Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Adágios", escrito por José Vieira e publicado em 2017 pela editora Chiado.
100 páginas, compre online. |
Texto que abre a obra, "O milagre de Adelaide" nos apresenta Adelaide e Luís, casal que por falta de condições financeiras, ficou morando com os tios de Luís após o casamento. Adelaide seria vítima de comentários maldosos das fofoqueiras do povoado, comentários que trariam conflitos para sua vida na casa da tia do marido. Adelaide tinha um coração bom e sempre procurava ser gentil ao se deparar com as maledicências, mas toda paciência tem limite e quando a de Adelaide estivesse no fim, um milagre aconteceria. O conto nos faz refletir sobre como quem fala mal dos outros, na verdade, é infeliz.
"Cada ruga, vincada na pele, era cicatriz de feridas abertas no tempo. Feridas que causavam tremenda dor. Se pudessem ver o estado da sua alma todos teriam pena daquela mulher." (página 20)
"Conseguia perceber de quem era cada gargalhada. Sabia que a tia também ria dela. A tia que sabia das dificuldades que elas passavam. (...) Aquelas mulheres eram tão pobres como ela e ousavam ridicularizar o trabalho que fazia com tanto amor para o filho." (página 26)
"A tristeza de Josefina", o segundo conto, fala sobre uma mulher que passou por muitas dificuldades de cabeça erguida, mas que acabou sucumbindo após uma perda inesperada. Já "As lágrimas de Guilhermina" traz uma protagonista que se viu viúva e com sete filhos para criar, como não entrar em desespero quando ninguém estende a mão?
"É curioso como existem pessoas destinadas à fatalidade, que num pequeno momento de felicidade caem logo nos caminhos da desventura." (página 45)
"As vivências de Eva" é narrado em primeira pessoa por uma mulher que conta o que vivenciou em sua vida, principalmente as atitudes hipócritas, covardes e maldosas.
"No final de tudo recordo o que a minha querida mãe sempre dizia:
'- Coitado de quem é mais triste!'
E na verdade ela tinha razão. Coitado daquele que é pequeno e insignificante, porque atentam tudo contra ele e não há nada nem ninguém que o possa defender." (páginas 74 e 75)
"Andávamos numa escola de freiras. Era a única lá na aldeia. Recordo-me que a minha mãe sempre dizia para obedecermos às irmãs, principalmente à irmã superiora. Sempre foram boas para comigo e Amélia, mas havia crianças que, por virem de famílias muito pobres e desestruturadas, eram humilhadas e ignoradas constantemente. Como se não houvesse qualquer interesse em educar e cuidar daqueles meninos e meninas. Era revoltante! Hoje quando recordo aquela diferença de tratamento sinto uma dor. Aquelas que mais deveriam zelar pelo amor ao próximo eram no fim de contas as piores. Por isso lhes digo, o inferno deve ser um luar cheio de freirar e padres..." (página 61)
"O triste fado de Graça" é o último conto da obra. Além da história de Graça e seu marido, um casal que se amava muito e que tentou sem sucesso evitar um destino trágico, conheceremos a história de uma senhora que, apesar da maldade alheia, era um exemplo de bondade.
"A velha sabia o que era amar o próximo. Protegia o pequeno, matava a fome ao faminto e dava a mão ao pecador, ainda assim para a aldeia era uma louca." (página 86)
Adágios é um livro curtinho, que pode ser lido em poucas horas. Como o título sugere, os contos nos passam sim uma mensagem, nos causam revolta ao ler sobre certas más ações de alguns personagens, e eu tenho certeza que todo leitor vai se identificar com pelo menos uma das histórias do livro. São histórias cheias de realidade e semelhanças. Eu particularmente não gosto de acompanhar personagens desde o seu nascimentos até a morte, pois sabemos que não há felizes para sempre e que nenhuma vida é só alegria, talvez por isso não consiga escolher um conto que tenha me marcado mais, por outro lado, sempre gosto de ler livros de autores portugueses e aprender mais sobre a História e a visão de mundo dos autores do outro lado do oceano.
A edição da Chiado tem uma capa linda, que me encantou desde o primeiro momento. As páginas são amareladas e porosas. Há algumas palavas em português de Portugal, nada que atrapalhe a leitura. A diagramação tem letras, espaçamento e margens de bom tamanho.
A autora gentilmente enviou um exemplar autografado para ser sorteado para vocês. E quem quiser concorrer ao exemplar de "Adágios", basta me seguir no Instagram, curtir e marcar um amigo nos comentários do post do sorteio lá no Instagram (pode marcar quantos amigos quiser). Quem comentar aqui na resenha do blog tem uma chance extra e pode deixar mais um comentário na foto com o nome que usou para comentar a resenha. Inscrições até dia 05/02/2018 e resultado em até uma semana no post do sorteio. Alguma dúvida? Boa sorte!
LINK DO SORTEIO NO INSTAGRAM, CLIQUE PARA PARTICIPAR: https://www.instagram.com/p/BdkXDFcBYaE/?taken-by=marijleite.
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e já o achei encantador. Não leio muito esse tipo de livro, mas os que leio gosto e sinto que será assim com esse. Parecem ser histórias bem emocionais e muito bem escritas, participarei do sorteio com toda certeza.
Até mais o/
Olá,
ResponderExcluirJa tinha visto esse livro, e claro, estou apaixonada por ele, é uma edição incrível e maravilhosa que combina perfeitamente com o conteúdo em si. Alias, sou dessas que vê sorteio e se joga para tentar ganhar hahahahaha.
Fico admirada como as historias estão ficando cada vez mais fascinante, parabéns para a autora, e parabéns a você também pela resenha linda.
Comentei na resenha como @
ResponderExcluirLucascdsantana
Nossa. Tudo nova para mim. A escritora, o livro. Gostei de conhecer e já anotei.
ResponderExcluirOii
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nesse livro, mas adoro contos, então vou procurá-lo depois para poder ler. Linda resenha.
BJos., Bya! 💋
Ainda não tinha ouvido em falar nesse livro.Mas me parece muito bom historias assim como o dele além de fácil de se ler encanta...
ResponderExcluirOlá Mari!!!
ResponderExcluir"Adágios" é um livro que me foi enviado e está também para sair resenha dele no blog sobre a história.
O que me encantou no livro foi ver que era um livro que trazia várias histórias, principalmente de mulheres e diferentes.
Outra coisa que me questionei muito foi o motivo da autora ter escolhido um pseudônimo masculino??
Amei sua resenha e boa sorte aos participantes ;)
lereliterario.blogspot.com
Gosto bastante de contos e a algum tempo tenho criado um certo carinho pelas publicações da Chiado, sempre trazendo obras que tocam de alguma forma. Queria participar do sorteio, peninha que já passou, espero poder ler o livro.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
O sorteio ainda está rolando, pode participar até dia 5 de fevereiro :) .
ExcluirEstou participando!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora, mas me interessei bastante e espero ler em breve.
Oi,
ResponderExcluiramo as obras da Chiado...
Adágios pode ser um livro curto, mas ele tem histórias fortes. O Triste fado de Graça foi o que me chamou atenção.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirQue livro mais fofinho. Gosto de contos e gostei da proposta que ela aborda em cada um deles, como você gentilmente descreveu na resenha. Depois vou até o Instagram dar uma olhada no sorteio!
Beijos
@blogodiariodoleitor
Olá!
ResponderExcluirPrimeira vez que leio a respeito da obra e da autora, achei bem bacana a proposta dos contos e os contos bem tristes e cheios de lições de vida. Gostei da dica, vou participar do sorteio!
Bjos
Lucy - Por essas páginas
Eu adoro esse estilo literário! Confesso que me apaixonei por esse livro logo pela capa, e a premissa me aparenta ser bem interessante! Adoro as obras que a Editora Chiado publica, realmente são incríveis e as citações que você colocou na resenha foram maravilhosas! Irei participar sim deste sorteio <3
ResponderExcluirAbraços,
http://shakedepalavras.blogspot.com.br/
Eu já vi este livro por aí, mas não li ainda. O que me chamou atenção são as mensagens que os textos passam para o leitor.
ResponderExcluirEm relação ao sorteio, desejo sorte aos participantes.
Bjs, Rose
Olá...
ResponderExcluirAntes de tudo: Que capa linda... Amei demais <3
Ainda não conhecia a obra em questão, mas, adorei seus comentários sobre a obra! Achei a premissa muito legal e pelos seus comentários a obra possui vários elementos que me atraem em uma leitura... Espero poder ler em breve <3
Valeu pela dica!
Mais tarde volto para participar do sorteio ;)
Bjo
Olá!
ResponderExcluirEm primeiro lugar, adorei a capa! Achei linda!
A temática dos contos também me agradou e as suas considerações me deixaram curiosa para ler. Fiquei bastante interessada.
Beijos.
Pelo que percebi, a Chiado sempre tem obras bem tocantes, né? Essa me parece uma delas! Adorei a capa do livro, tá realmente muito linda. Mas vou passar a dica, por não ser um tipo de leitura que eu costume ler.
ResponderExcluirUm beijo, Por Amor aos Livros
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro e nem a autora. Fiquei feliz que tenha sido uma leitura rápida e proveitosa para você, mas confesso que não me interessei muito.
Apesar de achar que deve ser mesmo interessante ver a perspectiva de uma pessoa que mora em outro país sobre a vida, eu não gosto muito de ler contos e a premissa desses não despertaram minha curiosidade.
De qualquer forma, sua resenha está super completa e acredito que, para quem curte contos, deve ser uma ótima dica de leitura.
Beijos!
Olá!
ResponderExcluirGosto muito de livros de contos por passarem uma mensagem ou te deixar de boca aberta.Quando se passa uma lição de que te faz refletir,te atingi de um modo bem grande.
Bom,parece um livro que eu leria.
Legal o sorteio,irei participar.
Beijos
Oiê! Achei a capa linda, e sua resenha tá bem completa, dá pra gente saber exatamente o que esperar dessa leitura. Amei saber que é um pseudônimo, acho muito legal. Vou participar do sorteio!
ResponderExcluirOláaa
ResponderExcluirUau, que capa linda!! Pelo que você disse, esse livro parece ser bem intenso e cheio de "tapas na cara" para nós... achei bem interessante a história e a sua resenha, porem, não costumo muito ler livros de contos :/
beijos
Livros & Tal
Olá!
ResponderExcluirQue bacana esse livro. Não li ainda nenhum livro dessa editora, mas a capa além de linda, trouxe várias histórias com temas que me agradam muito pra leitura.
Espero ter contato em algum momento.
Beijos!
Camila de Moraes
Olá! O primiro conto parece ser bem interessante, acho que leria mais por conta dele mesmo.
ResponderExcluirNao vou participar da promoção mas boa sorte aos participantes.
Beeijos
https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirApesar de não ser um livro que eu leria por agora, achei a proposta muito bacana pois adoro contos que nos fazem refletir um pouco sobre qualquer tema.
Pelo jeito esse é um ótimo livro, e um ótimo presente, vou participar do sorteio para ter a chance de ler um dia
Adorei a resenha e realmente parece ser um livro muito bacana e interessante. Gosto de história que trazem pessoas simples e bastante humanas.
ResponderExcluirEu gosto de contos, mas infelizmente esse livro em questão não chamou muito minha atenção. Eu achei muito melancólico e, conhecendo o estilo português, deve ser uma sofrência só! Hahaha
ResponderExcluirQue atencioso da parte da autora o envio de um exemplar, boa sorte aos participantes.
Beijos
- Tami
http://www.meuepilogo.com
Eu gostei bastante da sua resenha, mas infelizmente não sou muito chegada em liros de contos! É muito raro eu ler um :/
ResponderExcluirParabéns aos participantes!
Como não vi esse sorteio no seu instagram? Que vacilo meu, rs.
ResponderExcluirAcho os contos uma delícia de ler, pra intercalar entre leituras mais densas.
A capa tá mesmo linda, a Chiado tem se superado a cada edição
Bjs
O sorteio ainda está rolando, participe: https://www.instagram.com/p/BdkXDFcBYaE/?taken-by=marijleite :) .
ExcluirOla
ResponderExcluirQue graça parece ser o livro, gostei e adoro ler livros de contos, não conhecia esse mas com certeza ja estou curiosa depois d sua resenha. Boa sorte a todos no SORTEIo
Beijos
Olá, fico feliz em saber que você gostou da obra. Eu no entanto não sou muito fã de contos então vou deixar essa dica passar, mesmo tendo gostado dos pontos que você destacou.
ResponderExcluirbeijinhos!
Olá!
ResponderExcluirConfesso que esse livro não é o meu estilo, então acho que não o leria no momento. Mas gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa com todas as histórias nele contidas. Espero que o sorteio seja um sucesso!
Beijos.
Adoro livros de conto, ainda mais se forem nacionais! Gostei do tema, já que essas histórias nos trazem uma moral real, para levar para a vida, assim como as histórias, que está ligado à realidade das pessoas! Com certeza lerei!
ResponderExcluirMari!
ResponderExcluirOs livros da Chiado são ótimos!
Não entendi bem porque a autora usou um pseudônimo masculino, fato é que gostaria de ler o livro, porque os ditados populares, principalmente portugueses, são interessantes.
Participo e sairá divulgação no blog.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
Desejo um ótimo final de semana!
“Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
Olá Maria!
ResponderExcluirEu não li esse livro, mas uma amiga leu e gostou muito e prometeu me emprestar. Adorei sua resenha e fiquei ainda mais ansiosa para minha amiga me enviar o livro! O que mais chama minha atenção nesse livro é que ele parece ser rápido de ser lido e estou precisando de obras assim.
Vou anotar a dica.
Beijos
Oi, Mari!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou atenção. Eu tenho uma séria dificuldade de me interessar por contos, narrativas curtas costumam não me prender, por isso acho que o livro seria uma leitura que não me agradaria. Mesmo assim adorei seu texto!
beijos,
Rafa - blog Fascinada por Histórias
Oiee ^^
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, e não sou muito fã de livros de contos, mas as histórias me pareceram diferentes de tudo o que já li, e a maneira como falou da obra me deixou curiosa. Já sinto pena das personagens por passarem por tantas coisas ruins, e imagino que as histórias vão me marcar por serem tão reais.
MilkMilks ♥
A capa de chamou atenção de cara, lendo a resenha vi que são sobre contos. Confesso que nunca li mas seria legal sair da zona de conforto. Histórias curtas deve ter um outro gosto, tai, gostei.
ResponderExcluir