Nas minha andanças literárias pela internet, volta e meia me deparava como o nome "Janaina Rico" e ia ficando curiosa para ler um livro dessa autora; finalmente consegui.
A história é narrada por Clara, 27 anos, professora de português de um colégio particular em Brasília (nunca tinha lido um livro que se passasse nessa cidade, gostei), caçula de três irmãs, uma mulher com a autoestima bem elevada mas com uma situação financeira não muito estável. Já nas primeiras páginas me surpreendi com a Clara, uma professora de português que fala palavrão; as professoras que conheci não se pareciam com ela.
Clara foi madrinha e organizou o casamento de sua melhor amiga, Laura.
"Meu estado de tensão era bastante natural, pois participara de todos os preparativos daquela grande noite, mas, ao mesmo tempo, achava que minha responsabilidade era muito grande. Era mais ou menos assim: se a banda resolvesse tocar moda de viola, ou o bufê resolvesse servir farinha com rapadura, acharia que a culpa era minha. Nada contra a moda de viola..." (página 19)
Só no dia do casamento é que Clara conheceu o padrinho que seria seu par no altar, o lindo João Thomas. Rolou uma química entre eles logo de cara mas, por ironia do destino, eles ficaram um tempo sem se ver. Nesse tempo, um antigo amigo dela reapareceu, querendo ser mais do que só amigo. E aí a confusão no coração e na vida de nossa protagonista foi armada.
O restante da história gira, em parte, em torno desse triângulo amoroso. Clara precisando escolher entre o cara dos sonhos: rico, bonito mas com uma temperamento que bate de frente com o dela e uma mãe difícil de aturar ou o cara que a deixa com a autoestima nas alturas mas tem uma condição financeira não tão boa. Preciso dizer que Clara está bem longe de ser uma mulher interesseira, ela é imperfeita, e é isso que a torna mais humana e real.
Gostei da amizade entre a Clara e Laura. Uma amizade de longa data, com seus altos e baixos.
"Fiquei tão feliz, mas tão feliz, que quase me esqueci da pobre Laura. Já percebeu como a felicidade entre amigas raramente vem junto? Acho que Deus reserva uma determinada cota de alegria para os grupos humanos. A regra é clara: quando uma está feliz, a outra nunca está! Porém, nos último tempos só Laura vinha sendo feliz. E, de repente, o jogo parecia estar virando. Finalmente estava pegando a minha fatia do bolo. Já não era sem tempo." (página 62)
Em resumo: "Ser Clara" foi um leitura muito intensa e apaixonante (imaginem como meu coração ficou depois de ler dois livros assim em seguida? O que li antes foi "Julieta Imortal", já resenhei aqui. Pensem numa pessoa que ficou com ressaca literária). Li 288 páginas em dois dias, não dava vontade de parar de ler. As situações e os conflitos vividos pela Clara são coisas que acontecem de forma semelhante na vida de muita gente. Tinha horas que eu pensava: "Clara, eu te entendo perfeitamente!", outras horas pensava: "E agora, o que você vai fazer?", ou: "Clara, o que é que você está fazendo?"; dava vontade de entrar no livro.
Felizmente, esse também é um livro super divertido que me arrancou gargalhadas.
"Na verdade, durante algum tempo, no início da adolescência e das minhas incursões com o salto alto afora, cheguei a criar uma teoria na qual defendo que os homens inventaram esse tipo de sapato para as mulheres justamente para que nós não conseguíssemos mandar neles, nem ter nenhuma disputa física onde sairíamos vencedoras, de modo que, sem equilíbrio, nada disso é possível." (página 20)
Foi uma leitura muito boa, gostei mais do que esperava. "Ser Clara" tem romance, humor e uma pitada de suspense e mistério.
Sobre a parte gráfica/visual do livro: as folhas são brancas, o tamanho da letra e das margens é bom; gostei bastante dessa capa (tem uma edição com outra capa).
Sobre: ISBN: 9788599803738, 288 páginas, página do livro no Skoob, página da autora no Skoob, site da Janaina Rico. Onde comprar online: Submarino, Americanas, Amazon (ebook).
Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu esse livro? Ou já leu algum outro livro da Janaina Rico?
Bom final de semana!
Me acompanhem nas redes sociais: twitter: @marijleite| facebook | G+| Skoob| Goodreads| Bloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram| Flickr| Livraria Pétalas de Liberdade.
Nunca li nada da Janaina Rico e sinceramente, nunca me deu nem muita vontade. Mas gostei da sua resenha, e até me despertou uma curiosidade (até porque todo mundo fala bem desse livro).
ResponderExcluirUm beijo e me visita!
http://angelandherbooks.blogspot.com.br/
Oi Eduarda, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirHAHA passo inspiração sim viu? Terça feira fui fazer exame de sangue, vi um cara na fila e ja escrevi outro texto, pelo visto funciono bem pela manhã, ou talvez seja o sono HAHAHAH
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito interessante, minha professora de portugues do ano passado falava palavrão, e dentro da sala de aula, é meio bizarro mesmo!
Acho que super concordo com essa frase de que quando uma amiga está bem a outra não está, isso sempre acontece comigo, parece ironia.
Gostei bastante!
beijoks!
http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/
Oi Larissa, de manhã eu só tenho é sono, viu? rsrsrs
ExcluirQueria ter inspiração que nem você.
Obrigada pela visita e comentário.
Ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas me despertou curiosidade.
ResponderExcluirGostei bastante da sua resenha!
Beijos!!
patriciapinheirotextos.blogspot.com.br
Oi Patrícia, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOlá, como vai?
ResponderExcluirachei bem legal! Sério. E teu post tá muito bom hihi
Parabéns pelo blog ;)
http://incriativos.blogspot.com.br/
Oi Italo, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirConfesso que não curti a capa :P e pelo nome também eu jamais compraria ... Não foi interessante pra mim, sabe? Mas depois de ler sua resenha fiquei um pouco mais convencida, pode ser legal >_<
ResponderExcluirOi Suzana, gosto é gosto né? Eu já achei essa capa bonitinha e bem no clima da história. Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirMari. Nunca li algo desse autor,mas com sua resenha fiquei animada para comprar.
ResponderExcluirObrigada pela visita,amiga.
Beijinhos e ótima semana
Dryka
Face Book :
https://www.facebook.com/adriana.paz.505960
Blog Suas Histórias Nossas Histórias
Oi Adriana, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirNunca li nada sobre ela , mas mim interessei pelo livro!
ResponderExcluirA sua resenha ficou ótima e vou procurar online pra ler
Já estou te seguindo , retribui ? Beijos /*
www.beijodacamyblog.blogspot.com
Oi Camila, obrigada pela visita, por seguir e pelo comentário. Vou lá conhecer seu blog.
ExcluirMesmo quando os livros não são do meu gênero preferido, tuas resenhas despertam curiosidade.
ResponderExcluirBjs
Histórias, estórias e outras polêmicas
Sou dessas que também sempre vê o nome da Janaina e ainda não leu nada. Eu adorei a resenha, e fiquei com mais vontade de conhecer o trabalho dela, viu. Ainda mais por se passar em cenarios/cidades brasileiras, né?
ResponderExcluirUm beijo
www.naotenhopressa.com
Oi Karla, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirJá vi esse livro algumas vezes, parece ótimo.
ResponderExcluirwww.iasmincruz.com
Oi Iasmin, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirNunca li, mas parece ser bom. Também postei uma dica de leitura lá no blog.
ResponderExcluirhttp://prazeremsermenina.blogspot.com.br/
Oi Mariely, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirFoi legal vê-la no meu blog.
ResponderExcluirEspero por você lá, de novo,
para um novo texto.
Beijos.
.
Oi Silvio Afonso, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirBoa noite Mari!!!
ResponderExcluirHoje tive a oportunidade de conhecer novo escritor e um livro que parece muito bom.
Obrigada por compartilhar...
Feliz e Abençoada Noite!!!
Bjokas...da Bia!!!
Oi Bia, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirOie nunca li este livro + gostei de ver que tu devorou o livro,em apenas dois dias rsrsss, as vezes quando estou amando um livro sou assim também devoro e pelo que entendi tu entrou na alma da personagem eu ja quero ler
ResponderExcluirhttp://www.jeitosimplesdeser.com.br/
Oi Núbia, li bem rápido mesmo, a curiosidade pra saber o que ia acontecer era tanta que eu não desgrudava do livro. Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirAntes de mais nada, preciso professar uma coisa: de forma alguma, o trabalho literário da autora Janaina Rico me atrai. Isso pode soar estranho e um pouco cruel, mas, a grande verdade é que suas histórias não são feitas para mim, ou seja, acredito que eu não esteja inserido no público-alvo. Isso explica muita coisa, não acha?
ResponderExcluirEntretanto, fico feliz que você tenha descoberto uma grande história, que tenha se divertido e, como você disse, dado boas gargalhadas :)
Abração,
João Victor - Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com.br/
Oi João Victor, as vezes acontece mesmo de a gente não gostar ou se interessar por um autor ou outro. Obrigada pela visita e comentário.
ExcluirTriângulos amorosos geralmente rendem boas histórias. Já tinha visto o nome dessa autora pela internet também, mas nunca li nada dela. Gosto de romances e esse realmente me deu vontade de ler. Acho que justamente pela Clara ser uma personagem com a qual podemos nos identificar, ficamos curiosos a respeito de suas decisões.
ResponderExcluirOi Fernanda, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirConfesso que não gostei muito dessa capa, a outra era mais interessante.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro porque assim como você volta e meia eu vejo o nome dela por ai.
Já li muitas resenhas sobre o livro é espero poder ler para tirar minhas próprias conclusões.
Beijos.
http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/
Oi Dany, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirNão conhecia nada da autora, mas é sempre bom estar aberta à novidades. Achei o livro interessante. É tão bom quando a pessoa tá lendo e se conecta com personagem e quer participar da história, muito bom mesmo.
ResponderExcluirBeijos,
biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br
Oi Mariana, obrigada pela visita e comentário.
ExcluirAmei o blog!
ResponderExcluirBeijos!
www.renatacevolo.blogspot.com.br
Obrigada :) !
Excluir