Resenha e sorteio: livro "Em algum lugar nas estrelas", Clare Vanderpool, Darkside

 Olá pessoal, tudo bem? Na resenha de hoje venho comentar sobre minha experiência de leitura com o livro "Em algum lugar nas estrelas", escrito pela Clare Vanderpool e publicado no Brasil em 2016 pela Editora Darkside Books. Essa é uma resenha premiada, vou sortear o meu exemplar para vocês, é só ler no final do post como participar. Vocês podem apertar o play e conferir a resenha em vídeo ou continuar lendo:



 "A primeira vez que a gente vê o mar deve ser muito emocionante ou aterrorizante. Queria poder dizer que foi uma dessas coisas para mim. Eu só vomitei na praia cheia de rochas." (página 19)

Resenha, sorteio, resenha-premiada, livro, Em-algum-lugar-nas-estrelas, Clare-Vanderpool, Darkside, blog-literario, youtube, blog-petalas-de-liberdade, opiniao, critica, trecho, capa, sinopse, aventura, infantojuvenil, darklove

 A história se passa em 1845, no final da Segunda Guerra Mundial. O narrador é Jack Baker, um garoto de 13 anos que perdeu a mãe há pouco tempo. Seu pai, um capitão da marinha, decidiu levá-lo do Kansas pra um colégio interno no Maine.



 "Eu me encolhi na poltrona ao lado da janela, afogado nos meus próprios pensamentos miseráveis. Quatro meses atrás, eu era um garoto normal do Kansas aproveitando as férias de verão, e agora estava ali, sem nenhum lugar para chamar de casa, em uma escola onde não tinha beisebol, incapaz de remar um barco em linha reta. Meu coração ficou apertado quando tentei não pensar na maior de todas as perdas." (página 95)

 Na escola nova, Jack conhecerá Early Auden, um garoto que mora na antiga sala do zelador ao invés de ficar no dormitório como os outros alunos, assiste só algumas aulas, é cheio de certezas inexplicáveis e tem um jeito diferente de pensar e de se comunicar. Numa nota no final do livro, a autora diz que Early é autista, mas como o autismo não era um tema conhecido na época em que a história se passa, o garoto seria considerado apenas estranho. Entre outras coisas, Early contava e separava balas de goma pra se acalmar, tinha músicas para cada dia da semana e via uma história no Pi, aquele número que a gente conhece nas aulas de matemática e que começa com 3,14 e nunca acaba.

 "E se Mozart é para os domingos, quem você ouve no resto da semana?
 - Louis Armstrong às segundas. Frank Sinatra às quartas. E Glenn Miller às sextas, a não ser que esteja chovendo. Se chove, é sempre Billie Holiday.
 - E terça, quinta e sábado? - perguntei.
 - São dias sem música. A não ser que esteja chovendo." (página 42)

 "Ninguém sabia que eu ainda estava ali. Eu estava mesmo à deriva. Nenhuma amarra. Nenhuma âncora.
 Vi uma repentina explosão de luz, e minha pulsação acelerou. Havia algo inebriante em estar completamente sozinho sem que ninguém soubesse. Eu podia viajar para a Califórnia, para o Kentucky ou para o Kansas, e ninguém perceberia minha ausência até o próximo domingo, quando todos voltariam para a escola. É claro que eu não sabia como chegar a esses lugares, mas essa é a questão de estar perdido. Ter liberdade para ir a qualquer lugar, mas não saber onde ficava lugar nenhum." (página 95)

 Jack estava abalado com a perda da mãe, a mudança pra um lugar muito diferente e o distanciamento do pai. Ele acabaria se aproximando do Early, até que, nas férias de outono, Early tinha decidido fazer uma viagem e Jack, decepcionado com o pai que não foi buscá-lo na escola, resolveu se juntar ao Early nessa aventura. Sem que ninguém soubesse, afinal achavam que Jack estava com o pai e Early nunca saía da escola, os dois vão partir numa jornada em busca de Pi, que segundo Early estaria perdido, seguindo o rastro de um urso na trilha Apalache e a própria interpretação do Early pra história que ele via na sequência dos números do Pi. Para que entendam melhor:

 "- Este é Pi. E os outros números são a história dele. A história de Pi começa com uma família. Três é a mãe. Ela é bonita e bondosa, e o leva sempre no coração. Quatro é o pai. Ele é forte e bom. E aqui - Early apontou o número um no meio - está Pi. A mãe deu a ele o nome de Polaris, mas disse que ele teria que conquistar seu nome." (página 43)

 Não contarei exatamente qual a motivação do Early para essa viagem pra não estragar a surpresa. Tinha "Em algum lugar nas estrelas" há anos na estante, comprei por não resistir à capas azuis e a livros que tenham algo a ver com estrelas, e finalmente o li numa leitura coletiva num grupo de WhatsApp do qual participo.

 "Minha mãe era como a areia. Do tipo que o esquenta na praia quando você sai da água tremendo de frio. Do tipo que gruda no corpo, deixando uma impressão na pele para fazer você se lembrar de onde esteve e de onde veio. Do tipo que você continua achando nos sapatos e nos bolsos muito tempo depois de ter ido embora da praia.
 Ela também era como a areia que os arqueólogos escavam. Camadas e camadas de areia que mantiveram os ossos dos dinossauros juntos por milhões de anos. E por mais que a areia fosse quente, árida e simples, os cientistas agradeciam por ela, porque sem a areia para manter os ossos no lugar, tudo teria se espalhado. Tudo teria desmoronado." (página 26)

 Quando comecei a leitura, me surpreendi com a fluidez da narrativa, os capítulos são curtos e consegui ler várias e várias páginas em pouco tempo. É uma leitura agradável e envolvente. Até mais ou menos na página 100, temos um garoto, o narrador, sofrendo com o luto e com todas as mudanças que aconteceram na vida dele em tão pouco tempo, e depois a aventura começa.

 Além da aventura, a amizade que nasce entre Jack e Early durante a jornada dos dois é o ponto alto da trama. No início eles têm em comum o interesse pelas constelações e pelo barco onde praticam uma das atividades da escola. É interessante observar como cada um lida com seus dilemas e emoções de um jeito. Jack é só um garoto que passou por um baque grande com a perda da mãe e que cometerá algumas burradas em certos momentos, mas quem não erra aos 13 anos? O Early também vai aprontar um pouco, o Jack fica louco com a mania que ele tem de falar coisas impróprias em horas impróprias e isso vai render cenas bem engraçadas.

  "Mas estamos nos aproximando, Jackie.
 - Do quê? De termos a cabeça cortada na guilhotina?
 - Não, Jackie. Piratas não fazem isso. Podem enforcá-lo, arrancar suas entranhas ou cortar sua garganta, pendurá-lo de cabeça para baixo e deixar os pássaros arrancarem seus olhos, ou jogá-lo aos tubarões, cortar sua língua, ou...
 - Tudo bem, Early. - Eu o interrompi antes que ele sugerisse mais cento e dez tipos de morte e tortura." (página 131)

 É um livro da Darkside, mas não é um livro de terror, acredito que se encaixe tanto como um young adult quanto como um infanto juvenil. Ele não dá medo, no máximo uma tensão em alguns momentos da viagem do Jack e do Early. Eles enfrentarão desafios perigosos, alguns deles, na visão do Early, com piratas, velhas estranhas, gigantes, etc. Há partes narradas em terceira pessoa onde nos é contada a história do Pi pela visão do Early, o Pi, que saiu de casa pra conhecer o mundo e fazer o seu nome, e é incrível como a história dele vai se entrelaçando com a história dos garotos. Confesso que temi que o desfecho da jornada deles desse muito errado, mas a autora me surpreendeu positivamente com um final emocionante, com amadurecimento e revelações para os dois protagonistas.

 Gostei muito dos personagens principais e secundários, do enredo e da forma como não fica nenhuma ponta solta. Gostei da ambientação nos anos quarenta e também do fato de na escola não ter bullying ou um valentão, são garotos comuns que não vão logo de cara se tornar amigos do aluno novo ou do garoto diferente que não tenta se aproximar, mas que também não vão ser agressivos com eles.

 "- Você já fez isso antes? - perguntei, arregalando os olhos quando o homem pegou a agulha.
 - Ah, pode apostar. Já dei pontos vez ou outra. Eu era muito mais jovem, é claro. Um garoto. - Ele enfiou a linha na agulha. - Foi em outro menino, o nome dele era Lars. Ele me provocou dizendo todo tipo de coisas horríveis, e dei um soco na boca dele. O lábio começou a sangrar muito, por isso o costurei. Ele nunca mais disse aquelas coisas feias de novo. Na verdade, não me lembro de ter dito mais nada, porque costurei aquela boca muito bem costurada.
 Movi a cabeça para trás, mas vi Gunnar piscar para Early quando começou a trabalhar em minha testa. Eu me encolhi e fiz uma careta. Se tivesse algo para morder, teria cortado a coisa ao meio. Mas, com alguns movimentos firmes, o homem terminou de dar os pontos. A ferida latejava. Early pegou um frasco em sua mochila e o destampou. Havia ali uma pomada com cheiro de lavanda, que ele aplicou com cuidado sobre os pontos.
 -Vai aliviar a dor - disse. - Na verdade, é para mordidas de cobra, mas deve funcionar com pontos também." (página 160)

Resenha, livro, Em-algum-lugar-nas-estrelas, Clare-Vanderpool, Darkside, capa, darklove
Livro, Em-algum-lugar-nas-estrelas, Clare-Vanderpool, Darkside, trecho
Livro, Em-algum-lugar-nas-estrelas, Clare-Vanderpool, Darkside, trecho

 A edição tem capa dura, guarda colorida, vários detalhes de constelações, fitilho, poucos erros de revisão, páginas amareladas e diagramação com margens, letras e espaçamento de bom tamanho (vocês podem conferir detalhes no vídeo).

 Enfim, "Em algum lugar nas estrelas" é uma daquelas histórias que aquecem o nosso coração, foi uma leitura da qual eu gostei muito e é um livro que recomendo para leitores de todas as idades, especialmente para quem curte tramas infanto juvenis, sobre amizade e com aventuras.

 "Eu havia me acostumado com Early no assento do navegador. Ele gritava os comandos, ajustava o urso, dirigia, guiava. Agora, estranhamente, os papéis se inverteram. Era eu quem havia percorrido essa estrada antes. Conhecia os desvios e as curvas, as pedras e os obstáculos. Sabia como era estar perdido. Porém, não sabia se seria capaz de nos tirar de lá." (página 247)

 Detalhes: 288 páginas, ISBN-13: 9788566636833, Skoob. Clique e compre na Amazon:



Sorteio:


 Vou sortear o meu exemplar do livro. Existem 3 formas de participar, você pode participar de uma, duas ou das três se quiser.
♥ Forma 1: ler e deixar um comentário aqui na resenha do blog (comentário com conteúdo, com no mínimo cinco palavras), seguir o blog pelo Google Friend Connect (na barra lateral, se você estiver pelo celular e ela não aparecer, vá até o final da página e clique em "Visualizar versão para web") e preencher o formulário no link: https://forms.gle/W3c3QAej8wK5Uchh8.

♥ Forma 2: assistir e clicar em Gostei na resenha em vídeo, deixar um comentário na resenha do Youtube https://youtu.be/11XRDaghdS4 (comentário com conteúdo, com no mínimo cinco palavras), ser inscrito no canal e preencher o formulário no link:  https://forms.gle/W3c3QAej8wK5Uchh8.

Forma 3: curtir, ler e deixar um comentário na resenha do Instagram (comentário com conteúdo, com no mínimo cinco palavras), me seguir, e preencher o formulário no link: https://forms.gle/W3c3QAej8wK5Uchh8.

- Chance Extra Instagram: se você marcar 3 amigos nos comentários da resenha premiada no Instagram https://www.instagram.com/p/BwXsZV5gIhe/ pode preencher o formulário mais uma vez.
- Chance Extra Instagram: se você compartilhar o post do Instagram no seu Stories (aquele triângulo ao lado do botão de comentar) me marcando, pode preencher o formulário mais uma vez https://www.instagram.com/p/BwXsZV5gIhe/.
- Chance Extra Facebook: se você curtir a fan page do blog, curtir e compartilhar o post do Facebook https://www.facebook.com/160935083972330/posts/2387400257992457/ pode preencher o formulário mais uma vez.
- Chance Extra Facebook: se você marcar 3 amigos nos comentários dessa postagem no Facebook https://www.facebook.com/160935083972330/posts/2387400257992457/ pode preencher o formulário mais uma vez.
- Chance Extra Twitter: me siga e dê RT nesse Tweet https://twitter.com/marijleite/status/1118614030686609411, você pode preencher o formulário mais uma vez.

IMPORTANTE: Inscrições até 17/05/2019. O resultado sairá em até 10 dias, nos posts/vídeos da resenha premiada. O sorteado terá um prazo de até 1 semana para responder ao meu contato passando o endereço para envio do livro ou o sorteio será refeito. Envio em até 30 dias após o recebimento dos dados do ganhador. Necessário ter endereço de entrega no Brasil. Não me responsabilizo por danos ou extravios dos Correios. Em caso de dúvida, deixe nos comentários. Boa sorte!

ATUALIZADO EM 25/05 - RESULTADO:



 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já leram ou querem ler esse livro?

Até o próximo post!
Me acompanhe nas redes sociais:

34 comentários

  1. É o tipo de livro que mostra muitas peculiaridades sobre como podemos ver o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Amo livros com capas lindas desse jeito
    Melhor ainda e uma istoria de aventura
    Ja entrou na lista de livros pra ler😉

    ResponderExcluir
  3. Realmente adorei esses detalhes das constelações e esse marcador de texto chamou minha atenção. Parece ser uma aventura incrível. Gostei da resenha e cruzando os dedos pra ser o sorteado

    ResponderExcluir
  4. É muito interessante essa questão do personagem ser autista, em um tempo que não se sabia nada sobre isso. Quero muito ler esse livro. S2

    ResponderExcluir
  5. A Darkside não erra!
    Gostei de saber que ele tem uma pegada infanto-juvenil e desenvolve bem os personagens secundários.
    Ele está na minha lista faz um tempo.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Maria

    A edição da Darkside é de babar de linda, eles arrasam.
    Fiquei animada em saber que a escrita da autora é fluída e eu adoro livros divididos em capitulos curtos, acho que faz a leitura ser mais rápida e prazeirosa, ajuda muito. Adorei a dica.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. oi!
    A Darkside tem livros maravilhosos, e amei este <3 a historia é otima e nos prende deste suas primeiras paginas...

    ResponderExcluir
  8. Cara, eu li esse livro numa leitura coletiva, todo mundo que leu odiou kkkkkkk Eu dei 3 estrelas pra história, mas talvez eu não estivesse no momento certo pra ler sabe? Por isso que eu acabei não gostando, mas a edição é realmente muito linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, antes de meu grupo começar a leitura, várias pessoas ficaram com receio por ter visto leitores que não curtiram. Eu até comecei com expectativas baixas mas fui surpreendida positivamente logo de cara. Acho que talvez as expectativas de alguns leitores possam ter atrapalhado a leitura deles, por exemplo, se alguém pegar esse livro sem encará-lo como um infanto-juvenil e sim como um livro dark por causa da editora.

      Excluir
  9. Ahhh eu sou suspeita porque amo demais esse livro e fico feliz que tenha lido.
    Aprendi tanto com Early!! Amei a forma que a autora abordou temas delicados, através da história do PI <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Essa edição é maravilhosa demais, haha. Ainda não li esse livro, mas quero muito, e tua resenha só me deixou ainda mais curiosa para lê-lo.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  11. esse livro é muito lindo, e essa resenha está ótimo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho está edição aqui, e acho ela linda, aliás é uma das minha futuras leituras, sorte de quem ganhar ele de presente!, Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Eu amo este livro e adorei passar esta aventura com esses meninos. Viajei com eles, ouvi as musicas que eles ouviam e fiquei com o coração quentinho quando a leitura finalizou. Sem falar que esta edição é top demais.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Adorei a resenha. Conhecia o livro mas só de nome, porém depois de ler mais um pouco sobre me interessei. Primeiro porque é da Darkside e não é de terror, segundo que trata de uma temática interessante. Dica mais que anotada! Ah amei as fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha. A Darkside vem arrasando cada vez mais nos lançamentos e por trazer outros gêneros, além do terror, é o que realmente chama a minha atenção. Já tinha lido algumas resenhas deste livro e sempre me deixa com aquela vontade enorme de lê-lo. Adoro histórias que aquecem o coração! Já quero.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  17. Olá! Li poucas resenhas referentes a esse livro, e nenhuma tinha me deixado curiosa para saber um pouco mais até ler a sua que me deixou bem curiosa. A capa está maravilhosa, aliás a editora sempre capricha em todos os seus livros. Espero em breve poder fazer a leitura.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  18. Oi, Maria!
    Adoro essa edição, é um livro tão bonito <3 Uma das coisas que mais me surpreendi na narrativa foi a fluidez da história, assim como você, eu não esperava que os capítulos fossem tão rápidos e fiquei feliz em ver que isso ajudou na progressão do enredo. Me apeguei a vários dos personagens e foi um alívio ver que nenhum deles está ali apenas de manequim
    haha Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente os livros da DarkSide tem capas tão maravilhosas que dá vontade de ter mesmo quando não é do gênero que a gente gosta.

    Eu já fiquei interessada nessa história pq envolve autismo e o fato de os capítulos serem rápidos, eu acho que isso dá um ritmo muito bom para os livros em geral.

    Quero muito ler esse livro, espero que ganhe o sorteio haha

    --
    Tiffannyk
    http://thereviewbooks.com.br
    @thereviewbooks | #thereviewbooks

    ResponderExcluir
  20. Nossa, me encantei com a resenha desse livro! É a primeira vez que vejo um personagem autista em uma época de guerra, quando as pessoas não se davam conta do que se tratava. Vou participar do sorteio, se não ganhar, vou adquirir o meu mesmo assim. rs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Acho este livro lindo, desde a capa até a diagramação por dentro. Sobre a história não é o tipo de gênero que leio com frequência, mas acho que pelo que você descreveu eu gostaria bastante. Ainda mais por ter uma viagem e coisas assim, que sempre gosto de ler.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  22. Ahh, eu quero tanto ler esse livro! Sinto que é o tipo de história em que vou me apaixonar e me encantar pelos personagens e pela história. Adorei sua resenha e assim que der vou adquirir esse livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?

    Há tempos este livro está na minha lista de desejados. Acho a história muito interessante e a capa é maravilhosa.
    Confesso que já tinha até esquecido que este livro estava na lista de desejados, obrigada por me lembrar!! Vou logo adquirir o meu exemplar.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  24. Esse livro tem uma capa muito linda, confesso que estou muito curioso para saber da sua história na íntegra. Adoro as obras da Darkside!!!

    ResponderExcluir
  25. Eu acho a premissa desse livro muito interessante e adorei poder conferir a sua resenha sobre ele, espero ter a oportunidade de ler a obra também até o final do ano, o livor está na minha lista de desejados. Pelo que vi na resenha eu acho que será uma ótima leitura para mim

    ResponderExcluir
  26. Olá, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana, divertido e com alguns momentos de tensão na aventura dos garotos *-* Espero poder lê-lo também em breve.

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Eu tenho esse livro na minha estante só que ainda não li, fiquei curiosa sobre a motivação dos personagens referente a viagem, gostei bastante do enredo, parabéns pela resenha estou empolgada para ler esse livro, você foi minha motivação, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Ah, eu sempre quis este livro, me apaixonei pela capa a primeira vista... Agora com sua resenha fiquei super curiosa para conhecer a história!

    ResponderExcluir
  29. Eu amei sua resenha e acho que os trechos que você colocou do livro acrescentaram muito e foram muito bem escolhidas para despertar o interesse de quem nunca leu, parabéns. Muitas pessoas ainda não sabem o que é o autismo e/ou como são pessoas que vivem com essa síndrome, acho muito importante livros que abordem o tema em uma linguagem tão acessível, li também Passarinha e A Diferença Invisível (essa é HQ), recomendo ambos❤

    ResponderExcluir
  30. Olá Mari!!!
    Esse livro é um daqueles que a gente deseja ter na estante só pelo simples fato de ser lindíssimo, mas isso acontece muito com os livros da DarkSide.
    Eu acho a história desse livro de uma fofura só e cada vez que leio algo dele fico me perguntando por quê raios ainda não comprei meu exemplar??
    Amei os quotes selecionado, pois só me fez querer mais acerca do mesmo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Achei o livro super interessante, e fiquei também muito curiosa para ler!! Gosto de romances e magia, os personagens parecem ser bem construídos, e com certeza a história irá conseguir prender a atenção dos leitores ávidos por uma boa leitura!!

    ResponderExcluir
  32. Linda resenha. Já quero muito esse livro. O tema autismo me interessa e poucos livros tem personagens com essa patologia tão peculiar. A história parece muito cativante.

    ResponderExcluir
  33. Apesar de eu amar os livros da DarkSide, de primeira o livro não me chama muito a atenção. Mas mesmo assim quero realizar a leitura dele, deve ser uma aventura e tanto para esses dois ficar em busca de Pi.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo