 páginas, ISBN: B01N9BRO4I, clique e adicione aos desejados no Skoob. Clique e curta a fan page do autor. Dica extra: é possível ler um trecho na Amazon, basta clicar em "Envie uma amostra grátis".

Até o próximo post!

Me acompanhe nas redes sociais:

40 comentários

  1. Olá não conhecia esse livro gostei bastante da resenha e do enredo do livro talvez mais pra frente possa estar fazendo a leitura obg pela indicaçao já estou seguindo e aguardo novas resenhas bjs linda.

    https://vireioverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa resenha. Eu estava procurando um livro que despertasse o interesse de ler. Com certeza irei comprar este.
    Beijos!


    https://noellycarvalho.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa resenha.nunca tinha ouvido fala desse livro,amei a historia,quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria! Gosto de leituras rápidas e leves, que fluem sem nem a gente perceber! E histórias assim, onde conseguimos nos identificar com os personagens, com as situações, acho maravilhosas pra curar uma ressaca literária. Gostei de Violeta, de seu jeito de não acreditar no amor e o trio de amigos lembra muito aqueles nossos grupinhos dos tempos de escola. Adoraria ler!
    Bjoxx ❤️
    http://www.stalker-literaria.com/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Genteee
    É muito livro que tô colocando ma lista de 2018 e esse eh mais um.
    Não conhecia o livro nem essa série que citou.
    Já vou pesquisar aqui.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado, Maria! Adorei as palavras e o carinho com a minha menina mais velha, Violeta! Eu até me peguei rindo da parte do palhaço! Juro, não lembrava! Amei! Obrigado e bom ano de 2018!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o autor, mas pela sua resenha da pra ver que é um livro bem leve e gostoso de ler. Acho que deve ser muito divertido também por conta desse humor sarcástico da Violeta. Tenho o Kindle Unlimited e vou correndo lá adicionar na minha biblioteca. Preciso ter um livro desses pra ler quando estou em um dia ruim, certeza que levanta meu astral hahaha

    Também tenho um blog literário e estou no comecinho. Se quiser da uma passadinha lá, curte, comenta e compartilha haha brincadeira, mas se quiser me seguir fica a vontade! Vai me ajudar muito e vou ficar muito feliz!!

    bjos :**

    agarotadaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite ele no Kindle Unlimited, acredito que vá gostar. Já fui lá seguir seu blog e lhe desejo sucesso com ele. Volte sempre :) .

      Excluir
  8. Eu não se estou apaixonada pela capa, pela história, sua resenha ou tudo mesmo kk. Eu só de ler esse post já me apeguei com o livro, vou correndo comprar, necessito ler.

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um ótimo livro, devido a sua resenha, pareceu muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a sua resenha, o livro tinha tudo para eu não gostar, como uma protagonista aparentemente ranzinza e mesmo rancorosa, mas aí vem você e me fala que, além de ser nacional, é ótimo! rsrs Gostei demais da dica, vou correr atrás!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Que legal, pela resenha nota que parece que mesmo não acreditando no amor, ela no fundo acredita um pouco
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Talvez a história tenha um contexto bem adolescente, mas muitos adultos devem se identificar e lembrar de coisas que já viveram, né?
    Gostei bastante da resenha!

    ResponderExcluir
  13. Uau, que livro! Estou curiosa agora pra saber se esse coração se abrirá para o amor!
    Beijo e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom começar o ano lendo a resenha desse livro incrível Violeta não sabe amar. Pena que a Violeta não acredita no amor de relacionamentos de casais, infelizmente tem pessoas que não acredita nesse tipo de amor. Gostei bastante do livro, bjs.

    ResponderExcluir
  15. nao conhecia o livro mais a sua resenha me deu uma boa entusiasmada pra ler achei uma leitura leve e pra quem gosta de livros rapidos essa é uma boa opção
    bj

    ResponderExcluir
  16. Já me encantei só com essa resenha não conhecia e nunca tinha ouvido falar desse livro mas de cara capa jamin can já me encantei só com essa resenha não conhecia e nunca tinha ouvido falar desse livro mas de cara a capa já me encantou, com certeza esse será um dos próximos que eu irei ler, obrigada pela indicação .

    ResponderExcluir
  17. Adoro quando encontro histórias onde fica fácil se identificar com os personagens, isso me deixa ainda mais envolvida.
    Este livro parece ser um pouco mais teen do que os que eu costumo ler, porém a sua resenha me deixou com vontade de conhecer melhor os personagens e suas histórias.

    ResponderExcluir
  18. sempre te a amiga certinha que tem uma amiga louca ne rsrs
    acho bem legal porque acabo me divertindo demais<3

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem?
    Adoro livros assim são cativantes e bem infanto juvenil, não conhecia a autora nem o livro, mas adorei sua resenha ela me encantou, estou anotando a dica, obrigado. Bjs!
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  20. Hahaha, adorei o título do livro e a parte que "o mais legal na palavra amor é que ao contrário é ROMA."E pensando bem, é verdade.. todo mundo já foi um pouco Violeta..rs

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!

    Não conhecia o livro nem a autora, e é muito bom conhecer obras diferentes e gostei da premissa do livro, é bem juvenil..mas já vou anotar aqui!! Obg

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Que história bacana , gosto muito de leituras rápidas , esse aí com certeza eu leria em um dia , gostei da dica de receber um trecho grátis , de toda forma achei baratinho , melhor comprar logo rsrs

    bjs!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia a obra, parece ser super interessante. Vou anotar a dica. ❤
    Sua resenha ficou ótima, parabéns! Beijos ❤

    ResponderExcluir
  24. Parece uma leitura interessante. Não consigo ler no celular ou PC, gosto de livro pra manusear, guardar. Sou das antigas.

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou encantada e muito afim de ler. Além de ter um plot interessante, parece ser uma leitura bem gostosa.
    Entrou pra wishlist!

    ResponderExcluir
  26. Olá...
    Gente do Céu, que livro é esse!!!
    Ainda não conhecia a obra, mas, já venho lendo resenhas desse o autor! Estou aqui totalmente fascinada pela história do livro! Pelos seus comentários parece ser exatamente o tipo de livro que curto, então, espero poder ter a oportunidade de ler brevemente...
    bjo

    ResponderExcluir
  27. Oi, parece tão fofo. Com certeza vou colocar minha irmã para ler, mas vou acabar lendo tambem rsrs Adorei a foto tambem.

    Bjs, Tell me a Book

    ResponderExcluir
  28. Uau! Que legal...temática jovem porém com bom conteúdo...
    Amei as falas dela...amor é mesmo o contrário de roma...kkk
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  29. Olá, Mari.
    Já conhecia o autor pelos seus outros livros, mas não conhecia esse novo livro dele. A capa é linda, mas infelizmente a história não me agradou, achei infantil demais. Mas sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Que legal essa dica. Já tinha visto essa capa e lendo tua resenha me lembrou um pouco da escrita mais pro estilo da Thalita Rebouças que consegue bem falar com esse tipo de público. Fiquei interessada, quem sabe não pego pra leitura em algum momento.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  31. Olá
    amo livros mais jovenzinho assim, as vezes é bom para sair um pouco da rotina de livros na qual estamos acostumados. Gostei bastante da premissa e tenho certeza que será uma leitura gostosinha, como já tenho o kindle já vou correndo baixar. Amei sua resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bem?
    Eu adoreiiiii sua resenha! Amo livros assim, me lembra muito meu primeiro livor, Poderosa, que também se passa no Brasil. Fiquei encantada com o enredo, e quero muito conferir quando ele for lançado em livro físico!

    ResponderExcluir
  33. Oi!

    Eu desconhecia a obra e o autor até sua resenha, mas confesso que a premissa é bobinha e não me chamou a atenção, apesar da sua ótima recomendação. Por enquanto, vou deixar ela para depois, mas anotei a dica. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei bem curiosa para ler. Adoro livros com temáticas mais adolescentes que se passam no Brasil, justamente por essa questão da identificação que você mencionou. Aliás, acho que a Duda me faria lembrar muito da minha adolescência.
    Adorei ler sua resenha e conhecer um pouco sobre essa obra. Fiquei feliz de ver o quanto você gostou e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Achei a capa fofa e ri do primeiro quote... nada demais... rs
    Vou já comprar o meu na amazon e me deliciar com esta leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Oi Maria José, como está?
    Nunca tina ouvido falar desse livro e agora estou querendo realmente saber o que leva a Violeta a agir desse modo tão "idiota" porque, não vou mentir, me faltaria estômago para agir dessa maneira com uma amiga tão querida. Ainda mais se isso colocasse em risco a amizade.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Sempre li muitos elogios para as obras de fantasia desse autor, mas não li nenhum livro dele ainda - por que, jesus?
    Amei sua resenha, a única coisa que me preocupa é que a Duda parece ser o tipo de personagem que não vai me agradar tanto, infelizmente. Por fim, tenho que dizer que é muito bacana saber que o livro migra bem entre as idades dos leitores, acho isso importante.
    No mais, vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Olá...
    Ainda não li nenhuma obra do autor, mas, ultimamente ando lendo bons comentários ao seu respeito.
    Achei a premissa legal, gostei dos personagens e acho que a obra tem tudo para me agradar <3
    Valeu pela dica!
    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo