Resenha: livro "Não me esqueças", Babi A. Sette

 Olá, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar minha experiência de leitura com o livro "Não me esqueças", escrito pela Babi A. Sette e publicado em 2017 pela Verus Editora.

Resenha, livro, romance-de-epoca, flores-da-temporada, Não-me-esqueças, Babi-A-Sette, verus, celta, escocia,

 Era uma vez, na segunda metade do século dezenove, uma jovem inglesa cujo nome era Elizabeth Harold. Ela tinha vinte e um anos, mas ao contrário de outras moças da época, Lizzie (como era carinhosamente chamada) não buscava um casamento. O desejo de Lizzie, filha de um duque, era conhecer mais da cultura celta, uma cultura que, assim como os costumes escoceses, estava sendo cada vez mais esquecida e oprimida pelo estilo de vida inglês.

 Lizzie conseguiu escapar de mais uma temporada em Londres para fazer uma sonhada viagem até as Highlands, as Terras Altas da Escócia. Mas algo terrível aconteceu nessa viagem. E quando Lizzie percebeu, estava presa no castelo do misterioso Gareth, o líder do clã MacGleann. Será que Lizzie conseguiria voltar para sua família? Quais segredos Gareth esconderia por trás da máscara que usava? Já adianto que ambos encontrariam o amor que não estavam procurando. O resto, vocês precisam ler para descobrir.

 "Não me esqueças" foi o meu primeiro contato com a escrita da Babbi, e eu confesso que estava com muito, muito medo de não gostar da obra por dois motivos. Primeiro: recentemente li e me decepcionei muito com "Outlander - A viajante do tempo" que tem alguns elementos em comum com "Não me esqueças" (mocinho escocês, mocinha presa num clã, conflito entre ingleses e escoceses...). Segundo: já havia visto comentários de que os livros da Babbi são dramáticos, e eu estava com medo de que fosse um tipo de drama que eu não gosto em romances de época (leia-se morte de personagens).

 Graças aos céus, terminei a leitura muito contente por ver que meus medos eram infundados. Se fosse para colocar "Não me esqueças" no mesmo nicho que outras obras, o melhor seria deixá-lo ao lado da maravilhosa série Sevenwaters da Juliet Marillier. Além do kilt, Gareth não tem nada a ver com o Jamie Fraser! E há sim enormes dificuldades que os personagens precisam enfrentar para ter o "felizes para sempre", eles sofrem muito, mas o desfecho não podia ser melhor, com uma verdadeira prova de amor do personagem masculino, que precisa ser valorizada no cenário literário atual onde vemos tão pouco disso.

 A Lizzie era fascinada por uma antiga lenda celta sobre um homem que construiu um castelo num lugar muito alto para ficar perto da amada que foi morta. Após fazer uma loucura, o homem foi castigado a ter sua alma dividida entre o corpo humano e o corpo de um lobo. Seu fascínio era tanto que Lizzie chegava a sonhar com um lobo que se transformava em homem.

 Imaginem como ela se sentiu ao encontrar o castelo de Gareth que se parecia tanto com o castelo da lenda, o cachorro dele que lembrava tanto o lobo de seus sonhos, pessoas que conheciam a cultura celta que ela tanto amava! Foi uma alegria, mas uma tristeza também, pois Lizzie era vista com desconfiança por parte daquele povo e estava longe de sua família.

 "Sentiu-se perdido entre a vontade de cuidar dela, oferecendo conforto, e a necessidade de subjugá-la por ela ser a única inglesa capaz de pôr os pés naquele castelo em uma centena de anos. Castigá-la por ela o desafiar, fazendo com que ele se lembrasse do que enterrara em sua alma. Fazê-la sofrer por trazer de volta o passado." (página 71)

 Do outro lado, temos Gareth, um jovem que carregava nas costas o peso de ser um líder, e no corpo, as marcas de uma grande tragédia. Um homem que precisava proteger o seu povo e a sua tradição, e que se viu dividido entre sua missão e os sentimentos que começava a nutrir por uma inglesa que poderia ser o fim de tudo pelo que ele lutou e acreditou a vida toda. Por causa de seu conflito, Gareth nem sempre é legal com a Lizzie, e eu gostei do fato de ela perceber e não deixar passar em branco esse mal comportamento dele.

 "Ela queria confiar nele, tentou confiar nele, mas não via como isso era possível, diante de tanta instabilidade. Além do mais, nenhum homem era digno de confiança." (página 110)

 A Lizzie foi uma personagem que teve suas ilusões românticas despedaçadas muito cedo, o que moldou seu jeito de ver os relacionamentos. Ela também não se sentia confortável e questionava toda a opulência em que vivia a família, com as diversas regras de etiqueta que tinha que seguir, aspectos que achei bem interessantes.

 "- Foi no meio da temporada, no baile de lorde Dudley. - Ela afastou a onde de emoções que inundara sua voz. Não deveria mais se importar com isso. Tentou sorrir. - Mas hoje eu sei... Talvez não seja culpa dele. Não, não. A culpa é de como os homens são criados e da maneira como as mulheres aceitam determinados comportamentos masculinos sob a justificativa tola e mesquinha de que 'eles são homens, afinal'." (página 38)

 Esse é o terceiro romance de época da autora, o primeiro (A Promessa da Rosa, Flores da Temporada 1) conta a história da mãe da Lizzie, o segundo (O Despertar do Lírio, Flores da temporada 2) é sobre a tia da nossa protagonista. Todos trazem no título referência à flores (sim, "Não me esqueças é o nome de uma flor). Esse terceiro livro é uma oportunidade para os que já leram os anteriores poderem matar as saudades de alguns personagens, mas ressalto que ele é totalmente independente dos demais. Para quem ainda não leu os anteriores, provavelmente vai se juntar a mim no grupo dos que já adicionaram mais dois romances de época na lista dos desejados.

 Falando em personagens, amei conhecer tantas figuras inesquecíveis criadas pela Babi. A interação da Elizabeth com seus dois irmãos e irmã, tão diferentes entre si, com o pai e a mãe, com a sisuda avô, é uma delícia de se ler. A "turma" do Gareth também não fica de fora, tia Joyce é um amor! Gostei de a autora ter nos permitido ver mais de um ângulo de cada personagem, ver seus defeitos e qualidades.

 "- Eu deixo essa fixação pelas culturas antigas com você, mamãe e papai, que vivem enfurnados entre livros empoeirados e manuscritos caindo aos pedaços. Três pessoas excêntricas em uma família de sete é mais que suficiente.
 Apesar do jeito sisudo de Eleanor, ela era uma romântica incurável. Enquanto reclamava sobre as supostas esquisitices da família, ela mesma não se comportava de maneira tão convencional ao dormir abraçada com novelas românticas, muitas das quais proibidas para jovens damas.
 - Sabe que, se não fosse o fato dos nossos pais serem tão liberais, você jamais teria as suas novelas, e o seu tão sonhado casamento por amor seria transformado no enlace com o velho de maior título do mercado - disse Lizzie. - Além disso, você é filha de um duque, e as pessoas parecem notar isso apenas quando estão conosco" (página 11)

 "Não me esqueças" é um romance de época com ar de conto de fadas. Foi uma leitura que eu gostei e recomendo. Em alguns momentos, até pensei, junto com a Lizzie, que alguns fatos só poderiam ser fruto de magia, obra dos seres da floresta em que os celtas acreditavam. Mérito da autora, que conseguiu acertar na colocação dos toques de fantasia no romance.

 "- Você transformou um amontoado de pedras em um castelo encantado, uma lenda tola em um conto de fadas e um cachorro perdido em lobo. Você é quem faz isso em meu mundo e em minha vida, Lizzie, e mais ninguém." (página 232)

Resenha, livro, romance-de-epoca, flores-da-temporada, Não-me-esqueças, Babi-A-Sette, verus, capa
Resenha, livro, romance-de-epoca, flores-da-temporada, Não-me-esqueças, Babi-A-Sette, verus, diagramação, sinopse, contracapa
Resenha, livro, romance-de-epoca, flores-da-temporada, Não-me-esqueças, Babi-A-Sette, verus, diagramação, quote, fotos,

 A edição da Verus traz uma capa linda (infelizmente minhas fotos não ficaram como eu queria), páginas amareladas, boa revisão, diagramação com letras, margens e fonte de bom tamanho. Lá na fan page e no Instagram já mostrei que meu exemplar veio autografado, o que o torna ainda mais especial.

 Detalhes: 350 páginas, ISBN-13: 9788576866176, Skoob, leia um trecho. Onde comprar online: Submarino, Americanas.

 Fica a recomendação de leitura para quem é fã e também para quem ainda não é fã de romances de época, assim como para quem procura um bom livro nacional, com uma história que cativa o leitor com muito romance, um toque de fantasia, aventura e segredos. Por hoje é só, ainda há muito o que eu poderia falar sobre o livro, mas acho que já consegui compartilhar um pouco de como foi a minha experiência de leitura com "Não me esqueças" e espero que vocês tenham gostado. Me contem: já leram ou querem ler algum livro da Babi A. Sette?

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

14 comentários

  1. Oi Maria
    Estou louca para ler esta coleção.
    Ainda não li nenhum livro da Babi, mas eles estão na minha lista.
    Adoro romances de época e estes parecem ter ingredientes muito interessantes
    Gostei das fotos e adorei o post
    Bjks mil

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nunca li um livro do gênero, mas tenho bastante curiosidade, e esta obra sem dúvidas é uma das que pretendo ler em breve. Adorei sua resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu sou louca para conhecer a escrita da Babi, e realmente ouvi muuuuuuitos comentários de que seus livros são dramáticos, mas isso para mim é um BAITA ponto positivo, já que eu sou o drama em pessoa.
    Ameiii a capa desse livro e o enredo já me ganhou, parece ser diferente do que estou lendo.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Então estou curiosa em relação a esse livro, mas penso exatamente o oposto de você Outlander é a minha série de livros favoritas, simplesmente amo o trabalho da Diana e esperava encontrar algo assim no livro da Babi, lendo sua resenha fiquei com o pé atrás agora. Gosto desse esquema de cultura celta e sendo romance de época provavelmente vou gostar, mas acho que vou ter que ir pensando diferente ao ler esse livro senão vou me arrepender.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada da Babi, mas estou com meus dois olhos nesta obra, além da belíssima capa, trata-se de um romance de época que eu adoro. Sem falar desta pegada de conto de fadas. Não vejo a hora de ler também.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas pelas semelhanças com Outland , já entrou na minha wish list. Também curto lendas celtas.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  7. Sempre vejo ótimos comentários sobre os livros da Babi, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros. Eu tenho que confessar que não curto muito romances de época. No entanto, admiro muito o trabalhão que deve ser fazer toda uma pesquisa para uma obra assim conquite os leitores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Ainda não li nada da autora, mas estou com muita vontade de ler esse livro. Acho o tema muito interessante e adoro essa pitada de misticismo.
    Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho visto muito esse livro, mas não consigo me interessar pela trama. Até gostei de ver a sua opinião sobre ele, mas não é uma obra que me atraia. Da autora eu tenho muita vontade de ler A Promessa da Rosa.

    ResponderExcluir
  10. Eu achei as suas fotos lindas Maria e realmente mostraram o quanto a edição está bela, gostei de saber a sua opinião e percebi que deve ser um romance de época e tanto, realmente adoraria me envolver e me encantar em cada fator e cena que tu citastes, ótimos quotes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. não conhecia essa flor 'Não me esqueças'. bacana a referência a flores nos titulos da autora... mas particularmente nao me empolguei com a escrita dela... legal que vc apreciou a obra...
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Gostei da sua resenha mas não consigo me interessar por essa história apesar de amar romances de época e contos de fadas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Já tenho o meu livro devidamente autografado só esperando ser lido, fiquei feliz em saber que aprovou a história, confesso está um pouco receosa, mas depois da sua resenha só quero me jogar rs. Não sabia que os livros anteriores faziam parte da família da protagonista, vou ler esse e se gostar assim como você procuro os outros já que as histórias são independentes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu morro de vontade de ler a série dessa autora, principalmente esse terceiro volume que se passa nas Highlands, lugar que estou apaixonada no momento. Adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo