RESENHA: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado, de Thalita Rebouças


Olá Leitores (as), como estão? Hoje trago a vocês a resenha do livro Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado, da autora Thalita Rebouças publicado pela Editora Arqueiro. Iniciei essa leitura sem qualquer expectativa e foi uma surpresa incrível ao me ver totalmente envolvida com essa história. Por isso, os convido a conferir minha opinião completa sobre esta obra. 

Foto: Skoob
Título: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 304
Gênero: Literatura Brasileira / Infantil / Infanto Juvenil / Ficção / Romance 

SINOPSE
Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.


Este é um livro que possui história, pois quando houve seu lançamento eu tive a oportunidade de ir a sessão de autógrafos em Juiz de Fora e pude conhecer a Thalita que é um amor de pessoa.  Quando cheguei com o livro, minha irmã que tinha 9 anos na época iniciou a leitura e não largou enquanto não chegou a última página, e tudo isso acabou me incentivando ainda mais a ler esta obra. No entanto se passaram alguns anos, até que neste ano consegui realizar a leitura deste título e entendi o motivo da minha irmã ter amado essa história.  
“A saudade é um buraco esquisito no meio do peito, um sentimento com o qual não se aprende a lidar. Você simplesmente vai levando do jeito que dá. Às vezes, a gente dribla a dor, às vezes mata no peito e cabeceia para longe e em outras se agarra com ela sem culpa e chora.” (pag.44)

Este título se trata do segundo livro da série Confissões, e narra a história do personagem Davi, o amigo da Teanira (Tetê) a protagonista da primeira obra. Desse modo, essa trama se decorre no mesmo cenário, onde vamos rever vários personagens que nos cativaram de alguma forma, Samantha, orelha, Dudu, Valentina, Zeca, dentre outros. Mas também irão aparecer novos personagens que foram essenciais para que este romance tivesse um diferencial, a Milena e o  Gonçalo, o amigo Portuga da Samantha que vem passar as férias no Rio de Janeiro. Davi está realizando o curso que a tanto tempo desejava para se aprofundar em um assunto no qual ele tanto ama, signos e mapas astrais, através disso que ele conhece Milena, uma garota que irá cativar seu coração, já que ambos têm tanto em comum. Porém seus sentimentos por Milena não se decorre como ele esperava, especialmente após Davi conhecer Gonçalo. Um garoto super fofo que de cara conquista o coração de todos os seus amigos. Através disso vamos acompanhar Davi tendo que lidar com os problemas de relacionamento amoroso de seus amigos Tetê e Zeca de uma forma dramática, mas ao mesmo tempo leve e divertida e com seus próprio questionamentos pessoais.

“Todo cuidado é pouco. As pessoas mudam, mas suas essências continuam iguais.” (pag.67)

No decorrer da história vamos acompanhar não só os problemas pessoais do personagem principal, como também de seus amigos quem tem um papel importante na trama. Por isso podem esperar uma história divertida, mas ao mesmo tempo cheia de dramas e com muitas discussões que nos provoca reflexão e questionamento. Eu já gostava do Davi do livro anterior e agora conhecendo mais sobre sua personalidade, passei a amá-lo. Ele é um garoto cheio de peculiaridades, que nos cativa ao ponto de querer ser amigo dele. Além de que vamos aprender junto do Davi sobre os signos o que deixou a leitura ainda mais instigante.

“Acho que não precisava ter sido tão rude, mas foi assim que saiu, e palavras ditas não voltam a boca.” (pag.83)

A autora aborda várias questões importantes nesta trama, como autoconhecimento, relacionamento amoroso, preconceito, dentre outros assuntos que não irei mencionar pois seria spoiler. A trama não consegue ser tão divertida quanto a história da Tetê, por esses discussões apresentadas, mas houve momentos que me arrancaram boas risadas. Davi é um personagem que foi muito bem construído, por essa razão acredito que os leitores irão facilmente se identificar com as situações vivenciadas por ele. Preciso dizer que apesar das histórias serem de personagens diferentes ainda é necessário ler as obras na ordem, pois vocês se deparam com spoilers do livro anterior.
“Aos poucos, fui me soltando e me sentindo cada vez mais a vontade com aquele garoto que surgiu como um meteoro na minha vida e bagunçou tudo em mim. A melhor bagunça que eu, sempre organizado e certinho, podia ter.” (pag.200)

Já tem o terceiro livro dessa série queridinha, que tem a história contada pela perspectiva da Valentina com o título Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz, no qual não vejo a hora de poder adquirir. Estou torcendo para que a próxima obra da série seja pela perspectiva do Zeca, pois sou completamente encantada por esse personagem tão cativante e encantador. Enfim, recomendo muito a leitura desses livros a todos, mas especialmente aos nosso jovens e aos seus pais, pois tenho certeza de que vocês irão aprender muito com essas histórias. Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra? Deixem nos comentários a opinião de vocês, é sempre muito importante e bem vinda.

Espero que tenham gostado, e por hoje é só.

Até o próximo post

Me acompanhe nas redes sociais:

20 comentários

  1. Oi Lana,
    Ai, como amo esse livro, achei tão sensacional uma escritora nacional meter a cara e falar sobre os dramas adolescentes de uma forma tão simples e mostrar que isso acontece e que dar a volta por cima é sensacional!
    O Davi é um amorzinho e todo o processo dele descobrir quem é é muito encantador.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu já li os dois primeiros livros dessa série, e sou completamente apaixonada, hahaha; agora estou ansiosa para ler o terceiro. Adorei tua resenha e amei as fotos!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou louca para ler o terceiro livro e acho que irei faze-lo no próximo mês.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi,

    Sempre as obras de Talita Rebouças traz várias dilemas da vida entre a transição da criança à adolescência de uma forma que prende o leitor que não quer para mais de ler. Justamente esse livro é um deles.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Thalita consegue abordar de uma forma excepcional essa transição da criança para adolescência e também para a vida adulta, e isso e o que torna suas histórias surpreendentes.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá...
    Lendo essa sua resenha senti uma baita nostalgia, pois, quando era adolescente AMAVA ler os livros da Thalita Rebouças... Com o passar do tempo parei de ler seus livros e por mais que esse livro resenhado tenham me chamado a atenção, acho que não seria um livro que leria...
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostava dos livros da Thalita na adolescência então não pode deixar de ler essa obra, pois segue a mesma linha de história, mais abordando temas atuais.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi, Lana, amei conferir sua opinião sobre esse livro. Eu tenho muita vontade de ler algo da autora e achei super legal a forma como ela parece abordar questões importantes através dos problemas dos personagens nessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, acho que se você lesse os livros dessa autora com certeza se apaixonaria. Depois quero saber sua opinião.

      Beijos.

      Excluir
  6. Oie.
    Eu acho que a Thalita é super merecedora do sucesso que tem, e a diagramação e arte da capa desse livro é linda, mas eu tenho uma preguiça que livros com títulos longos e que já começam com "Confissões.." Parece que virou uma modinha boba. Acho que tudo isso faz com quem o enredo não me chame atenção, mas fico muito feliz que o livro tenha funcionado pra você.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Lana, tudo bem? Eu lia muito os livros da Tha na minha adolescência, confesso que cresci e deixei suas obras de lado, mas esse livro em especial me deixou muito curiosa pela premissa! Eu ganhei ele na ação do Felipe Neto na bienal do Rio, acho que será uma das minhas próximas leituras!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já possui não pode perder a chance de se aventurar por essa leitura, no entanto te recomendaria começar com o primeiro livro para que você possa entender a trama como um todo e não se deparar com spoiler.

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Lana.
    Infelizmente minha experiência com a autora não passou nem perto da sua e só por isso já não me animo a ler esse livro! É uma pena, mas eu não consigo gostar de uma história quando não gosto do escritor... Sei lá! É mais forte do que eu!
    Além disso, na minha idade já nem faz mais tanto sentido! kkkkkkk
    Mesmo assim, sua resenha me mostrou que o livro é ótimo para ser indicado para leitores mais jovens e iniciantes! Fiquei contente em saber que a sua irmãzinha ficou vidrada nessa história e que você, anos depois, conseguiu entender o porquê! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  9. Oi Lana,
    Eu conheci a Thalita Rebouças na Bienal do Rio 2019. Ela foi no evento da Arqueio para os parceiros e é, realmente, um amor de pessoa. Ganhei "Confissões de uma garota linda, popular e (secretamente) infeliz" no evento. Ainda não li, mas sua resenha reacendeu a vontade de ler algo da Thalita.
    Com amor, André
    Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lana!
    Não conhecia esses livros, mas já posso dizer que me apaixonei pelas capas são lindas. Obrigado pela dica, sobre ter que ler o primeiro pois contém spoiller, parabéns pela resenha estou curiosa sobre os livros e mais sobre os personagens destacados em cada um, as fotos que você tirou ficaram fantásticas. Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    A quanto tempo não leio Thalita Rebouças, "Fala sério" fez parte da minha adolescência e construção de leitora, mas com o tempo a Thalita passou a ser nostálgico apenas, algo que passou meu tempo, até eu ler a sua resenha e perceber que essa nova série é para todas as idades, questões importantes, atual e com jeitinho Tha de ser. Dica anotada e tomara que eu goste tanto quanto você.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro em 2018, sentada na livraria, em 1 hora, acho que ele segue uma proposta bacana para adolescentes, não vou dizer que amei a leitura, mas achei legal para o público algo, acredito que cumpre sua proposta.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? É incrível o quanto a Thalita consegue conversar com diversas faixas de leitores tendo uma história juvenil né?! Eu não li essa obra em específico dela, porém conheço outras que amo de paixão. Depois da sua resenha apaixonada, quero dar uma chance. Aliás, adorei as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    É muito bacana quando lemos um livro e o personagem cativa tanto ao ponto de desejarmos ser amigos dele né? Eu simplesmente amo isso!
    Adorei demais ver como esse livro te surpreendeu e a forma como a autora trata de diversas temáticas importantes através do personagem principal e seus amigos. Não li o primeiro ainda, mas como vi que são interligados, já anotei a dica dos dois. Espero gostar tanto quanto você <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada da autora, acredita? Mas sempre vejo comentários positivos e me deixa muito curiosa para conhecer. Espero que o próximo livro da série te conquiste bastante também.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo