Resenha: livro "Amigos para sempre?", Aretha V. Guedes, Dan Folter, Aya Mishy e Sabinah Santos

 Olá, pessoal! Tudo bem? Na resenha de hoje, venho comentar sobre minha experiência de leitura com "Amigos para sempre?", livro publicado em 2019 pela Ler Editorial e que reúne quatro histórias sobre amizades, vencedoras de um concurso promovido pela editora e a plataforma LuvBook.

Resenha, livro, Amigos-para-sempre, Ler-Editorial, LuvBook, blog-literario-petalas-de-liberdade, kindle-unlimited, capa


 A primeira história é "A soma dos meus erros", escrita por Aretha V. Guedes. Micaela conhecerá Ben no telhado do hospital onde ele trabalha. Ben se tornará amigo da jovem quando ela passava pelos piores momentos de sua vida, após viver uma grande tragédia. Veremos como a amizade Ben ajudará Micaela a não desistir de viver. É uma trama bem dramática, onde uma amizade se torna algo mais.

 "Como algo tão pequeno poderia destruir toda uma vida?" (página 14)

 "- Cara, ou senta ou vaza. Você tem algum problema com germes?
  Era o que me faltava: um médico germofóbico!
 - Um pouco. - Ele parecia envergonhado. Tentei não rir, porém, falhei. Era engraçado como ele, que trabalhava em contato direto com pessoas infectadas pelas mais diversas doenças, estava com medo de um simples pedaço de pano. Ben titubeou antes de finalmente sentar. - Desculpe! Tantos anos de medicina me deixaram meio paranoico." (página 27)

 "- Eu nunca disse que a amava. Stella sabia que era importante para mim, mas eu jamais disse o quanto. Por que nunca declaramos abertamente nossos sentimentos aos amigos?" (página 41)

 "O telhado, o caderno e Ben faziam parte do mundinho no qual me tranquei para superar a dor." (página 64)

 "Nos três", do Dan Folter, nos apresenta Letícia e Karina. Elas eram amigas muito próximas, trabalhavam juntas. Porém, quando Karina se interessou por Matheus, um colega de trabalho, a amizade das duas ficou complicada pelo fato de termos um triângulo amoroso. Mas não pensem que esse triângulo será previsível, muito pelo contrário. Gostei bastante da fluidez da escrita do autor e da forma como ele conseguiu me surpreender com as atitudes dos personagens e os rumos do enredo.

 "Por aí já é possível entender o meu dilema. Eles têm tudo para ser o casal mais lindo da cidade e aqui na minha insignificância, eu desejo, em segredo, que isso nunca aconteça." (página 80)

 Sabinah Santos escreveu "A âncora", onde conhecemos Ana e Beatriz. Elas eram vizinhas, estudavam na mesma escola e, por essa proximidade, os pais das duas meio que obrigavam as garotas a serem amigas. Acompanharemos anos de uma amizade bem conturbada. Para mim, esse conto retratou bem uma amizade de infância, me identifiquei com a questão de pensar se eu era realmente amiga de pessoas com quem convivi a vida toda ou se era uma aproximação resultada só da convivência mesmo.

 "- Para, Bia! O que está acontecendo? - perguntou Fabrício, tentando me acalmar.
 - Eu não sei, ela chegou e começou a me atacar! - respondeu Fábio assustado, com a mão na cabeça.
 - Ele traiu a Zoe! - gritei.
 - Mata ele! - Fabrício disse, soltando-me. - Eu quebrei o braço em um dos seus planos para conquistar essa garota e você a traiu? - Dez anos aturando o Plano Zoe! Você merece morrer!" (página 163)

 "Entre Abalos e Afetos" é a última história, escrita por Aya Mishy. André e Alyne se conheceram no último ano da escola, ela era popular e ele era nerd, a amizade evoluiu para um romance que não terminou bem e Alyne se mudou para os Estados Unidos. Anos depois, Alyne voltou para o Brasil e reencontrou André, será que a história dos dois daria certo agora? Os protagonistas são marcados por passados problemáticos, é a história mais longa do livro, com muitas idas e vindas.

 As histórias que mais gostei foram a segunda, pela escrita e por me surpreender, e a terceira, pela forma que retratou os conflitos numa amizade. A primeira e a última tem um toque maior de romance.

livro, Amigos-para-sempre, Ler-Editorial, LuvBook
Resenha, livro, Amigos-para-sempre, Ler-Editorial, LuvBook
Sinopse, livro, Amigos-para-sempre, Ler-Editorial, LuvBook

 Sobre a edição: gosto da capa, das cores e fontes escolhidas. As páginas são amareladas, a diagramação tem letras, margens e espaçamento de bom tamanho, e há alguns erros de revisão.

 Fica a sugestão para quem procura histórias sobre conflitos em amizades, com um toque de drama e romance.

 Detalhes: 352 páginas, ISBN-13: 9788568925874, Skoob. Clique para comprar na Amazon (e-book disponível no Kindle Unlimited):


 Por hoje é só, espero que tenham gostado do post. Me contem: já conheciam o livro ou os autores? Gostam de histórias sobre amizades?

Ps.: participe do sorteio de desapego de 20 livros aqui.


Me acompanhe nas redes sociais:

11 comentários

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa, principalmente por ser uma leitura sobre amizades e dramas, acredito que irei amar. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria.

    Você apresentou um livro interesse sobre a amizade. Adoro livros com várias história e a edição está bem bonita. Estero me surpreender quando lê-lo. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oiê! Gostei da forma como você deu atenção a cada conto. Fico muito interessante e fácil de detalhar. Agora, esse tipo de leitura não é muito minha praia, então certamente eu não lerei.
    Porém, assim como você, gostei demais da capa, da cor (principalmente) e do estilo da fonte.
    Beijocas

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Gosto muito de coletâneas de contos, li bastante no ano passado. Com certeza leria esta. Gosto da temática e os contos me agradaram. Obrigada por trazer esse livro, não o conhecia! Obrigada pela dica :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já me identifiquei com o terceiro =)
    Não conhecia esse livro. Adoro histórias que envolvem amizades. Já quero

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Eu curto bastante um livro de contos, ao menos entendi que esse é o gênero, as temáticas em questão são legais, também me identifiquei com a da amizade que no fim descobrimos que é apenas convivência.

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria, como vai? Eu não sou do tipo que lê vários coletâneas literárias mas, eu consegui ler alguns contos separadamente ano passado. Pelo que li das suas resenhas acredito que esses contos ficaram melhores se tivessem sido escritos em formato de romance principalmente o terceiro, desenvolvendo melhor a história da amizade entre Ana e Beatriz.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu adoro livro de contos, pois podemos ler aos poucos e não nos toma muito tempo. Eu gostei da resenha e da forma como organizou tudo dando atenção para cada um deles. Vou anotar a sua dica!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Gosto tanto de livros de contos, eu não conhecia esse livro da autora ainda e fiquei curiosa, achei a diagramação muito lindinha!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia essa obra e apesar de não ler tantos livros de conto, gostei da premissa dessa e como você contou sua experiência. Quem sabe eu dê uma chance?! E a edição está bem fofinha.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  11. Olá. Só agora acabei vendo essa resenha. Que bom que a leitura foi agradável. Aproveita para conhecer também o meu novo romance também publicado pela LER, uma história linda com muito drama, romance e amizade. https://www.skoob.com.br/minha-melhor-amiga-984757ed986118.html
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :)!!! Sua opinião é muito importante para mim. Tem um blog? Deixe seu link que visitarei sempre que possível.
*comentários ofensivos serão apagados

Topo