Entrevista com Tais Cortez, autora do livro Golfinhos e Tubarões

 Olá pessoal, tudo bem? No post de hoje, trago uma entrevista bem legal que fiz com a Tais Cortez, a autora do livro Golfinhos e Tubarões, que foi resenhado recentemente no blog.


Golfinhos e Tubarões, capa, sinopse
 Sobre Golfinhos e Tubarões: 419 páginas, Chiado Editora, ISBN-13: 9789895104390, Skoob, página no Facebookresenha. Onde comprar online: Martins Fontes PaulistaLivraria Cultura.
 Sinopse: Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles.
 Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições.
 Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, frequentando aulas diferentes de tudo o que já viu.
 Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la.
 O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...


 Sobre a autora:

Entrevista, Tais Cortez, escritora, livro, Golfinhos e Tubarões

Entrevista:
(As perguntas estão em negrito e as respostas em itálico)

 1 - Como surgiu a ideia de escrever Golfinhos e Tubarões?
 Golfinhos e Tubarões surgiu da ideia de criar o meu livro perfeito, com todos os elementos que eu amo desde criança: poderes sobrenaturais, romance épico, mistério e uma pitada de ação.

 2 - Como foi o processo de escrita? Quanto tempo levou desde o surgimento da ideia até ter o livro publicado?
 Eu demorei bastante para escrevê-lo... acredito que mais de dois anos. Estava na faculdade e conseguia escrever melhor durante as férias. Demorei cerca de um ano e meio desde que terminei até ele ser publicado.

 3 - Você tem uma rotina para escrever? Alguma mania?
 Gostaria de ter uma rotina para escrever, mas nunca consegui seguir uma. Quem sabe, se tivesse, escreveria bem mais rápido. A verdade é que eu posso ficar semanas sem escrever nada. Só escrevo quando me sinto inspirada. Uma mania que eu tenho é de ouvir música enquanto escrevo, pois me ajuda a visualizar as cenas e a sentir as emoções de maneira mais real.

 4 - Uma coisa que me deixou curiosa, foi o fato de tanto a mãe adotiva da protagonista Victoria quanto uma de suas colegas no Aprendum se chamarem Ana? Foi uma coincidência ou você quis que as duas tivessem o mesmo nome por algum motivo?
 Você acredita que eu só percebi isso muito depois? Os meus personagens já vêm com suas personalidades e nomes, como se tivessem vontade própria. Então foi uma coincidência mesmo.

 5 - Ouvi dizer que Golfinhos e Tubarões pode ter uma sequência, é verdade? O que você pode nos adiantar sobre essa sequência? Já tem algo escrito e alguma previsão de lançamento?
 Ele terá sim! Comecei a escrever (a passos lentos, admito). Não consigo dar nenhuma previsão, mas gostaria de terminá-lo até a metade do ano que vem. É uma meta ambiciosa rss... Posso adiantar (SPOILER ALERT!) que a sequência explicará por que o sangue da Vic curou o Alex. Existe um grande mistério e perigo por trás disso. Além disso, tratará da sucessão em Zauron, que colocará grandes obstáculos ao romance dos protagonistas.

 6 - Vi em algumas entrevistas que você gosta do trabalho da J. K. Rowling, você tem algum receio de ter seu livro comparado a Harry Potter ou a algum outro livro famoso?
 Receio? A J.K Rowling tem a mente mais criativa que eu conheço e ter qualquer comparação a ela é uma honra. Não me importo que meus livros sejam comparados a outras obras em geral. Eu sempre escrevo para mim e, embora ele possa ter elementos que lembrem outros livros/filmes, eu o vejo como algo único e muito especial.

 7 - Fale um pouco sobre seus outros livros.
 Além de Golfinhos e Tubarões, publiquei uma comédia romântica juvenil chamada O último homem do mundo. É uma obra leve e divertida que narra a trajetória de uma garota rebelde, Amanda, que tenta a todo custo ser expulsa do colégio interno onde sua mãe a matriculou. Lá ela conhece um garoto, Ricardo, a quem ela denomina "o último homem do mundo" que escolheria para namorar. Eles são como gato e rato, porém serão forçados a unir forças por um bem maior, e é a partir daí que se conhecerão de verdade e verão que o coração faz escolhas que nem a mente é capaz de controlar. Também tenho um terceiro livro, Acima de Nós, que é um romance com drama cristão maravilhoso e apaixonante. Ele está pronto (finalizei em janeiro), e já tenho os direitos autorais. No momento, estou enviando originais para algumas editoras e aguardando retorno. Já tive algumas experiências ruins com editoras e espero conseguir uma boa, pois esse livro é realmente muito especial.

 8 - Quais são seus livros favoritos e que você indicaria para os leitores do blog?
 Meus livros favoritos são: Golfinhos e Tubarões, O último homem do mundo, Acima de Nós, Harry Potter, Crepúsculo e A Marca de uma lágrima (Pedro Bandeira).

 9 - Que dica você daria para escritores iniciantes?
 Acho que, de todas as dicas (poderia dar muitas), a principal é: escrevam para vocês mesmos. Escrever tem um poder incrível de nos levar para outros mundos, viver inúmeras vidas e renovar nossas energias. Quando fazemos isso para nós, sem nenhum interesse, acredito que essa experiência seja ainda mais verdadeira. No Brasil, é muito difícil seguir essa profissão. É claro que existem exceções, mas conheço dezenas de autores nacionais que fazem isso como um hobby, não como fonte de renda. Também posso mencionar rapidamente algumas dicas básicas para quem terminou de escrever sua obra:
 1. Consiga os direitos autorais. Leva em torno de 2 meses, mas é a sua segurança. Veja como aqui: http://www.bn.br/servico/direitos-autorais/registro-ou-averbacao.
 2. Antes de escolher uma editora, pesquisa muito sobre ela e converse com outros autores (pelo menos 3) que tenham publicado com ela. Veja como é a distribuição, o atendimento, preço, etc.
 3. Cadastre seu livro no Skoob (excelente plataforma literária), crie uma fan page no Facebook (para divulgar novidades, trechos, resenhas), e faça parte de grupos literários do face (onde pode divulgar seu livro e conhecer blogueiras).
 4. Faça muitas parcerias com blogueiras, elas são maravilhosas para divulgação. O Book Tour é uma excelente opção se você não possui muitos exemplares para ceder.
 5. Esteja preparado para divulgar muito.
 Acho que é isso :) .


 Espero que vocês tenham gostado da entrevista e de conhecer um pouco mais sobre essa autora tão simpática e suas obras. Tais, muito obrigada pela atenção, por ter topado ser entrevistada e pelas dicas. E que você tenha muita inspiração para criar mais histórias encantadoras para seus leitores!

 Reforço meu convite para que, quem ainda não leu Golfinhos e Tubarões, leia! É uma leitura muito prazerosa. Quem quiser conferir minha resenha, é só clicar aqui.

 * Clique aqui e participe da Promoção de Dia dos Namorados da Editora Illuminare.

Até o próximo post!

Me acompanhem nas redes sociais:
 twitterfacebook | G+SkoobGoodreadsBloglovin (receba os posts do blog no seu e-mail)| Instagram.

25 comentários

  1. Ownnn adorei conhecer melhor a autora, muito simpática pela entrevista. Amei as dicas!!!!!!! Gostei de conhecer melhor a obra, Golfinhos e Tubarões parece uma história incrível. Vou já conferir sua resenha!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  2. Que legal, ela é bem fofa!!!
    A obra não estar na minha lista de desejo e nem vai tá, infelizmente não gostei muito da história. Li algumas resenhas, mas mesmo assim não consegui me render a obra. Enfim, adorei as dicas dela, vou usar algumas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei dessa entrevista,
    Não conhecia o livro e ele parece ser muito interessante, certamente eu o leria. Tem um pouquinho de tudo que eu gosto em um livro, Tais fez muito bem em escrevê-lo de tal forma rs

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Mari
    Adorei participar da entrevista :)
    Obrigada pelo carinho!
    E q venham novas histórias hehe
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  5. Essa linda da Tais! Adoro ela!
    Quero muito ler Acima de Nós (amei o título), pois já tive a alegria de ler Golfinhos e Tubarões e O Último Homem do Mundo – ambos maravilhosos! Estou muito feliz por saber que ela está trabalhando na sequência do primeiro livro… VOU AMAR saber mais sobre Vic e Alex!

    Amei a entrevista, flor. Vou compartilhar na fanpage.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que entrevista boa, gostei do fato de a autora dizer que escreve para ela, realmente, não há como prever o que o público irá sentir ou dizer, somente as sensações dela durante a escrita. Admirável e madura as palavras da Tais. Pena ela não ter uma rotina para escrever, lembrei do livro da Virginia Woolf que também discorre sobre isso.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a entrevista. Já vi algumas outras e essa autora é sempre muito solícita e carinhosa com os blogueiros!
    Eu nunca li "Golfinhos e Tubarões", mas sempre leio ótimos comentários sobre ele!
    Estou curiosa a respeito da leitura!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora e confesso que tinha curiosidade, mas ultimamente venho lido muitas criticas negativas e então fiquei desanimada, sabe? Mas como adoro entrevistas, fiquei bem animada com o seu post, a Tais foi super simpática e atenciosa.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, flor!
    A Tais é um amor, parabéns pela entrevista! Fico muito curiosa pelo livro por conta da capa, mas eu acho que não gostaria tanto. Ainda assim desejo muito sucesso a ela, que continue cativando muitos leitores por aí.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da premissa do livro e da entrevista com a autora. Muito simpática e objetiva com as respostas. Desejo sucesso com o livro e espero poder conferir a obra.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a premissa do livro e é muito legal conhecer melhor a autora da obra, ainda mais sendo brasileira, ela é realmente muito simpática. Concordo que ser comparada J.K. seria um elogio.

    beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  12. Oi Maria, tudo bem?
    A tais é uma querida!
    É sempre bom saber um pouco mais sobre ela e a entrevista está maravilhosa!
    Ano passado tive o prazer de conhecê-la num amigo secreto organizado pelo autor Rodrigo Mendes!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Conheci o trabalho da autora através de um Bt que eu participei e estou louca pra ler um outro livro dela, Golfinhos e Tubarões. Parabéns pela sua entrevista, foi muito legal saber mais sobre a autora, me ajudou a entender a escrita dela.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Gostei muito de conhcer um pouquinho mais da autora e tenho muita vontade de ler este livro.
    Olha nem sabis que teria continuaçao. Não deve ser fácil conciliar faculdade e escrever um livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olha tenho que confessar que vocÊ leu um dos melhores livros da Tais, porque eu simplesmente amei. Eu fiquei apaixonada pelos seus personagens e quero muito poder ler o segundo se ela for escrever, porque a história para mim pelo menos foi muito envolvente e tenho certeza que muitos que ainda não leram não irão se arrepender. Eu gostei bastante da entrevista e acho que estou precisando fazer algo assim com algum dos autores que gosto, porque faz tempo que não ativo a coluna, mas adorei saber um pouco mais sobre seu trabalho. Espero poder ler ainda o GOFTUB2 =D

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-cova-312_11.html

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da entrevista.
    Não conhecia a autora e nem a obra.
    Achei a autora bem simpática, mas não sei se leria o livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Oie! Tudo bem?!

    Adorei a entrevista. Deu pra conhecer um pouco mais sobre a autora e a obra. Não conhecia ela e nem o livro... Mto bacana! :) Nunca li nada dela, mas fiquei curiosa. Ela parece ser bem simpática.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Olá :}

    Tais uma fofa!! A conheci em um Book-Tour, mas estou sempre esbarrando com ela nos eventos. Fui ao lançamento do livro dela, um amo de pessoa! Adorei a entrevista *o* Adoro os livros dela, mal posso esperar pela continuação de GeT <3

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  19. A Ta é uma fofa e muito talentosa, já li os dois e amei de paixão, esperando agora a continuação de GET <3.

    ótima entrevista, a gente sempre aprende mais sobre o autor.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Adorei a entrevista e conhecer mais a autora. Ótimas perguntas parabéns.
    beijos
    http://mytinybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Maria!
    Adorei a entrevista, e conhecer um pouco mais sobre a rotina da autora para escrever.
    Um beijo
    Carol
    http://www.sobrevicioselivros.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Mary,
    adoro a Tais, ela é um amor, muito atenciosa.
    Adorei a entrevista é uma boa
    pedida pra apresentar um pouco mais dos autores nacionais para o público
    parabéns pela iniciativa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem com você?
    A Tais é uma pessoa bem legal. Eu tenho o livro dela, recebi da editora, mas ainda não li o livro. Nossa, eu não sabia que teria sequência, que coisa boa né? Entrevistas sempre são boas, conhecemos os autores e o processo sobre a sua obra.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  24. Oi, flor!
    Eu amo entrevistas!
    Sempre fico curiosa em saber um pouco mais sobre um autor ou outro e essa é a forma mas divertida de conhece-los.
    Já conhecia essa autora, vejo sempre resenhas muito positivas sobres seus livros mas não acho que leria, foge um pouco da minha zona de conforto e não gosto muito de me arriscar.

    Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a autora. Legal^^

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  25. Adorei a entrevista, mas especialmente a dica de direitos autorais. Muitos autores tem perdido seus trabalhos por não registrarem e divulgarem na net.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo