Resenha premiada: livro Fahrenheit 451, Ray Bradbury

     Olá pessoal, tudo bem? O livro da resenha de hoje é "Fahrenheit 451", escrito por Ray Bradbury.
Resenha, premiada, livro, Fahrenheit 451, Ray Bradbury, resumo, crítica, trechos, sorteio, edição de bolso, capa, Editora Globo

     Publicado pela primeira vez em 1953, é um livro bem famoso, com um nome que me chamava atenção sempre que via em algum lugar. É uma distopia, um gênero que li pouco até hoje.
     "Fahrenheit 451" conta a história de Guy Montag, um bombeiro. Na época em que a história se passa, num futuro, os bombeiros tem uma missão diferente: ao invés de apagar incêndios, eles queimam coisas, principalmente livros.
     "E assim, quando as casas finalmente se tornaram  à prova de fogo, no mundo inteiro, (...) já não havia mais necessidade de bombeiros para os velhos fins. Eles receberam uma nova missão, a guarda da paz de espírito, a eliminação do nosso compreensível e legítimo sentimento de inferioridade: censores, juízes e carrascos oficiais. Eis o nosso papel, Montag, o seu e o meu”.  (página 89)
     Clarisse McClellan é vizinha de Montag, uma garota que tem um jeito diferente de ver as coisas e o mundo atual.
     "- Às vezes eu sou muito velha. Tenho medo de gente da minha idade. Eles se matam entre si. Será que sempre foi assim? Meu tio diz que não. Só no ano passado, seis amigos meus foram mortos a tiros. Dez morreram em acidentes de carro. Tenho medo deles e eles não gostam de mim porque tenho medo. Meu tio diz que seu avô se lembrava de quando as crianças não se matavam umas às outras. Mas isso foi há muito tempo, quando as coisas eram diferentes. Acreditavam em responsabilidade, segundo meu tio." (página 51)
     Ela e o bombeiro conversam algumas vezes, essas conversas fazem com que Montag começe a repensar sua vida, seu mundo, sua profissão. O que teria de tão especial e perigoso nos livros para que eles devessem ser queimados?
     "- Deve haver alguma coisa nos livros, coisas que não podemos imaginar, para levar uma mulher a ficar numa casa em chamas; tem de haver alguma coisa. Ninguém se mata assim a troco de nada." (página 79)
     Esse tipo de pensamento muda a atitude e Montag e o coloca em algumas encrencas, ele não consegue mais exercer sua profissão, se vê sendo perseguido e tendo que fugir.
     "Assim, se ele queimava coisas com os bombeiros, e se o Sol queimava o Tempo, isso significava que tudo queimava!
     Um deles tinha de parar de queimar. Por certo o Sol não pararia. Dessa forma, era como se tivesse de ser Montag..." (página 200)
     A história em si, a sucessão dos fatos, é extremamente simples. O livro é bem pequeno e a leitura é rápida (li em dois dias). O interessante, o que deu destaque a "Fahrenheit 451", é a época em que ele se passa. Um mundo onde as pessoas quase não pensam, levam uma vida esquisita, superficial e mecânica, com perseguições a quem pensa diferente.
     Deu medo de viver numa época dessas. E foi assustador e triste perceber que muito do cenário criado por Ray Bradbury há mais de cinquenta anos, está presente no nosso mundo de hoje.
     Foi encantador ler um livro que fala sobre livros. Sobre a importância deles, um tipo de mídia/comunicação tão especial e infelizmente desprezado por alguns. O trecho abaixo representa bem minha opinião sobre as diferenças entre o livro e a tv (ressalto que gosto de ambos).
     "- Minha mulher diz que os livros não são "reais".
     - Graças a Deus que não. Você pode fechá-los e dizer: 'Espere um pouco aí'. Você faz com eles o papel de Deus. Mas quem consegue se livrar das garras que se fecham em torno de uma pessoa que joga uma semente num salão de tevê? Ele dá a você a forma que ele quiser! É um ambiente tão real quanto o mundo. Ele se torna a verdade e é a verdade." (páginas 122 e 123)
Resenha, premiada, livro, Fahrenheit 451, Ray Bradbury, resumo, crítica, trechos, sorteio, edição de bolso, capa, Editora Globo
Resenha, premiada, livro, Fahrenheit 451, Ray Bradbury, resumo, crítica, trechos, sorteio, edição de bolso, capa, Editora Globo, contracapa, sinopse, comprar

     "Fahrenheit 451" tem diversos trechos interessantes que copiei para poder reler sempre, abaixo deixo mais alguns dos que gostei (enchi o livro de marcadores de página) :
     “– Todos devem deixar algo para trás quando morrem, dizia meu avô. Um filho, um livro, um quadro, uma casa ou parede construída, um par de sapatos. Ou um jardim. Algo que sua mão tenha tocado de algum modo, para que sua alma tenha para onde ir quando você morrer. E quando as pessoas olharem para aquela árvore ou aquela flor que você plantou, você estará ali. Não importa o que você faça, dizia ele, desde que você transforme alguma coisa, do jeito que era antes de você tocá-la, em algo que é como você depois que suas mãos passaram por ela. A diferença entre o homem que apenas apara gramados e um verdadeiro jardineiro está no toque, dizia ele. O aparador de grama podia muito bem não ter estado ali; o jardineiro estará lá durante uma vida inteira.” (páginas 220 e 221)

     “Os livros eram só um tipo de receptáculo onde armazenávamos muitas coisas que receávamos esquecer. Não há neles nada de mágico. A magia está apenas no que os livros dizem, no modo como confeccionavam um traje para nós, a partir de retalhos do universo." (páginas 120 e 121)

     "Os bons escritores quase sempre tocam a vida. Os medíocres apenas passam rapidamente a mão sobre ela. Os ruins a estupram e a deixam para as moscas. Entende agora por que os livros são odiados e temidos? Eles mostram os poros no rosto da vida. Os que vivem no conforto querem apenas rostos com cara de lua de cera, sem poros, nem pelos, inexpressivos." (página 121)

     Talvez meu trecho preferido, sobre a magia dos livros:
     "Os livros servem para nos lembrar quanto somos estúpidos e tolos. (...). A maioria de nós não pode sair correndo por aí, falar com todo mundo, conhecer todas as cidades do mundo, não temos tempo, dinheiro ou tantos amigos assim. As coisas que você está procurando, Montag, estão no mundo, mas a única possibilidade que o sujeito comum terá de ver noventa e nove por cento delas está num livro" (página 125)

     A edição que li é uma edição de bolso da Editora Globo; as páginas são amareladas, o tamanho das margens é bom e as letras tem um tamanho que permite fazer a leitura confortavelmente (como vocês podem ver na imagem abaixo). Essa edição vem com um posfácio bem interessante do autor, onde ele fala sobre o que o levou a escrever o livro, como ele foi escrito, sua opinião sobre edições censuradas, etc.
Resenha, premiada, livro, Fahrenheit 451, Ray Bradbury, resumo, crítica, trechos, sorteio, edição de bolso, capa, Editora Globo, globodebolso

     Detalhes: 256 páginas, ano da edição: 2012, ISBN: 9788525046444, Skoob. Onde comprar online: Livraria CulturaSaraiva.

     "Fahrenheit 451" é um livro que recomendo, todos deveriam ler e refletir sobre como evitar que o cenário criado por Ray Bradbury se torne real.

      Sorteio:
     É tão recomendado que vou sortear um exemplar para vocês. Esta resenha foi publicada simultaneamente nos blogs Pétalas de Liberdade e Boteco de Blogueiros, o sorteio é uma parceria entre os dois blogs.
     Prêmio: 1 exemplar novo do livro "Fahrenheit 451".
     Inscrições até 17/07/2014; resultado: 18/07. Entrarei em contato com o vencedor por e-mail, ele terá uma semana para responder passando seu endereço para entrega do prêmio ou o sorteio será refeito. O prêmio será enviado por mim em até 30 dias.
     Como participar:
     - Curtir as páginas dos blogs Pétalas de Liberdade (www.facebook.com/petalasdeliberdade) e Boteco de Blogueiros (www.facebook.com/botecodeblogueiros) no Facebook.
     - Ter endereço de entrega no Brasil.
     - Preencher o formulário abaixo com seu nome, link do perfil no Facebook e e-mail para contado.
     Chances extras:
     - Compartilhar publicamente a imagem da promoção (link da imagem), pode compartilhar mais de uma vez e a cada compartilhamento preencha o formulário mais uma vez.
     - Comentar na resenha no Pétalas de Liberdade ou no Boteco de Blogueiros (só vale um comentário em cada resenha, pode comentar nas duas). No campo chance extra coloque o nome que usou para comentar.
     - Seguir o Pétalas de Liberdade e/ou o Boteco de Blogueiros pelo Google Friend Connect. Preencha o fomulário mais uma vez colocando o seu nome de seguidor no campo chance extra (se seguir os dois, preencha duas vezes).
     - Me seguir no Twitter (twitter.com/marijleite) e twettar a frase: " Participe do #sorteio do #livro "Fahrenheit 451" (Ray Bradbury) no blog da @marijleite: http://petalasdeliberdade.blogspot.com/2014/06/resenha-premiada-livro-fahrenheit-451.html . "  Preencha o fomulário mais uma vez colocando o link do seu twette no campo chance extra (pode twettar quantas vezes quiser, mas apenas uma por dia).
     - Me seguir no Instagram (instagram.com/marijleite).  Preencha o fomulário mais uma vez colocando o link do seu perfil  no campo chance extra.
     Alguma dúvida? Boa sorte!
     Espero que vocês tenham gostado da resenha, quem aí já leu "Fahrenheit 451"?
     As inscrições para o sorteio de 2 kits do livro "Intenso Demais" ainda estão abertas, participe clicando aqui.

     ATUALIZADO EM 18/07/2014
     RESULTADO:

     Parabéns Silvana Crepaldi! Você cumpriu as regras direitinho e foi a vencedora. Enviei um e-mail para você, espero sua resposta dentro de uma semana ou o sorteio será refeito.
     Para quem não ganhou desta vez, não precisa ficar triste, logo teremos mais promoções.

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

37 comentários

  1. Amei a resenha, ainda não conhecia o livro
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uma resenha fantástica. Já ouvi falar do livro e tenho muita vontade de lê-lo.
    Participando da promoção.
    Abraços.

    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dênis, obrigada pela visita e comentário. Boa sorte!

      Excluir
  3. Já tinha lido outras resenhas, mas essa foi a melhor, exemplificou bem o que retrata a historia do livro e eu fiquei com vontade de ler!
    Vi aqui em baixo que tu foi a Resende ver o filme de A culpa é das estrelas, e meninas eu moro super pertinho de Resende, acho muito engraçado quando as pessoas conhecem lugares que eu conheço aqui da região, as vezes sinto que moro excluida do mundo HAHAHA
    beijao
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, fico contente que tenha gostado; obrigada pela visita e comentário. Também me sinto da mesma forma quando encontro alguém na internet que conhece ou mora perto da minha cidade.

      Excluir
  4. Gostei da resenha! Para uma leitura rápida até que parece ser uma ótima história, atiçou minha curiosidade. Bom, nem dá para imaginar um mundo sem livros, não é... Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, fico contente que tenha gostado. O livro é pequeno e por isso a leitura é rápida; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  5. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, mas já tinha visto falar dele. Tem um filme não tem? Parabéns pela resenha, gostei da forma como foi escrita sendo intercalada com os quotes.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, tem um filme sim (eu ainda não assisti), fico contente que tenha gostado; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  6. A resenha ficou ótima! Há tempos tenho curiosidade de ler essa história, comprei em uma promoção sem saber do que se tratava e fiquei adiando a leitura, agora que li a resenha eu meio que entendi hahaha Vou começar a ler nessas férias! Espero que a leitura seja rápida assim :D
    Participando do sorteio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, fico contente que tenha gostado. Obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  7. Adorei a resenha, eu sempre deixava esse livro passar porque eu só via a capa...
    vou ler depois
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lola, fico contente que tenha gostado. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  8. Li o livro já faz um bom tempo, e vi o filme também, uma história atemporal sobre alienação, é marcante e uma leitura muito rica, pode nos roubar tudo, menos o conhecimento! Não tenho o livro e adoraria ter, participando =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  9. Oi Mari, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Nunca li o livro mas tenho muita vontade de ler, já que se trata de um clássico.
    Deve ser um pouco incomodo a vezes a leitura acredito, já que o cenário do livro para mim é terrível, eu jamais conseguiria viver em um lugar onde queimam os livros <3. Não consigo nem imaginar uma coisa dessas.

    Beijão:*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara; deu um medinho de viver num lugar assim, mas a curiosidade de entender como a sociedade chegou naquele ponto nos faz continuar lendo. Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  10. Muito boa resenha.
    Livro interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria, tudo bem??

    Gostei muito da sua resenha, muito bem escrita e nossas, esses quotes são maravilhosos. Tenho bastante vontade de ler esse livro, essas distopias clássicas, quero ver as semelhanças e diferenças entre elas e as distopias atuais. E nossa, que bizarro... queimar livros, dá até dó no coração. Mas enfim, deve ser muito bom o livro.

    Ah, e se você gosta de livros que falam de livros, eu recomendo a leitura de Coração de Tinta. Nunca li, só vi o filme, mas falam que é muito bom. Não é uma distopia, mas enfim.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, fico contente que tenha gostado da resenha e obrigada pela dica :) .

      Excluir
  12. Show!
    Esse livro deve ser ótimo mesmo!!
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Menina e se eu te disser que meu pai tem a primeira edição desse livro, em capa dura... Tu crê?
    Pena que nunca me despertou a atenção para ler. Gostei da tua resenha! ;)

    Xerim :)
    http://www.trilouca.com/
    Fan Page Blog Trilouca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Demara! Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  14. Muito bom esse livro, sua resenha é muito esclarecedora e quero ler esse livro.
    Amei demais a resenha e a historia desse livro.

    Beijos
    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, fico contente que tenha gostado; obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  15. Não conhecia esse livro
    Mas parece ser bastante interessante
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca me interessei. Mas depois de ler a sua resenha, fiquei com vontade de lê-lo. Resenha ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  17. Estou lendo esse livro pela indicação de uma amiga e é um livro muito bom!! Só que a minha edição é super antiga kkk
    Pri
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha. Estou participando da promoção.. Se você gostou tanto que resolveu sortear, deve valer muito a pena mesmo <3

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati, fico contente que tenha gostado, obrigada pela visita e comentário e boa sorte!

      Excluir
  19. Estou participando e com os dedos cruzados!!!

    Beijo, Van.
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo